Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Com esta proposta, as crian?as a partir de dois anos da Educa??o Infantil poder?o:
Ao participarem dessa proposta, as crian?as ter?o que apresentar:
A proposta sugerida a seguir ? destinada ?s crian?as entre dezoito e trinta e seis meses, ou ?quelas que tenham possibilidades de caminhar com seguran?a, engatinhar, rolar, pular, se arrastar. O professor ? quem ir? avaliar se seu grupo tem possibilidades de vivenciar a proposta com seguran?a. Tem como objetivo proporcionar v?rios desafios e a supera??o dos obst?culos, trabalhando os movimentos amplos e a aten??o de cada crian?a.
Para a efetiva??o da proposta o professor dever? separar previamente os materiais listados abaixo ou materiais semelhantes a que tenha acesso. Seu olhar deve estar atento a cada material no que diz respeito a seguran?a e a mobilidade do grupo. O local a ser desenvolvida cada aula tamb?m deve ser escolhido com aten??o.
Recomenda-se que na aulas haja a participa??o de mais um adulto, al?m do professor.
1? Aula - Roda de conversa para conhecer os movimentos e brincadeira com corda
1? momento da aula: imitando bichos
Na sala, o professor faz uma roda com as crian?as e conversa a respeito de alguns movimentos como pular, correr, rolar, engatinhar, abaixar, se arrastar, demonstrando-os para que as crian?as os conhe?am. Pode exemplificar os movimentos identificando-os com alguns animais como o sapo, o cachorro, a cobra. Em seguida, ele pergunta para as crian?as: "quem consegue realizar alguns desses movimentos (ou imitar esses animais) no centro da roda?" As crian?as que se candidatarem devem receber o auxilio do professor para realizarem os movimentos com seguran?a. A partir de ent?o, o professor convida as crian?as para brincarem em outro espa?o j? organizado previamente, descrito a seguir.
2? momento da aula:
Para esse momento o espa?o destinado para a brincadeira deve ser amplo o suficiente para o grupo de crian?as, al?m de seguro. Sugere-se que seja gramado ou com v?rios tapetes dispostos no ch?o.
Ap?s a conversa na sala, o professor separa uma corda com mais ou menos 4 metros de comprimento e leva as crian?as para o espa?o amplo. Com o auxilio de outro adulto, o professor estica a corda, numa altura acess?vel para as crian?as e que garanta a seguran?a na realiza??o dos movimentos. Com a corda esticada, o professor sugere diversos movimentos experimentados no primeiro momento da aula, de um lado para o outro da corda. Primeiramente o professor sugere que as crian?as pulem como sapos sobre a corda, sem encostar na mesma. Depois se arrastem, engatinhem ou rolem como cobras ou animais semelhantes passando debaixo da corda de um lado para o outro.
? medida que as crian?as se sentirem seguras e conseguirem realizar os movimentos, sozinhas ou acompanhadas do adulto, o professor pode incentivar movimentos diferentes. Essa brincadeira deve ser realizada com no m?ximo tr?s crian?as por vez, al?m de ser importante que o professor oriente o grupo em que lado da corda iniciar?o os movimentos.
?
2? Aula- Circuito de obst?culos
1? momento da aula: montagem do circuito e organiza??o do espa?o
Continuando a proposta da aula anterior de supera??o de obst?culos, nesse momento o professor ir? complexificar o espa?o para a realiza??o dos movimentos, montando um circuito. O professor dever? organizar o espa?o previamente, separando: colch?es, mesas, bancos, escadinhas de madeira, caixas de papel?o, cadeiras, almofadas de diversos tamanhos, m?dulos emborrachados de diversas formas. Ou qualquer m?vel ou objeto que considere interessante e seguro incluir na proposta. Ap?s a escolha dos objetos, dever? disp?-los de formas variadas, pensando nas possibilidades de movimenta??o das crian?as (conforme o exemplo da foto abaixo). Essa proposta poder? ser realizada numa sala ampla ou em local aberto, desde de que o professor pense na seguran?a e na maciez do espa?o escolhido.
2?momento da aula: viv?ncia
?
Durante a viv?ncia, o professor deve propor ?s crian?as a supera??o dos obst?culos atrav?s de movimentos como, subir na escadinha, rolar no colchonete, descer, escorregar de algum emborrachado, engatinhar embaixo da mesa, pular no almofad?o, etc. Cada obst?culo pode ser um elemento imagin?rio diferente, criado pelas crian?as ou at? mesmo pelo professor. Os objetos podem virar um rio, uma ponte, um pr?dio, um buraco, um bicho, isso motivar? a supera??o do circuito e trabalhar? o faz-de-conta das crian?as.
Sugere-se que durante a proposta o professor coloque algumas m?sicas para as crian?as. Abaixo os professores poder?o encontrar um link com sugest?es.
Depois de apresentar o circuito para as crian?as, o professor deve determinar uma sequ?ncia de movimentos e auxiliar os pequenos durante todo o circuito em cada obst?culo que a crian?a for passar, motivando-as e ajudando-as a superar determinados movimentos. A participa??o da crian?a no circuito deve ser individual, para evitar poss?veis quedas. ? importante o professor estar presente/ao lado de cada obst?culo que a crian?a for ultrapassar, garantindo a sua seguran?a nos movimentos. Ap?s todas as crian?as realizarem a primeira sequ?ncia de movimentos, o professor pode mudar os obst?culos de lugar e incentivar o grupo para que o utilizem novamente de outra forma.
Avaliar se as crian?as: