Leide Divina Alvarenga Turini.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Para esta aula o aluno precisar? conhecer o processo de descoberta e de explora??o do ouro na sociedade brasileira colonial, bem como a organiza??o administrativa e social da minera??o no Brasil, no per?odo analisado.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.
Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.
?
Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas |
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
Professor, a descoberta de minas de ouro e de diamantes teve consequ?ncias importantes e causou uma expans?o no territ?rio brasileiro. Devido ao grande deslocamento de pessoas para a regi?o das minas, foram sendo formadas v?rias vilas e cidades no interior do territ?rio. Para isso, foram abertos v?rios caminhos, que propiciaram uma maior liga??o entre as regi?es brasileiras, como veremos no texto, mapa e v?deo abaixo.
Observa??o: Para a realiza??o desta atividade, os alunos poder?o contar com a ajuda do professor da disciplina de Geografia, que poder? contribuir no trabalho interpreta??o do mapa e compreens?o sobre o processo de expans?o territorial brasileira no per?odo colonial.
?
TEXTO 1: O DISTRITO DIAMANTINO: 1734-1821
?(...) A descoberta de ricas jazidas no final do S?culo XVII levou ao imediato deslocamento de grandes contingentes populacionais para a regi?o das Minas. Uma consequ?ncia disso foi o surgimento de numerosos n?cleos urbanos nas imedia??es das ?reas de minera??o. Com o passar do tempo, sendo necess?rio por parte da Metr?pole um maior controle da regi?o, alguns desses n?cleos situados em locais estrat?gicos e geralmente pr?ximos das lavras foram elevados ? condi??o de Vila, recebendo um maior aparato governamental. Na regi?o do Serro Frio apareceram in?meros n?cleos mineradores que depois de certo tempo se tornaram arraias, como nas outras partes da regi?o. (...) As cidades mineiras do S?culo XVIII surgiram todas pelos caminhos abertos pelos primeiros exploradores. O caminho que interligava arraiais tornaram-se estradas, precipitando a institucionaliza??o do espa?o destes arraiais por conta do com?rcio e das rotas de abastecimento, caracterizando a apreens?o deste ch?o j? n?o mais como somente "espa?o de produ??o", sendo a nascente ordena??o e normatiza??o urbana sinais de um "espa?o de reprodu??o" que se define (Monte-M?r,1999).(...)?
Dispon?vel em:http://www.webartigos.com/artigos/o-distrito-diamantino-1734-1821/35586/
Acesso em 19 de outubro de 2011.
MAPA: O Ciclo do Ouro
Dispon?vel em:http://www.piranga.com.br/ciclo/index.htm
Acesso em 19 de outubro de 2011.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=5rQjWYLMsd4
Acesso em 19 de outubro de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para leitura, na ?ntegra, do texto indicado, visualiza??o do mapa e do v?deo.
2- Proponha aos alunos que, em trios, elaborem um pequeno texto, no KWord, respondendo as quest?es abaixo:
a) Caracterize a minera??o no s?culo XVIII, em termos de regi?o geogr?fica.
b) Explique a organiza??o do trabalho, no s?culo XVIII, no Brasil colonial.
c) Descreva o desenvolvimento urbano, no s?culo XVIII, no Brasil colonial.
3- Todos os trios dever?o socializar seu texto com todos da turma.
4- Sugira aos alunos que formem grupos de at? quatro integrantes e que fa?am uma pesquisa sobre o tamanho do Brasil e as principais regi?es povoadas, seguindo o roteiro abaixo:
a) Como era o tamanho do Brasil e qual foi a principal regi?o povoada no s?culo XV?
b) Como era o tamanho do Brasil e quais foram as principais regi?es povoadas no s?culo XVI?
c) Como era o tamanho do Brasil e quais foram as principais regi?es povoadas no s?culo XVII?
d) Como era o tamanho do Brasil e quais foram as principais regi?es povoadas no s?culo XVIII?
Depois, os alunos dever?o acessar o link abaixo, salvar o mapa no KolourPaint para criar quatro mapas do Brasil. Cada mapa corresponder? ?s quest?es acima pesquisadas. Sugira aos alunos que coloquem um t?tulo e legenda nos mapas.
MAPA BRASIL
Dispon?vel em: http://asnovidades.com.br/mapas-dos-estados-do-brasil-para-pintar/
Acesso em 19 de outubro
5- Todos os grupos dever?o apresentar seus mapas para todos das turmas.
6- O Circuito do Ouro teve seu acesso facilitado ao ser desbravado pelos bandeirantes, devido ? presen?a do Rio das Velhas, utilizado como caminho natural de penetra??o pelo interior. Em suas margens, foram encontradas as primeiras pepitas de ouro da regi?o, em local denominado Sabar?, onde, nos fins do s?culo XVII, se formou o arraial de Sabar?. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realiza??o de uma pesquisa sobre como ocorreu a forma??o das primeiras vilas que fizeram parte do Circuito do Ouro, abaixo indicadas. Cada grupo ficar? com uma delas.
Sabar?
Congonhas
Mariana
Ouro Preto
Santa B?rbara
Nova Lima
Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
7-- Os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.
Professor, a atividade mineradora nas regi?es das Minas Gerais possibilitou o desenvolvimento das cidades e do com?rcio no interior da col?nia.
TEXTO1: O Grande Ciclo do Ouro do S?culo XVIII
"(...) 5. O surgimento do mercado interno - o ?grande ciclo do ouro?, atividade altamente especializada e de extrema lucratividade, desconheceu, pelo menos em seus momentos iniciais, a exist?ncia de atividades econ?micas secund?rias e acess?rias. Por esse motivo, estabeleceu-se um sofisticado sistema de trocas entre a zona aur?fera e ?reas distantes, essas encarregadas da produ??o dos g?neros e bens necess?rios ? subsist?ncia dos moradores das Minas Gerais. Na atividade mineradora, os casos de extrema pobreza ou riqueza eram raros, predominando na popula??o uma camada intermediaria. Esse ? o fator predominantemente respons?vel pela melhor distribui??o da renda, na minera??o, do que nas demais atividades da Col?nia. J? verificamos tamb?m que havia em Minas Gerais, nos primeiros dec?nios do s?culo XVIII, uma extrema especializa??o: s? o ouro interessava, as outras atividades eram deixadas de lado.Estes dois fatores foram respons?veis pelo desenvolvimento, na ?rea mineradora, de um consider?vel mercado consumidor. A melhor distribui??o de renda permitiu que o consumo da popula??o, em termos de Brasil col?nia, fosse elevado. A posse do ouro e a especializa??o valorizaram enormemente qualquer mercadoria que n?o fosse produzida no local. Desenvolveu-se assim uma atividade comercial bastante ampla, visando abastecer o mercador minerador. Comerciantes, mascates, vendedores, transportadores, todos se dirigiam para a regi?o das minas, vendendo, com lucros consider?veis, mercadorias trazidas da Metr?pole ou mesmo de outras regi?es da Col?nia.Assim, correspondendo ao aparecimento do mercado consumidor, surgiu e desenvolveu-se um ativo com?rcio interno.Ocorreu inclusive a articula??o da regi?o mineira com outras ?reas da Col?nia, ?s vezes bastante distantes. Do Rio de Janeiro, forneciam-se ? Minas bens de consumo em geral: alimentos, roupas, tecidos, ferramentas, armas, utens?lios dom?sticos etc. o Rio Grande do Sul especializou-se na venda de couro, gado muar e charque para as Gerais; regi?es intermedi?rias, como S?o Paulo, foram beneficiadas por esse com?rcio, especializando-se na reengorda dos animais, por exemplo. O Nordeste enviou ? regi?o Centro-Oeste gado bovino para corte, atrav?s do rio S?o Francisco. Todos estes produtos, pagos em ouro, iniciaram uma circula??o de riquezas in?dita no Brasil. Mesmo as manufaturas desenvolveram-se a ponto de preocupar o governo de Lisboa, que, em 1785, proibiu a exist?ncia de qualquer ?f?brica? no Brasil, salvo aquelas destinadas a produzir panos grosseiros, em geral usados pelos escravos. O Brasil, finalmente, deixara de ser uma col?nia ilhada, em que cada capitania estava totalmente isolada das demais. A liga??o econ?mica entre v?rias regi?es come?ava a lan?ar os germes de uma futura unidade nacional. O centro din?mico deste processo era, na ?poca, a zona mineradora. (...)"
Dispon?vel em: http://www.supletivo.com.br/materias/historia/historia_do_brasil/hb_aula14/
Acesso em 19 de outubro de 2011.
TEXTO 2: O Ciclo do Ouro
?(...) Figura extremamente popular na ?poca do descobrimento do ouro foi o 'tropeiro'. Al?m de sua fun??o econ?mica, ele adquiriu um papel social de portador de not?cias, representando, assim, um verdadeiro elo entre os grandes e os pequenos n?cleos urbanos. O tropeiro era quem comprava, nos grandes centros abastecedores, g?neros de toda a esp?cie e os levava para o interior, ganhando, sobre as vendas, porcentagens exorbitantes. Em pouco tempo, adquiria fortuna, prest?gio social e ingressava na carreira pol?tica. (...)?
Dispon?vel em: http://www.piranga.com.br/ciclo/index.htm
Acesso em 19 de outubro de 2011.
V?DEO
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=3ZI2PaRBw9w
Acesso em 19 de outubro de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem os links dos textos para leitura na ?ntegra e do v?deo acima para assisti-lo.
2- Proponha aos alunos a realiza??o das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elabora??o das respostas:
a) Quais foram as mudan?as provocadas pela minera??o na vida econ?mica e social do Brasil?
b) Por quais caminhos a regi?o das minas recebia mercadorias?
c) Como era o mercado interno no per?odo da minera??o?
d) Por que a demanda por alimentos era crescente na regi?o das Minas?
e) Cite alguns resultados trazidos pelo crescimento comercial entre a regi?o das Minas e outras ?reas da col?nia.
f) Que produtos eram produzidos na regi?o das Minas?
g) Quais produtos eram trazidos de outras capitanias?
h) Cite os produtos que eram trazidos do reino de Portugal.
i) Atualmente, na regi?o das Minas Gerais ainda ? comercializado algum produto do per?odo da minera??o? Explique.
3- Ao final, todos os alunos dever?o socializar suas respostas.
4- Sugira aos alunos que, em grupos de no m?ximo cinco integrantes, fa?am uma pesquisa na internet buscando responder as quest?es abaixo:
a) Quem eram os tropeiros?
b) Qual a sua import?ncia no Brasil, na ?poca da minera??o?
c) Ainda hoje existem tropeiros?
d) Quem eram os mascates?
e) Qual a import?ncia dos mascates para o Brasil, no per?odo de maior desenvolvimento da minera??o?
f) Ainda hoje existem mascates?
5- Pe?a aos alunos que fa?am no KPresenter uma apresenta??o contendo informa??es e imagens das quest?es acima levantadas.
6- Todas as apresenta??es dever?o ser socializadas com a turma.
7- Oriente os alunos para que, individualmente, na WxCam do seu netbook, fa?am uma entrevista com vendedor ambulante que ele conhe?a, seguindo o roteiro abaixo:
Nome:
Idade:
Quantas horas voc? trabalha por dia:
H? quanto tempo voc? ? vendedor ambulante?
Voc? acha o seu trabalho f?cil?
Voc? est? satisfeito com suas vendas?
Que produtos voc? mais vende?
Por que voc? acha que as pessoas ainda compram de vendedores ambulantes?
Para voc?, ser vendedor ambulante se resume em:
9- Todos os grupos dever?o socializar sua entrevista com todos da turma.
Professor, a minera??o foi respons?vel pelo aparecimento de uma rica cultura urbana no centro sul do Brasil. Nesta atividade, o aluno conhecer? algumas marcas da vida cotidiana nas cidades mineiras da ?poca do ciclo do ouro no Brasil, como as irmandades religiosas, o barroco mineiro e a hist?ria da ex-escrava Francisca da Silva, ou Chica da Silva, como ficou conhecida.
?
TEXTO: O Barroco Mineiro
"O Barroco Mineiro nasceu mesti?o como seus criadores, filtrando influ?ncias de v?rias partes de Portugal e do Brasil. Muitas vezes seu esplendor se esconde no interior das pequenas igrejas de paredes de taipa, quadradas e brancas, revelando-se com impacto quando se abrem as portas. ? o que acontece, por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora do ?, em Sabar?, ou na Capela do Padre Faria, em Vila Rica, e em v?rias outras constru??es da primeira metade do s?culo XVIII".
Dispon?vel em: http://www.historiamais.com/barrocoII.htm
Acesso em 19 de outubro de 2011.
V?DEOS:
1.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=zxsR_UJmqKI&feature=related
Acesso em 19 de outubro de 2011.
?
2.
Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=FsPTBCc0de8&feature=related
Acesso em 19 de outubro de 2011.
?
?
LETRA E M?SICA:
Xica Da Silva - Jorge Ben
Xica da Silva
A Negra! A Negra!
De escrava a amante
Mulher!
Mulher do fidalgo tratador
Jo?o Fernandes
Ai! Ai! Ai!...
Xica da, Xica da, Xica da
Xica da Silva, a Negra!...
A imperatriz do Tijuco
A dona de Diamantina
Morava com a sua corte
Cercada de belas mucamas...
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=N9lDb-7gBcE&feature=fvsr
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem os links do texto para leitura e dos v?deos para assisti-los..
2- Proponha aos alunos, em duplas, a realiza??o das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elabora??o das respostas:
a) Explique por que a Igreja era t?o importante para a vida social na ?poca da minera??o.
b) Por que pertencer a uma irmandade era t?o importante neste per?odo?
c) Quando e quais irmandades foram criadas pelos escravos em S?o Jo?o Del Rei?
d) Explique de que maneira as irmandades possibilitavam a sociabilidade entre donos de minas e escravos.
e) Onde e quando surgiu o Barroco?
f) Quais as principais caracter?sticas do estilo barroco mineiro?
g) Qual era a fun??o da arte barroca para a Igreja Cat?lica?
h) Quem foi Aleijadinho?
i) Quem foi Xica da Silva?
3- Todas as duplas dever?o socializar suas respostas com todos da turma.
4- Chica da Silva ? uma das mais famosas e pol?micas personagem da hist?ria brasileira. Desta forma, proponha aos alunos, divididos em cinco grupos, a realiza??o de uma pesquisa sobre o mito Chica da Silva, procurando saber sobre quem era Chica da Silva no imagin?rio popular.
Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
5- Os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.
6 - Os habilidosos artistas mineiros adaptaram um estilo art?stico europeu, o barroco, ? realidade colonial, criando uma forma de arte suntuosa e bela. Pe?a aos alunos que se dividam em grupos para a realiza??o de uma pesquisa sobre artistas e obras do barroco mineiro. Cada grupo ficar? com um tema abaixo indicado.
Manuel da Costa Ata?de
Aleijadinho
Igreja de S?o Francisco de Assis ( Ouro Preto)
Igreja de Nossa Senhora do Ros?rio ( S?o Jo?o del Rei)
Catedral da S? de Mariana
Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
7- Os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.
8- Depois de socializadas as apresenta??es, pe?a aos alunos que criem uma EXPOSI??O com as imagens dos dados acima pesquisados.
Observa??o: Para a realiza??o desta atividade os alunos poder?o contar com a ajuda do professor da disciplina de Artes, que poder? contribuir auxiliando no trabalho de compreens?o de como funciona uma Exposi??o e como mont?-la.
Sugest?es de leituras para o professor:
As Minas Gerais e o s?culo do ouro - Dispon?vel em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/asminasgeraiseoseculodoouro.pdf
Sugest?es de leituras para professores e alunos:
Pelas entranhas das Minas Gerais Dispon?vel em: - http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=933
O renascimento do barroco - Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1998/conteudo_67330.shtml
V?deos que os alunos podem acessar para aprofundamento das quest?es propostas nesta aula:
Barroco Mineiro no Globo Universidade - Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=xND6bVyaIFs
Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:
A arquitetura barroca no Brasil - Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3852
O Barroco de Aleijadinho - Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1216
Todos os links foram acessados em 19 de outubro de 2011.
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpreta??o de texto, respostas a roteiros, cria??o de mapas, entrevistas e exposi??o.