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As crianças na faixa etária de 4 anos são criativas no que diz respeito aos movimentos faciais e a sensibilização dos parceiros?

Lizyane Francisca Silva dos Santos

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FLORIANOPOLIS - SC

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Gilberto Lopes Lerina

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Sônia Mary Valente Bayestorff

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Giandréa Reuss Strenzel

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FLORIANOPOLIS - SC

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Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças, na faixa etária de 4 anos de idade, podem experimentar movimentos faciais engraçados e o quanto conseguem expressar-se facialmente até fazer outra criança sorrir com seus gestos.

Duração das atividades

A atividade poderá ser desenvolvida em diferentes momentos (no início do período matutino ou no início do período vespertino) com duração aproximada de 25 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Músicas acompanhadas de gestos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – A atividade se chama “Coitadinho do meu gatinho”.

Tem como objetivos:

- a realização de movimentos faciais,

- sensibilização dos parceiros.

1º Momento: 

Na sala de aula, a professora explica a brincadeira que antecede a atividade. Em frente ao espelho, fazer com que as crianças exercitem suas habilidades de transformação facial. Uma de cada vez vai ao espelho e transforma sua face com caretas engraçadas tentando movimentar todos os músculos da face, se utilizando das mãos para ajudar na transformação. Depois, todo grupo vai ao espelho e mostram as habilidades de fazerem os outros sorrirem.

2º Momento:

Na sala de aula, as crianças ficam sentadas em círculo. Uma criança escolhida vai ao centro do círculo e é chamado de “gatinho”. O gatinho escolhe um integrante da brincadeira com o intuito de fazê-lo rir; o gatinho pode usar vários artifícios: fazer caretas, chorar, ser dengoso, etc. Se o integrante não rir e conseguir passar a mão na cabeça do gatinho e dizer “coitadinho do meu gatinho”, ele permanece na brincadeira, caso contrário, vira o gatinho.

3º Momento:

A brincadeira segue até que a criança no centro do círculo consiga fazer o companheiro rir e troque de lugar. A cada nova criança no centro do círculo mudam as motivações para arrancar sorrisos dos companheiros. A brincadeira continua pelo tempo pré-estabelecido, ou enquanto houver interesse dos participantes.

 

 

 

Espelho

Crianças fazendo movimentos faciais em frente ao espelho. Fonte: arquivo pessoal.

 

Recursos Complementares

Avaliação

- Avaliar se as crianças criaram movimentos faciais diferentes;

- Qual o poder de persuasão e convencimento de sua graça;

- Se gostaram da brincadeira e se podemos criar novas variações.