L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
Ensino M?dio | Hist?ria | Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Sociologia | Mudan?a e transforma??o social |
Ensino M?dio | Sociologia | Rela??o sociedade / natureza: a quest?o do trabalho e do meio ambiente |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
?
- O Feudalismo e a economia de troca.
- As principais formas de comercializa??o: da economia de troca ao ressurgimento da moeda.
- As feiras medievais.
- O renascimento comercial da Idade M?dia.
- Religi?o e com?rcio: a quest?o da usura.
- Guerra e com?rcio: a import?ncia das Cruzadas para a abertura econ?mica do Ocidente Medieval.
?
- As principais estruturas da sociedade medieval.
- Feudalismo.
- As cidades medievais.
?
INTRODU??O
Para iniciar uma aula sobre o com?rcio na Idade M?dia, o professor dever? lembrar aos seus alunos que, durante o Feudalismo, a principal forma de se comercializar os produtos era por meio da troca. Aos poucos, as moedas foram ressurgindo e com isso, facilitando a vida dos mercadores, o que, para muitos, ajudou a causar a chamada ?crise do Feudalismo?.
?
Aula 1
O professor dever? questionar os alunos a respeito das formas de comercializa??o durante o per?odo feudal. Esta parte da aula, sendo introdut?ria, n?o dever? tomar mais do que 10 minutos.
A seguir, distribuir os textos que se encontram dispon?veis nos seguintes sites:
http://www.suapesquisa.com/feudalismo/crise_feudalismo.htm
http://www.mundovestibular.com.br/articles/6583/1/Resumo---Crise-do-Feudalismo-/Paacutegina1.html
http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/crise-feudalismo.htm
Uma vez realizada a leitura dos textos, o professor dever? dispor os alunos em c?rculo e retomar o debate do in?cio da aula; desta vez, atentando para os seguintes pontos:
- Quais as principais causas, em especial econ?micas, que levaram ? chamada ?crise do sistema feudal??
- Quais as alternativas encontradas pelos medievais para sa?rem da ?crise??
- Qual a principal transforma??o econ?mica decorrente desta ?crise??
- Qual o seu contexto?
?
Aula 2
Para a segunda aula, os alunos dever?o ser dirigidos ? Sala de Inform?tica, onde far?o uma pesquisa a respeito das feiras medievais. Eles dever?o coletar dados e imagens para a cria??o de uma Exposi??o, que dever? contemplar:
- Os principais locais onde se desenrolavam as feiras;
- Os artigos que eram vendidos nas feiras;
- Quais outras atividades eram exercidas nas feiras;
- As principais rotas comerciais;
- O contexto em que se desenvolveram.
Abaixo, elencamos alguns sites onde os alunos poder?o realizar as coletas de dados:
http://www.prof2000.pt/users/comefeito/comefeito11/areaescola/feirasmed.htm
http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html
As imagens dever?o contemplar todas as atividades exercidas nas feiras medievais. Alguns exemplos de imagens:
- Feira Medieval, dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_f2gyqDwRrOA/S-_7N8c2uuI/AAAAAAAADeg/9tBWk1dhf4o/s1600/feira_medieval_MKTmais.jpg
- Feira Medieval, dispon?vel em: http://www.ufrgs.br/alimentus/feira/feirat.jpg
- Trovadores em uma feira medieval, dispon?vel em: http://fotos.sapo.pt/McpkLjE4mZt4vWkz3yiE/340x255
- Saltimbancos e teatro na Idade M?dia, dispon?vel em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-teatro/imagens/teatro-94.jpg
?
Aula 3
Ao iniciar a terceira aula, o professor dever? distribuir aos alunos os textos, dispon?veis em:
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia017.asp
http://www.brasilescola.com/historiag/a-usura-justo-preco.htm
A seguir, os alunos dever?o escrever um texto de 20 linhas a respeito do renascimento comercial na Idade M?dia. Dever? relacion?-lo com o desenvolvimento das cidades e com a crise do Feudalismo, observando, al?m disso, o papel da Igreja neste desenvolvimento comercial.
?
Conclus?o
Com o fim das aulas, os alunos perceber?o que a mudan?a ocorrida no com?rcio medieval fez parte de um processo mais amplo, englobando temas pol?ticos, sociais e art?sticos, e n?o apenas econ?micos.
?
O professor dever? tomar como base de avalia??o a pesquisa realizada na segunda aula, al?m da participa??o do aluno durante os debates da primeira aula. A elabora??o da Exposi??o dever? ser acompanhada de perto pelo professor, observando a participa??o e a intera??o de cada aluno. O texto dever? ser corrigido levando-se em conta o conte?do e a reda??o.