Portal do Professor

Início do Conteúdo

Mercadores e banqueiros: o com?rcio na baixa Idade M?dia

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pimenta Starling imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Trabalho e rela??es sociais
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Ensino M?dio Hist?ria Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Sociologia Mudan?a e transforma??o social
Ensino M?dio Sociologia Rela??o sociedade / natureza: a quest?o do trabalho e do meio ambiente
Ensino M?dio Hist?ria Tempo: tranforma??es e mentalidades
Ensino M?dio Hist?ria Trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

- O Feudalismo e a economia de troca.

- As principais formas de comercializa??o: da economia de troca ao ressurgimento da moeda.

- As feiras medievais.

- O renascimento comercial da Idade M?dia.

- Religi?o e com?rcio: a quest?o da usura.

- Guerra e com?rcio: a import?ncia das Cruzadas para a abertura econ?mica do Ocidente Medieval.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

- As principais estruturas da sociedade medieval.

- Feudalismo.

- As cidades medievais.

Estratégias e recursos da aula

?

INTRODU??O

Para iniciar uma aula sobre o com?rcio na Idade M?dia, o professor dever? lembrar aos seus alunos que, durante o Feudalismo, a principal forma de se comercializar os produtos era por meio da troca. Aos poucos, as moedas foram ressurgindo e com isso, facilitando a vida dos mercadores, o que, para muitos, ajudou a causar a chamada ?crise do Feudalismo?.

?

Aula 1

O professor dever? questionar os alunos a respeito das formas de comercializa??o durante o per?odo feudal. Esta parte da aula, sendo introdut?ria, n?o dever? tomar mais do que 10 minutos.

A seguir, distribuir os textos que se encontram dispon?veis nos seguintes sites:

http://www.suapesquisa.com/feudalismo/crise_feudalismo.htm

http://www.mundovestibular.com.br/articles/6583/1/Resumo---Crise-do-Feudalismo-/Paacutegina1.html

http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/crise-feudalismo.htm

Uma vez realizada a leitura dos textos, o professor dever? dispor os alunos em c?rculo e retomar o debate do in?cio da aula; desta vez, atentando para os seguintes pontos:

- Quais as principais causas, em especial econ?micas, que levaram ? chamada ?crise do sistema feudal??

- Quais as alternativas encontradas pelos medievais para sa?rem da ?crise??

- Qual a principal transforma??o econ?mica decorrente desta ?crise??

- Qual o seu contexto?

?

Aula 2

Para a segunda aula, os alunos dever?o ser dirigidos ? Sala de Inform?tica, onde far?o uma pesquisa a respeito das feiras medievais. Eles dever?o coletar dados e imagens para a cria??o de uma Exposi??o, que dever? contemplar:

- Os principais locais onde se desenrolavam as feiras;

- Os artigos que eram vendidos nas feiras;

- Quais outras atividades eram exercidas nas feiras;

- As principais rotas comerciais;

- O contexto em que se desenvolveram.

Abaixo, elencamos alguns sites onde os alunos poder?o realizar as coletas de dados:

http://www.prof2000.pt/users/comefeito/comefeito11/areaescola/feirasmed.htm

http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html

As imagens dever?o contemplar todas as atividades exercidas nas feiras medievais. Alguns exemplos de imagens:

- Feira Medieval, dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_f2gyqDwRrOA/S-_7N8c2uuI/AAAAAAAADeg/9tBWk1dhf4o/s1600/feira_medieval_MKTmais.jpg

Feira Medieval 1

- Feira Medieval, dispon?vel em: http://www.ufrgs.br/alimentus/feira/feirat.jpg

Feira Medieval 2

- Trovadores em uma feira medieval, dispon?vel em: http://fotos.sapo.pt/McpkLjE4mZt4vWkz3yiE/340x255

Feira Medieval 3

- Saltimbancos e teatro na Idade M?dia, dispon?vel em:

Feira Medieval 4

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-teatro/imagens/teatro-94.jpg

?

Aula 3

Ao iniciar a terceira aula, o professor dever? distribuir aos alunos os textos, dispon?veis em:

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia017.asp

http://www.brasilescola.com/historiag/a-usura-justo-preco.htm

A seguir, os alunos dever?o escrever um texto de 20 linhas a respeito do renascimento comercial na Idade M?dia. Dever? relacion?-lo com o desenvolvimento das cidades e com a crise do Feudalismo, observando, al?m disso, o papel da Igreja neste desenvolvimento comercial.

?

Conclus?o

Com o fim das aulas, os alunos perceber?o que a mudan?a ocorrida no com?rcio medieval fez parte de um processo mais amplo, englobando temas pol?ticos, sociais e art?sticos, e n?o apenas econ?micos. 

Recursos Complementares

Avaliação

?

O professor dever? tomar como base de avalia??o a pesquisa realizada na segunda aula, al?m da participa??o do aluno durante os debates da primeira aula. A elabora??o da Exposi??o dever? ser acompanhada de perto pelo professor, observando a participa??o e a intera??o de cada aluno. O texto dever? ser corrigido levando-se em conta o conte?do e a reda??o.