Josélia Soares Nunes dos Santos Maria de Fátima Araujo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Os alunos poderão:
• Familiarizar-se com as cores primárias;
• Nomear e identificar as cores primárias;
• Vivenciar situações de fala e escuta;
• Experienciar possibilidades de mistura de cores.
Para realização desta aula o professor deve conversar previamente com as crianças sobre a diversidade de cores existentes nos objetos.
Primeiro momento: O professor deverá conversar com as crianças na roda, apresentando as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), levantado questionamentos como:
- Que cor é esta?
- Onde podemos encontrar essa cor?
- Na sala, existe algum objeto desta cor?
Segundo momento: Após fazer o levantamento das idéias das crianças, sugerir a exploração dessas cores através de uma atividade com tinta, papel e barbante. As crianças deverão misturar os pingos de tinta colocados no papel com o barbante.
Terceiro momento: Ao final dessa exploração, observar as pinturas e conversar sobre as impressões que as crianças tiveram a respeito da mistura de cores. O professor pode fazer questionamentos como:
- O que aconteceu quando passamos o barbante sobre os pingos de tinta?
- O que aconteceu quando o barbante misturou duas cores diferentes?
O professor deverá observar se ao final da aula o aluno conseguiu:
• Nomear as cores primárias;
• Perceber o que aconteceu com a mistura das cores;
• Verbalizar suas idéias a cerca da experiência vivenciada.