Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Conhecimentos b?sicos sobre gin?stica: conceitos, hist?rico e algumas manifesta??es no Brasil e no ocidente.
1. O (a) professor (a) far? uma introdu??o para localizar o tema Gin?stica Oriental na Educa??o F?sica Escolar. Sugest?o de texto/ di?logo introdut?rio:
A Educa??o F?sica na escola contempla diversos conhecimentos da cultura corporal, como jogo, esporte, lutas, dan?a e, claro, gin?stica. No entanto, como a vis?o ocidental de mundo ? limitada a determinados padr?es, isto dificulta que as escolas apresentem conhecimentos do "outro lado do mundo": o oriente. Nesse sentido, propomos conhecer um pouco da cultura corporal existente no mundo, e escolhemos fazer isto atrav?s da gin?stica oriental. Sendo assim, conhecendo mais esta gin?stica, tamb?m identificaremos outras possibilidades de movimento para educa??o f?sica escolar.
Em seguida, o (a) professor (a) formar? uma roda de conversa para que cada aluno (a) fale sobre os conhecimentos e experi?ncias que possui sobre Gin?stica Oriental (G. O.).
2. Em seguida, perguntar?: voc?s acham que a G. O. atende os mesmos interesses e finalidades da Gin?stica no Ocidente? Por qu??
Explicar que voltaremos ? esta pergunta ao final de todas as aulas sobre o tema, na avalia??o final. Portanto, eles (as) devem registrar suas respostas em um arquivo de texto e salv?-lo em seu netbook dentro da pasta da Educa??o f?sica e nome?-lo assim: "gin?stica oriental_conceito inicial". KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te De Escrit?rio> Processador de Textos]
3. Logo depois, realizar uma din?mica de medita??o. O objetivo desta din?mica, ? revelar que no ocidente n?o ? comum h?bitos de medita??es intensas, salvo raras exce??es. E, por isso, dentre outras quest?es, geralmente, temos algumas dificuldades quando precisamos nos concentrar. Assim, coloque como desafio, principalmente para motiv?-los: vamos tentar meditar?
Sugest?o de Din?mica de Medita??o:
Coloque uma m?sica que passe tranquilidade (ex: m?sica instrumental, sons da natureza, etc.). Pe?a que todos busquem uma posi??o desde que sentados, para que possam ficar algum tempo nela. Em seguida, o (a) professor (a) (?nico que poder? fazer uso da voz) falar? uma palavra (cor, local, textura). Cada vez que ele (a) falar voc? deve pensar intensamente na palavra, buscando situa??es em que ela te trouxe paz e tranquilidade e ficar nesta situa??o at? o momento em que o (a) professor (a) falar outra palavra.
Por uma quest?o de tempo, o (a) professor (a) deve usar no m?ximo duas palavras, para que os (as) alunos (as) fiquem um tempo meditando em fun??o de cada uma delas.
Sugest?o de v?deo sobre medita??o:
http://www.youtube.com/watch?v=fZg99GYZO9Y, acesso em 20/10/2011
4. Ap?s a din?mica, quem se sentir ? vontade poder? falar sobre suas percep??es: a) o que sentiu em seu corpo?; b) o que as palavras e seu corpo lhes trouxeram?
O (a) professor (a) informar? que na pr?xima aula trar? um pouco mais de conhecimentos sobre a Gin?stica Oriental: a gin?stica do outro lado do mundo. Portanto, dever?o trazer o netbook para uma pesquisa e visualiza??es de sites, v?deos e imagens.
?
1. O (a) professor (a) retomar? a discuss?o referente a aula anterior, focando nas eventuais dificuldades de concentra??o que surgiram. Deve ficar claro, que, o que esta Gin?stica tem em comum com as outras Gin?sticas Ocidentais, ? a necessidade de exercitar para aprimorar. Portanto quem n?o conseguiu meditar, e quiser faz?-lo, ? importante que persista nesse exerc?cio.
2. Deve ser informado que, muito al?m de t?cnicas de medita??o, a cultura oriental nos possibilitou conhecimentos de pr?ticas corporais muito interessantes. Vamos conhecer apenas alguns a partir de agora. Pela quest?o do tempo, focaremos nossos estudos no Tai Chi Chuan e Yoga.
O (a) professor (a) deve orient?-los a acessar alguns sites [metasys> favoritos>navegador de internet]. Caso a conex?o de internet n?o suporte todos os netbooks, o (a) professor (a) dever? conectar na rede apenas o seu e, em seguida, mostrar em um projetor de imagens (data show). Caso nenhuma conex?o de internet seja poss?vel naquele dia, o (a) professor (a) dever? "baixar" os v?deos em seu netbook e mostrar pelo data show ou em TV, neste caso, usando um DVD compat?vel com o arquivo de v?deo baixado.
Sugest?es de sites
Tai Chi:
http://www.sbtcc.org.br/estilos.php,
http://www.sbtcc.org.br/historia.php,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tai_chi,
Yoga:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga,
http://www.yoga.pro.br/inicial.php,
?
Sugest?es de v?deos sobre Tai chi (todos acessados em 20/10/2011):
http://www.youtube.com/watch?v=iyYjyEkmUko&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ssyR7wwy-p4&feature=related
?
Sugest?es de v?deos sobre Yoga (todos acessados em 20/10/2011):
http://www.youtube.com/watch?v=4TZ2jX1x-Bc
http://www.youtube.com/watch?v=h96mwzm189c&feature=related
?
2. Ap?s a apresenta??o dos v?deos ser? possibilitado que os (as) alunos (as) escolham um dos exerc?cios mostrados para que, todos (as) juntos, tentem fazer, com ajuda do (a) professor (a). Nas aulas seguintes, o (a) professor (a) escolher? mais exerc?cios de Yoga e Tai chi. Ser? dedicada uma aula para cada, para que essas pr?ticas forne?am mais elementos de reflex?o em torno do autoconhecimento, como pretendemos ao estudar o tema.
?
O (a) professor (a), antes de iniciar as din?micas, destacar? que os exerc?cios possuem um car?ter introdut?rio, sem objetivos de faz?-los praticantes ex?guos da modalidade, muito embora, caso acha interesse, eles possam buscar continuidade desta pr?tica fora da escola. Nosso intuito ? dar sequ?ncia na abordagem da G. O. na busca pelo autoconhecimento, pela educa??o f?sica na escola.
Viv?ncia da Yoga
1. Informar aos alunos que come?aremos pela Yoga, buscando conhecer algumas posi??es, com nomes peculiares: escorpi?o, guerreiro e tri?ngulo. Elas podem ser praticadas fora da escola, preferencialmente, sob orienta??o profissional. Evidentemente que existam outras, mas pela limita??o temporal, o (a) professor (a) escolheu aquelas que ele (a) tem mais condi??es de ensinar.
Obs: Sugere-se que, caso exista muitas dificuldades por parte do (a) professor (a), que se convide um instrutor de Yoga, para dar uma oficina, o que possibilitar? ampliar ainda mais o repert?rio de conhecimentos.
Sugest?es de v?deos sobre Yoga - posi??es
Escorpi?o
http://www.youtube.com/watch?v=IssOZ_pBQqQ, acessado em 20/10/2011
?
Tri?ngulo
http://www.youtube.com/watch?v=TUc7Ac63Ay4, acessado em 20/10/2011
?
Guerreiro
http://www.youtube.com/watch?v=-yCfEX5ZrUk, acessado em 20/10/2011
?
Viv?ncia do Tai Chi Chuan
2. Informar aos alunos que o Tai Chi Chuan ? muito conhecido com arte marcial, mas aqui trabalharemos como uma modalidade de G. O.
Estilo Chen: o (a) professor (a) deve explicar que segundo a Sociedade a Brasileira de tai Chi Chuan (SBTCC), este estilo foi o primeiro que surgiu desenvolvido pelo Mestre Chen Wanting.
Sugest?o de v?deos do Estilo Chen (acessados em 20/10/2011):
http://www.youtube.com/watch?v=Wj4gvOqi0H4
http://www.youtube.com/watch?v=7STBqtzKb70
?
Estilo Yang: segundo a SBTCC foi o disc?pulo do Mestre Chen, o Mestre Yang Lu chan desenvolveu este estilo com movimentos suaves, lentos, velocidade homog?nea, sem altera??o de alturas.
Sugest?o de v?deos do Estilo Yang (acessados em 20/10/2011):
http://www.youtube.com/watch?v=ge5pOPcEv3w,
http://www.youtube.com/watch?v=Hqlo4i0RTSg
?
1. O (a) professor (a) far? uma roda de conversa para solicitar que os (as) alunos (as) reflitam coletivamente sobre as pr?ticas das aulas anteriores focando nos seguintes aspectos:
a) Caracter?sticas da G. O. que mais destacaram para eles (as)
b) Efeitos da G.O. em seu corpo e sua vida
c) Dificuldades e descobertas de si que identificaram
2. Em seguida os (as) alunos (as) abrir?o o arquivo da aula 1 contendo a resposta da pergunta: voc?s acham que a G. O. atende os mesmos interesses e finalidades da gin?stica no ocidente? Por qu??
KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te De Escrit?rio> Processador de Textos]
Eles (as) dever?o verificar se mant?m, ou n?o, esta resposta e, caso necess?rio, complement?-la construir outra resposta sem apagar a anterior.
3. Feita a atividade anterior permitir? que os (as) alunos (as) que mantiveram a resposta, aqueles (as) que complementaram e os que alteraram completamente possam justificar seus motivos.
Sugest?es de outros sites interessantes sobre Gin?stica Oriental (informa??es, modalidades, cursos, etc.):
http://www.healing-tao.com.br/artigos/chikung.htm, acesso em 21/10/2011
http://ginasticacorporativa.com/conteudo/ginastica-oriental/, acesso em 21/10/2011
1. A avalia??o dever ser processual mantendo o seguinte eixo durante as aulas: garantir que eles (as) conhe?am e se re-conhe?am na pr?tica da Gin?stica Oriental (G. O.). Portanto, o (a) professor (a) deve provoc?-los (as) o tempo todo, inclusive, durante as aulas pr?ticas, no tocante ? sua autopercep??o diante dessa nova pr?tica.
2. Ao final, como ?ltimas quest?es avaliativas, fazer as seguintes perguntas:
a) Educa??o F?sica pode ser autoconhecimento?
b) A G. O. contribui para essa possibilidade da Educa??o F?sica?