L?gia Beatriz de Paula Germano, D?bora Cazelato de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Sociologia | Mudan?a e transforma??o social |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
?
O aluno poder? aprender com esta aula alguns aspectos sobre o nascimento do Capitalismo e a forma como a sociedade se constitui em decorr?ncia desse desenvolvimento econ?mico.
Al?m disso, compreender? o contexto de surgimento da Sociologia e quais s?o os seus objetivos.
?
Os alunos j? devem ter conhecimentos pr?vios sobre os acontecimentos que antecedem o Capitalismo e no??es sobre a Revolu??o Industrial iniciada na Inglaterra nos finais do s?culo XVIII.
Devem ter, ainda, no??es b?sicas de conceitos como: Mercantilismo, Capitalismo e Sociologia.
?
AULA 1
O professor far? uma breve introdu??o sobre o momento que antecede o surgimento do Capitalismo, ressaltando os conceitos de mercantilismo, classe social e no??es b?sicas de Sociologia.
Antecedentes do Capitalismo
Com a expans?o do Mercantilismo nos s?culos XVI e XVII, estabeleceram-se as metr?poles e as col?nias. Nesse momento, por meio do que se chamou o pacto colonial (tamb?m conhecido como exclusivo comercial metropolitano), as col?nias eram impedidas de promover o desenvolvimento manufatureiro. Essas, em contrapartida, eram respons?veis pelo envio de materiais prim?rios necess?rios ao desenvolvimento, principalmente econ?mico, da metr?pole. Mais tarde, com o apoio da Inglaterra, as col?nias latino-americanas conseguiram sua independ?ncia.
Neste momento, os alunos assistir?o a uma anima??o (em v?deo) sobre o descobrimento do Brasil, que cont?m uma m?sica (que est? transcrita no pr?prio v?deo ou no seguinte link: http://www.vagalume.com.br/juan-bender/brasil-mil-e-quinhentos.html) contando a trajet?ria da expans?o portuguesa. A m?sica, feita por Juan Bender, mostra o interesse de Portugal na Am?rica e a forma como os portugueses iniciaram o chamado pacto colonial.
?
?
Fonte: http://profgiba.blogspot.com/ e http://roga1anoc.blogspot.com/2010/06/historia-pacto-colonial-e-teoricos.html
O professor dever? exibir as duas imagens acima para ilustrar os antecedentes da economia brasileira. Com a charge, ir? explorar com os alunos o seu significado: ?Brasil, a galinha dos ovos de ouro de Portugal?. Seria interessante que o professor analisasse as figuras juntamente com o v?deo, tendo como eixo de discuss?o o estabelecimento do pacto colonial nas terras brasileiras e suas consequ?ncias para o Brasil.
Como atividade nesta primeira aula, o professor ir? sugerir aos alunos que pesquisem no Laborat?rio de Inform?tica ou, mesmo, na Biblioteca da escola, duas defini??es para cada tema (exemplos adiante) e que montem um par?grafo, em torno de 7 linhas, expondo tal defini??o. Esta atividade poder? ser feita em grupos de dois a quatro alunos, que ficar?o respons?veis por cada defini??o.
Para tanto, passar? uma lista de palavras como as seguintes: capitalismo, pacto colonial, exclusivo comercial metropolitano, mercantilismo, mercado, m?o de obra, expans?o portuguesa, revolu??o industrial, livre concorr?ncia, capitalismo monopolista, col?nia de explora??o e col?nia de povoamento.Com isso, os alunos montar?o um pequeno dicion?rio.
OBS.: Conferir nos Recursos Complementares as indica??es de sites para a realiza??o desta primeira atividade.
AULA 2
Nesta aula, o professor iniciar? a tem?tica em quest?o. Depois de trabalhar com os alunos os conceitos acima indicados e necess?rios para a compreens?o a seguir, far? uma breve explana??o sobre a Revolu??o Industrial, iniciada na Inglaterra nos anos finais do s?culo XVIII, e o avan?o da tecnologia no XIX.
A Revolu??o Industrial iniciada na Inglaterra nos finais do s?culo XVIII e, posteriormente, o desenvolvimento tecnol?gico no s?culo XIX alcan?aram, em um primeiro momento, os Estados Unidos e, em seguida, toda a Am?rica. A consolida??o de uma sociedade capitalista nesse per?odo n?o combinava, portanto, com o colonialismo existente no Continente Americano. Esse pano de fundo influenciou a luta dos pa?ses deste continente pela sua independ?ncia. O s?culo XIX foi o momento de concretiza??o de uma nova ordem capitalista mundial. A Revolu??o Industrial modificar?, sobretudo, as rela??es dos homens entre si. O surgimento das m?quinas, as ind?strias, as novas fontes de energia e o agrupamento em cidades acarretaram novas formas de rela??es humanas.
Nesse momento, em finais do s?culo XIX, surgiu a disciplina Sociologia como forma de compreender tais rela??es sociais e a maneira como os homens se organizavam. Buscou entender a sociedade de maneira racional e as mais diversas situa??es que envolvem a humanidade.
O professor trabalhar? com um v?deo que mostra, de forma r?pida e did?tica, qual ? o objeto da Sociologia e um texto de Ren? R?mond sobre a Revolu??o Industrial e o seu impacto sobre os trabalhadores.
Depois da explana??o sobre a Revolu??o Industrial, os alunos ir?o ler o texto de Ren? R?mond, dispon?vel em: http://www.webdigital.com.br/sites/jmanoel52983/conteudo_07.html. Este texto do historiador franc?s ? um ?relato das consequ?ncias sociais da revolu??o [industrial], em especial para com os trabalhadores?. Logo em seguida, os alunos assistir?o ao v?deo sobre o que ? Sociologia que est? dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=4tLRDjza0qQ.
Depois de assistirem ao v?deo e fazerem a leitura do texto, o professor frisar? com os alunos as mudan?as advindas com a Revolu??o Industrial e a forma como as rela??es entre os homens se estruturam. Atualmente, o desenvolvimento tecnol?gico transformou consideravelmente as formas de comunica??o e de informa??o, sobretudo, com o crescimento da Internet e do com?rcio eletr?nico.
Tomando por base esta discuss?o, o professor pedir? aos alunos que produzam um texto comparando a evolu??o da tecnologia nos dias atuais com aquelas ocorridas no s?culo XIX.
OBS: Conferir nos Recursos Complementares as indica??es de sites para a realiza??o desta atividade.
AULA 3
Nesta terceira aula, o professor dever? expor brevemente o significado da Sociologia e a forma como essa ci?ncia atua.
A Sociologia aborda as unidades que formam a sociedade, procurando entender o comportamento humano e os processos que interligam os indiv?duos em associa??es, grupos e institui??es. No s?culo XIX, surge a Sociologia, com o intuito de entender as transforma??es econ?micas, culturais e pol?ticas, ocorridas no s?culo XVIII, com a Revolu??o Industrial e Francesa, as quais alteraram significativamente a vida em sociedade. O surgimento da disciplina est? vinculado ? consolida??o do Capitalismo moderno. A Revolu??o Industrial significou um momento de racionaliza??o da produ??o e da vida social.
Depois de apresentar o contexto de surgimento da Sociologia, o professor reunir? a turma para assistirem a uma cena do filme ?Tempos Modernos?.
Este filme mostra a vida urbana nos Estados Unidos da Am?rica por volta de 1930, logo ap?s a crise de 1929 que atingiu toda a sociedade norte-americana. Tal crise levou grande parte da popula??o ao desemprego e ? fome. A cena em quest?o focaliza o sistema de linha de montagem e a especializa??o do trabalho. Trata-se de uma cr?tica ? modernidade e ao Capitalismo representado pelo modelo em quest?o. Essa passagem mostra o momento em que Charles Chaplin ? engolido pela m?quina e perseguido por suas ideias ?subversivas?, ao colocar em xeque o funcionamento do sistema. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=KPgxcat-zYo&feature=related
Logo ap?s assistirem ao v?deo, o professor ir? dividir a sala em tr?s grupos. Ser?o entregues a cada grupo tr?s tirinhas que abordam a tem?tica sobre Sociologia e Capitalismo. A primeira e a segunda imagens mostram as formas como a sociedade se organizam (ilustra??o 1) e o impacto dos meios de produ??o (ilustra??o 2). J? a ilustra??o 3 mostra a personagem Mafalda preocupada com o mundo. Seria interessante que o professor entregasse aos alunos a transcri??o da m?sica ?O Mundo? (texto 1) junto com a tirinha da Mafalda.
O professor ressaltar? a import?ncia de se analisar as tirinhas e o v?deo concomitantemente. Ambas as tirinhas trabalham com a ideia de que o Capitalismo modificou as formas de rela??es entre os homens. Sugere-se ao professor que coloque, como eixo central para a discuss?o em grupo, a forma como o sistema vigente atua sobre o homem. No v?deo de Chaplin, foi poss?vel observar que ele estava sendo perseguido por, de certa forma, desestruturar o sistema produtivo. Sendo assim, o professor ir? propor aos alunos que analisem, por meio das tirinhas e da m?sica, quais s?o as mudan?as que se podem observar na rela??o entre homem/homem, homem/m?quina, homem/economia e homem/mundo.
Grupo 1
Ilustra??o 1. Dispon?vel em: http://qseflog.blogspot.com/search/label/Tirinhas%20do%20Prot%C3%A1goras
Grupo 2
Ilustra??o 2. Dispon?vel em: http://ocomprimido.tdvproducoes.com/2010/11/capitalismo/
Grupo 3
?
Ilustra??o 3. Dispon?vel em: http://linhasdasociologiajuridica.blogspot.com/2009/08/mafalda.html
O Mundo
Ney Matogrosso e Pedro Luis e a Parede
O mundo ? pequeno pra caramba
Tem alem?o, italiano e italiana
O mundo fil? milanesa
Tem coreano, japon?s e japonesa
O mundo ? uma salada russa
Tem nego da P?rsia, tem nego da Pr?ssia
O mundo ? uma esfiha de carne
Tem nego do Z?mbia, tem nego do Zaire
O mundo ? azul l? de cima
O mundo ? vermelho na China
O mundo t? muito gripado
O a??car ? doce, o sal ? salgado
O mundo caquinho de vidro
T? cego do olho, t? surdo do ouvido
O mundo t? muito doente
O homem que mata, o homem que mente
Por que voc? me trata mal
Se eu te trato bem
Por que voc? me faz o mal
Se eu s? te fa?o o bem
Todos somos filhos de Deus
S? n?o falamos a mesma l?ngua
Todos somos filhos de Deus
S? n?o falamos a mesma l?ngua
Texto 1: Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/ney-matogrosso/1043622/
AULA 4
Dispon?vel em: http://jdavidlee.blogspot.com/2008/08/weber-marx-e-durkheim-os-trs-porquinhos.html
Nesta aula, o professor ir? expor os fundadores da Sociologia. De maneira bem l?dica, o professor destacar? a figura dos tr?s porquinhos para destacar os autores. Max Weber, ?mile Durkheim e Karl Marx s?o considerados os fundadores da Sociologia e, carinhosamente, chamados assim pelos estudantes e professores da ?rea.
Weber, em sua obra A ?tica protestante e o esp?rito do Capitalismo, apresenta a reforma protestante como um dos principais fatores para o desenvolvimento do Capitalismo.
J? Durkheim, influenciado por Comte, foi o fundador da escola francesa de Sociologia. Grosso modo, comparando os fatos sociais a coisas, Durkheim elaborou uma defini??o de patol?gico e normal que seria aplicada ? sociedade. Sua obra sobre o suic?dio ? considerada, por muitos estudiosos, como o seu melhor livro.
Por fim, Karl Marx analisou a economia e a pol?tica, demonstrando em uma de suas obras mais famosas, O Capital, a forma de domina??o das massas e a investida dos donos dos meios de produ??o sobre o proletariado. (Esse aspecto poder? e dever? ser lembrado na ilustra??o 4.)
Feita esta pequena exposi??o, sugere-se que o professor divida a sala em tr?s grupos. Cada grupo ser? um ?porquinho?. Ambos os grupos ir?o procurar, via Internet, textos, imagens e m?sicas relativos a cada um desses pensadores ou que tratam de suas quest?es. Feita essa busca, os grupos ir?o montar um pequeno texto (de, no m?ximo, uma lauda) e expor aos outros grupos o conhecimento adquirido sobre o pensador pesquisado.
?
?
?
Para a atividade da primeira aula(dicion?rio):
- Capitalismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo
http://www.suapesquisa.com/capitalismo/ http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/
- Pacto colonial e exclusivo metropolitano:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_Colonial
http://www.infoescola.com/historia/pacto-colonial/ http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/pacto-colonial/
- Mercantilismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercantilismo http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/ http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=746
- Mercado:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_mercado
- M?o de obra:
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A3o_de_obra
- Expans?o portuguesa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Expans%C3%A3o_portuguesa
- Revolu??o Industrial:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial
- Livre concorr?ncia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Livre_concorr%C3%AAncia http://pt.wikipedia.org/wiki/Concorr%C3%AAncia_(economia)
- Capitalismo monopolista:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo_monopolista
- Col?nia (de explora??o e povoamento):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B3nia_(possess%C3%A3o); http://www.infoescola.com/historia/colonias-de-povoamento/; http://www.infoescola.com/historia/colonias-de-exploracao/
- O outro lado da Inconfid?ncia Mineira: Pacto Colonial e Elites Locais (Prof?. Dr?. J?nia Ferreira Furtado), dispon?vel em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/ooutroladodainconfidenciamineirapactocolonialeeliteslocais.pdf
Para as discuss?es da segunda aula:
- Ver a aula do Portal do Professor, de autoria de Leila Floresta, da Universidade Federal de Uberl?ndia: ?S?culo XIX: mudan?as na Europa e na Am?rica?. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=447
- Terceira Revolu??o Industrial e a Quarta Revolu??o:
http://educacao.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial-tecnologia.jhtm
http://www.espacoacademico.com.br/052/52almeida.htm
- Texto sobre defini??o de Sociologia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia
- ?mile Durkheim:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim
- Max Weber:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber
- Karl Marx:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx
- Capitalismo monopolista:
http://www.algosobre.com.br/historia/capitalismo-monopolista.html
- O que ? Sociologia:
http://www.youtube.com/watch?v=4tLRDjza0qQ
- Ver, tamb?m, um texto did?tico sobre o assunto: http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm
- S?rie de charges sobre o anticapitalismo:
http://www.youtube.com/watch?v=agBoNmOOgHw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CDm3tDw8oo8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EwZVp-JxSTI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=f_SRkaY8N6Q&feature=related
- Sociologia pol?tica:
http://www.youtube.com/watch?v=BggsKStfVwE
- Classe m?dia:
?
A avalia??o consistir? na an?lise do professor diante da participa??o do aluno nas atividades acima propostas, isto ?, na elabora??o do Dicion?rio, no exame das ilustra??es e dos textos. Sobretudo, avaliar? a capacidade do aluno de conseguir apreender as ideias dos pais dos fundadores da Sociologia e debat?-las com os outros colegas.