Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos brincar com as formas, cores e texturas das frutas?

Autor e Co-autor(es)

Vânia Maria Broering imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças a partir dos quatro anos de idade da Educação Infantil poderão aprender:

  • As formas;
  • As cores;
  • Os tipos de texturas;
  • Diferentes sentidos;
  • Realizar uma alimentação mais saudável;
  • Experimentar diversos sabores;
  • Proporção.

Duração das atividades

Dois dias, um para cada aula. Cada proposta demorará em torno de uma hora ou até atender as necessidades das crianças.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Percepção tátil
  • Cores
  • Formas
  • Tipos de texturas
  • Desenho

Estratégias e recursos da aula

Aula 1- Conhecendo e experimentando as frutas

Materiais necessários:

  • Saco surpresa de tecido;
  • Frutas variadas;
  • Venda para os olhos;

1º momento- Saco surpresa

Na sala, a professora leva um saco surpresa com uma coloração que as crianças não possam ver o que tem dentro, no interior deste saco a professora insere anteriormente a este momento frutas variadas da sua região.

Esta proposta deve ser realizada em uma roda, a professora perguntará o que as crianças acham que tem dentro do saco surpresa. Em seguida ela sorteia uma criança e venda os seus olhos, disponibilizando o saco em suas mãos. É necessário fazer um combinado com as demais crianças para não revelarem o nome da fruta escolhida pelo vendado.

A criança que está com os olhos vendados terá que adivinhar que fruta ela escolheu, qual a cor, qual sua textura e se possui cheiro.

frutas -

Logo em seguida repete-se a proposta com outras crianças.

2º momento- Higienização das frutas e lanche coletivo.

A professora aproveita a oportunidade para refletir com o grupo, explicando a importância das frutas para uma alimentação saudável e salienta as diferenças de uma fruta para outra, mostrando as cores, formas, tamanhos, texturas e cheiros.

Em seguida ela convida as crianças para higienizar, preparar e saborear as frutas.

2º Aula- Incentivando as habilidades criativas

Materiais necessários:

  • Papel branco tipo A4;
  • Lápis de cor;
  • Giz de cera;
  • Canetas hidrocor;
  •  Recursos multimídias .

1º Momento- Apresentação do vídeo da música Pomar (Palavra Cantada)

 A professora disponibiliza para visualização das crianças o vídeo da música Pomar do grupo Palavra Cantada, conforme link sugerido nos recursos complementares.

2º Momento- Desenhando as frutas

Neste segundo momento a professora propõe às crianças que desenhem a fruta que elas mais gostaram, depois dos desenhos prontos as crianças socializam suas produções e  podem montar uma exposição dos trabalhos realizados.

Recursos Complementares

Avaliação

As crianças deverão ser avaliadas, pelo envolvimento durante toda a proposta, pelas contribuições apresentadas ao grupo e pela reação diante do desafio de ficar de olhos vendados.