Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Com esta aula a criança poderá:
1ª Atividade - Organização de um painel com gravuras de meios de transportes
Para esta atividade é necessário que o professor selecione gravuras de meios de transportes com antecedência e envie também para os pais um bilhete solicitando que as crianças tragam gravuras (DE REVISTAS, JORNAIS, ENCARTES DE PROPAGANDA DE REVENDEDORAS ETC) para esta aula.
O que estamos vendo?
Que transporte é este?
Onde este transporte se encontra?
O que ele precisa para se locomover?
O que ele pode transportar?
À medida que as crianças verbalizarem suas idéias e leituras sobre cada imagem o professor faz a colagem em um painel (cartolina, papel madeira, reciclado, etc.).
Recurso didático: Painel de gravuras dos meios de transportes que foram conhecidos durante o projeto.
2ª Atividade - Organização de um texto coletivo.
O QUE APRENDEMOS SOBRE OS TRANSPORTES
EXISTEM MUITOS MEIOS DE TRANSPORTES. ELES PODEM ANDAR NA RUA, NA PISTA, NO AR, NA ÁGUA E ATÉ EM CIMA DE TRILHOS.
TEM TRANSPORTES QUE TEM MOTOR E PRECISAM DE GASOLINA PARA CONSEGUIR ANDAR. O ÔNIBUS, O TREM, O NAVIO E O AVIÃO LEVAM MUITA GENTE, MAS A MOTO E A BICICLETA LEVAM SÓ DUAS PESSOAS.
QUEM DIRIGE A MOTO É O MOTOQUEIRO; O AVIÃO - O PILOTO; O ÔNIBUS E O CARRO - O MOTORISTA. AS CRIANÇAS SENTAM NO BANCO DE TRÁS, SEMPRE NA CADEIRINHA E COLOCAM O CINTO DE SEGURANÇA.
Como sugestão, este texto poderia ser reproduzido em folha de ofício, ilustrado pelas crianças e enviado para as famílias.
O professor, com esta aula, poderá avaliar: