Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com esta aula as crianças dessa faixa etária (2 a 3 anos) poderão:
O professor poderá provocar um diálogo na roda fazendo um levantamento com as crianças acerca de quem já andou de barco, por onde andou, com quem estava, o que viu etc. Para ter mais elementos, o professor deve se informar anteriormente com as famílias acerca deste tema, para que durante a conversa possa ajudar as crianças em seus relatos.
Atividades - Brincadeiras e Músicas
1º Momento: O professor pode iniciar a atividade trazendo a música "Licença Meu bom barquinho" para ser ouvida na roda inicial. Depois que todos tiverem decorado a música, ele poderá explicar as regras de como se brinca.
Obs:Essa dinâmica poderá ser realizada a cada nova música e brincadeira apresentadas na roda.
Foto 1 - Brincadeira "Licença Meu Bom Barquinho".
2º Momento: Na volta à sala o professor poderá levantar com as crianças outras músicas e brincadeiras que nos remetem a algum tipo de transporte. Será interessante listar as respostas do grupo, assim o professor poderá selecionar ou fazer uma votação com as crianças acerca das brincadeiras e músicas que poderão ser realizadas durante o projeto.
Listagem das músicas selecionadas:
3º Momento: Após esse momento as músicas e/ou brincadeiras selecionadas poderão ser realizadas a cada dia, como mostram as imagens abaixo:
Foto 2 - Crianças e professora brincando de trem com a música "La vai o trem".
Foto 3 - Representação da música "Pedalinho" de Bia Bedran.
A cada música trabalhada o professor poderá montar um painel com a letra e ilustrar, com os desenhos das crianças, a brincadeira realizada. Como sugestão, ao final do projeto ele poderá organizar um livro com as letras das músicas e as ilustrações das crianças e oferecer, por exemplo, a outra(s) turma(s) da escola.
http:// www.youtube.com /watch?v=pjDZUetrDCM&feature=related
http:// vagalume.uol.com.br/xuxa/videos
Com estas aulas o professor poderá avaliar: