Portal do Professor

Início do Conteúdo

V - OS TRANSPORTES: licença meu bom barquinho

Autor e Co-autor(es)

Solange Kátia Epifânio Soares imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças dessa faixa etária (2 a 3 anos) poderão:

  • conhecer músicas e brincadeiras (tanto do repertório cultural da região, quanto da música popular brasileira) que contemplem o tema Os Transportes;
  • imitar e reelaborar movimentos  para acompanhar a música;
  • participar da elaboração de textos coletivos significativos: lista e letra de músicas. 

Duração das atividades

Cada atividade será realizada em diferentes momentos com duração aproximada de 15 a 20 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá provocar um diálogo na roda fazendo um levantamento com as crianças acerca de quem já andou de barco, por onde andou, com quem estava, o que viu etc. Para ter mais elementos, o professor deve se informar anteriormente com as famílias acerca deste tema, para que durante a conversa possa ajudar as crianças em seus relatos.

Estratégias e recursos da aula

Atividades - Brincadeiras e Músicas

1º Momento: O professor pode iniciar a atividade trazendo a música "Licença Meu bom barquinho" para ser ouvida na roda inicial. Depois que todos tiverem decorado a música, ele poderá explicar as regras de como se brinca. 

Obs:Essa dinâmica poderá ser realizada a cada nova música e brincadeira apresentadas na roda.

undefined

Foto 1 - Brincadeira "Licença Meu Bom Barquinho".

2º Momento: Na volta à sala o professor poderá levantar com as crianças outras  músicas e brincadeiras que nos remetem a algum tipo de transporte. Será interessante listar as respostas do grupo, assim o professor poderá selecionar ou fazer uma votação com as crianças acerca das brincadeiras e músicas que poderão ser realizadas durante o projeto.

Listagem das músicas selecionadas:

  • O trem maluco - (Repertório cultural);
  • Piuí piuí piuí - (Repertório cultural)
  • O ônibus (Repertório cultural);
  • Bom barquinho (Folclore brasileiro);
  • Pedalinho (Bia Bedran);
  • O trem (Bia Bedran).

3º Momento: Após esse momento as músicas e/ou brincadeiras selecionadas poderão ser realizadas a cada dia, como mostram as imagens abaixo:

 undefined

Foto 2 - Crianças e professora brincando de trem com a música "La vai o trem".

undefined

Foto 3 - Representação da música "Pedalinho" de Bia Bedran.

A cada música trabalhada o professor poderá montar um painel com a letra e  ilustrar, com os desenhos das crianças, a brincadeira realizada. Como sugestão, ao final do projeto ele poderá organizar um livro com as letras das músicas e as ilustrações das crianças e oferecer, por exemplo, a outra(s) turma(s) da escola.

Recursos Complementares

http:// www.youtube.com /watch?v=pjDZUetrDCM&feature=related

http:// vagalume.uol.com.br/xuxa/videos



Avaliação

Com estas aulas o professor poderá avaliar:

  • o envolvimento da criança nas brincadeiras;
  • a elaboração de movimentos e sua organização corporal;
  • a ampliação do seu repertório oral;