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O que acontece quando misturamos as cores?

Autor e Co-autor(es)

Vânia Maria Broering imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Que as cores estão presentes em nosso mundo real .

2- Aprender a criar diferentes cores a partir de cores primárias.

3- Desenvolver a imaginação e a educação dos sentidos.

4- Explorar habilidades criativas da criança.

5 - Construir esculturas dos personagens da história.

Duração das atividades

Esta aula pode durar de 30 à 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças precisam estar com a linguagem oral minimamente desenvolvida

Ter alguma noção de cores

Estratégias e recursos da aula

Recomenda-se esta aula para crianças na faixa etária de três à cinco anos.

 

 1ª momento- Para iniciar o trabalho sobre cores a professora organiza uma roda na qual pergunta para cada criança qual a cor de sua roupa e quais cores diferentes estão presentes nos objetos da sala.  Convida as crianças para compararem as cores das roupas identificando cores iguais.

Em seguida mostra às crianças o livro O pequeno Azul e o Pequeno Amarelo. (Autor-Leo Lionni, Editora Berlindis e Vertechia)

Livro pequeno azul e pequeno amarelo

E lê a história para o grupo.

A professora também pode utilizar o recurso multimídia apresentado nos recursos complementares para contar a história.

Após a leitura da história ou de assistir o vídeo a professora instiga as crianças a falarem sobre o que acontece quando misturamos o azul com o amarelo.

2º momento-   A professora oferece para as crianças massinha de modelar nas cores azul e amarela (duas cores primarias) propondo brincar, amassar, construir os personagens da história.  As estimula a misturar o azul e o amarelo possibilitando a confecção do personagem verde mostrando que as cores ficaram tão próximas que se transformaram  em outra cor como aconteceu na história do Pequeno Azul e do Pequeno Amarelo.

A professora poderá usar a Massinha caseira (receita abaixo) ou uma industrializada indicada para crianças.

Outra possibilidade, caso não tenha a massinha de modelar, é fazer uma pintura usando as duas cores primarias - o azul e o amarelo.

Receita da massinha caseira

Em uma bacia, coloque um copo (tipo americano) de farinha de trigo, meio copo de sal, uma colher de chá de cremor de tártaro (que é um conservante alimentício encontrado em  casas de festa - vide imagem deste produto nos recursos desta aula). Misture tudo e reserve.

Em uma panela, coloque um copo (tipo americano) de água,  10 gotas de corante comestível, uma colher de sopa de óleo e leve ao fogo para ferver.  Jogue a água fervendo sobre a mistura da bacia escaldando bem os ingredientes ali reservados. Misture tudo com uma colher e em seguida amasse igual a pão.

Para conservar a massinha guarde dentro de um saco plástico fechado, fora geladeira.

Outras opções de receita de massinha podem ser encontradas no site abaixo.

 -Sobre um papel ou pedaço de papelão expor a produção das crianças em uma mostra coletiva. Sugere-se que o professor faça um pequeno texto contextualizando o trabalho do grupo.

Recursos: livro- O Pequeno Azul e o Pequeno Amarelo. Receitas massinha de Modelar, bacia, panela, colher de sopa, colher de chá, farinha de trigo, sal, cremor de tártaro, corante alimentício azul e amarelo, óleo, fogão, água, saco plástico, papel ou papelão.

cremor de tátaro  

Recursos Complementares

Avaliação

Observar se as crianças conseguiram identificar e nomear diferentes cores presentes no espaço da sala e seu entorno.

Se conseguiram transformar cores primárias em secundárias; se demonstraram interesse e curiosidade diante das propostas.