Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o Escolar Ind?gena | L?nguas | An?lise lingu?stica e sociolingu?stica |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
?
?
Estrat?gias:
?
Recursos:
?
?
Aula (100 minutos)
Atividade 1
?
O professor iniciar? a aula escrevendo no quadro a frase:
?
?Seja mais um filho da m?e.?
?
Em seguida provocar? os alunos:
?
?
Depois de escutar as hip?teses dos alunos, o professor contextualizar? a frase:
?
Alunos, essa frase foi retirada da campanha publicit?ria da Funda??o SOS Mata Atl?ntica, divulgada na Revista ?poca, em junho de 2003. O objetivo do an?ncio era atrair a aten??o das pessoas para o cuidado com o Meio Ambiente, uma vez que o dia 5 de junho ? o Dia Mundial do Meio Ambiente. O an?ncio apresentava a imagem de uma floresta ao fundo e ainda dizia ?? uma grande oportunidade para voc? mostrar que n?o ? um filho desnaturado: acesse www.sosmatatlantica.org.br ou ligue (11) 3055-7888, conhe?a nossos projetos e filie-se. A m?e natureza ser? eternamente grata.? |
?
Por meio da contextualiza??o, os alunos dever?o perceber que se trata n?o de um sentido pejorativo, mas de uma brincadeira com o duplo sentido da express?o ?filho da m?e? que, em geral, ? utilizada em discursos depreciativos com inten??o de ofender. M?e, no caso do an?ncio publicit?rio, remete ? m?e Natureza que deve, portanto, ser preservada pelos filhos, humanos.
?
Logo, o professor concluir? com os alunos que em diferentes situa??es h? possibilidades de palavras e express?es receberem mais de uma interpreta??o. Quando isso acontece, temos o efeito de duplo sentido. Para alguns estudiosos, o duplo sentido ? tamb?m rememorado como ambiguidade, e para outros estudiosos h? uma diferen?a. Ambiguidade, para estes ?ltimos, diz respeito ? indetermina??o de sentido que certas palavras ou express?es apresentam, o que dificulta a compreens?o do enunciado. E, assim, o professor opta pelo que julgar mais interessante. O planejamento que se segue n?o diferencia duplo sentido de ambiguidade.
?
?
Atividade 2
?
Os alunos receber?o frases e express?es que contenham ambiguidade. Sua tarefa ser? a de:
1) Identificar a ambiguidade.
2) Explicar por que a frase ? amb?gua.
3) Como tornar a frase n?o amb?gua.
?
Ao final da elabora??o da tarefa, os alunos expor?o os achados e os analisar?o em uma roda de conversa com o professor e entre si.
?
Professor, durante as explica??es de cada ocorr?ncia, aproveite para dizer que a ambiguidade pode originar n?o somente o duplo sentido de palavras e/ou express?es, mas tamb?m pela inadequa??o ou m? coloca??o de elementos morfossint?ticos, como ?Maria n?o sai da sua casa sem o chap?u.?
?
Sugest?es de frases amb?guas:
?
a) Sentado na varanda, o menino avistou um mendigo.
?
b) Gabriela pegou o estojo vazio da alian?a de diamantes que estava sobre a cama.
?
c) ?Com a cesta b?sica Uni?o, sua receita rende mais.? (Publicidade)
?
d)
http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html
?
e)
http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html
?
f)
http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html
?
g)
http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html
?
h) ?A pol?cia cercou o ladr?o do banco na rua Santos.?
?
i) ?O aluno enjoado saiu da sala.?
?
j) ?O jogador falou com a secret?ria que mora perto daqui.?
?
k) ?Jo?o encontrou Maria e lhe disse que sua prima estava doente.?
?
l)
O Diretor Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor,que depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almo?ar, come?ou a ausentar-se ao meio-dia. Ent?o o Diretor Geral do Banco, chamou um detetive e disse-lhe: |
http://robertoargento.blogspot.com/2008/10/dicas-de-portugus-os-possessivos.html
?
m) ?Sou amante de Maria?
?
n)
http://ccsp.com.br/anuarios/pop_pecas.php?id=2308
?
o) ?Carlos pediu a Jos? para assinar o contrato?.
?
p)
http://professormenegotto.blogspot.com/2011/05/orientacao-da-semana-7.html
?
?
Atividade 3
?
Os alunos dever?o realizar exerc?cios sobre ambiguidade. Exerc?cios dispon?veis em: http://www.linguacomtexto.com/download/ambiguidade.htm
A) O homem QUE cumprimentei ? o gerente desse banco.
B) O aluno QUE estuda vence cedo ou tarde.
C) A casa em QUE moro fica pr?xima ao centro.
D) N?o conhe?o o pai do menino QUE se acidentou.
E) NDA (Nenhuma Das Anteriores)
A) Deixe o cigarro correndo.
B) Vendo carne aos fregueses sem pelanca.
C) Meias para mulheres pretas
D) Camas para crian?as de ferro.
E) NDA (Nenhuma Das Anteriores
A) Exigir de Pedro o livro / Exigir o livro de Pedro.
B) Olha isso a? / Olha isto aqui.
C) Quem mata as matas / As matas, quem as mata?
D) Os jogadores de futebol viram feras no Zoo / Os jogadores de futebol viram feras no jogo.
E) NDA (Nenhuma Das Anteriores)
?
Atividade 4:
?
Os alunos em duplas ter?o de elaborar uma atividade sobre ambiguidade para que outra dupla realize o exerc?cio. Ao final, toda sala, com interven??o do professor, deve discutir os atividades elaboradas e respondidas.
?
Para leitura do professor:
?
http://cvc.instituto-camoes.pt/bdc/lingua/boletimfilologia/30/boletim30_pag113_131.pdf
A avalia??o dessa proposta consiste na percep??o dos alunos quanto ? ambiguidade ou duplo sentido apresentado nas frases e/ou express?es. ? importante que os discentes tamb?m saibam pontuar a causa da ambiguidade, resolvendo-a. Isso pode ser avaliado por meio das atividades propostas na aula.