Portal do Professor

Início do Conteúdo

? ou n?o ?? Qual foi o sentido pretendido? Eis a ambiguidade!

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Educa??o Escolar Ind?gena L?nguas An?lise lingu?stica e sociolingu?stica
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Identificar ambiguidades em frases e/ou express?es.
  • Desfazer ambiguidades.
  • Criar exerc?cio com o tema ambiguidade.

Duração das atividades

1 aula de 100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Contextualiza??o.
  • Aspectos morfossint?ticos.
  • Polissemia.

Estratégias e recursos da aula

?

Estrat?gias:

  • Trabalho em duplas.
  • Discuss?es coletivas e orais.

?

Recursos:

  • Fichas impressas com frases e/ou express?es amb?guas.
  • Papel e caneta.

?

?

Aula (100 minutos)

Atividade 1

?

O professor iniciar? a aula escrevendo no quadro a frase:

?

?Seja mais um filho da m?e.?

?

Em seguida provocar? os alunos:

?

  • O que quero dizer com isso?
  • Essa frase faz alus?o a um sentido pejorativo? Qual ??
  • Em que contexto ? poss?vel lermos ou ouvirmos essa frase?

?

Depois de escutar as hip?teses dos alunos, o professor contextualizar? a frase:

?

Alunos, essa frase foi retirada da campanha publicit?ria da Funda??o SOS Mata Atl?ntica, divulgada na Revista ?poca, em junho de 2003. O objetivo do an?ncio era atrair a aten??o das pessoas para o cuidado com o Meio Ambiente, uma vez que o dia 5 de junho ? o Dia Mundial do Meio Ambiente. O an?ncio apresentava a imagem de uma floresta ao fundo e ainda dizia ?? uma grande oportunidade para voc? mostrar que n?o ? um filho desnaturado: acesse www.sosmatatlantica.org.br ou ligue (11) 3055-7888, conhe?a nossos projetos e filie-se. A m?e natureza ser? eternamente grata.?

?

Por meio da contextualiza??o, os alunos dever?o perceber que se trata n?o de um sentido pejorativo, mas de uma brincadeira com o duplo sentido da express?o ?filho da m?e? que, em geral, ? utilizada em discursos depreciativos com inten??o de ofender. M?e, no caso do an?ncio publicit?rio, remete ? m?e Natureza que deve, portanto, ser preservada pelos filhos, humanos.

?

Logo, o professor concluir? com os alunos que em diferentes situa??es h? possibilidades de palavras e express?es receberem mais de uma interpreta??o. Quando isso acontece, temos o efeito de duplo sentido. Para alguns estudiosos, o duplo sentido ? tamb?m rememorado como ambiguidade, e para outros estudiosos h? uma diferen?a. Ambiguidade, para estes ?ltimos, diz respeito ? indetermina??o de sentido que certas palavras ou express?es apresentam, o que dificulta a compreens?o do enunciado. E, assim, o professor opta pelo que julgar mais interessante. O planejamento que se segue n?o diferencia duplo sentido de ambiguidade.

?

?

Atividade 2

?

Os alunos receber?o frases e express?es que contenham ambiguidade. Sua tarefa ser? a de:

1)     Identificar a ambiguidade.

2)     Explicar por que a frase ? amb?gua.

3)     Como tornar a frase n?o amb?gua.

?

Ao final da elabora??o da tarefa, os alunos expor?o os achados e os analisar?o em uma roda de conversa com o professor e entre si.

?

Professor, durante as explica??es de cada ocorr?ncia, aproveite para dizer que a ambiguidade pode originar n?o somente o duplo sentido de palavras e/ou express?es, mas tamb?m pela inadequa??o ou m? coloca??o de elementos morfossint?ticos, como ?Maria n?o sai da sua casa sem o chap?u.?

?

Sugest?es de frases amb?guas:

?

a) Sentado na varanda, o menino avistou um mendigo.

?

b) Gabriela pegou o estojo vazio da alian?a de diamantes que estava sobre a cama.

?

c) ?Com a cesta b?sica Uni?o, sua receita rende mais.? (Publicidade)

?

d)

1

http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html

?

e)

2

http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html

?

f)

3

http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html

?

g)

4

http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html

?

h) ?A pol?cia cercou o ladr?o do banco na rua Santos.?

?

i) ?O aluno enjoado saiu da sala.?

?

j) ?O jogador falou com a secret?ria que mora perto daqui.?

?

k) ?Jo?o encontrou Maria e lhe disse que sua prima estava doente.?

?

l)

O Diretor Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor,que depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almo?ar, come?ou a ausentar-se ao meio-dia. Ent?o o Diretor Geral do Banco, chamou um detetive e disse-lhe:
- Siga o Diretor Lopes durante uma semana, durante o hor?rio de almo?o.
O detetive, ap?s cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
- O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai a sua casa
almo?ar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
Responde o Diretor Geral:
- Ah, bom, antes assim. N?o h? nada de mal nisso.
Logo em seguida, o detetive pergunta:
- Desculpe. Posso trat?-lo por tu?
- Sim, claro respondeu o Diretor surpreendido!
- Bom ent?o vou repetir: O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai a tua casa almo?ar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

http://robertoargento.blogspot.com/2008/10/dicas-de-portugus-os-possessivos.html

?

m) ?Sou amante de Maria?

?

n)

5

http://ccsp.com.br/anuarios/pop_pecas.php?id=2308

?

o) ?Carlos pediu a Jos? para assinar o contrato?.

?

p)

6

http://professormenegotto.blogspot.com/2011/05/orientacao-da-semana-7.html

?

?

Atividade 3

?

Os alunos dever?o realizar exerc?cios sobre ambiguidade. Exerc?cios dispon?veis em: http://www.linguacomtexto.com/download/ambiguidade.htm

?

1) Assinale o item em que o pronome relativo QU? pode causar ambiguidade:

A) O homem QUE cumprimentei ? o gerente desse banco.
B) O aluno QUE estuda vence cedo ou tarde.
C) A casa em QUE moro fica pr?xima ao centro.
D) N?o conhe?o o pai do menino QUE se acidentou.
E)         NDA (Nenhuma Das Anteriores)

2) Assinale o item em que n?o h? possibilidade de ocorrer leitura amb?gua.

A) Deixe o cigarro correndo.
B) Vendo carne aos fregueses sem pelanca.
C) Meias para mulheres pretas
D) Camas para crian?as de ferro.
E) NDA (Nenhuma Das Anteriores )

3) Nos pares de frases abaixo, apenas num dos itens temos o mesmo sentido:

A) Exigir de Pedro o livro / Exigir o livro de Pedro.
B) Olha isso a? / Olha isto aqui.
C) Quem mata as matas / As matas, quem as mata?
D) Os jogadores de futebol viram feras no Zoo / Os jogadores de futebol viram feras no jogo.
E) NDA (Nenhuma Das Anteriores) 



?

Atividade 4:

?

Os alunos em duplas ter?o de elaborar uma atividade sobre ambiguidade para que outra dupla realize o exerc?cio. Ao final, toda sala, com interven??o do professor, deve discutir os atividades elaboradas e respondidas.

Recursos Complementares

Avaliação

 A avalia??o dessa proposta consiste na percep??o dos alunos quanto ? ambiguidade ou duplo sentido apresentado nas frases e/ou express?es. ? importante que os discentes tamb?m saibam pontuar a causa da ambiguidade, resolvendo-a. Isso pode ser avaliado por meio das atividades propostas na aula.