Portal do Professor

Início do Conteúdo

III - OS TRANSPORTES: hoje vamos de carroça

Autor e Co-autor(es)

Solange Kátia Epifânio Soares imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através desta aula os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de2 a 3 anos de idade poderão:

  • Familiarizar-se com o meio de transporte - A CARROÇA;
  • Fazer um contraponto entre as semelhanças e diferenças da carroça em  relação a outros transportes conhecidos;
  • Identificar a importância e a utilidade da carroça para as pessoas que a utilizam.

Duração das atividades

Essas atividades deverão acontecer durante um dia de aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá levantar no grupo, as crianças que já andaram de carroça, pontuando:

  • Com quem você andou?
  • Onde foi ?
  • O que sentiu?

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Antes do passeio, ainda na roda inicial, o professor após fazer o levantamento prévio acerca de quem conhece ou já utilizou uma carroça para se deslocar de um lugar para outro, poderá traçar um roteiro do que irão apreciar e observar durante o passeio. Como sugestão, o professor poderá realizar durante esta aula um piquenique em um local fresco, próximo à escola.

undefined

Foto 1 - Crianças na aula passeio de carroça.

undefined

Foto 2 - Passeio de carroça.

undefined

Foto 3- Crianças e professoras observando a carroça.

undefined

Foto 4 - A turma parou durante o passeio de carroça para fazer um piquenique.

Se for possível fotografar o percurso do passeio, seria interessante construir com as crianças um "diário de bordo" com as fotos  sequenciadas em um painel (cartolina, papel madeira, etc), a ser organizado em um momento posterior. Com isso, o professor trabalhará a sequência dos acontecimentos vivenciados no passeio (início, meio e fim), a  leitura de imagens (fotografias) e, o mesmo, poderá ficar exposto em um mural fora da sala, para que a família aprecie a atividade.

Avaliação

O  professor poderá avaliar:

- o nível de envolvimento das crianças no passeio;

- as relações que estabeleceram acerca daquele meio de transporte em relação a outros (bicicleta, carro, ônibus);

- como a organização tempo/espaço está sendo construída (quem já consegue perceber a sequência dos acontecimentos).