Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-
Conceituar Pluralidade Cultural;
-
Conceituar folclore;
-
Conhecer e aprender sobre as diversas manifestações folclóricas do nosso país;
-
Manusear e conhecer o mapa político do Brasil;
-
Estudar as lendas por região brasileira;
-
Resgatar a sabedoria dos mais velhos através de pesquisas;
-
Valorizar a cultura popular e conhecer o significado e a ortografia das palavras;
-
Incentivar o gosto pela leitura, arte e danças folclóricas;
-
Desenvolver a habilidade de pesquisa pela internet;
-
Conhecer e aprender a utilizar o hipertexto como fonte enriquecedora da pesquisa.
Duração das atividades
15 dias úteis
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão ter uma noção do conceito de folclore e lenda, manifestações culturais ocorridas em todas as regiões do país.
Estratégias e recursos da aula
Desenvolvimento/Procedimento do Estudo dirigido
I
-
Em princípio todas as fases do desenvolvimento das aulas devem ser registradas através de fotografia e registro escrito no Caderno Diário da turma.
Caderno Diário- destinado ao registro diário das atividades da classe. Cada dia uma criança leva este caderno para casa e faz um relato da aula anterior, detalhando sobre o que aprenderam. No dia seguinte o aluno lê para classe o que escreveu. Este caderno objetiva a recapitulação da aula, bem como estimular a produção de texto diária.
-
Para iniciar o trabalho com as manifestações folclóricas as crianças assistirão a uma dramatização da lenda Bumba-meu-boi, encenada pelos professores da escola, que é uma lenda comum em várias regiões.
-
De volta à sala, conversar informalmente sobre as manifestações folclóricas ocorridas no país e informá-los que vamos nos deter especialmente na região nordeste, mas nada impede que conheçam as peculiaridades de outras regiões.
-
Na sala de informática, ligar os computadores e abrir a página do navegador Mozilla;
-
Digitar na barra de endereços, o endereço do site do google;
-
Consultar o link pluralidade cultural e fazer o registro no caderno de sala deste conceito;
-
No campo de pesquisa digitar a expressão folclore e fazer o registro no caderno de sala deste conceito;
-
No campo de pesquisa digitar a expressão lenda e fazer o registro no caderno de sala deste conceito;
-
Realizar uma discussão coletiva sobre estes conceitos, afim de que sejam entendidos por todos os alunos;
-
Tarefa de casa: pedir a mamãe, papai, vovó que lhe contem alguma lenda que seus pais lhe repassaram;
II
-
Pesquisar na internet o site do google o mapa do Brasil dividido por estados e imprimir;
-
Pesquisar os estados que pertencem a cada uma das regiões e suas capitais, criando uma legenda com cores para identificar cada região. Todos os alunos deverão colocar a cor amarela na região nordeste;
III
-
Pesquisar sobre as lendas do folclore brasileiro e destacando as lendas da região nordeste, imprimir e colorir, separando as lendas por região brasileira, confeccionando um pequeno livrinho;
-
Se você tiver curiosidade também pode acessar este link folclore das outras regiões , e assim conhecer as manifestações folclóricas do nosso país, certamente enriquecerá o seu conhecimento.
IV
V
-
Depois da pesquisa individual sobre o folclore brasileiro na internet e buscando as informações nos hiperlinks sugeridos, a professora sorteará uma manifestação folclórica para cada grupo de 4 crianças, que juntos deverão buscar no site do youtube vídeos que exemplifiquem cada manifestação folclórica e apresentará para a classe em data show e/ou preparar uma apresentação da manifestação folclórica do seu grupo.
Recursos Complementares
Avaliação
Será avaliado o interesse , participação, ajuda mútua da classe e o envolvimento com o trabalho.