Portal do Professor

Início do Conteúdo

Onde estamos?

Autor e Co-autor(es)

Leda Maria Correa Moura imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das atividades o aluno devera conceituar "espaço urbano", diferenciando de "espaço rural" ou "campo; também deverá conhecer como a humanidade deixou de ser nômade, passando para o sedentarismo.

Duração das atividades

01 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

diferenças entre nomadismo e sedentarismo

- conceituar: cidades

Estratégias e recursos da aula

O professor apresenta esta imagem aos alunos ( impressa, projetada, na TV).

Explica: Esta imagem, feita a partir de fotos tiradas de satélite, mostram o planeta. Estas fotos foram montadas chegando a esta imagem onde se alternam partes claras e partes escuras.

- Você já viu essa imagem antes? Onde?

- O que a imagem representa? Por que há diferença nas cores?

- O que representam as partes luminosas e as partes opacas neste mapa?

Conteúdo:        

     Para compreender este mapa, vamos voltar no tempo. Pensar no mundo quando a humanidade era nômade e, em suas andanças, firmava acampamentos temporários a fim de explorar a caça, a pesca e a coleta nos arredores. Com a domesticação de animais e o domínio de algumas técnicas agrícolas estes acampamentos deixaram de ser temporários e os grupos passaram a fixar-se em lugares que lhes davam condições de sobrevivência. Diversos fatores naturais contribuíram para a escolha de onde seria esta fixação, entre eles a topografia*, o clima* e a hidrografia*. É sabido que as primeiras civilizações estavam bastante próximas de rios, o que lhes dava água para consumo e limpezas, possibilidade de pesca e de irrigação para a agricultura. Como exemplo  podemos citar a relação da civilização mesopotâmica com os rios Tigre e Eufrates e a relação da civilização egípcia com o rio Nilo.

Para melhor compreensão da importância da hidrografia no processo de fixação da humanidade o professor pode realizar a seguinte atividade:

* Acessar o sítio do Ministério das Relações Exteriores, procurar o Departamento de Oriente Médio e Ásia Central, na página do Iraque você encontrará informações sobre o país e um pequeno mapa onde poderá ver a importância dos rios Tigre e Eufrates para a região.

* no mesmo sítio, procurar o Departamento da África, saiba mais sobre o Egito e veja o mapa, localizando nele o rio Nilo. 

Retomando o conteúdo:

O crescimento destas “aldeias”, com o desenvolvimento cada vez maior das atividades agrícolas e pastoris, foi levando à estratificação da sociedade*. Isto é, foi tornando-se necessário. Por exemplo, pessoas que dedicassem seu tempo em proteger as áreas cultivadas e os depósitos e pessoas que criassem e/ou construíssem as ferramentas que seriam utilizadas no plantio, na colheita e na transformação dos produtos.

Assim, em diversos pontos do planeta, muitos destes lugares sem comunicação nenhuma com os outros, foram desenvolvendo-se civilizações que construíram cidades mais ou menos organizadas, protegidas ou desenvolvidas.

Após explicar para os alunos o processo de sedentarização o professor apresenta o seguinte questionamento: ...e as cidades como as conhecemos agora? Será que são apenas o evoluir das aldeias destas primeiras civilizações ou sofreram outras influências? E as cidades brasileiras, como e quando se formaram? Quais fatores contribuiram para essa formação e crescimento?

Recursos Complementares

Sugestões:

1. O professor pode utilizar estes questionamentos como introdução ao tema: urbanização do Brasil.

2. o professor deve promover o entendimento das palavras que estão com asterisco no texto: estratificação da sociedade, topografia, clima, hidrografia para auxiliar a compreensão do processo.

Avaliação

A avaliação será feita por meio...

- da participação dos alunos na discussão inicial

- pela elaboração de texto a respeito da formação da cidade onde moram (ou a mais próxima caso trata-se de escola rural). Neste caso, é importante sugerir que os alunos busquem informações com os familiares - pais e avós.