Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Ao final das atividades o aluno devera conceituar "espaço urbano", diferenciando de "espaço rural" ou "campo; também deverá conhecer como a humanidade deixou de ser nômade, passando para o sedentarismo.
- diferenças entre nomadismo e sedentarismo
- conceituar: cidades
O professor apresenta esta imagem aos alunos ( impressa, projetada, na TV).
Explica: Esta imagem, feita a partir de fotos tiradas de satélite, mostram o planeta. Estas fotos foram montadas chegando a esta imagem onde se alternam partes claras e partes escuras.
- Você já viu essa imagem antes? Onde?
- O que a imagem representa? Por que há diferença nas cores?
- O que representam as partes luminosas e as partes opacas neste mapa?
Conteúdo:
Para compreender este mapa, vamos voltar no tempo. Pensar no mundo quando a humanidade era nômade e, em suas andanças, firmava acampamentos temporários a fim de explorar a caça, a pesca e a coleta nos arredores. Com a domesticação de animais e o domínio de algumas técnicas agrícolas estes acampamentos deixaram de ser temporários e os grupos passaram a fixar-se em lugares que lhes davam condições de sobrevivência. Diversos fatores naturais contribuíram para a escolha de onde seria esta fixação, entre eles a topografia*, o clima* e a hidrografia*. É sabido que as primeiras civilizações estavam bastante próximas de rios, o que lhes dava água para consumo e limpezas, possibilidade de pesca e de irrigação para a agricultura. Como exemplo podemos citar a relação da civilização mesopotâmica com os rios Tigre e Eufrates e a relação da civilização egípcia com o rio Nilo.
Para melhor compreensão da importância da hidrografia no processo de fixação da humanidade o professor pode realizar a seguinte atividade:
* Acessar o sítio do Ministério das Relações Exteriores, procurar o Departamento de Oriente Médio e Ásia Central, na página do Iraque você encontrará informações sobre o país e um pequeno mapa onde poderá ver a importância dos rios Tigre e Eufrates para a região.
* no mesmo sítio, procurar o Departamento da África, saiba mais sobre o Egito e veja o mapa, localizando nele o rio Nilo.
Retomando o conteúdo:
O crescimento destas “aldeias”, com o desenvolvimento cada vez maior das atividades agrícolas e pastoris, foi levando à estratificação da sociedade*. Isto é, foi tornando-se necessário. Por exemplo, pessoas que dedicassem seu tempo em proteger as áreas cultivadas e os depósitos e pessoas que criassem e/ou construíssem as ferramentas que seriam utilizadas no plantio, na colheita e na transformação dos produtos.
Assim, em diversos pontos do planeta, muitos destes lugares sem comunicação nenhuma com os outros, foram desenvolvendo-se civilizações que construíram cidades mais ou menos organizadas, protegidas ou desenvolvidas.
Após explicar para os alunos o processo de sedentarização o professor apresenta o seguinte questionamento: ...e as cidades como as conhecemos agora? Será que são apenas o evoluir das aldeias destas primeiras civilizações ou sofreram outras influências? E as cidades brasileiras, como e quando se formaram? Quais fatores contribuiram para essa formação e crescimento?
Sugestões:
1. O professor pode utilizar estes questionamentos como introdução ao tema: urbanização do Brasil.
2. o professor deve promover o entendimento das palavras que estão com asterisco no texto: estratificação da sociedade, topografia, clima, hidrografia para auxiliar a compreensão do processo.
A avaliação será feita por meio...
- da participação dos alunos na discussão inicial
- pela elaboração de texto a respeito da formação da cidade onde moram (ou a mais próxima caso trata-se de escola rural). Neste caso, é importante sugerir que os alunos busquem informações com os familiares - pais e avós.