Maria do Perpetuo Socorro Rocha
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dan?a: Apreciar e dan?ar |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva |
?
Faz-se necess?rio que haja o dom?nio da leitura e da escrita devido ? atividade de leitura e interpreta??o.
?
?
Ser? apresentada a seguinte hist?ria da autora Sara Conn Bryant:
?
A Margaridinha Branca
Margaridinha Branca dormia na sua casa, embaixo da terra. Um dia, bateram ? sua porta:
_ Toc... toc...toc... Margarida, sou a Chuva! Quero entrar na sua casa!
_ N?o, n?o, Dona Chuva. Vou ficar toda molhada;
A Chuva foi-se embora. A Margaridinha continuou dormindo. Passou o tempo. Bateram outra vez ? sua porta:
- Chu... Chu...chu... Margarida, sou o Vento! Quero entrar na sua casa!
_ N?o, n?o Senhor Vento. Vou ficar despenteada!
O Vento foi-se embora. A margaridinha continuou dormindo at? ouvir outro barulho.
- Flap... flap...flap.. Margarida, sou o Sol!Quero entrar na sua casa.
_ N?o, n?o, Senhor Sol. Vou ficar toda queimada.
O Sol foi-se embora. A Margaridinha continuou o seu sono.
Mas, um dia, ela escutou tr?s vozes alegres:
_ Toc...toc..chu..chu..flap..flap..Margarida somos a Chuva, o Vento e o Sol! Viemos buscar voc? para ver a primavera!.
A Chuva pegou a m?o direita da Margaridinha, o Sol pegou a m?o esquerda, o Vento soprou de mansinho e... ? maravilha! Margaridinha estava num jardim cheio de flores. As crian?as e os p?ssaros cantavam:
? A primavera chegou... A primavera chegou..?
Ser? feito a interpreta??o oral, sobre os personagens, a ordem em que eles apareceram na hist?ria, significado de algumas palavras como mansinho. Explicar oralmente atrav?s de globo terrestre e duas gravuras com os movimentos da Terra de rota??o e transla??o, o que cada um origina. Principalmente em rela??o as esta??es do ano.
Dispon?vel em:http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-translacao.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-rotacao.htm
O professor dever? realizar uma interpreta??o escrita, que poder? ser digitada e xerocada para os alunos:
01)Interpretando o texto:
a) Qual ? o nome da hist?ria?
b) Quem ? a autora?
c) Quantos par?grafos tem esta hist?ria?
d) Quem ? a personagem principal da hist?ria?
e) Quais s?o os outros personagens da hist?ria?
f) Onde ocorreu a hist?ria?
02) Para cada personagem, a Margaridinha foi respondendo por que n?o ia acordar. Escreva o que ela respondeu para:
?
?
|
? |
?
|
? |
? |
? |
?
03) Numere as frases de acordo com a sequencia do texto:
( ) O Vento bate ? sua porta, mas Margaridinha continuou dormindo.
( ) O Sol foi-se embora. A Margaridinha continua dormindo.
( ) Margaridinha Branca dormia na sua casa, embaixo da Terra.
( ) A Chuva bate ? sua porta.
( ) A Chuva, o Vento e o Sol batem na porta de Margaridinha.
( ) Ela escutou tr?s vozes alegres.
04) Relacione as colunas corretamente:
( 1 ) A Chuva ( ) Flap...flap...flap...
( 2 ) O Vento ( ) Chu... chu...chu...
( 3 ) O Sol ( ) Toc... toc...toc..
?
Os alunos dever?o fazer um desenho sobre a hist?ria no Caderno de Desenho, com l?pis de cor, canetinhas ou giz de cera.
Durante quinze dias os alunos dever?o fazer os ensaios para a dramatiza??o da hist?ria , apresenta??o da dan?a pelas meninas da m?sica da cantora Eliana: Primavera. Neste tempo dever?o ser confeccionadas as roupas dos personagens: A Margaridinha, a Chuva, o Vento e o Sol, duas borboletas, dois besouros, quatro flores, uma joaninha, uma lib?lula
A dan?a poder? ser uma saia estampada com flores, busti?, e confeccionar flores para colocar no rostinho de cada menina.
Tamb?m dever? ser escolhido alguns meninos para fazer os sons das vozes dos personagens quando estiverem batendo ? sua porta..
Dever? ser apresentada para os alunos da escola:
a) Dramatiza??o da hist?ria; A Margaridinha Branca
?
?
?
b) A dan?a da M?sica: Primavera da cantora Eliana:
?
?
?
Ser? observado os seguintes t?picos nesta aula:
? O dom?nio da leitura oral e silenciosa;
? Observar quanto a interpreta??o oral e escrita;
? Se compreende o que ? o come?o, meio e fim de uma hist?ria;
? Identifica os personagens principais;
? O local em que ocorreu a hist?ria;
? O interesse a participa??o de todos;
? A desenvoltura para dramatizar e dan?ar.