Portal do Professor

Início do Conteúdo

Hist?rias Infantis:Leitura e dramatiza??o

Autor e Co-autor(es)

Maria do Perpetuo Socorro Rocha imagem do usuário

BRASILIA - DF EC 43 DE CEILANDIA

Maria do Perpetuo Socorro Rocha

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Inicial Artes Dan?a: Apreciar e dan?ar
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver melhor a leitura e escrita;
  • Desenvolver a capacidade de interpretar textos;
  • Desenvolver a sua express?o corporal;
  • Desenvolver a capacidade de memoriza??o;
  • Desenvolver a criatividade art?stica;
  • Conhecer sobre os movimentos da Terra e os eles originam.  

 

Duração das atividades

A aula dever? ocorrer em quatro momentos em 3 horas. Mas devido aos ensaios para a dramatiza??o, a dan?a, confec??o das roupas, ser?o em 15 dias.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Faz-se necess?rio que haja o dom?nio da leitura e da escrita devido  ?  atividade de leitura e interpreta??o.

Estratégias e recursos da aula

?

1? momento:

?

Ser? apresentada a seguinte hist?ria da autora Sara Conn Bryant:

?

A  Margaridinha Branca

            Margaridinha  Branca dormia na sua casa, embaixo da terra. Um dia, bateram ? sua porta:

            _ Toc... toc...toc... Margarida, sou a Chuva! Quero entrar na sua casa!

            _ N?o, n?o, Dona Chuva. Vou ficar toda molhada;

            A Chuva foi-se embora. A  Margaridinha  continuou dormindo. Passou o tempo. Bateram outra vez ? sua porta:

            - Chu... Chu...chu... Margarida, sou o Vento! Quero entrar na sua casa!

            _ N?o, n?o Senhor Vento. Vou ficar despenteada!

            O Vento foi-se embora. A margaridinha continuou dormindo at? ouvir outro barulho.

            - Flap... flap...flap.. Margarida, sou o Sol!Quero entrar na sua casa.

            _ N?o, n?o, Senhor Sol. Vou ficar toda queimada.

            O Sol foi-se embora. A Margaridinha continuou o seu sono.

            Mas, um dia, ela escutou tr?s vozes alegres:

            _ Toc...toc..chu..chu..flap..flap..Margarida somos  a Chuva, o Vento e o Sol! Viemos buscar voc? para ver a primavera!.

            A Chuva pegou  a  m?o  direita da Margaridinha, o Sol pegou a m?o esquerda, o Vento soprou de mansinho e... ? maravilha! Margaridinha estava num jardim cheio de flores. As crian?as e os p?ssaros cantavam:

            ? A  primavera chegou... A primavera chegou..?

2? momento:

Ser? feito a interpreta??o oral, sobre os  personagens, a ordem em que eles apareceram na hist?ria, significado de algumas palavras como mansinho.  Explicar oralmente atrav?s de  globo terrestre e duas gravuras com os movimentos da  Terra de rota??o e transla??o, o que cada um origina. Principalmente em rela??o as esta??es do ano.

                                transla????o3  rota????o 6

Dispon?vel em:http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-translacao.htm

                         http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-rotacao.htm

3? momento:

O professor dever? realizar uma interpreta??o escrita, que poder?  ser  digitada e xerocada para  os  alunos:

01)Interpretando o texto:

a) Qual  ? o nome  da hist?ria?

b) Quem ? a autora?

c) Quantos  par?grafos tem esta hist?ria?

d) Quem ? a personagem principal da hist?ria?

e) Quais s?o  os  outros personagens da hist?ria?

f) Onde ocorreu  a hist?ria?

  02) Para cada personagem, a Margaridinha foi respondendo por que n?o ia acordar. Escreva o que ela respondeu  para:

?

?

chuva

?

?

vcento

?

sol

?

?

?

03) Numere as frases de acordo com a sequencia do texto:

(      ) O Vento bate ? sua porta, mas Margaridinha continuou  dormindo.

(      )  O Sol  foi-se embora. A Margaridinha continua dormindo.

(      )  Margaridinha Branca dormia na sua casa, embaixo da Terra.

(      ) A  Chuva bate ?  sua porta.

(      )  A Chuva, o Vento e o Sol batem na porta de Margaridinha.

(      ) Ela  escutou tr?s  vozes  alegres.

04) Relacione as colunas corretamente:

      (   1  )  A Chuva                        (       ) Flap...flap...flap...

      (   2  ) O Vento                         (       ) Chu... chu...chu...

      (   3  ) O Sol                              (       ) Toc... toc...toc..

?

4? momento:

Os alunos  dever?o fazer  um desenho sobre a hist?ria  no  Caderno de Desenho, com l?pis de cor, canetinhas ou giz de cera.

5? momento:

Durante  quinze  dias os alunos dever?o fazer os ensaios  para a dramatiza??o da hist?ria ,  apresenta??o da dan?a pelas meninas da m?sica da cantora Eliana: Primavera. Neste tempo dever?o ser confeccionadas as roupas  dos personagens: A Margaridinha, a Chuva, o Vento e o Sol, duas borboletas, dois besouros, quatro  flores, uma joaninha, uma lib?lula

A dan?a poder? ser uma saia estampada com flores, busti?, e confeccionar flores para colocar no rostinho de cada menina.

Tamb?m dever? ser escolhido alguns meninos para fazer os sons das vozes dos personagens quando estiverem batendo ? sua porta..

6? momento:

Dever? ser apresentada  para  os   alunos da escola:   

a) Dramatiza??o da hist?ria; A Margaridinha Branca

?

     foto      foto12

?

        foto6  foto28

?

 b) A dan?a da M?sica: Primavera da cantora Eliana:

      

foto25  foto8

  foto27  foto17

?

    

Recursos Complementares

Avaliação

?

Ser?  observado os seguintes t?picos nesta aula:

?  O dom?nio da leitura oral e silenciosa;

?  Observar quanto  a interpreta??o oral e escrita;

?   Se compreende o que ? o come?o, meio e fim de uma hist?ria;

?    Identifica os personagens principais;

?   O local em que ocorreu a hist?ria;

?   O interesse a participa??o de todos;

?   A desenvoltura para dramatizar e dan?ar.