AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
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Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.
Problema: Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente ao estudo dos espelhos esféricos côncavos para compreender as características das imagens por elas conjugadas. Para isso, altere a posição do objeto, clicando com o mouse sobre ele e arrastando-o ao longo do eixo principal do espelho. Quando o objeto é colocado próximo ao espelho, numa distância menor que a distância focal, qual a característica da imagem formada? E quando o objeto é colocado exatamente sobre o ponto focal do espelho, qual a característica da imagem conjugada? Analise também a imagem conjugada pelo espelho quando o objeto é colocado numa posição igual ao dobro da distância focal do espelho, ou seja, no seu centro de curvatura.

Gestão de Erros

2.
Problema: Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente ao estudo dos espelhos esféricos convexos para compreender as características das imagens por elas conjugadas. Para isso, altere a posição do objeto, clicando com o mouse sobre ele e arrastando-o ao longo do eixo principal do espelho. Qual a característica da imagem conjugada por esse tipo de espelho? Essas características se alteram à medida em que se modifica a posição do objeto?

Gestão de Erros



DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.


1.

Desafio: Um espelho côncavo produz uma imagem real invertida de mesmo tamanho que um objeto situado a 40 cm de distância.

Gestão de Erros  
a) Determine a distância focal do espelho;

b) Faça um esquema.



2.

Desafio: Um objeto é colocado diante de um espelho côncavo, que respeita as condições de Gauss. Sabendo-se que o espelho conjuga uma imagem real, três vezes menor que o objeto, numa posição distante 12 cm do seu vértice, determine:


Gestão de Erros  
a) se a imagem é direita ou invertida;

b) a distância do objeto em relação ao espelho;

c) a distância focal do espelho.



3.

Desafio: Um ator, ao se maquiar, utilizando um espelho esférico côncavo de raio de curvatura igual a 1 metro, vê seu olho com o dobro do tamanho. Determine a distância entre o olho do ator e o espelho.


Gestão de Erros  

QUESTÕES DE VESTIBULAR


1.
Vestibular: (UFAL) Se um objeto real se encontra no foco de um espelho esférico côncavo, a sua imagem vai se formar:


Gestão de Erros
a) No vértice do espelho.

b) No centro de curvatura do espelho.

c) Entre o centro de curvatura e o foco do espelho.

d) Entre o foco e o vértice do espelho.

e) No infinito.




2.

Vestibular: (PUC-PR) Com relação à formação de imagens em espelhos côncavos, considere as seguintes afirmações:

I - Raios luminosos que incidem paralelamente ao eixo do espelho, quando refletidos, passam pelo foco.

II - Raios luminosos, incidindo no centro de curvatura do espelho, são refletidos na mesma direção.

III - Raios luminosos, partindo do foco, são refletidos paralelamente ao eixo do espelho.

IV- Uma imagem virtual produzida pelo espelho pode ser projetada num anteparo.


Gestão de Erros  
a) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.

b) Apenas as afirmativas II, III, e IV são corretas.

c) Apenas as afirmativas I, II e III são corretas.

d) Todas as afirmativas são corretas.

e) Nenhuma das afirmativas é correta.



3.

Vestibular: UFSC - Utilizando um espelho esférico, deseja-se obter uma imagem " I" de um determinado objeto "O". Sabendo-se que a imagem deve ser direita e reduzida a 1/5 da altura do objeto, e que deve ficar localizada a 12 cm do espelho, pode-se afirmar que deve ser utilizado um espelho:


Gestão de Erros  
a) côncavo, com raio de curvatura igual a 60 cm.

b) côncavo, com raio de curvatura igual a 10 cm.

c) convexo, com raio de curvatura igual a 10 cm.

d) convexo, com raio de curvatura igual a 30 cm.

e) convexo, com raio de curvatura igual a 60 cm.



DICAS

ESPELHOS ESFÉRICOS
Descrição: Apresenta um guia de experimento que possibilita ao aluno verificar como ocorre a formação da imagem real em espelhos esféricos e utilizar a equação de Gauss para determinar a distância focal de um espelho côncavo.
Acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17927

ESPELHOS DE GAUSS
Descrição: Atividade visando à discussão sobre as características dos espelhos esféricos.
Acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=942



PROJEÇÃO DE IMAGENS UTILIZANDO ESPELHOS ESFÉRICOS
Descrição: Permite a visualização de imagens reais formadas por espelhos côncavos e o estudo de como se calcular a distância focal dos espelhos utilizando a equação de Gauss.
Acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14431