Prezado(a)
Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:
Vamos nessa, Brasil!
PROBLEMAS,
DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema:
Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente
ao estudo dos espelhos esféricos côncavos
para compreender as características das imagens
por elas conjugadas. Para isso, altere a posição
do objeto, clicando com o mouse sobre ele e arrastando-o
ao longo do eixo principal do espelho. Quando o objeto
é colocado próximo ao espelho, numa distância
menor que a distância focal, qual a característica
da imagem formada? E quando o objeto é colocado
exatamente sobre o ponto focal do espelho, qual a característica
da imagem conjugada? Analise também a imagem conjugada
pelo espelho quando o objeto é colocado numa posição
igual ao dobro da distância focal do espelho, ou
seja, no seu centro de curvatura. |
 |
|
2. |
Problema:
Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente
ao estudo dos espelhos esféricos convexos para
compreender as características das imagens por
elas conjugadas. Para isso, altere a posição
do objeto, clicando com o mouse sobre ele e arrastando-o
ao longo do eixo principal do espelho. Qual a característica
da imagem conjugada por esse tipo de espelho? Essas características
se alteram à medida em que se modifica a posição
do objeto? |
 |
|
DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio: Um
espelho côncavo produz uma imagem real invertida de
mesmo tamanho que um objeto situado a 40 cm de distância.
|
 |
|
a)
Determine a distância focal do espelho;
b) Faça um esquema.
|
2. |
Desafio: Um
objeto é colocado diante de um espelho côncavo,
que respeita as condições de Gauss. Sabendo-se
que o espelho conjuga uma imagem real, três vezes menor
que o objeto, numa posição distante 12 cm do
seu vértice, determine:
|
 |
|
a)
se a imagem é direita ou invertida;
b) a distância do objeto em relação ao
espelho;
c) a distância focal do espelho.
|
3. |
Desafio: Um
ator, ao se maquiar, utilizando um espelho esférico
côncavo de raio de curvatura igual a 1 metro, vê
seu olho com o dobro do tamanho. Determine a distância
entre o olho do ator e o espelho.
|
 |
|
|
QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
(UFAL) Se um objeto real se encontra no foco de um
espelho esférico côncavo, a sua imagem vai se formar:
|
 |
a)
No vértice do espelho.
b) No centro de curvatura do espelho.
c) Entre o centro de curvatura e o foco do espelho.
d) Entre o foco e o vértice do espelho.
e) No infinito.
|
2. |
Vestibular:
(PUC-PR) Com relação à formação
de imagens em espelhos côncavos, considere as seguintes
afirmações:
I - Raios luminosos que incidem paralelamente ao eixo do espelho,
quando refletidos, passam pelo foco.
II - Raios luminosos, incidindo no centro de curvatura do
espelho, são refletidos na mesma direção.
III - Raios luminosos, partindo do foco, são refletidos
paralelamente ao eixo do espelho.
IV- Uma imagem virtual produzida pelo espelho pode ser projetada
num anteparo.
|
 |
|
a)
Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
b) Apenas as afirmativas II, III, e IV são corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III são corretas.
d) Todas as afirmativas são corretas.
e) Nenhuma das afirmativas é correta.
|
|