AVALIAÇÃO
COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS |
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Prezado
(a) Estudante,
Prezado (a) Professor (a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:
Vamos nessa, Brasil!
PROBLEMAS,
DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema:
Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente
ao estudo das lentes esféricas convergentes para
compreender as características das imagens por
elas conjugadas. Para isso, altere a posição
do objeto, clicando com o mouse sobre ele e arrastando-o
ao longo do eixo principal da lente. Quando o objeto é
colocado próximo à lente, numa distância
menor que a distância focal, qual a característica
da imagem formada? E quando o objeto é colocado
exatamente sobre o ponto focal da lente, qual a característica
da imagem conjugada? Analise, também, as características
da imagem conjugada quando o objeto é colocado
no ponto antiprincipal da lente.
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2. |
Problema:
Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente
ao estudo das lentes esféricas divergentes para
compreender as características das imagens por
elas conjugadas. Para isso, altere a posição
do objeto, clicando com o mouse sobre ele e arrastando-o
ao longo do eixo principal da lente. Qual a característica
da imagem conjugada por esse tipo de lente? Essas características
se alteram na medida em que se modifica a posição
do objeto? |
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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio: Com
uma lente delgada, projeta-se, em um anteparo, a imagem de
um objeto luminoso de 6 cm de altura e situado a 20 cm da
lente. Sabendo-se que a distância do anteparo à
lente é de 120 cm:
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a)
determine o tipo de lente e sua distância focal;
b) determine o tamanho da imagem conjugada;
c) faça um esquema.
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2. |
Desafio: Uma
lente produz sobre um anteparo fixo uma imagem de tamanho
a de um objeto de tamanho O.
A mesma lente, em outra posição, produz, sobre
o mesmo anteparo, outra imagem de tamanho b
do mesmo objeto. Demonstre que .
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3. |
Desafio: Em
relação ao desafio anterior, sendo D a distância
entre o objeto e a tela e d a distância entre as duas
posições da lente, demonstre que a distância
focal da lente pode ser calculada pela equação
.
OBS.: Essa equação consiste no método
de Bessel para a determinação do foco de uma
lente convergente.

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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
(IME-RJ) Um objeto dista 60 cm de uma lente convergente
e sua imagem forma-se a 30 cm da mesma. A distância focal
e a convergência valem, respectivamente:
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a)
20 cm e 10 di
b) 10 cm e 7 di
c) 15 cm e 8 di
d) 0,12 m e 5 di
e) 0,2 m e 5 di
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2. |
Vestibular:
(UFPA) Em relação a uma lente delgada
convergente de distância focal igual a 2,0 cm, um objeto
luminoso frontal de 3,0 cm de altura, que se encontra a 6,0
cm de distância da lente, tem uma imagem:
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a)
inversa, menor que o objeto e a 3,0 cm de distância
da lente.
b) inversa, maior que o objeto e a 3,0 cm de distância
da lente.
c) inversa, menor que o objeto e a 6,0 cm de distância
da lente.
d) inversa, maior que o objeto e a 6,0 cm de distância
da lente.
e) direita, menor que o objeto e a 3 cm de distância
da lente.
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3. |
Vestibular:
(ITA) Uma lente esférica de vidro, delgada,
convexo-côncava, imersa no ar, tem o raio da suferfície
côncava igual a 20,0 cm e o da superfície convexa
igual a 40,0 cm. Sabendo-se que o índice de refração
do vidro, em relação ao ar, é igual a
1,5, o valor da distância focal da lente, em metros,
vale:
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a)
- 0,1.
b) - 0,3.
c) 0,4.
d) - 0,8.
e) 0,9.
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DICAS
LUZ E NOÇÕES
DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
Descrição: Possibilita a verificação de como
uma imagem é formada por uma lente convergente. Permite que se
compreenda como os conceitos de luz e cores estão relacionados,
além do estudo dos princípios básicos da ótica
geométrica (propagação retilínea da luz, reversibilidade
na trajetória da luz e independência dos raios de luz).
Acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1322
LENTES ESFÉRICAS
Descrição: Apresenta um guia esquemático de experimento
que possibilita ao aluno observar as características das imagens
formadas por lentes esféricas e, assim, saber identificar o tipo
de lente que deve ser utilizada em determinados objetos, tais como: lupa,
óculos para pessoas que possuem miopia e óculos para pessoas
que possuem hipermetropia.
Acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14432
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