AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
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Prezado (a) Estudante,
Prezado (a) Professor (a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.
Problema: Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente ao estudo das lentes esféricas convergentes para compreender as características das imagens por elas conjugadas. Para isso, altere a posição do objeto, clicando com o mouse sobre ele e arrastando-o ao longo do eixo principal da lente. Quando o objeto é colocado próximo à lente, numa distância menor que a distância focal, qual a característica da imagem formada? E quando o objeto é colocado exatamente sobre o ponto focal da lente, qual a característica da imagem conjugada? Analise, também, as características da imagem conjugada quando o objeto é colocado no ponto antiprincipal da lente.

Gestão de Erros

2.
Problema: Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente ao estudo das lentes esféricas divergentes para compreender as características das imagens por elas conjugadas. Para isso, altere a posição do objeto, clicando com o mouse sobre ele e arrastando-o ao longo do eixo principal da lente. Qual a característica da imagem conjugada por esse tipo de lente? Essas características se alteram na medida em que se modifica a posição do objeto?

Gestão de Erros



DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.


1.

Desafio: Com uma lente delgada, projeta-se, em um anteparo, a imagem de um objeto luminoso de 6 cm de altura e situado a 20 cm da lente. Sabendo-se que a distância do anteparo à lente é de 120 cm:

Gestão de Erros  
a) determine o tipo de lente e sua distância focal;

b) determine o tamanho da imagem conjugada;

c) faça um esquema.



2.

Desafio: Uma lente produz sobre um anteparo fixo uma imagem de tamanho a de um objeto de tamanho O. A mesma lente, em outra posição, produz, sobre o mesmo anteparo, outra imagem de tamanho b do mesmo objeto. Demonstre que .

Gestão de Erros  


3.

Desafio: Em relação ao desafio anterior, sendo D a distância entre o objeto e a tela e d a distância entre as duas posições da lente, demonstre que a distância focal da lente pode ser calculada pela equação .

OBS.: Essa equação consiste no método de Bessel para a determinação do foco de uma lente convergente.



Gestão de Erros  


QUESTÕES DE VESTIBULAR


1.
Vestibular: (IME-RJ) Um objeto dista 60 cm de uma lente convergente e sua imagem forma-se a 30 cm da mesma. A distância focal e a convergência valem, respectivamente:

Gestão de Erros
a) 20 cm e 10 di

b) 10 cm e 7 di

c) 15 cm e 8 di

d) 0,12 m e 5 di

e) 0,2 m e 5 di




2.

Vestibular: (UFPA) Em relação a uma lente delgada convergente de distância focal igual a 2,0 cm, um objeto luminoso frontal de 3,0 cm de altura, que se encontra a 6,0 cm de distância da lente, tem uma imagem:

Gestão de Erros  

a) inversa, menor que o objeto e a 3,0 cm de distância da lente.

b) inversa, maior que o objeto e a 3,0 cm de distância da lente.

c) inversa, menor que o objeto e a 6,0 cm de distância da lente.

d) inversa, maior que o objeto e a 6,0 cm de distância da lente.

e) direita, menor que o objeto e a 3 cm de distância da lente.



3.

Vestibular: (ITA) Uma lente esférica de vidro, delgada, convexo-côncava, imersa no ar, tem o raio da suferfície côncava igual a 20,0 cm e o da superfície convexa igual a 40,0 cm. Sabendo-se que o índice de refração do vidro, em relação ao ar, é igual a 1,5, o valor da distância focal da lente, em metros, vale:

Gestão de Erros  
a) - 0,1.

b) - 0,3.

c) 0,4.

d) - 0,8.

e) 0,9.



DICAS

LUZ E NOÇÕES DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
Descrição: Possibilita a verificação de como uma imagem é formada por uma lente convergente. Permite que se compreenda como os conceitos de luz e cores estão relacionados, além do estudo dos princípios básicos da ótica geométrica (propagação retilínea da luz, reversibilidade na trajetória da luz e independência dos raios de luz).
Acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1322


LENTES ESFÉRICAS
Descrição: Apresenta um guia esquemático de experimento que possibilita ao aluno observar as características das imagens formadas por lentes esféricas e, assim, saber identificar o tipo de lente que deve ser utilizada em determinados objetos, tais como: lupa, óculos para pessoas que possuem miopia e óculos para pessoas que possuem hipermetropia.
Acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14432