Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
? Ouvir e contar hist?rias;
? Construir coletivamente uma caixa de hist?rias para o grupo;
? Brincar de contar hist?rias utilizando a caixa como recurso;
? Experimentar novos enredos para a mesma hist?ria;
? Compartilhar de um espa?o de express?o entre crian?as e adultos, atrav?s da conta??o de hist?rias;
? Desfrutar de momentos l?dicos e de muita imagina??o;
? Manipular livros de literatura infantil;
? Conversar sobre a hist?ria escutada;
? Recontar a hist?ria ? sua maneira.
Esta aula n?o exige conhecimentos pr?vios.
Literatura Infantil: Caixa de Hist?ria
Professor, esta aula poder? ser executada com crian?as de faixa et?ria compreendida entre 02 e 04 anos de idade, considerando as devidas adapta??es. A dura??o da atividade ? um fator importante de ser observado, sabemos que em geral as crian?as menores t?m um tempo menor de concentra??o.
1? Momento: Apresenta??o da Hist?ria
Este primeiro momento ser? dedicado ? narra??o da hist?ria. Escolhemos o livro ?A Casa Sonolenta?, porque as crian?as nesta idade ficam encantadas com hist?rias que apresentam repeti??es.
Professor, outros livros poder?o ser explorados, este ? apenas um exemplo. Esta foi a nossa experi?ncia.
Organize um espa?o aconchegante para que este momento possa acontecer de maneira especial. Poder? ser uma roda, as crian?as sentadas sobre um tapete ou sobre almofadas.
Professor, lembre que antes de contar uma hist?ria ? fundamental que se tenha feito algumas leituras pr?vias, no sentido de estabelecer uma familiaridade com o texto antes do trabalho com as crian?as. O momento de contar uma hist?ria, por mais simples que pare?a, deve ser cuidadosamente preparado.
Depois de as crian?as ouvirem a hist?ria, ser? importante um tempo para que possam expressar suas emo??es e impress?es. Um tempo para relembrarem os personagens sonolentos e recontarem a hist?ria. Para isso, as crian?as dever?o ter a oportunidade de manusear o livro e ler as imagens, o que as possibilitar? mudar o enredo e criar outras hist?rias. Professor, observe o ritmo de cada grupo e o tempo de envolvimento das crian?as na atividade.
Da hist?ria contada, outros momentos poder?o surgir. Em nossa experi?ncia, a hist?ria derivou um projeto na sala de artes: A constru??o da ?Casa Sonolenta? com seus elementos e personagens.
Imagem da capa do livro
Fonte :http://miltonribeiro.opsblog.org/2009/11/04/um-certo-livro-infantil/ - acesso em 06/11/2011.
2? Momento: A constru??o da casa sonolenta.
Professor, para constru??o da casa, organize um espa?o adequado para trabalhar com papietagem.
Separe uma caixa de papel?o com tampa (tamanho m?dio) e prepare os materiais.
Materiais Necess?rios:
? Cola caseira;
? Papel kraft rasgado em pequenas tiras.
Receita da cola caseira:
? 01 (um) litro de ?gua fria;
? 06 (seis) ou 07 (sete) colheres de sopa de farinha de trigo;
Leve ao fogo os ingredientes, mexendo sempre, para, depois de cozida, acrescentar gotas de vinagre para maior durabilidade da cola.
As crian?as ir?o cortar o papel kraft em pequenas tiras. Escolhemos este tipo de papel (mais grosso), porque nosso objetivo ? refor?ar a caixa, al?m de dar a ela uma nova cobertura.
Com crian?as pequenas, as etapas de cortar o papel e depois col?-lo sobre a caixa, dever?o ser realizadas em dias diferentes, a fim de n?o ultrapassar o tempo delas de envolvimento e concentra??o.
Depois de cortado o papel, separe-o para ser utilizado num outro dia. Ser? importante comunicar cada etapa do trabalho para as crian?as. Na execu??o da pr?xima etapa, recupere a anterior para que as crian?as entendam e acompanhem o processo. O resultado final n?o dever? levar muito tempo ou corre-se o risco de o projeto perder o sentido para o grupo.
Num pr?ximo encontro, busque o papel picado e ent?o ser? a vez da colagem. Coloque a caixa no centro de uma mesa, organize as crian?as em volta e d? in?cio ao trabalho de papietagem. As crian?as passam a cola no papel e depois depositam sobre a caixa, at? completar uma camada em volta desta.
A t?cnica de papietagem consiste em colar papel sobre papel, formando camadas sobrepostas aplicadas sobre uma superf?cie dura. Para que o trabalho de papietagem tenha maior ?xito, ser? importante deixar secar cada camada para aplicar uma pr?xima. Neste projeto, realizamos tr?s etapas de colagem, em dias diferentes.
Professor, ? importante que as crian?as possam se lambuzar com a cola, faz parte do processo e ? o mais gostoso. N?o vamos massacrar o prazer das crian?as no contato e envolvimento com o material, em busca de um resultado pr?-definido pelo adulto. N?o ser? necess?rio que todas as crian?as do grupo estejam envolvidas na atividade ao mesmo tempo. Um ponto fundamental para o trabalho com crian?as pequenas ? a organiza??o de espa?os e atividades paralelas no sentido de garantir o atendimento as especificidades e ritmos das crian?as.
3? Momento: Pintura da caixa/casa.
A caixa ser? a Casa Sonolenta. Para esta sess?o de pintura, recorremos ao livro e retomamos a hist?ria. As crian?as pequenas adoram ouvir a mesma hist?ria muitas vezes.
Observando as imagens do livro, as crian?as identificaram que a cor da casa era em tons de azul e foi assim que decidimos pintar nossa casa (caixa): tamb?m de azul.
Professor, para este momento, organize um espa?o adequado para a pintura da caixa.
Materiais necess?rios:
? A caixa;
? Pinc?is, um para cada crian?a;
? Tintas (em nosso caso, utilizamos diferentes nuan?as de azul).
Depois de organizados o espa?o e o material, m?os ? obra!!! Coloque a caixa no centro da mesa, e as crian?as, em volta dela, v?o realizando a pintura coletivamente. Professor, se o n?mero de crian?as do grupo for grande, dever? ser feita mais de uma caixa. Outra alternativa (no caso, de um grupo maior) ser? dividir as diferentes tarefas em pequenos grupos, de modo que um grupo pinta a caixa e os outros pintam os mobili?rios.
4? Momento: Constru??o do mobili?rio/cama.
Para a nossa casa, fizemos apenas a cama, que ? o mobili?rio de maior refer?ncia na hist?ria.
Professor, construa a cama com caixas pequenas e de um tamanho que caiba dentro da caixa (casa) fechada. Utilize uma caixa para representar a cabeceira e outra, para o colch?o. Cole uma caixa na outra com fita crepe e posteriormente realize o processo de papietagem em duas etapas. Terminado o trabalho de papietagem, avance para a pintura exatamente como foi feito com a casa.
Para a pintura da cama, nosso grupo escolheu a cor marrom, orientados pelas imagens do livro.
5? Momento: Elabora??o dos personagens.
Para a elabora??o dos personagens, confeccionamos apenas a vov?, o menino e o ratinho. Os outros animais foram pesquisados na escola, entre os brinquedos, e adaptados para nossa caixa de hist?ria.
As crian?as maiores ajudaram na confec??o da vov? e do menino, e o ratinho foi feito em tecido, pela professora do grupo.
Os bonecos (vov? e menino) poder?o ser feitos com tampa de garrafa, revestidos de tecido e amarrados, para representar a cabe?a. O corpo, os bra?os e as pernas poder?o ser feitos com tecidos tran?ados e amarrados com barbante ou tiras de tecido. Depois de pronta a estrutura do boneco, pinte o rosto de cada personagem para representar os olhos, o nariz e a boca. Prepare roupas para vesti-los.
Material necess?rio:
? Tampas de garrafa ou de potes pl?sticos;
? Retalhos e tiras de tecido;
? Barbante;
? Canetas para pintura em tecido (para o desenho do rosto)
6? Momento: Brincando e contando hist?rias com a caixa.
A Casa Sonolenta
Foto 1: Fonte, arquivo da autora - N?cleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) ? 2011
?
Foto 2 e 3: Fonte, arquivo da autora - N?cleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) ? 2011
?
Depois de pronta a caixa, desfrute com o grupo de uma divertida hist?ria. Neste momento, as crian?as poder?o n?o apenas ouvir o enredo original, mas, tamb?m, manusear os personagens, imaginando e criando diferentes aventuras.
Algumas Contribui??es:
? O projeto de constru??o de caixas de hist?rias com as crian?as favorece o encontro com outros grupos.
? As caixas criadas por um grupo circulam por toda a escola, por meio de empr?stimos.
? ? tamb?m uma forma de incrementar o acervo da escola com mais um material pedag?gico liter?rio. (As caixas poder?o ser guardadas na biblioteca e serem reutilizadas em diferentes anos letivos).
?
Livro - A casa Sonolenta
WOOD, Audrey. A Casa Sonolenta. S?o Paulo: ?tica, 2005.
Sobre Literatura Infantil
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. S?o Paulo: Scipione, 1997.
?
Acompanhar e compreender a vitalidade presente no processo de desenvolvimento infantil ? essencial para pensar e redimensionar o fazer pedag?gico. O conhecimento sobre cada crian?a ? constru?do num movimento din?mico de idas e vindas e exige do professor um olhar atento e cuidadoso para as especificidades das express?es infantis no cotidiano da escola.
Durante a aplica??o do projeto, ser? pertinente observar o quanto, n?s professores, investimos para contribuir com o desenvolvimento da capacidade criativa das crian?as.
Observar a disposi??o do grupo de ouvir e contar hist?rias e de compartilhar um espa?o de express?o entre crian?as e adultos, por meio da conta??o de hist?rias.
?