Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
O aluno poderá aprender que a puberdade é um período peculiar da vida de todo ser humano, no qual o corpo passa por inúmeras e importantes transformações.
Conhecimentos dos aspectos anatômicos do corpo humano e que já estejam alfabetizados.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, pois o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!
OBSERVAÇÃO
Antes de começar a aula o professor deverá relatar aos alunos que durante ela será passado uma caixinha, e que nesta eles poderão colocar suas dúvidas sobre o assunto que será abordado. É importante o professor comentar que eles não precisam se identificar nas perguntas a serem feitas e colocadas na caixinha.
MOTIVAÇÃO
Para iniciar a aula o professor poderá passar um vídeo (Fig. 1), de 4 minutos e 4 segundos, aos alunos intitulado “matéria puberdade” (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4atXpLWGNNI).
Figura 1 – Matéria puberdade
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá perguntar a opinião dos alunos sobre ele, verificando se concordam ou não com o que foi falado neste. É importante destacar, neste momento, que a puberdade é um período de mudanças físicas, psicológicas e sociais, sendo uma fase natural e relevante do desenvolvimento humano, pela qual todos, sem exceção, passam.
Posto isto, o professor apresentará um segundo vídeo, de 2 minutos e 33 segundos, denominado “Vida adolescente” (Fig. 2), disponível na internet no site:
http://www.youtube.com/watch?v=ELtT0K87r8k&feature=related
Figura 2 –Memórias de adolescente
ATIVIDADE 1
Após os alunos assistirem o vídeo, sugerimos que o professor entregue a letra da música, apresentada neste, para os alunos.
Letra da Música: Vida de Adolescente
Composição: Mauricio Masuda
Vida de Adolescente
Composição: Mauricio Masuda
Eu vou curtir minha vida
Literalmente de uma forma decente
Sou jovem e não gosto de ir a escola
Todos me dizem que eu sou adolescente
Gosto de ir a praia a qualquer hora
Tocar guitarra também trás prazer
Dou umas cantadas no portão da escola
Nas gatinhas que sempre vou ver
Não durmo cedo pois a noite é uma criança
Eu saio sempre pra me divertir
Não durmo cedo pois a noite é uma criança
As vezes não sei aonde ir...
Eu vou curtir minha vida
Literalmente de uma forma decente
Sou jovem e não gosto de ir a escola
Todos me dizem que eu sou adolescente
Eu dançar , cantar e arrazar
Pois a vida é feita pra se amar
Com uma gata muito estonteante
Usando um perfume exitante
Eu sempre me aventuro noite a dentro
Faço loucuras de arrepiar
Pego o carro do meu pai escondido
E com minha gata saio pra namorar
Fim de semana tem Lual lá na praia
Em Niterói na praia de Itaquá
Vai muita gata queimadinha de praia
Não dá nem pra imaginar
Eu levo a vida de uma forma legal
Apenas quero aproveitar
Cada minuto da minha vida
Pra amar e amar .... Pra amar e amar
Neste momento, o professor deverá discutirá com os alunos o conteúdo da música, indagando a opinião deles quanto a mesma, se há aspectos que diz respeito a vida do adolescente, e quais são eles. O intuito desta atividade é estimular a reflexão dos alunos quanto a esta temática - a Adolescência!
Sugerimos que, em seguida, o professor deverá solicitar que os alunos es crevam numa folha quando perceberam o início da puberdade, e como se sentiram. Eles devem encontrar, durante a realização desta atividade, um espaço afável e acolhedor, de maneira a sentirem-se à vontade para refletirem acerca deste período
A seguir, o professor escreverá na lousa os aspectos que os alunos elencarem como positivos e negativos da puberdade, iniciando um bate-papo com os mesmos, tentando auxiliá-los a perceber a importância dessa fase da vida.
Após, o professor deverá pegar a caixinha e começar a discutir, aos poucos, as perguntas feitas pelos alunos. É imprescindível que ele não aponte quem as escreveu, de maneira a garantir o anonimato e preservar os alunos. Dessa forma, o procedimento que o professor pode adotar é: retirar uma pergunta da caixinha, lê-la em voz alta e explicá-la. Caso ele não saiba, pode relatar aos alunos que procurará a resposta e em outra ocasião discutirá com eles. O professor pode também encontrar alguma pergunta constrangedora. Sendo assim, ele deve tentar responder de forma descontraída aos alunos, aproveitando da ocasião pode comentar o tanto que o assunto é polêmico, gerando até mesmo brincadeiras.
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos, principalmente antes da efetuação das atividades (apresentação do recurso e pesquisas sobre o tema) e depois destas. Isto é importante para que o professor possa perceber se houve mudança de postura, isto é, se com a participação nas aulas os alunos puderam construir maiores conhecimentos acerca do tema proposto.