Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como eu nasci? De onde eu vim?

Autor e Co-autor(es)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Que as pessoas nascem em decorrência de uma relação sexual.

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; 01 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Tiras em quadrinhos;
- Leitura de um livro: “De onde viemos”;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, pois o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!

Motivação

O professor deverá solicitar que os alunos se sentem em círculo e perguntar para eles se sabem como nasceram. É importante deixá-los à vontade para falar, sem os corrigir, pois o objetivo é envolvê-los nas atividades.

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá apresentar a eles uma tira da turma da Mônica (Fig. 1)

Figura 1 –Cegonha
Disponível no site: www.monica.com.br

Sugestão:

O professor pode, como sugestão, ler o livro: “De onde viemos” de autoria de Peter Mayle, Arthur Robis e Paul Walter. O livro é repleto de figuras, e o professor deve apresentá-la aos alunos, sobretudo, porque elas ilustram os assuntos tratados.

Atividade 1

Continuando, neste momento sugerimos que o professor desenvolva uma dinâmica com os alunos, a fim de consolidar os conteúdos trabalhados. Nesta, o professor deverá entregar aos alunos uma bexiga e tiras de papéis.  Cada um deverá escrever suas dúvidas sobre sexo nas tiras, colocá-las na bexiga e enchê-las. Durante esta atividade o professor poderá colocará uma música para os alunos. Sugerimos a música, intitulada; “hippo and dog”, disponível em vídeo (Fig. 2) no site:http://www.youtube.com/watch?v=lJwgP44Ap9E&feature=related

Figura 2 – Hippo and dog

Depois, os alunos deverão brincar com elas, sendo que o professor deverá deixá-los à vontade para que durante um tempo movimentem as bexigas, de forma a misturá-las. Após um tempo, o professor solicitará que elas estourem as bexigas e segurem as tiras de papéis.
Cada aluno deverá pegar uma tira no chão, e assim que o professor solicitar, lê-la em voz alta, de forma que todos os colegas da sala escutem a pergunta. O professor inicialmente interrogará os demais alunos o que acham da pergunta, qual a resposta. Em seguida, os auxiliará a respondê-la.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos, principalmente antes da efetuação das atividades e depois destas. Isto é importante para que o professor possa perceber se houve mudança de postura, isto é, se com a participação nas aulas os alunos puderam construir maiores conhecimentos acerca do tema proposto. O professor pode considerar também a participação e o envolvimentos dos alunos nos debates e na realização das atividades propostas.