Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ser? necess?rio que o aluno conhe?a a Antiguidade Oriental.
?
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.
Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.
?
Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook/UCA:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas |
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
Professor, no texto e mapas abaixo, o aluno conhecer? a Mesopot?mia, palavra que significa "terra entre rios", que foi o ber?o das primeiras civiliza??es e hoje a maior parte da Mesopot?mia ? ocupada pelo Iraque.
?
TEXTO: Civiliza??o Mesopot?mica
?A Mesopot?mia ? uma regi?o hist?rica do Oriente M?dio (?sia), inclu?da no Iraque e banhada pelos rios: Tigre e Eufrates. A palavra mesopot?mia, em grego, significa regi?o entre rios. Estendendo-se desde o Deserto da S?ria, a N.O, at? as margens do Golfo P?rsico, a S.E., compreende duas ?reas distintas: O Planalto ou Alta Mesopot?mia, de constitui??o geol?gica complexa, onde predominam formas muito eruditas; A Plan?cie ou Baixa Mesopot?mia, de origem rudimentar recente, cheia de lagoas, p?ntanos e canais naturais. (...) Essa rica plan?cie atraiu uma s?rie de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerra e dominaram uns aos outros, formando o que denominamos "civiliza??o mesopot?mica". Entre esses povos temos: os Sum?rios, os Babil?nicos, os Ass?rios e os Caldeus. (...)?
Dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/historia/civilizacao-mesopotamica
Acesso em 08/11/11.
?
MAPAS:
1.
Dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/historia/civilizacao-mesopotamica
Acesso em 08/11/11.
2.
Dispon?vel em: http://professororlandocastro.blogspot.com/p/geografia-da-biblia.html
Acesso em 08/11/11
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem os links acima para leitura do texto, na ?ntegra, e visualiza??o dos mapas.
2- Sugira aos alunos que, em duplas, respondam, no KWord, algumas quest?es sobre o texto e os mapas acima:
a) Qual o significado da palavra "Mesopot?mia"?
b) Quais os principais rios que banham a regi?o mesopot?mica?
c) Cite o nome de alguns povos que habitaram a Mesopot?mia.
d) Que pa?ses atuais aparecem demarcados no mapa 2? Qual deles est? localizado na regi?o da antiga Mesopot?mia?
e) Explique, com suas palavras, como os primeiros grupos se estabeleceram na Mesopot?mia e como eles trabalharam para ampliar a produ??o agr?cola.
f) Produza um pequeno texto explicando como ocorreu o desenvolvimento da civiliza??o mesopot?mica e suas principais contribui??es culturais que est?o, at? hoje, presentes em nossa civiliza??o.
3- Pe?a que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.
?
4- Proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realiza??o de uma pesquisa sobre alguns aspectos da civiliza??o mesopot?mica. Cada grupo ficar? com um dos aspectos abaixo indicados.
A religi?o
A organiza??o pol?tica
A economia
A cultura
A arquitetura
A arte
Oriente os alunos para que, al?m da informa??o, procurem imagens da inven??o pesquisada.
Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
5- Os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.
6- Ap?s as apresenta??es, sugira aos alunos que juntem todas as informa??es e imagens apresentadas, selecionando as mais importantes, e que montem um folder tur?stico da antiga Mesopot?mia.
?
Professor, a Mesopot?mia era composta por cinco povos que existiram em uma ordem cronol?gica. Esses povos se alternavam no poder e constitu?ram poderosos imp?rios, como veremos abaixo:
?
SLIDES:
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/colegioprofessorivan/mesopotamia1-4271686
Acesso em 08/11/11.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=g-Nra3n-K4E
Acesso em 08/11/11.
?
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem os links acima para visualiza??o dos slides e v?deo.
2- Sugira aos alunos, em trios, que completem no KWord o quadro abaixo sobre os povos da Mesopot?mia.
CIVILIZA??ES |
SUM?RIOS |
AC?DIOS |
AMORITAS |
ASS?RIOS |
CALDEUS |
LOCALIZA??O |
? |
? |
? |
? |
? |
POL?TICA |
? |
? |
? |
? |
? |
ECONOMIA |
? |
? |
? |
? |
? |
RELIGI?O |
? |
? |
? |
? |
? |
CRIA??ES |
? |
? |
? |
? |
? |
3- Socialize as respostas dos trios com todos da turma.
4- Ainda no KWord e em trios, proponha aos alunos que redijam um texto explicativo sobre os povos da Mesopot?mia, contendo as palavras abaixo:
primeira civiliza??o |
Cidades - Estados |
Sum?rios |
Ass?rios |
Povos guerreiros |
Imp?rio Caldeu |
Torre de Babel |
Nabucodonosor |
deuses |
escritas |
leis |
persas |
5- Os trios dever?o socializar seus textos com toda a turma.
6- Pe?a aos alunos que, em grupos de at? cinco integrantes, criem no KolourPaint uma linha do tempo em ordem cronol?gica, com o per?odo do predom?nio de cada povo da mesopot?mia, contendo as informa??es abaixo:
T?tulo da linha do tempo:
Per?odo de dom?nio:
Localiza??o:
Principais realiza??es:
7- Todos os grupos dever?o socializar sua linha do tempo com todos da turma.
8- Proponha aos alunos que, em grupos de no m?ximo cinco integrantes, fa?am uma pesquisa na internet buscando responder as quest?es abaixo:
a) O que eram os zigurates?
b) Quais eram as fun??es do zigurate?
c) Como eram os zigurates?
d) Onde estavam localizados os zigurates?
e) Por que os zigurates eram importantes para os mesopot?micos?
9- Pe?a aos alunos que fa?am no KPresenter uma apresenta??o contendo informa??es e imagens das quest?es acima levantadas.
10- Todas as apresenta??es dever?o ser socializadas com a turma.
11- No final das apresenta??es os alunos poder?o montar um mural com a impress?o de todos os trabalhos realizados.
?
Professor, nesta atividade os alunos conhecer?o algumas cria??es das civiliza??es mesopot?micas que deixaram ra?zes em nossa civiliza??o.
?
1.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=sn_fZQJNtoo
Acesso em 08/11/11.
2.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ZzF1B7IANG4
Acesso em 08/11/11.
?
IMAGENS:
Escrita Cuneiforme
Dispon?vel em: http://ligadosnahistoria.blogspot.com/2010/05/as-civilizacoes-da-mesopotamia.html
Acesso em 08/11/11
C?digo de Hamurabi
Dispon?vel em: http://ogestorimobiliario.blogspot.com/2010/10/manifestacoes-patologicas-e-o-codigo-de.html
Acesso em 08/11/11
Hor?scopo da Mesopot?mia
Dispon?vel em: http://fotolog.terra.com.br/landeira:144
Acesso em 08/11/11
?
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem os links acima para visualiza??o dos v?deos e das imagens.
2- Sugira aos alunos, em duplas, que fa?am um texto, no Kword, explicando o que era a escrita Cuneiforme, o C?digo de Hamurabi e o Hor?scopo da Mesopot?mia e suas contribui??es para a nossa civiliza??o.
3- Todas as duplas dever?o socializar seu texto com todos da turma.
4- Ainda em duplas, sugira aos alunos que criem no KoulorPaint, s?mbolos correspondentes ao nosso alfabeto e depois fa?am uma frase enigma com estes s?mbolos para que outras duplas tentem decifrar.
5- Cada dupla dever? trocar com outra dupla seu enigma, e assim sucessivamente, e todas as duplas dever?o tentar decifrar o enigma da outra.
?
6- Proponha aos alunos que, em grupos de no m?ximo cinco integrantes, fa?am uma pesquisa na internet buscando responder as quest?es abaixo:
a) Nas sociedades antigas, todos aprendiam a ler e escrever?
b) No Brasil de hoje, todos aprendem a ler e escrever?
c) Pelo C?digo de Hamurabi, todas as pessoas tinham direitos iguais? Justifique.
d) Em nossa Constitui??o brasileira, todas as pessoas t?m direitos iguais? Justifique.
e) Quais eram os signos do Hor?scopo da Mesopot?mia e quais eram os seus significados?
f) No Brasil as pessoas consultam hor?scopos? Quais s?o os signos mais consultados e o que eles representam?
7- Pe?a aos alunos que fa?am uma apresenta??o no KPresenter, contendo informa??es e imagens das quest?es acima levantadas.
8- Todas as apresenta??es dever?o ser socializadas com a turma.
9- Utilizando as informa??es dos v?deos e imagens acima apresentados, pe?a aos alunos que, em grupos de no m?ximo quatro integrantes, utilizando a WxCam do seu netbook, criem um v?deo sobre a escrita, as leis e o hor?scopo no Brasil atual.
10-Todos os grupos dever?o exibir seus v?deos para todos da turma.
Sugest?es de leituras para professores e alunos:
Todos os links foram acessados em 08/11/11
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpreta??o de texto, respostas aos roteiros e quadros comparativos, cria??o de textos, folder tur?stico, linha do tempo, mural, enigma e v?deo.