Portal do Professor

Início do Conteúdo

As civiliza??es da Mesopot?mia- UCA

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender que a Mesopot?mia foi uma regi?o onde se desenvolveram algumas das mais antigas civiliza??es do mundo;
  • Caracterizar os diferentes povos que formaram as civiliza??es mesopot?micas;
  • Descrever a cultura, a religi?o e os conhecimentos cient?ficos dos povos da Mesopot?mia.
    ?

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser? necess?rio que o aluno conhe?a a Antiguidade Oriental.
?

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.

Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.

?

Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook/UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I - MESOPOT?MIA: O BER?O DA CIVILIZA??O

Professor, no texto e mapas abaixo, o aluno conhecer? a Mesopot?mia, palavra que significa "terra entre rios", que  foi o ber?o das primeiras civiliza??es e hoje a maior parte da Mesopot?mia ? ocupada pelo  Iraque.

?

TEXTO: Civiliza??o Mesopot?mica

?A Mesopot?mia ? uma regi?o hist?rica do Oriente M?dio (?sia), inclu?da no Iraque e banhada pelos rios: Tigre e Eufrates. A palavra mesopot?mia, em grego, significa regi?o entre rios. Estendendo-se desde o Deserto da S?ria, a N.O, at? as margens do Golfo P?rsico, a S.E., compreende duas ?reas distintas: O Planalto ou Alta Mesopot?mia, de constitui??o geol?gica complexa, onde predominam formas muito eruditas; A Plan?cie ou Baixa Mesopot?mia, de origem rudimentar recente, cheia de lagoas, p?ntanos e canais naturais. (...) Essa rica plan?cie atraiu uma s?rie de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerra e dominaram uns aos outros, formando o que denominamos "civiliza??o mesopot?mica". Entre esses povos temos: os Sum?rios, os Babil?nicos, os Ass?rios e os Caldeus. (...)?

Dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/historia/civilizacao-mesopotamica

Acesso em 08/11/11.

?

MAPAS:

1.

mapamesopo

Dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/historia/civilizacao-mesopotamica

Acesso em 08/11/11.

2.

mapa iraque

Dispon?vel em: http://professororlandocastro.blogspot.com/p/geografia-da-biblia.html

Acesso em 08/11/11

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem os links  acima para leitura do texto, na ?ntegra, e visualiza??o dos mapas.

2- Sugira aos alunos que, em duplas, respondam, no KWord, algumas quest?es sobre o texto e os mapas acima:

a) Qual o significado da palavra "Mesopot?mia"?

b) Quais os principais rios que banham a regi?o mesopot?mica?

c) Cite o nome de alguns povos que habitaram a Mesopot?mia.

d) Que pa?ses atuais aparecem demarcados no mapa 2? Qual deles est? localizado na regi?o da antiga Mesopot?mia?

e) Explique, com suas palavras, como os primeiros grupos se estabeleceram na Mesopot?mia e como eles trabalharam para ampliar a produ??o agr?cola.

f) Produza um pequeno texto explicando como ocorreu o desenvolvimento da civiliza??o mesopot?mica e suas principais contribui??es culturais que est?o, at? hoje, presentes em nossa civiliza??o.

3- Pe?a que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.

pesquisa

?

4- Proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realiza??o de uma pesquisa sobre alguns aspectos da civiliza??o mesopot?mica. Cada grupo ficar? com um dos aspectos abaixo indicados.

A religi?o 

A organiza??o pol?tica

A economia

A cultura 

A arquitetura 

A arte

Oriente os alunos para que, al?m da informa??o, procurem imagens da inven??o pesquisada.

Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5- Os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.

6- Ap?s as apresenta??es, sugira aos alunos que juntem todas as informa??es e imagens apresentadas, selecionando as mais importantes, e que montem um folder tur?stico da antiga Mesopot?mia.

?

II - OS POVOS DA MESOPOT?MIA

Professor,  a Mesopot?mia era composta por cinco povos que existiram em uma ordem cronol?gica. Esses povos se alternavam no poder e constitu?ram poderosos imp?rios, como veremos abaixo:

?

SLIDES:

slidespovos

Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/colegioprofessorivan/mesopotamia1-4271686

Acesso em 08/11/11.

?

video

video

     Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=g-Nra3n-K4E

Acesso em 08/11/11.

?

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem os links  acima para visualiza??o dos slides e v?deo.

2- Sugira aos alunos, em trios, que completem no KWord o quadro abaixo sobre os povos da Mesopot?mia.

CIVILIZA??ES

SUM?RIOS

AC?DIOS

AMORITAS

ASS?RIOS

CALDEUS

LOCALIZA??O

?

?

?

?

?

POL?TICA

?

?

?

?

?

ECONOMIA

?

?

?

?

?

RELIGI?O

?

?

?

?

?

CRIA??ES

?

?

?

?

?

3-  Socialize as respostas dos trios com todos da turma.

4- Ainda no KWord e em trios,  proponha aos alunos que redijam um texto explicativo sobre os povos da Mesopot?mia, contendo as palavras abaixo:

primeira

civiliza??o

Cidades - Estados

Sum?rios

Ass?rios

Povos guerreiros

Imp?rio

Caldeu

Torre de Babel

Nabucodonosor

deuses

escritas

leis

persas

5-  Os trios dever?o socializar seus textos com toda a turma.

6- Pe?a aos alunos que, em grupos de at? cinco integrantes, criem no KolourPaint uma linha do tempo em ordem cronol?gica, com o per?odo do predom?nio  de cada povo da mesopot?mia, contendo as informa??es abaixo:

T?tulo da linha do tempo:

Per?odo de dom?nio:

Localiza??o:

Principais realiza??es:

7- Todos os grupos dever?o socializar sua linha do tempo com todos da turma.

pesquisa

8- Proponha aos alunos que, em grupos de no m?ximo cinco integrantes, fa?am uma pesquisa na internet buscando responder as quest?es abaixo:

a) O que eram os zigurates?

b) Quais eram as fun??es do zigurate?

c) Como eram os zigurates?

d) Onde estavam localizados os zigurates?

e) Por que os zigurates eram importantes para os mesopot?micos?

9- Pe?a aos alunos que fa?am no KPresenter uma apresenta??o contendo informa??es e imagens das quest?es acima levantadas.

10- Todas as apresenta??es dever?o ser socializadas com a turma.

11- No final das apresenta??es os alunos poder?o montar um mural com a impress?o de todos os trabalhos realizados.

?

III - MESOPOT?MIA: ESCRITA, C?DIGO DE HAMURABI E HOROSC?PO

Professor, nesta atividade os alunos conhecer?o algumas cria??es das civiliza??es mesopot?micas que deixaram ra?zes em nossa civiliza??o.

?

video

1.

v?­deo 2

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=sn_fZQJNtoo

Acesso em 08/11/11.

2.

video 3

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ZzF1B7IANG4

Acesso em 08/11/11.

?

IMAGENS:

Escrita Cuneiforme

escrita

Dispon?vel em: http://ligadosnahistoria.blogspot.com/2010/05/as-civilizacoes-da-mesopotamia.html

Acesso em 08/11/11

C?digo de Hamurabi

Hamurabi

Dispon?vel em: http://ogestorimobiliario.blogspot.com/2010/10/manifestacoes-patologicas-e-o-codigo-de.html

Acesso em 08/11/11

Hor?scopo da Mesopot?mia

Horoscopo

Dispon?vel em: http://fotolog.terra.com.br/landeira:144

Acesso em 08/11/11

?

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem os links acima para visualiza??o dos v?deos e das imagens.

2- Sugira aos alunos, em duplas, que fa?am um texto, no Kwordexplicando o que era a escrita Cuneiforme, o C?digo de Hamurabi e o Hor?scopo da Mesopot?mia e suas contribui??es para a nossa civiliza??o.  

3- Todas as duplas dever?o socializar seu texto com todos da turma.

4- Ainda em duplas, sugira aos alunos que criem no KoulorPaint, s?mbolos correspondentes ao nosso alfabeto e depois fa?am uma frase enigma com estes s?mbolos para que outras duplas tentem decifrar.

5- Cada dupla dever? trocar com outra dupla seu enigma, e assim sucessivamente, e todas as duplas dever?o tentar decifrar o enigma da outra.

pesquisa

?

6- Proponha aos alunos que, em grupos de no m?ximo cinco integrantes, fa?am uma pesquisa na internet buscando responder as quest?es abaixo:

a) Nas sociedades antigas, todos aprendiam a ler e escrever?

b) No Brasil de hoje, todos aprendem a ler e escrever?

c) Pelo C?digo de Hamurabi, todas as pessoas tinham direitos iguais? Justifique.

d) Em nossa Constitui??o brasileira, todas as pessoas t?m direitos iguais? Justifique.

e) Quais eram os signos do Hor?scopo da Mesopot?mia e quais eram os seus significados?

f) No Brasil as pessoas consultam hor?scopos? Quais s?o os signos mais consultados e o que eles representam?

7- Pe?a aos alunos que fa?am uma apresenta??o no KPresenter, contendo informa??es e imagens das quest?es acima levantadas.

8- Todas as apresenta??es dever?o ser socializadas com a turma.

9- Utilizando as informa??es dos v?deos e imagens acima apresentados, pe?a aos alunos que, em grupos de no m?ximo quatro integrantes, utilizando a  WxCam do seu netbook, criem um v?deo  sobre a escrita, as leis e o hor?scopo no Brasil atual.

10-Todos os grupos dever?o exibir seus v?deos para todos da turma.

Recursos Complementares

Sugest?es de leituras para professores e alunos:

 Todos os links foram acessados em 08/11/11

Avaliação

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpreta??o de texto, respostas aos roteiros e quadros comparativos, cria??o de textos, folder tur?stico, linha do tempo, mural, enigma e v?deo.