Portal do Professor

Início do Conteúdo

Medindo ?ngulos

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Medir ?ngulos usando esquadros e transferidor
? Utilizar o grau como unidade de medida de ?ngulo

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Unidades de medidas

Estratégias e recursos da aula

               Ol? Professor. Neste nosso encontro vamos mostrar uma forma diferente de trabalhar medidas de ?ngulos com seus alunos. Leve-os alunos ao laborat?rio de inform?tica e pe?a a eles que se acomodem em duplas.

No laborat?rio de inform?tica

               Pe?a a eles que acessem o s?tio http://videolog.uol.com.br/video.php?id=450392, trata-se de um v?deo sobre ?ngulos. Outras sugest?es de v?deos podem se acessadas em:
                    ? http://www.youtube.com/watch?v=K8Uxx63lA70  
                    ? http://www.slideshare.net/raquelrico/classificao-de-ngulos  

               Agora, para colocar a disposi??o dos alunos uma fundamenta??o te?rica, oriente-os para acessar o s?tio http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngulo e pe?a aos alunos que fa?am uma leitura do texto e uma pequena discuss?o com o colega sobre o assunto. Outros s?tios tamb?m podem ser utilizados, como por exemplo:
                    ? http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-ang.htm  
                    ? http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg/dg_2t.php  
                    ? http://www.brasilescola.com/matematica/angulos.htm  

               Professor, aproveite este momento para tirar as d?vidas que restarem em seus alunos e refor?ar o m?todo para medir um ?ngulo:
                    ? Um ?ngulo pode ser medido por meio de um instrumento denominado transferidor que tem o grau como unidade de medida.

                   ? Os elementos de um transferidor s?o: 
                           * Limbo: parte do contorno do transferidor, onde se localiza a gradua??o;
                           * Linha de f?: reta que passa por 0o e 180?; ? o di?metro da circunfer?ncia def inida p elo transferidor;
                           * Centro: ponto de intersec??o da linha de f? com o di?metro perpendicular a ela.
                   ? Para medir a abertura de um ?ngulo, basta coincidir a linha de f? com um dos lados e o centro do transferidor com o v?rtice do ?ngulo, e em seguida observar o valor da medida do ?ngulo na linha de f?.

               Para consolidar o conhecimento sobre medidas de ?ngulos, pe?a aos seus alunos que acessem o s?tio http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/angleshapes.html, trata-se de um ?Transferidor Virtual?.

               Para proceder com a medi??o de um ?ngulo, siga os passos mencionados anteriormente, e:
                    ? Para locomover o transferidor, posicione o mouse em cima do mesmo; clique e segure com o bot?o da esquerda; e mova para onde desejar.

                    ? Para girar o transferidor, clique com o mouse em 

                    ? Para ter acesso a outros exemplos, clique em

Em sala de aula

1? Momento

               Professor, agora que seus alunos j? fizeram as atividades, vamos trabalhar o assunto ?Medindo ?ngulos?, com uma atividade l?dica chamada ?Jogo do Labirinto?. Para este jogo a classe deve ser dividida em dois grandes grupos.

Regras

     1) O grupo A deve construir um labirinto com as carteiras, dificultando o trajeto o m?ximo poss?vel usando curvas e ?ngulos estrat?gicos.
     2) O grupo B escolhe um aluno que ficar? fora da classe durante a constru??o do labirinto e voltar? de olhos vendados. Esse aluno dever? percorrer o labirinto inteiro orientado apenas pelas indica??es verbais de outro colega de grupo.
     3) As orienta??es s? podem ser de dois tipos:
          ? Caminhe tantos passos ou p?s (colocando um logo ? frente de outro) para frente ou para tr?s.
          ? Vire para a direita ou esquerda ?tantos? graus.
     4) Ser?o considerados erros:
          ? Esbarr?es nas carteiras
          ? Interrup??o no cumprimento de uma ordem
          ? Engano no cumprimento de uma ordem
     5) Procede-se desta maneira at? que o representante do grupo B saia do labirinto.
     6) Depois, o grupo A elege um representante para p assar pelo labirinto. Esse representante deve estar fora da sala, de o lhos vendados, enquan to o grupo B altera o labirinto.
     7) Depois de vencido o per curso, computam-se os erros cometidos.
     8) Ganha o grupo que cometeu menos erros.


2? Momento

               Professor elabore uma lista de exerc?cios e pe?a aos seus alunos que me?am alguns ?ngulos, como por exemplo:

Recursos Complementares

Avaliação

               Para avalia??o propormos a observa??o do desempenho e manipula??o dos materiais e produ??o de materiais gerados pelos alunos de forma individual ou em grupos no decorrer da aula. Al?m destes itens, pe?a aos alunos que participem de uma atividade on-line, como por exemplo, um blog. Existe um dispon?vel em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081021040831AAnEnYV.