Portal do Professor

Início do Conteúdo

A civiliza??o do Egito Antigo ? UCA

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Localizar, no tempo e no espa?o, a forma??o da civiliza??o eg?pcia;
  • Caracterizar as atividades econ?micas da civiliza??o eg?pcia;
  • Compreender a cultura, a religi?o e os conhecimentos cient?ficos do antigo Egito.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula ser? necess?rio que o aluno tenha conhecimento das caracter?sticas da Antiguidade Oriental.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.

Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.

?

Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I - EGITO: UMA CIVILIZA??O ?S MARGENS DO RIO NILO

?

Professor, os eg?pcios desenvolveram sua sociedade ?s margens de um grande rio, em uma regi?o des?rtica do continente africano. Aproveitando os recursos naturais da regi?o, os eg?pcios acabaram construindo uma grande civiliza??o.

?

TEXTO: O ANTIGO EGITO

?(...) A civiliza??o eg?pcia foi umas das primeiras grandes civiliza??es da Humanidade e manteve durante a sua exist?ncia uma continuidade nas suas formas pol?ticas, art?sticas, liter?rias e religiosas, explic?vel em parte devido aos condicionalismos geogr?ficos, embora as influ?ncias culturais e contactos com o estrangeiro tenha sido tamb?m uma realidade. (...) O territ?rio no qual se desenvolveu a civiliza??o do Antigo Egipto corresponde, em termos tradicionais, ? regi?o situada entre a primeira catarata do rio Nilo, em Assu?o, e o Delta do Nilo. O Sinai, situado a leste do Delta do Nilo, funcionou como via de acesso ao corredor s?rio-palestiniano, designa??o atribu?da ? faixa de terra que ligava o Egipto ? Mesopot?mia. A oeste do Delta, surge o deserto da L?bia (ou deserto ocidental), onde se encontram v?rios o?sis dos quais se destacam o de Siu?, Kharga, Farafra, Dakhla e Bahareia. O deserto da Ar?bia (ou deserto oriental) estende-se at? ao Mar Vermelho. A sul da primeira catarata situava-se a N?bia, cuja cultura e habitantes j? eram vistos como estrangeiros. Em diversos momentos, o Egipto ultrapassou a primeira catarata e tomou posse de territ?rios N?bios, onde obtinha diversas mat?rias-primas. (...)?

Dispon?vel em: http://neo-spirit.blogspot.com/2008/01/o-antigo-egpto.html

Acesso em 09/11/11.

?

?

?

?

?

MAPAS

1.

mapaeg1

Dispon?vel em: http://www.jurassico.com.br/resumo-antigo-egito/

Acesso em 09/11/11.

2.

mapaeg

Dispon?vel em: http://antigoegito.hd1.com.br/mapas.html

Acesso em 09/11/11.

video

1.

egitoparte 1

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=SgxE4TUrPx4&feature=related

Acesso em 09/11/11.

2.

Egito 2

?

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=widsgjI42jg

Acesso em 09/11/11.

?

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem os links acima para leitura do texto, na ?ntegra, e para visualiza??o dos mapas e v?deos.

2- Sugira aos alunos, em trios, que respondam as quest?es abaixo, no KWord  :

a) De onde vieram os povos que formaram o antigo Egito?

b) O que eram os nomos?

c) Qual a import?ncia do Rio Nilo para os eg?pcios?

d) Como os eg?pcios usavam as cheias do Rio Nilo ao seu favor?

e) Em que per?odos as terras eram cultivadas no antigo Egito?

f) Quais os desertos que fazem parte do Egito?

g) O historiador grego Her?doto escreveu que o ?Egito ? um presente do Nilo?. Escreva um pequeno texto explicando esta frase.

h) Pesquise: Que atividades econ?micas do Egito atual n?o  eram praticadas na Antiguidade?

3 - Todos os trios dever?o socializar suas respostas com todos da turma.

4-  Pe?a aos alunos, ainda em trios, que criem uma pir?mide social no KolourPaint, ilustrada, representando as classes sociais do Egito antigo.

5- Todos os trios dever?o socializar sua produ??o com todos da turma.

pesquisa

6- A hist?ria do Egito Antigo se divide em tr?s per?odos: Antigo Reino, M?dio Reino e Novo Reino. Proponha aos alunos, em grupos de at? cinco integrantes, que fa?am uma pesquisa sobre estes per?odos e depois criem no KPresenter uma linha do tempo contendo datas, principais acontecimentos e imagens importantes que marcaram a trajet?ria da civiliza??o eg?pcia em cada um desses per?odos.

7- Todos os grupos dever?o socializar sua linha do tempo com todos da turma.

8- No Egito praticamente n?o havia possibilidade de ascens?o social. As profiss?es determinavam a posi??o social dos indiv?duos. Sugira aos alunos, em grupos de at? seis integrantes, que criem uma pe?a retratando as classes sociais do Egito Antigo. Os grupos dever?o filmar a encena??o de sua pe?a no WCam de seu netbook.

9- Todos os grupos dever?o socializar os v?deos de sua pe?a com todos da turma.

II - A RELIGI?O EG?PCIA

?

Professor, para os eg?pcios tudo que acontecia na sua vida di?ria dependia da vontade dos deuses. Os eg?pcios eram polite?stas e acreditavam na vida ap?s a morte e, por isso, costumavam mumificar os corpos a fim de conserv?-los para a eternidade.

TEXTO: EGITO ANTIGO PARTE 2- RELIGI?O

?Egito, local em que se formou uma das primeiras civiliza??es, que dava destaque ? religi?o. Esta era baseada na cren?a em v?rios deuses, ou seja, uma religi?o polite?sta. Cada sacerdote era conhecido como servo de Deus e os templos, eram ditos as casas de Deus.?

Dispon?vel em: http://diversidadevisual.blogspot.com/2010/06/egito-antigo-parte-2-religiao.html

Acesso em 09/11/11.

video

1.

mumia

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=QwazciVTClI&feature=related

Acesso em 09/11/11.

2.

mortos

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jqTeDiFc4wY&feature=related

Acesso em 09/11/11.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem os links  acima para leitura dos textos e para visualiza??o dos v?deos.

2- Sugira aos alunos que criem, no KWord, uma s?ntese com as principais informa??es do que eles entenderam sobre a religi?o eg?pcia.

3- Em seguida, o professor deve orientar os alunos a socializarem essas primeiras informa??es, apontando alguns deles para a leitura e coment?rios sobre as suas anota??es.

4 - Ainda, no KWord,  sugira aos alunos que, em duplas, respondam o roteiro abaixo:

a) Em sua opini?o, por que a religi?o era considerada o centro da vida no Egito?

b) Para os antigos eg?pcios, o que acontecia com uma pessoa ap?s a sua morte?

c) Por que os eg?pcios mumificavam os mortos?

d) Em sua opini?o, atualmente, existe alguma semelhan?a entre as cren?as e pr?ticas funer?rias dos antigos eg?pcios e as utilizadas no Brasil?

e) O que era o Livro dos Mortos?

f) Descreva de que maneira era feito o julgamento do cora??o de um homem perante o tribunal de Os?ris.

5- Escolha algumas respostas dos alunos,  referentes ?s quest?es acima, para serem socializadas com toda a turma.

pesquisa

?

6- Proponha aos alunos, divididos em sete grupos, a realiza??o de uma pesquisa sobre os deuses do Egito, abaixo indicados. Cada grupo ficar? com um deles.

a) R?

b) Os?ris

c) Isis

d) Horus

e)An?bis

f) Set

g) Neftis

Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

7- Os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.

TRABALHANDO COM IMAGENS:

1.

quadro 1

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito

Aceso em 09/11/11.

2.

quadro 2

Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/a-morte-no-egito-antigo.htm

Aceso em 09/11/11.

3.

quadro3

Dispon?vel em: http://www.geocities.ws/lumini_enigmas/LUMINI_ENIGMAS_E_MISTERIOS_ARQUIVOS/Crencas_Funerarias.html

Aceso em 09/11/11.

8- Pe?a aos alunos que, em trios, acessem os links acima para salvar as imagens no KolourPaint. A partir das imagens e das informa??es do texto lido, eles dever?o montar uma hist?ria em quadrinhos com o t?tulo: A religi?o e a vida no Egito.

9- Todos os trios dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.

III -  A HERAN?A DOS EG?PCIOS

Professor, os eg?pcios deixaram v?rias inven??es sofisticadas como heran?a ? humanidade. Nesta atividade, os alunos conhecer?o algumas dessas contribui??es dos povos eg?pcios. 

TEXTO: EGIPTOLOGIA

No Egito, mais de cinco mil anos de hist?ria nos contemplam atrav?s de pratos, ingredientes e usos culin?rios que mant?m viva uma pequena parte do legado dos fara?s. (...) Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pir?mides s?o as ?nicas sobreviventes (...) algumas palavras da l?ngua portuguesa, como alquimia, qu?mica, adobe, saco, papel, gazela e girafa, t?m origens na l?ngua eg?pcia. De igual forma, certas express?es, como "anos de vacas magras", s?o tamb?m de origem eg?pcia. (...)

Dispon?vel em: http://santosdumontafrica.blogspot.com/p/egito-da-africa.html

Acesso em 09/11/11.

CURIOSIDADE:

quadro3     quadro 3

                                       Dispon?vel em: http://santosdumontafrica.blogspot.com/p/egito-da-africa.html

                                Acesso em 09/11/11.

?

video

video

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=KT5CGTN7Q48

       Acesso em 09/11/11.

?

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima indicados.

2- Pe?a aos alunos que  criem um texto, no KWord, contendo os termos abaixo relacionados:

papiro

hier?glifo

m?mias

esfinges

pir?mides

mitologia

maquiagem

m?scaras

3- Socialize os textos dos alunos com todos da turma.

4- Os alunos aprenderam que as Palavras Cruzadas foram criadas no Egito h? 2000 anos, encontradas num fragmento de papiro, remanescente do per?odo Greco-Romano, com pistas e enigmas baseados nos mesmos princ?pios da moderna palavra cruzada. Desta forma, proponha aos alunos que, em trios, criem uma cruzadinha contendo perguntas e respostas com a palavra na vertical: EGITO ANTIGO.

5- Todos os trios dever?o apresentar sua cruzadinha para todos da turma.

pesquisa

6- As pir?mides s?o consideradas uma das sete maravilhas do mundo. Sugira aos alunos que, em grupos de no m?ximo quatro integrantes, fa?am uma pesquisa na internet buscando responder as quest?es abaixo:

a) O que s?o as Sete Maravilhas do Mundo?

b) Quais s?o as Sete Maravilhas do Mundo Antigo?

c) Existem mais constru??es consideradas Maravilhas do Mundo?

d) O que s?o as Sete Maravilhas do Mundo Moderno?

e) O Brasil tem alguma maravilha?

5- Pe?a aos alunos que fa?am, no KPresenter, uma apresenta??o com as respostas das quest?es acima.

6- Todas as apresenta??es dever?o ser socializadas com a turma.

7- Proponha aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, fa?am uma entrevista com pessoas da sua escola, utilizando a  WxCam  do netbook, perguntando aos entrevistados: Voc? conhece alguma coisa do Egito Antigo?

8- Os grupos dever?o socializar suas entrevistas com todos da turma, prestando aten??o nas respostas mais recorrentes.

Recursos Complementares

  • Sugest?o de leitura para professores e alunos:

A fant?stica ci?ncia do Egito Antigo - Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/ciencia/fantastica-ciencia-antigo-egito-444035.shtml

  • V?deo que os alunos podem acessar para aprofundamento das quest?es propostas nesta aula:

Discovery Channel. As m?mias eg?pcias - parte3/5 - Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=iffR13EA2mM&feature=related

  • Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

CONHECENDO AS PIR?MIDES DO EGITO - Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8956

Arte eg?pcia: O surgimento da escrita - Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25247

Todos os links foram acessados em 09/11/11.

Avaliação

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpreta??o de texto, respostas aos roteiros, cria??o de textos, linha do tempo, hist?ria em quadrinhos, palavra cruzada e entrevistas.