Portal do Professor

Início do Conteúdo

Navegando com segurança!

Autor e Co-autor(es)

Suelen Fernanda Machado imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar internet com responsabilidade. Possíveis perigos encontrados no acesso a internet.

Duração das atividades

3 a 4

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá ter trabalhado noções básicas da história da internet. Por que ela foi inventada? Com que finalidades o homem utiliza a internet? Solicitar aos alunos que pesquisem em casa, com ajuda de familiares, o que seria uma situação de risco quando se está navegando na internet. Registrar por escrito.

Estratégias e recursos da aula

Antes de verificar a atividade de pesquisa realizada com a ajuda dos pais, o professor fará alguns questionamentos, tais como:


•    Quem tem computador com acesso à internet em casa? Quem acessa ou já acessou internet?
•    Seus pais os autorizam utilizar internet?
•    Quanto tempo em média, vocês utilizam internet por dia?
•    Para que vocês utilizam a internet?

Por meio de debate ou “roda da conversa” solicitar aos alunos que leiam a atividade de pesquisa feita com a ajuda dos pais. Neste momento, explicar aos alunos que podemos fazer uso da internet, sem prejudicar outras pessoas e nem nos prejudicar. De que maneira? O professor poderá apresentar algumas situações em que o uso da internet pode ser prejudicial. É importante dar espaço aos alunos, para que eles possam colaborar sugerindo situações de risco, além das que foram citadas pelo professor.

undefined

A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional (Gasparin, 2007, p.53).


Assistir ao vídeo O Uso Responsável da Internet disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CR_9dlJrY3Y&feature=related


Para análise e discussão do vídeo sugerimos que o professor faça a leitura do texto de José Manoel Moran,disponível em:

http://www.eca.usp.br/prof/moranvidsal.htm#comover, e escolha uma das formas de análise sugeridas pelo autor.

Apresentar para os alunos pequenas histórias que retratam situações de uso irresponsável da internet. 

undefined

Imagem extraída do material: http://www.cdipr.org.br/cartilha/

Exibir slides das histórias em quadrinhos aos alunos sem o final da história. Solicitar aos alunos que escolham uma história e criem um final para ela. Ao final da atividade, os alunos de modo oral, comentam os finais criados para a história escolhida. Somente após as exemplificaçõ es o professor exibe como as histórias realmente terminam. (sugerimos utilizar projetor multimídia):

Slides disponíveis em: http://www.sitedaescol a.com/aulas_inovadoras/suelen/internet_responsavel.ppt

Solicitar, após a realização de todas as atividades, que os alunos registrem por escrito ao menos 5 dicas de segurança na internet.

Construir de forma coletiva um regulamento para o uso do laboratório de informática, contendo dicas de segurança para os alunos.

Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma didática para a pedagogia histórico-crítica.


GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Cartilha Uso Responsável da Internet: http://www.cdipr.org.br/cartilha/

Recursos Complementares

No laboratório: Jogo do seninha que trabalha com dicas de segurança sobre navegação na internet:http://www.navegueprotegido.org/senninha/jogo01/jogo01.htm

Ver Quiz sobre segurança na internet: http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=seguran-da-internet

Avaliação

Sugerimos que o professor construa, a partir dos conteúdos trabalhados, uma avaliação contendo questões verdadeiras e falsas relativas ao uso responsável da internet. Após respondidas e passadas pela correção do professor, as perguntas poderão ser corrigidas com toda a turma de modo oral, de modo que o professor possa ressaltar os erros mais comuns encontrados.