Cl?udia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Indicadores de qualidade de vida e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Compreender as fun??es b?sicas dos ossos.
Conhecer a diversidade de m?sculos do corpo humano.
Aprender sobre as diferentes doen?as relacionadas aos ossos e m?sculos.
Conhecimentos b?sicos sobre a anatomia humana.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.
Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orient?-las a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais dever?o ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Ossos e articula??es
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico2.php acesso feito dia 09/11/2011
TEXTO 2: Sistema muscular
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/gen-musc.htm acesso feito dia 09/11/2011
Conclu?da a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Question?rio 1
1 ? Como podem ser classificados os ossos?
2 ? Quais s?o os diferentes tipos de articula??es?
3 ? Quais s?o os ossos que constituem o tronco?
4 ? De quantos ossos ? constitu?da a coluna vertebral?
5 ? Quais s?o as diferen?as entre os ossos masculinos e femininos?
6 ? Quais s?o os cuidados b?sicos necess?rios com o esqueleto e as articula??es?
7- Qual a fun??o dos m?sculos no corpo humano?
8 ? Quais s?o os grupos musculares?
9 ? Explique os diferentes tipos de m?sculos.
10 ? Quais s?o os diferentes tipos de contra??es musculares?
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks os V?deos 1, 2 e 3. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os v?deos em quest?o se encontram dispon?veis.
V?deo 1 ? Atlas do corpo humano ? m?sculos e ossos 1/3
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6zuesfLGrKw acesso feito dia 09/11/2011
V?deo 2 ? Atlas do corpo humano ? m?sculos e ossos 2/3
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Rxzw4a3D9ms acesso feito dia 09/11/2011
V?deo 3 ? Atlas do corpo humano ? m?sculos e ossos 3/3
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Uvm0bprmJhQ acesso feito dia 09/11/2011
OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download dos V?deos 1, 2 e 3 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Conclu?da a exibi??o dos V?deos 1, 2 e 3, cada um/a dos/as alunos/as dever? ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 2. Vale destacar que o Question?rio 2 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Question?rio 2
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual os/as alunos/as dever?o realizar os Exerc?cios 1 e 2, ambos voltados ? identifica??o dos ossos do corpo humano.
A partir da realiza??o desses exerc?cios, cabe ao/a professor/a discutir com os/as alunos/as o conte?do trabalhado nas atividades anteriores, buscando consolid?-lo e corrigindo pontualmente eventuais equ?vocos de compreens?o dos/as alunos/as.
Exerc?cio 1
?
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ossos_do_corpo_humano_ciencias_1.html
Exerc?cio 1 - Respostas
Exerc?cio 2
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ossos_do_corpo_humano_ciencias_2.html
Exerc?cio 2 - Respostas
?
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informa??es sobre os diferentes tipos de doen?as dos ossos e m?sculos.
Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel por levantar informa??es sobre um tipo de doen?a, consultando, para tanto, sites espec?ficos.
GRUPO 1: Osteomielite
Fonte: http://osteomielite.tripod.com/id1.html acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteomielite acesso feito dia 09/11/2011
GRUPO 2: Doen?a de Paget
Fonte: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_05/cap_048.html acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Paget_do_osso acesso feito dia 09/11/2011
GRUPO 3: Osteoporose
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/16-osteoporose acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?312 acesso feito dia 09/11/2011
GRUPO 4: Raquitismo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raquitismo acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/raquitismo/ acesso feito dia 09/11/2011
GRUPO 5: Miocardites
Fonte: http://portaldocoracao.wordpress.com/2007/12/16/doencas-do-musculo-cardiaco-miocardites-e-miocardiopatias/ acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miocardite acesso feito dia 09/11/2011
GRUPO 6: Miocardiopatias
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miocardiopatia acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://portaldocoracao.wordpress.com/2007/12/16/doencas-do-musculo-cardiaco-miocardites-e-miocardiopatias/ acesso feito dia 09/11/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos dever?o levantar informa??es sobre cada uma das doen?as, mais especificamente no que se refere aos seguintes t?picos:
O que caracteriza a doen?a pesquisada?
Quais s?o suas causas?
Quais s?o seus sintomas?
Como pode ser realizado o tratamento?
? poss?vel preveni-la? Se sim, como?
Com o t?rmino da pesquisa, cada um dos grupos dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as informa??es selecionadas.
Finalizada a montagem das apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Al?m disso, ele/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
?
Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, em casa, acessarem a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar uma pesquisa em jornais ou revistas onde possam ser levantadas informa??es sobre les?es sofridas por atletas, mais especificamente no que se refere aos seguintes t?picos:
?
Posteriormente, a discuss?o da atividade dever? executada em sala de aula pelo/a professor/a.
Fonte: http://sistemalocomotor.blogspot.com/ acesso feito dia09 /11/2011
Fonte: http://www.todabiologia.com/anatomia/ossos.htm acesso feito dia 09/11/2011
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.