Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo sobre ossos e m?sculos ? UCA

Autor e Co-autor(es)

L?rida de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Sa?de Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Sa?de Indicadores de qualidade de vida e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as fun??es b?sicas dos ossos.

Conhecer a diversidade de m?sculos do corpo humano.

Aprender sobre as diferentes doen?as relacionadas aos ossos e m?sculos.

Duração das atividades

03 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos sobre a anatomia humana.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.

Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1? atividade: conhecendo os ossos e m?sculos

atividade

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orient?-las a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais dever?o ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Ossos e articula??es
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico2.php   acesso feito dia 09/11/2011

TEXTO 2: Sistema muscular
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/gen-musc.htm  acesso feito dia 09/11/2011

Conclu?da a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Question?rio 1

1 ? Como podem ser classificados os ossos?
2 ? Quais s?o os diferentes tipos de articula??es?
3 ? Quais s?o os ossos que constituem o tronco?
4 ? De quantos ossos ? constitu?da a coluna vertebral?
5 ? Quais s?o as diferen?as entre os ossos masculinos e femininos?
6 ? Quais s?o os cuidados b?sicos necess?rios com o esqueleto e as articula??es?
7- Qual a fun??o dos m?sculos no corpo humano?
8 ? Quais s?o os grupos musculares?
9 ? Explique os diferentes tipos de m?sculos.
10 ? Quais s?o os diferentes tipos de contra??es musculares?

2? atividade: viajando no conhecimento

Videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks os V?deos 1, 2 e 3. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os v?deos em quest?o se encontram dispon?veis.

V?deo 1 ? Atlas do corpo humano ? m?sculos e ossos 1/3

ossos 7

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6zuesfLGrKw  acesso feito dia 09/11/2011

V?deo 2 ? Atlas do corpo humano ? m?sculos e ossos 2/3

ossos 8  

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Rxzw4a3D9ms  acesso feito dia 09/11/2011

V?deo 3 ? Atlas do corpo humano ? m?sculos e ossos 3/3

 ossos 9

Fonte:   http://www.youtube.com/watch?v=Uvm0bprmJhQ  acesso feito dia 09/11/2011

OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download dos V?deos 1, 2 e 3 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Conclu?da a exibi??o dos V?deos 1, 2 e 3, cada um/a dos/as alunos/as dever? ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 2. Vale destacar que o Question?rio 2 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Question?rio 2

  1. Por que o corpo de Bob ? preparado tanto na ?gua como no laborat?rio? Explique.
  2. Por que no V?deo 1 o m?sculo humano ? comparado com os modernos motores de autom?veis?
  3. Por que os ossos e m?sculos s?o importantes para o nosso corpo?
  4. Qual ? o peso do esqueleto humano?
  5. Do que ? preenchido o n?cleo de alguns ossos do corpo humano? Explique.
  6. O V?deo 2 informa que o esqueleto ? renovado a cada 2 anos? Explique.
  7. O que ? o l?quido sinovial?
  8. Por que o calor precisa ser eliminado pelo corpo?
  9. Por que os exerc?cios s?o importantes para os m?sculos e ossos?
  10. O V?deo 3 mostra que o m?sculo do cora??o ? diferente dos outros. Por que?

3? atividade: navegando no conhecimento

atividade

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual os/as alunos/as dever?o realizar os Exerc?cios 1 e 2, ambos voltados ? identifica??o dos ossos do corpo humano.

A partir da realiza??o desses exerc?cios, cabe ao/a professor/a discutir com os/as alunos/as o conte?do trabalhado nas atividades anteriores, buscando consolid?-lo e corrigindo pontualmente eventuais equ?vocos de compreens?o dos/as alunos/as.

Exerc?cio 1

ossos 1            

?

http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ossos_do_corpo_humano_ciencias_1.html

Exerc?cio 1 - Respostas

 ossos 3

Exerc?cio 2

ossos 5

http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ossos_do_corpo_humano_ciencias_2.html

Exerc?cio 2 - Respostas

ossos 4

?

4? atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informa??es sobre os diferentes tipos de doen?as dos ossos e m?sculos.  

Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel por levantar informa??es sobre um tipo de doen?a, consultando, para tanto, sites espec?ficos.

GRUPO 1: Osteomielite
Fonte: http://osteomielite.tripod.com/id1.html  acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteomielite  acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 2: Doen?a de Paget
Fonte: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_05/cap_048.html        acesso feito dia 09/11/2011
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Paget_do_osso     acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 3: Osteoporose
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/16-osteoporose        acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?312     acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 4: Raquitismo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raquitismo    acesso feito dia 09/11/2011
Fonte:  http://www.infoescola.com/doencas/raquitismo/         acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 5: Miocardites
Fonte: http://portaldocoracao.wordpress.com/2007/12/16/doencas-do-musculo-cardiaco-miocardites-e-miocardiopatias/     acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miocardite    acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 6: Miocardiopatias
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miocardiopatia     acesso feito dia 09/11/2011
Fonte:  http://portaldocoracao.wordpress.com/2007/12/16/doencas-do-musculo-cardiaco-miocardites-e-miocardiopatias/     acesso feito dia 09/11/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos dever?o levantar informa??es sobre cada uma das doen?as, mais especificamente no que se refere aos seguintes t?picos:

O que caracteriza a doen?a pesquisada?
Quais s?o suas causas?
Quais s?o seus sintomas?
Como pode ser realizado o tratamento?
? poss?vel preveni-la? Se sim, como?

Com o t?rmino da pesquisa, cada um dos grupos dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as informa??es selecionadas.

Finalizada a montagem das apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Al?m disso, ele/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

5? atividade: trabalhando em casa

Atividade de casa

?

Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, em casa, acessarem a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar uma pesquisa em jornais ou revistas onde possam ser levantadas informa??es sobre les?es sofridas por atletas, mais especificamente no que se refere aos seguintes t?picos:

  • Nome do/a atleta
  • Esporte que ele/a pratica
  • Local da les?o
  • ?rg?o(s) envolvido(s)
  • Poss?vel(is) causa(s)
  • Tratamento indicado

?

Posteriormente, a discuss?o da atividade dever? executada em sala de aula pelo/a professor/a.

Recursos Complementares

Fonte: http://sistemalocomotor.blogspot.com/   acesso feito dia09 /11/2011

Fonte:  http://www.todabiologia.com/anatomia/ossos.htm   acesso feito dia 09/11/2011

Avaliação

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.