Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo as gimnospermas ? UCA

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M.G. Fernandes; L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais gimnospermas.

Apresentar os mecanismos de fecunda??o das gimnospermas.

Compreender a import?ncia econ?mica das gimnospermas.

Duração das atividades

03 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos sobre gimnospermas.

Estratégias e recursos da aula

eseba

?

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.

Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1? atividade: conhecendo as gimnospermas

?

?

?

videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks o V?deo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o v?deo em quest?o encontra-se dispon?vel.

V?deo 1 ? Gimnospermas

gimnospermas 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=GwMApqsQ6ag  acesso feito dia 15/11/2011

OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download  do V?deo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Conclu?da a exibi??o do V?deo 1, cada um/a dos/as alunos/as dever? ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Question?rio 1

1-     O v?deo apresenta a diferen?a entre o estr?bilo masculino e feminino. Explique em que consiste essa diferen?a.

2-     Explique como ocorre a forma??o do gr?o de p?len.

3-     Como surgem as sementes?

4-     H? necessidade de ?gua para a fecunda??o das gimnospermas?

5-     Qual a fun??o do tubo pol?nico?

6-     Por que ocorre a dorm?ncia das sementes?

2? atividade: descobrindo um pouco mais sobre as gimnospermas

atividades

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orient?-las/as a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais dever?o ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Gimnospermas
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gimnosperma/gimnosperma.php       acesso feito dia 15/11/2011

TEXTO 2: Gimnospermas
Fonte:  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php     acesso feito dia 15/11/2011

Conclu?da a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 2. Vale destacar que o Question?rio 2 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Question?rio 2

1 ? O que caracteriza o grupo das gimnospermas?

2 ? O que s?o os estr?bilos? Explique.

3 ? A quais estruturas correspondem, respectivamente, a pinha e o pinh?o?

4 ? Como ocorre a reprodu??o das gimnospermas?

3? atividade: navegando no conhecimento

atividades

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks o V?deo 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o v?deo em quest?o encontra-se dispon?vel.

A partir do conte?do apresentado no V?deo 2, cabe ao/a professor/a promover uma discuss?o com os/as alunos/as sobre o ciclo biol?gico das gimnospermas.

?

?

?

?

4? atividade: pesquisando e aprendendo

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informa??es sobre diferentes tipos de gimnospermas.  

Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel por levantar informa??es sobre  diferentes tipos de gimnospermas, consultando, para tanto, sites espec?ficos.

GRUPO 1: Fam?lia do Pinheiro do Paran?
Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=29          acesso feito dia 15/11/2011
Fonte:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro-do-paran%C3%A1  acesso feito dia 15/11/2011

GRUPO 2: Fam?lia da Sequ?ia
Fonte:  http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/divisao_coniferophyta_gimospermas_familia_taxodiaceae_sequoia.htm       acesso feito dia 15/11/2011
Fonte:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sequoia/sequoia-2.php         acesso feito dia 15/11/2011

GRUPO 3: Fam?lia do Cipreste
Fonte: http://www.almadaflor.pt/conteudos/cipreste_13    acesso feito dia 15/11/2011
Fonte:   http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/divisao_coniferophyta_gimospermas_familia_cupressaceae.htm         acesso feito dia 15/11/2011

GRUPO 4: Fam?lia do Pinheiro
Fonte:    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro       acesso feito dia 15/11/2011
Fonte:  http://biraplantas.blogspot.com/2009/05/pinheiros.html      acesso feito dia 15/11/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos dever?o levantar informa??es sobre cada um dos diferentes tipos de gimnospermas, mais especificamente no que se refere aos seguintes t?picos:

Nome Cientifico:
Habitat Natural:
Distribui??o e ecologia:
Tamanho (Dimens?o):
Import?ncia econ?mica e cultural:
Dispersor de semente:

Com o t?rmino da pesquisa, cada um dos grupos dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as informa??es selecionadas.

Finalizadas as apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Al?m disso, ele/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Ciclo biol?gico das gimnospermas Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.