Cl?udia Regina M.G. Fernandes; L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Conhecer as principais gimnospermas.
Apresentar os mecanismos de fecunda??o das gimnospermas.
Compreender a import?ncia econ?mica das gimnospermas.
Conhecimentos b?sicos sobre gimnospermas.
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Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.
Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
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Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks o V?deo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o v?deo em quest?o encontra-se dispon?vel.
V?deo 1 ? Gimnospermas
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=GwMApqsQ6ag acesso feito dia 15/11/2011
OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download do V?deo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Conclu?da a exibi??o do V?deo 1, cada um/a dos/as alunos/as dever? ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Question?rio 1
1- O v?deo apresenta a diferen?a entre o estr?bilo masculino e feminino. Explique em que consiste essa diferen?a.
2- Explique como ocorre a forma??o do gr?o de p?len.
3- Como surgem as sementes?
4- H? necessidade de ?gua para a fecunda??o das gimnospermas?
5- Qual a fun??o do tubo pol?nico?
6- Por que ocorre a dorm?ncia das sementes?
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orient?-las/as a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais dever?o ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Gimnospermas
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gimnosperma/gimnosperma.php acesso feito dia 15/11/2011
TEXTO 2: Gimnospermas
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php acesso feito dia 15/11/2011
Conclu?da a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 2. Vale destacar que o Question?rio 2 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Question?rio 2
1 ? O que caracteriza o grupo das gimnospermas?
2 ? O que s?o os estr?bilos? Explique.
3 ? A quais estruturas correspondem, respectivamente, a pinha e o pinh?o?
4 ? Como ocorre a reprodu??o das gimnospermas?
Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks o V?deo 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o v?deo em quest?o encontra-se dispon?vel.
A partir do conte?do apresentado no V?deo 2, cabe ao/a professor/a promover uma discuss?o com os/as alunos/as sobre o ciclo biol?gico das gimnospermas.
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Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informa??es sobre diferentes tipos de gimnospermas.
Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel por levantar informa??es sobre diferentes tipos de gimnospermas, consultando, para tanto, sites espec?ficos.
GRUPO 1: Fam?lia do Pinheiro do Paran?
Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=29 acesso feito dia 15/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro-do-paran%C3%A1 acesso feito dia 15/11/2011
GRUPO 2: Fam?lia da Sequ?ia
Fonte: http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/divisao_coniferophyta_gimospermas_familia_taxodiaceae_sequoia.htm acesso feito dia 15/11/2011
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sequoia/sequoia-2.php acesso feito dia 15/11/2011
GRUPO 3: Fam?lia do Cipreste
Fonte: http://www.almadaflor.pt/conteudos/cipreste_13 acesso feito dia 15/11/2011
Fonte: http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/divisao_coniferophyta_gimospermas_familia_cupressaceae.htm acesso feito dia 15/11/2011
GRUPO 4: Fam?lia do Pinheiro
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro acesso feito dia 15/11/2011
Fonte: http://biraplantas.blogspot.com/2009/05/pinheiros.html acesso feito dia 15/11/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos dever?o levantar informa??es sobre cada um dos diferentes tipos de gimnospermas, mais especificamente no que se refere aos seguintes t?picos:
Nome Cientifico:
Habitat Natural:
Distribui??o e ecologia:
Tamanho (Dimens?o):
Import?ncia econ?mica e cultural:
Dispersor de semente:
Com o t?rmino da pesquisa, cada um dos grupos dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as informa??es selecionadas.
Finalizadas as apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Al?m disso, ele/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nome | Tipo |
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Ciclo biol?gico das gimnospermas | Anima??o/simula??o |
Fonte: http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_plantas_gimnospermas.htm acesso feito dia 15/11/2011
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.