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Educa??o ambiental: reaproveitando o ?leo de cozinha- UCA

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Selma Gonzaga Silva

Cl?udia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Avaliar o impacto ambiental do descarte inadequado de ?leo utilizado na prepara??o de alimentos.
  • Explicar as possibilidades de reaproveitamento do ?leo utilizado em frituras.
  • Adquirir h?bitos mais condizentes com a sustentabilidade como a coleta seletiva e o descarte adequado de res?duos.
  • Promover mudan?as de h?bitos nos espa?os sociais onde se encontra inserido.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o requer conhecimentos pr?vios espec?ficos.

Estratégias e recursos da aula

reciclagem ??leo

Fonte da imagem: http://virounoticia.com/wp-content/uploads/2010/10/utilidades_oleo_cozinha_usado.jpg. Acessado em 16/11/2011.

Atividade 1- Discuss?o a partir de v?deos

V?deo 1- Momento Ambiental ?leo de Cozinha

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=gw3WoSINh9g&feature=related. Acessado em 16/11/2011.

Um litro de ?leo ? capaz de contaminar um milh?o de litros de ?gua. Apesar do risco, muita gente insiste em jogar na pia ou at? no vaso sanit?rio o ?leo usado em frituras. O programa mostra as conseq??ncias destes atos para a natureza e explica de forma simples, como ? poss?vel evitar o que pode ser um desastre ambiental.

V?deo 2- Biocombust?vel - ?leo vegetal como combustivel_Ecocentro.org

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=r41WLb3insU. Acessado em 16/11/2011.

Reportagem do Globo Rep?rter (25.05.2007), epis?dio "Amigos do Planeta", que mostra o trabalho de Paulo Lenhardt na convers?o de ve?culos Diesel para uso de ?leo vegetal reciclado como combust?vel. 

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem os v?deos, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endere?o" dever?o digitar os s?tios apontados primeiramente,  para o v?deo 1 e, posteriormente, para o v?deo 2 .

Ap?s esse primeiro momento de acesso individual, os alunos dever?o ser organizados em grupos de tr?s, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Quest?es para discuss?o

  • Avalie a atitude de uma dona de casa que joga o ?leo utilizado em frituras no vaso sanit?rio.
  • Quais s?o as consequ?ncias da presen?a de ?leo nas ?guas dos lagos, rios e mares?
  • Por que n?o ? aconselh?vel jogar ?leo usado na cozinha no lixo?
  • O que podemos fazer com o ?leo utilizado em frituras de modo a preservar o meio ambiente?

n??o ??leo pia

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/-tdwdVR9gvV4/TYs5yRqbKhI/AAAAAAAAAVk/stErH9oWVgY/s1600/reciclar%252Boleo%252Bcozinha%255B1%255D.jpg. Acessado em 16/11/201.

As respostas do grupo de alunos dever?o ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos).

Ap?s a discuss?o e registros, cada grupo de alunos dever? expor aos demais as suas considera??es. O professor dever? ficar atento, nesse momento de socializa??o, aos conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espa?o para tecer considera??es e inserir novos conhecimentos cient?ficos.

peixes ??leo

Fonte da imagem: http://civiantenados.blogspot.com/2011/03/o-que-voce-faz-com-o-oleo-de-cozinha.html. Acessado em 16/11/2011

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor dever? orientar os alunos para acessarem dois textos de fundamenta??o te?rica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Os s?tios, como os recomendados a seguir, dever?o ser fornecidos, por escrito, aos alunos para que digitem no campo de endere?o.

Texto 1- O que fazer com ?leo de fritura? Dispon?vel em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/54-oleos/172-o-que-fazer-com-oleo-de-fritura.html. Acessado em 16/11/2011.

Texto 2- Como descartar corretamente o ?leo de cozinha e evitar danos ambientais. Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/descarte-de-oleo-de-cozinha-e-coisa-seria-ja-pensou-nisso/comment-page-1/. Acessado em 16/11/2011.

Quest?es para registro e discuss?o

Quais s?o as consequ?ncias de descartar na pia o ?leo utilizado em frituras?

O acontece quando o ?leo utilizado em frituras ? destinado ao lixo?

Quais s?o as consequ?ncias da presen?a de ?leo nas ?guas dos rios e oceanos?

Quais s?o as consequ?ncias da presen?a de ?leo no solo?

Como o ?leo de cozinha utilizado em frituras pode ser reutilizado?

Ap?s esse estudo individual, o professor dever? organizar os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es. Ap?s a socializa??o, cada grupo de alunos dever? produzir um texto tendo como refer?ncia as quest?es discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para corre??o por e-mail. O texto poder? ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos).

recicle ??leo

Fonte da imagem: http://cristendencias.com/wp-content/uploads/2011/10/como-fazer-sab%C3%A3o-e-ajudar-o-meio-ambiente.jpg. Acessado em 16/11/2011

Atividade 3 - Pesquisa na internet e prepara??o para trabalho de campo

A fim de ampliar os conhecimentos e sensibilizar os alunos sobre a import?ncia de uma destina??o adequada do ?leo utilizado em frituras, sugerimos a leitura de alguns documentos disponibilizados na  internet (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox). 

Abaixo apontamos alguns textos e os endere?os para acesso. S?o textos referentes ? not?cias e informa??es sobre a reutiliza??o do ?leo utilizado em frituras. Sugerimos que o professor forme grupos de 3 alunos para que leiam os textos, discutam, fa?am uma s?ntese e socializem.

Sugest?es de textos para pesquisa e endere?os onde est?o disponibilizados para acesso.

? batata! Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/oleo-fritura-combustivel-mcdonalds-quatrorodas-574247.shtml. Acessado em 16/11/2011.

Pintou Limpeza. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_256721.shtml. Acessado em 16/11/2011.

Libertando-se do ?leo. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/libertando-se-oleo-244084/. Acessado em 16/11/2011.

Ecologistas prop?em ?leo de cozinha usado como combust?vel. Dispon?vel em: http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/ecologistas-propoem-oleo-de-cozinha-usado-como-combustivel.htm. Acessado em 16/11/2011.

Carro movido a ?leo de fritura. Dispon?vel em: http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-17305-3,00.html. Acessado em 16/11/2011.

Da panela para o tanque. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/panela-tanque-617995.shtml. Acessado em 16/11/2011.

?leo de fritura pode virar biodiesel. Dispon?vel em: http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2009/junho/3a-semana/oleo-de-fritura-pode-virar-biodiesel/. Acessado em 16/11/2011.

Da cozinha para o tanque de combust?vel. Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/01/da-cozinha-para-o-tanque-de-combustivel. Acessado em 16/11/2011.

Lixo que vira limpeza e renda. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_260611.shtml. Acessado em 16/11/2011.

Polui??o cano abaixo. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/poluicao-cano-abaixo-511102.shtml. Acessado em 16/11/2011.

Sugerimos que cada aluno leia os textos e fa?a registros das informa??es mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos). Ap?s esse estudo individual, o grupo dever? se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anota??es e as discute com o grupo. Cada grupo dever? socializar aos demais colegas e ao professor as suas considera??es.

O grupo dever?, ent?o, fazer um consolidado de todos os registros em um texto ?nico, que dever? ser enviado ao professor, por e-mail, para avalia??o.

As informa??es da pesquisa na internet dever?o ser somadas ?s demais j? registradas nas atividades 1 e 2 para comporem um texto que ser? a introdu??o do roteiro que dever?o elaborar para um ?trabalho de campo?, que dever? incluir fotografias e filmagens.

Para registrar essas atividades, al?m do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizar?o a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multim?dia => WxCam. O bot?o "m?quina de retrato" tira uma foto atrav?s da webcam. O "bot?o vermelho" inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da webcam. O ?cone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma m?dia externa, como por exemplo, um pendrive.

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Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/-YNUtKaxVUfk/TaZCe61ku3I/AAAAAAAAD6c/pjvUKnzhUZc/s400/Reciclagem-de-oleo-de-cozinha.jpg. Acessado em 16/11/2011

Atividade 4 ? Trabalho de campo

Complementando a prepara??o para o trabalho de campo, onde os alunos dever?o coletar dados sobre a destina??o do ?leo de frituras, recomendamos que o professor os oriente a acessarem os endere?os apontados a seguir e fa?am a leitura dos textos disponibilizados (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Os s?tios recomendados a seguir, dever?o ser fornecidos, por escrito, aos alunos para que digitem no campo de endere?o.

Fa?o sab?o com ?leo usado. Dispon?vel em:  http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_430425.shtml. Acessado em 16/11/2011.

Aprenda a fazer o meu sab?o. Dispon?vel em:  http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/aprenda_fazer_sabao.shtml. Acessado em 16/11/2011.

Utilidades do ?leo de cozinha usado. Dispon?vel em: http://virounoticia.com/utilidades-do-oleo-de-cozinha-usado.html. Acessado em 16/11/2011.

Ap?s essa leitura, os alunos, em grupos de tr?s, dever?o preparar um roteiro de entrevista que far?o com vizinhos, amigos, parentes a respeito da destina??o do ?leo usado na cozinha e de receitas de sab?o caseiro.

Sugest?o de um roteiro

1-      O que voc? faz com o ?leo de fritura usado?

2-      Para voc? o ?leo de cozinha usado em frituras tem alguma utilidade? Qual ou quais?

Receitas - Se encontrar algu?m que fa?a sab?o utilizando o ?leo de cozinha.

3- Voc? poderia nos ensinar a fazer sab?o utilizando o ?leo de fritura?

As imagens dever?o ser registradas por fotos e v?deos com a utiliza??o do computador UCA (Metasys => Aplicativos => Multim?dia => WxCam)

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Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_7sjRcTUViYQ/SMhzza4lo8I/AAAAAAAAAbE/bFHY4u7rTlw/s200/Oleo+fritura+-+fritura+02.JPG. Acessado em 16/11/2011

Atividade 5- Tabula??o de dados 

Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos ?s entrevistas, os alunos dever?o agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados (por exemplo: uso de ?leo para fazer sab?o - 3 respostas), tabulando-os. Esse trabalho dever? envolver outros professores, como o de matem?tica, em cujas aulas poder?o ser constru?dos as tabelas e os gr?ficos no computador UCA utilizando o aplicativo KChart, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Novos aplicativos => Gerenciador de diagramas => KChart => Gr?ficos.

Atividade 6 - Montagem de apresenta??es do conte?do estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos dever? montar uma apresenta??o do conte?do estudado e da pesquisa realizada por meio do trabalho de campo, utilizando o  programa "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresenta??o). As imagens feitas no trabalho de campo dever?o ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresenta??o, assim como os v?deos.

As apresenta??es dever?o ser salvas em "pendrives" que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.

frituras

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_FiW-H84jnZw/SOrODhADTCI/AAAAAAAAAfI/YCk4fgXjgBs/s320/frituras.jpg. Acessado em 16/11/2011

Atividade 7 - Socializa??o do trabalho em grupo

Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.

Sugerimos ainda que seja montado um mural contendo imagens do desenvolvimento desse estudo e de receitas de sab?o caseiro numa perspectiva de sensibiliza??o de toda a comunidade escolar a respeito da destina??o mais adequada do ?leo utilizado em frituras. Os alunos poder?o ainda ser desafiados a proporem a??es locais a serem implementadas na escola no sentido da coleta e da destina??o adequada desse res?duo na comunidade escolar.

Recursos Complementares

Onde entregar o ?leo de cozinha usado. Dispon?vel em: http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Onde-entregar-o-oleo-de-cozinha-usado; Acessado em 16/11/2011.

Ecopontos de Coleta de ?leo. Dispon?vel em: http://www.trevo.org.br/ecopontos.asp. Acessado em 16/11/2011.

Rec?leo. Dispon?vel em: http://ecologia.icb.ufmg.br/~rpcoelho/art_pdf/rec_oleo.pdf. Acessado em 16/11/2011.

COMPORTAMENTO DO ?LEO DE SOJA REFINADO UTILIZADO EM FRITURA POR IMERS?O COM ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v22n2/a02v22n2.pdf. Acessado em 16/11/2011.

Sab?o ecol?gico do Walmart. Dispon?vel em: http://karlacunha.com.br/sabao-ecologico-walmart/. Acessado em 16/11/2011.

Informe T?cnico n? 11, de 5 de outubro de 2004. Assunto: ?leos e Gorduras Utilizados em Frituras. Dispon?vel em: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/11_051004.htm. Acessado em 16/11/2011.

Altera??es f?sico-qu?micas em ?leos de soja submetidos ao processo de fritura em unidades de produ??o de refei??o no distrito federal. Dispon?vel em: http://www.fepecs.edu.br/revista/Vol19_2art04.pdf. Acessado em 16/11/2011.

Avalia??o da qualidade dos ?leos de fritura usados em restaurantes, lanchonetes e similares. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611999000300021. Acessado em 16/11/2011.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e os registros da pesquisa na internet e no trabalho de campo (atividades 1, 2, 3, 4 e 5) e as apresenta??es finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 6 e 7).