Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender como trabalhar a classifica??o de palavras quanto ? acentua??o t?nica, ? necess?rio que tenham habilidades b?sicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coer?ncia, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Professor, antes de trabalharmos com a acentua??o t?nica ? necess?rio relembrar o conceito de s?labas, classifica??o quanto ao n?mero de s?laba e no??es sobre ordem: ?ltimo, pen?ltimo e antepen?ltimo.
?
?
Professor, para que os alunos relembrem ou entendam o conceito de s?laba, providencie uma parlenda ? composta por versos infantis rimados, para serem recitados em voz alta ? separada em s?labas, em uma cartolina e fixe-a na lousa. A parlenda a seguir ? falada para escolher participantes de uma brincadeira. Cante ou leia em voz alta com a turma.
Exemplo:
?
A-do-le-t?
Le pe-ti pe-ti po-l?
Le ca-f? com cho-co-l?
A-do-le-t?
Pu-xa o ra-bo do ta-tu
Quem sa-iu foi tu
?
PARLENDA POPULAR
?
Explique que cada parte da palavra que ? pronunciada de uma s? vez ? chamada de s?laba.
Observe que as s?labas das palavras foram separadas para mostrar como a parlenda deve ser dita. Indague-os:
?
?
Espera-se que os alunos concluam que em cada s?laba recitada, uma pessoa ? apontada. ? uma brincadeira cantada para eliminar ou escolher pessoas no grupo.
?
Professor, ? importante que o aluno visualize ou tenha contato com diferentes recursos para identificar as s?labas. Explique que na escrita, ?s vezes ? necess?rio separar as s?labas. Apresente, por exemplo, um bilhete, no qual algumas palavras foram separadas. Observe:
?
?
Fonte: Acervo da autora
?
?
Indague a turma:
?
?
Espera-se que os alunos digam que n?o couberam na linha e s?o separadas de acordo com a pron?ncia.
Professor, organize a sala de aula em formato de c?rculo ou em ?U?. Em seguida, proponha uma brincadeira com a turma.
?
?
Providencie um papelzinho para cada aluno, no tamanho de 2 cm x 4 cm e escreva em cada um deles uma s?laba. Ao seu comando, pe?a para os alunos procurarem um par que forme alguma palavra, ou seja, dever?o unir as s?labas para descobrir palavras. Se a turma for composta de 24 alunos, voc? dever? pensar em 12 palavras diferentes.
Logo ap?s, dialogue com os alunos sobre a brincadeira: O que acharam da brincadeira? Foi f?cil ou dif?cil formar as palavras? No papelzinho que eu entreguei estava escrito uma palavra ou um pedacinho da palavra?
Relembre que cada pedacinho da palavra ? chamado de s?laba. Solicite que cada dupla leia a palavra formada e depois ?batuque? cada pedacinho da palavra. Explique para os alunos que conforme o n?mero de s?labas, as palavras da L?ngua Portuguesa podem ser: monoss?labas, diss?labas, triss?labas ou poliss?labas.
?
?
Professor, ao trabalhar com classifica??o em rela??o ao n?mero de s?labas, proponha atividades com textos, adivinhas e ou outras situa??es que desperte nos alunos aten??o e interesse.
Explique que as palavras podem ter uma, duas, tr?s, quatro ou at? mais s?labas. As palavras podem ser classificadas de acordo com o n?mero de s?labas. Prepare um cartaz com essas explica??es. Veja:
?
?
Fonte: Acervo da autora
?
Adiante, providencie um texto para explorar o n?mero de s?labas. Copie na lousa e pe?a para os alunos copiarem no caderno de L?ngua Portuguesa, ou se preferir, solicite que os alunos digitem o texto no programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos) do laptop, bem como as atividades relativas ao texto. Sugerimos:
?
Eu vi uma arara vermelha
Com pitangas nas orelhas.
?
Eu vi uma cobra jararaca
Engolindo uma jaca.
?
Eu vi uma on?a-pintada
Se co?ando com a espingarda.
?
CAPARELI, S?rgio. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1989, p.64.
?
Copie as palavras destacadas no texto nas colunas adequadas:
Observa??o:Se a atividade for feita no programa KWord, solicite que os alunos criem uma tabela de 4 colunas x 4 linhas.
?
?
Fonte: Acervo da autora
?
?
Adiante, providencie uma folha de papel com a atividade abaixo, para cada aluno colar no caderno de L?ngua Portuguesa.
?
ATIVIDADES
?
1) LEIA O NOME DOS COLEGAS DA TURMA E PREENCHA AS OUTRAS COLUNAS COM O QUE SE PEDE:
?
Fonte: Acervo da autora
?
?
2) Siga as pistas e descubra alguns nomes dos alunos do 1? ano ?A? e do 2? ano ?A?.
?
PISTAS:
?
?
Fonte: Acervo da autora
?
?
Professor, explique aos alunos que algumas s?labas s?o pronunciadas com maior intensidade, isto ?, com mais for?a. Providencie cartazes para apresentar alguns grupos de palavras:
?
?
Fonte: Acervo da autora
?
Organize a turma em duplas e pe?a para descobrirem o segredo dos tr?s grupos, dando mais um exemplo a eles. Em seguida, registrem as descobertas sobre as s?labas t?nicas no caderno.
Professor, ou?a a contribui??o de todos os alunos e com eles registre, na lousa, as descobertas. Esta postura ? importante tanto para que aprendam a analisar e justificar oralmente suas pr?prias posi??es, como para que se acostumem a formular adequadamente suas respostas.
Professor, alguns alunos poder?o ter dificuldades em reconhecer a posi??o das s?labas. Se isso acontecer, proponha atividades de fixa??o com rela??o ? posi??o. Exemplos de atividades:
?
?
?
1) Observe os nomes dos objetos e responda:
?
caneta - l?pis - apontador - borracha - caderno - livro - l?pis de cor |
?
?
a) Qual ? o ?ltimo objeto citado?
b) Qual ? o pen?ltimo?
c) Qual ? o antepen?ltimo?
?
?
2) Probleminha: A fileira de carteiras da sala de aula de Jo?o tem 5 alunos. O 2? lugar ? ocupado por Bete, depois dela senta-se Mariana. Entre Mariana e Roberto fica a carteira de Maria Alice.
?
Agora, responda:
?
a) Quem ? o 1? da fila?
b) Quem ? o ?ltimo?
c) Quem ? o pen?ltimo?
d) E o antepen?ltimo?
?
?
3) Leia a lista dos nomes da sua turma em ordem alfab?tica e escreva:
?
a) Qual ? o ?ltimo nome?
b) Qual ? o pen?ltimo?
c) Qual ? o antepen?ltimo?
?
Professor, explique aos alunos que a s?laba t?nica pode ser encontrada em 3 posi??es: na ?ltima, pen?ltima ou na antepen?ltima s?laba. Solicite a eles um exemplo de cada.
?
Adiante, diga que cada grupo (?ltima, pen?ltima ou antepen?ltima s?laba) recebe um nome especial em rela??o ? posi??o da s?laba t?nica.
Divida o quadro em 3 partes e em cada parte afixe um cartaz com as seguintes informa??es:
?
Fonte: Acervo da autora
?
Fa?a na lousa, uma lista de palavras ditas espontaneamente pelos alunos, para que percebam que a maioria das palavras da L?ngua Portuguesa s?o parox?tonas e que todas as proparox?tonas s?o acentuadas.
?
A seguir, proponha atividades relacionadas ? s?laba t?nica. Sugerimos:
?
1) Organize as s?labas e forme palavras. Aten??o: a s?laba t?nica das palavras est? pintada.
?
Fonte: Acervo da autora
?
O QUE ESSAS PALAVRAS T?M EM COMUM QUANTO ? TONICIDADE (POSI??O DA S?LABA T?NICA? )_________________
?
2) Encaixe as palavras no quadro, de modo que a s?laba t?nica fique no ret?ngulo colorido.
?
Exemplos de palavras: Poleiro ? m?gico ? voc? - cadeira - vov? - dr?cula - rel?gio - jil? - ?culos
?
Fonte: Acervo da autora
?
?
3) Observe as ilustra??es, denomine-as e escreva seus nomes, acentuando as palavras ou n?o. Em seguida separe as s?labas e classifique-as.
?
Fonte: Acervo da autora
?
?
?
Professor, o jogo tamb?m ? um recurso importante para ajudar os alunos a compreenderem a atividade de forma l?dica.
?
Construa um jogo chamado ? Domin? T?nico?.
?
Voc? vai precisar de:
?
?
1) Recorte os pap?is e o E.V.A na mesma medida 4 cm x 8 cm, cole o papel em cima do E.V.A.
?
?
Fonte: Acervo da autora
2) Escolha tr?s cores de canetinha e divida o papel em duas partes. No domin? abaixo escrevemos:
?
?
?
?
Fonte: Acervo da autora
?
Professor, se a turma for de 24 alunos, voc? dever? construir 12 domin?s para que possam jogar em duplas.
Pergunte se gostaram do jogo, se acharam f?cil ou dif?cil e auxilie sempre que necess?rio.
Ap?s o jogo os alunos poder?o registr?-lo no caderno de L?ngua Portuguesa.
http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?id=974359
http://saladeauladivertida.blogspot.com/2008/10/regras-de-acentuao-grfica.html
http://www.j-o-g-o-s.com/Jogos-Educativos/Jogo-Encontra-Silaba-Tonica.htm
Professor, voc? dever? observar por meio de registros individuais como os alunos se envolveram com a atividade e se aprenderam. Verifique se conseguiram: separar as s?labas e classific?-las quanto ao n?mero de s?labas e s?laba t?nica, bem como utilizar o laptop na realiza??o das atividades.