Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como conhecer os ?rg?os internos do corpo humano por meio do teatro.

Autor e Co-autor(es)

S?nia Mary Valente Bayestorff imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crian?as de 05 anos de idade; aprender?o a fun??o de alguns ?rg?os internos do corpo humano e sua anatomia. Aprender?o a representar, ter no??o de percep??o espacial no palco e proje??o da voz.

Duração das atividades

A atividade ser? desenvolvida em quinze dias aproximadamente, em diferentes momentos (no in?cio do per?odo matutino ou no in?cio do per?odo vespertino), com dura??o aproximada de 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Atividade interdisciplinar com um profissional ligado ? sa?de, com o objetivo de conhecer o corpo humano em tamanho real e seus ?rg?os internos. Visita ao Departamento de Anatomia de uma universidade pr?xima ou setor similar, para conhecer os ?rg?os internos do corpo humano separadamente. Em sala de aula, o professor apresenta a lista dos nomes dos ?rg?os internos que ir?o trabalhar: c?rebro, cora??o, pulm?o, rins, f?gado, intestino, bexiga, est?mago e ?tero. Cada crin?a escolher? um ?rg?o (duas crian?as poder?o escolher o mesmo ?rg?o desde que todos os ?rg?os sejam escolhidos) e ter? como tarefa, pesquisar em casa sobre a fun??o do ?rg?o escolhido e trazer no dia seguinte para socializar com os demais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade? A atividade se chama ?Como conhecer os ?rg?os internos do corpo humano por meio do teatro?. O texto dram?tico ? de autoria da pr?pria professora S?nia Mary Valente Bayestorff e se chama: ?Eu quero ser o chefe?.

Tem como objetivos:

- desenvolver as capacidades de espontaneidade, de movimento corporal em cena, de proje??o de voz, de percep??o espacial e representa??o.

- conhecer os ?rg?os internos do corpo humano, suas fun??es e sua anatomia.

1? dia - 1? Momento: Esta atividade pode ser realizada na sala de aula. O professor re?ne as crian?as num c?rculo e solicita que cada um socialize a pesquisa realizada em casa requerida no dia anterior.  Ap?s, lhes apresenta a foto dos ?rg?os internos do corpo humano, que iremos trabalhar na pe?a teatral: c?rebro, cora??o, pulm?o, rins, f?gado, intestino, bexiga, est?mago e ?tero. Faz a leitura do texto dram?tico chamado ?Eu quero ser o chefe?.

Texto dram?tico:

(Entram no palco o cora??o e o pulm?o)

PULM?O: - Eu tenho que ser o chefe do corpo! Sem mim o corpo n?o funciona. Sou eu que oxigeno o sangue.

Pum??o  

Fonte: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/%C3%BAtero.html

Acesso em 17/11/2011.

?

Cora????o

http://amigosdocardia.blogspot.com/ 

Acesso em 13/11/2011   

                                      

(O cora??o fica irritado)

CORA??O: - N?o senhor, seu Pulm?o. Eu que devo ser o chefe do corpo. Sou eu que bombeio sangue oxigenado para todo o corpo. Sou muito importante!

?

(Entram os rins)

RINS: - Espera a?! Eu tamb?m quero entrar nesta elei??o. Sou eu que filtro o sangue das impurezas do corpo. Eu devo ser o chefe!

Rins

http://www.google.com.br/search?q=otos+dos+rins&hl=pt-BR&biw=1366&bih=601&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=nZ3FTt3LEcqKgwe5kN2FDw&sqi=2&ved=0CC8QsAQ

Acesso em 17/11/2011

?

(Entra o f?gado)

F?GADO: - Nada disso! Sou eu que auxilio na desintoxica??o do organismo e muitas outras coisas. Eu serei o chefe!

F??gado

http://gabrielrbrunoabioifes.wordpress.com/page/2/

Acesso em 17/11/2011

?

?

(Entra o intestino todo enrolado)

INTESTINO: - E eu? Tamb?m quero. Afinal, sou eu que absorvo todos os nutrientes do corpo.

Intestino

http://www.google.com.br/search?q=foto+do+intestino+humano&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ee7HToSuNtO_gAfgwpk1&sqi=2&ved=0CDAQsAQ&biw=1366&bih=601

Acesso em 19/11/2011

?

(Entra a bexiga toda t?mida)

BEXIGA: - Eu posso participar? Eu tamb?m sou importante. Eu armazeno a urina produzida nos rins.

Bexiga

http://www.google.com.br/search?q=foto+da+bexiga+humana&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=EPDHTrnoH8rdgQf4mqFw&sqi=2&ved=0CCAQsAQ&biw=1366&bih=601

Acesso em 17/11/2011

?

(Entra o est?mago bem autorit?rio)

EST?MAGO: - Chega! T? decidido! Eu serei o chefe do corpo. Sou eu que armazeno os alimentos e fa?o a digest?o.

Est??mago

http://furanatura.blogspot.com/

Acesso em 17/11/2011

?

(Entra o ?tero saltitante e ir?nico)

?TERO: - Eh! Eh! Vamos parar! Eu sou o mais importante de todos. Eu guardo o embri?o e o abrigo-o durante toda gravidez.

??tero

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/utero.html

Acesso em 13/11/2011

?

(Entra o c?rebro ?s gargalhadas)

C?REBRO: - Ha! H?! H?! Olha s?! Eu sou o mais importante de todo o corpo! Eu controlo o sono, a sede, a fome e praticamente tudo o que o corpo faz. Eu serei o chefe!!!!

C??rebro

http://br.photaki.com/index.php?goto=2&searchform=1&k=cerebro&page=2

Acesso em 17/11/2011

?

?

(O pulm?o sai l? de tr?s,  bem devagarzinho, e vai para frente de todos)

PULM?O: - Sabe, fiquei pensando. Todos n?s somos importantes e dependemos um do outro. Vamos dar as m?os e acabar de uma vez com essa elei??o.

Pum??o

(Todos concordam e se abra?am).

Todos os ??rg??os

2? Momento: Na sala de aula. Ap?s a leitura do texto dram?tico faremos a distribui??o dos pap?is. Quando existir mais atores do que pap?is (personagens) podemos duplicar os ?rg?os ou inserir mais ?rg?os na pe?a para que todos possam participar.

2? dia ? Materiais: cartolina, guache, caneta hidrocor, l?pis de cor, cord?o.

3? Momento: Escolhidos os pap?is, na sala de aula ou na sala de artes, cada ator/crian?a produzir? seu pr?prio ?rg?o em tamanho grande. O professor levar? o molde a partir dos quais as crian?as desenhar?o seus respectivos ?rg?os em uma cartolina. Depois, elas os pintar?o com guache, caneta hidrocor ou l?pis de cor; recortar?o o desenho pronto, e por fim, amarrar?o um cord?o nas duas pontas dele, num tamanho que possibilite passar o ?rg?o pela cabe?a.

3? dia ? 4? Momento: No anfiteatro, ou num palco improvisado faremos a marca??o de cena, a ordem de entrada dos personagens, como ir?o movimentar-se. Trabalharemos tamb?m a proje??o da voz para que o ?ltimo da fila possa escutar sem precisarmos gritar. Aqueceremos nossas cordas vocais com consoantes vibrat?rias como: v, z, f, s.

4? dia ? 5? Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio com o texto, lembrando ?s crian?as das orienta??es do dia anterior. Entram o Pulm?o e o Cora??o, falam e permanecem no palco. Entram os Rins, falam e permanecem no palco. Entra o F?gado, fala e permanece no palco. Entra o Intestino, fala e permanece no palco. Entra a Bexiga, fala e permanece no palco. Entra o est?mago, fala e permanece no palco. Entra o ?tero, fala e permanece no palco. Entra o C?rebro, fala e permanece no palco.  O Pulm?o vem ? frente de todos, fala e todos d?o as m?os e se abra?am.

5? dia ? 6? Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio com o texto e a figura do ?rg?o pendurado no pesco?o. Marca??o e movimenta??o em cena.

6? dia ? 7? Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio geral com o texto e caracteriza??es. Faremos os acertos finais.

7? dia ? 8? Momento: No in?cio da manh? ou no in?cio da tarde, o grupo de crian?as passar? em todas as salas da escola e far? o convite formal para assistirem ? pe?a ?Eu quero ser o chefe?, que acontecer? no anfiteatro (ou palco improvisado) ?s 11 horas (ou ?s 16 horas.

Recursos Complementares

Avaliação

- O professor dever? avaliar se as crian?as:

- Se divertiram e se gostaram da atividade;

- Se aprenderam a se movimentar em cena, a projetar a voz, a ter percep??o espacial e a representa??o teatral propriamente dita.

- Se foram criativas;

- Se descobriram os recursos corporais e os aplicaram na representa??o;