Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
As crian?as de 05 anos de idade; aprender?o a fun??o de alguns ?rg?os internos do corpo humano e sua anatomia. Aprender?o a representar, ter no??o de percep??o espacial no palco e proje??o da voz.
Atividade interdisciplinar com um profissional ligado ? sa?de, com o objetivo de conhecer o corpo humano em tamanho real e seus ?rg?os internos. Visita ao Departamento de Anatomia de uma universidade pr?xima ou setor similar, para conhecer os ?rg?os internos do corpo humano separadamente. Em sala de aula, o professor apresenta a lista dos nomes dos ?rg?os internos que ir?o trabalhar: c?rebro, cora??o, pulm?o, rins, f?gado, intestino, bexiga, est?mago e ?tero. Cada crin?a escolher? um ?rg?o (duas crian?as poder?o escolher o mesmo ?rg?o desde que todos os ?rg?os sejam escolhidos) e ter? como tarefa, pesquisar em casa sobre a fun??o do ?rg?o escolhido e trazer no dia seguinte para socializar com os demais.
Atividade? A atividade se chama ?Como conhecer os ?rg?os internos do corpo humano por meio do teatro?. O texto dram?tico ? de autoria da pr?pria professora S?nia Mary Valente Bayestorff e se chama: ?Eu quero ser o chefe?.
Tem como objetivos:
- desenvolver as capacidades de espontaneidade, de movimento corporal em cena, de proje??o de voz, de percep??o espacial e representa??o.
- conhecer os ?rg?os internos do corpo humano, suas fun??es e sua anatomia.
1? dia - 1? Momento: Esta atividade pode ser realizada na sala de aula. O professor re?ne as crian?as num c?rculo e solicita que cada um socialize a pesquisa realizada em casa requerida no dia anterior. Ap?s, lhes apresenta a foto dos ?rg?os internos do corpo humano, que iremos trabalhar na pe?a teatral: c?rebro, cora??o, pulm?o, rins, f?gado, intestino, bexiga, est?mago e ?tero. Faz a leitura do texto dram?tico chamado ?Eu quero ser o chefe?.
Texto dram?tico:
(Entram no palco o cora??o e o pulm?o)
PULM?O: - Eu tenho que ser o chefe do corpo! Sem mim o corpo n?o funciona. Sou eu que oxigeno o sangue.
Fonte: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/%C3%BAtero.html
Acesso em 17/11/2011.
?
http://amigosdocardia.blogspot.com/
Acesso em 13/11/2011
(O cora??o fica irritado)
CORA??O: - N?o senhor, seu Pulm?o. Eu que devo ser o chefe do corpo. Sou eu que bombeio sangue oxigenado para todo o corpo. Sou muito importante!
?
(Entram os rins)
RINS: - Espera a?! Eu tamb?m quero entrar nesta elei??o. Sou eu que filtro o sangue das impurezas do corpo. Eu devo ser o chefe!
Acesso em 17/11/2011
?
(Entra o f?gado)
F?GADO: - Nada disso! Sou eu que auxilio na desintoxica??o do organismo e muitas outras coisas. Eu serei o chefe!
http://gabrielrbrunoabioifes.wordpress.com/page/2/
Acesso em 17/11/2011
?
?
(Entra o intestino todo enrolado)
INTESTINO: - E eu? Tamb?m quero. Afinal, sou eu que absorvo todos os nutrientes do corpo.
Acesso em 19/11/2011
?
(Entra a bexiga toda t?mida)
BEXIGA: - Eu posso participar? Eu tamb?m sou importante. Eu armazeno a urina produzida nos rins.
Acesso em 17/11/2011
?
(Entra o est?mago bem autorit?rio)
EST?MAGO: - Chega! T? decidido! Eu serei o chefe do corpo. Sou eu que armazeno os alimentos e fa?o a digest?o.
http://furanatura.blogspot.com/
Acesso em 17/11/2011
?
(Entra o ?tero saltitante e ir?nico)
?TERO: - Eh! Eh! Vamos parar! Eu sou o mais importante de todos. Eu guardo o embri?o e o abrigo-o durante toda gravidez.
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/utero.html
Acesso em 13/11/2011
?
(Entra o c?rebro ?s gargalhadas)
C?REBRO: - Ha! H?! H?! Olha s?! Eu sou o mais importante de todo o corpo! Eu controlo o sono, a sede, a fome e praticamente tudo o que o corpo faz. Eu serei o chefe!!!!
http://br.photaki.com/index.php?goto=2&searchform=1&k=cerebro&page=2
Acesso em 17/11/2011
?
?
(O pulm?o sai l? de tr?s, bem devagarzinho, e vai para frente de todos)
PULM?O: - Sabe, fiquei pensando. Todos n?s somos importantes e dependemos um do outro. Vamos dar as m?os e acabar de uma vez com essa elei??o.
(Todos concordam e se abra?am).
2? Momento: Na sala de aula. Ap?s a leitura do texto dram?tico faremos a distribui??o dos pap?is. Quando existir mais atores do que pap?is (personagens) podemos duplicar os ?rg?os ou inserir mais ?rg?os na pe?a para que todos possam participar.
2? dia ? Materiais: cartolina, guache, caneta hidrocor, l?pis de cor, cord?o.
3? Momento: Escolhidos os pap?is, na sala de aula ou na sala de artes, cada ator/crian?a produzir? seu pr?prio ?rg?o em tamanho grande. O professor levar? o molde a partir dos quais as crian?as desenhar?o seus respectivos ?rg?os em uma cartolina. Depois, elas os pintar?o com guache, caneta hidrocor ou l?pis de cor; recortar?o o desenho pronto, e por fim, amarrar?o um cord?o nas duas pontas dele, num tamanho que possibilite passar o ?rg?o pela cabe?a.
3? dia ? 4? Momento: No anfiteatro, ou num palco improvisado faremos a marca??o de cena, a ordem de entrada dos personagens, como ir?o movimentar-se. Trabalharemos tamb?m a proje??o da voz para que o ?ltimo da fila possa escutar sem precisarmos gritar. Aqueceremos nossas cordas vocais com consoantes vibrat?rias como: v, z, f, s.
4? dia ? 5? Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio com o texto, lembrando ?s crian?as das orienta??es do dia anterior. Entram o Pulm?o e o Cora??o, falam e permanecem no palco. Entram os Rins, falam e permanecem no palco. Entra o F?gado, fala e permanece no palco. Entra o Intestino, fala e permanece no palco. Entra a Bexiga, fala e permanece no palco. Entra o est?mago, fala e permanece no palco. Entra o ?tero, fala e permanece no palco. Entra o C?rebro, fala e permanece no palco. O Pulm?o vem ? frente de todos, fala e todos d?o as m?os e se abra?am.
5? dia ? 6? Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio com o texto e a figura do ?rg?o pendurado no pesco?o. Marca??o e movimenta??o em cena.
6? dia ? 7? Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio geral com o texto e caracteriza??es. Faremos os acertos finais.
7? dia ? 8? Momento: No in?cio da manh? ou no in?cio da tarde, o grupo de crian?as passar? em todas as salas da escola e far? o convite formal para assistirem ? pe?a ?Eu quero ser o chefe?, que acontecer? no anfiteatro (ou palco improvisado) ?s 11 horas (ou ?s 16 horas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8193
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_humano
http://www.smartkids.com.br/especiais/corpo-humano.html
http://www.youtube.com/watch?v=VmGNOgJPGlc&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anatomia_humana
http://www.vidaesaude.org/biologia-vida/os-orgaos-internos-do-corpo-humano.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10110
- Se divertiram e se gostaram da atividade;
- Se aprenderam a se movimentar em cena, a projetar a voz, a ter percep??o espacial e a representa??o teatral propriamente dita.
- Se foram criativas;
- Se descobriram os recursos corporais e os aplicaram na representa??o;