Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Riscos por acidentes e uso indevido de drogas |
Refletir e conscientizar sobre o perigo do alcoolismo.
Conhecer os efeitos do álcool no organismo.
Prevenir a doença alcoolismo.
Esta é uma aula interessante de se trabalhar com a modalidade EJA.
É interessante o professor trabalhar anteriormente o sistema nervoso com os alunos.
Refletir e conscientizar sobre o perigo do alcoolismo.
Conhecer os efeitos do álcool no organismo.
Prevenir a doença alcoolismo.
DURAÇÃO - 5 a 6 aulas (já contando 2 aulas para ensaios)
ESTRATÉGIAS
Entre os hábitos culturais do brasileiro, encontra-se a ingestão de bebidas alcoólicas. A cervejinha de fim de semana, o “happy hour” com os amigos depois do serviço, e mesmo as saídas para as “baladas” e barzinhos, fazem parte de boa parte da população jovem e adulta.
Em uma conversa franca com os alunos, pergunte quem já experimentou uma bebida alcoólica, se conhecem pessoas que fazem o consumo periódico de álcool e se sabem dos problemas que o álcool traz para a saúde.
Peça que eles façam um desenho (fotomontagem ou colagem) de sua autoria que represente o que eles conhecem e a opinião que tem sobre o consumo do álcool.
Aborde o tema com uma reportagem que vincule a ingestão de álcool com a saúde ou sociedade. Sugerimos a reportagem abaixo, que mostra que o consumo do álcool é tão danoso à saúde quanto o tabagismo.
Discuta com os alunos o porquê das pessoas consumirem e incentivarem o consumo do álcool. Que setores da sociedade se beneficiam com esta prática? A mídia incentiva ou previne o consumo de álcool?
Leve os alunos ao laboratório para explorar mais recursos e informações sobre o tema.
O Portal do Professor disponibiliza recursos como os sugeridos abaixo. (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12084)
Este recurso mostra o que deve-se fazer com pessoas que excederam o consumo de álcool e estão passando mau. Discuta com os alunos porque certos adolescentes e adultos chegam ao ponto de serem levados ao hospital e colocam sua saúde em risco ingerindo quantidades altas de álcool. (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13990 )
Esta animação mostra o comportamento de pessoas que bebem e se arriscam a dirigir, alertando para não conduzirem veículos se estiverem alcoolizados. Aproveite a animação para discutir com os alunos sobre a Lei Seca válida em todo o território nacional desde 2008. Aborde as questões dos acidentes causados por pessoas alcoolizadas e o porquê de pessoas ainda insistirem em dirigir depois de beberem.
Peça aos alunos para que em equipes de 3 integrantes pesquisem um dos temas sugeridos: origem das bebidas alcoólicas, efeito do álcool no organismo, alcoolismo, outras doenças causadas pelo álcool, ONG´s que ajudam pessoas envolvidas com álcool, propagandas de bebidas alcoólicas, questão cultural da ingestão de álcool (o consumo do álcool em diversas culturas), o impacto social da ingestão do álcool (problemas sociais além do alcoolismo).
< p>Os dad os obtidos nas pesquisas deverão ser apresentados para a turma, utilizando se possível projetor multimídia, incentivando os alunos a intercalarem os dados com imagens correlatas à pesquisa.Após a apresentação dos dados da pesquisa, cada equipe deverá montar uma esquete teatral de duração curta ( 2 a 5 minutos) que repre sente sua pesquisa. Instrua os alunos para abordar o tema de maneira bem humorada e positiva (sem enfatizar o exemplo negativo).
Esta atividade prevê alguns pontos:
Lembre os alunos das duas animações já visualizadas, como exemplo de abordagem do tema alcoolismo. Instrua que eles discutam de que maneira irão montar a esquete, definindo o tema principal e secundário se houver. Definindo também os papéis que serão representados, que alunos irão representá-los e as falas. Professor, instrua que cada grupo tenha o seu texto escrito, e cada aluno da equipe tenha uma cópia de suas falas. Um dos medos dos alunos é esquecer as falas. Para uma esquete, decorá-las não é imprescindível. Os alunos devem ter em mente a mensagem que irão passar, e a continuidade da história que estão contando. Assim, mesmo que falte aquela palavra discutida em ensaio, poderá improvisar sem detrimento da mensagem e da história que estão contando. Quanto ao cenário, instrua os alunos a utilizarem dos objetos da própria sala (ou escola). Lembre de avisá-los para não trazer bebida alcoólica para dentro da escola. Poderão usar de outros objetos para fazer referência ao álcool. Também o figurino não necessita de grandes preocupações. O professor deverá prever uma a duas aulas para ensaio. Nestas aulas, vá de grupo em grupo, auxiliando na montagem do roteiro, das falas e do posicionamento frente ao público.
Efeitos sonoros poderão ser utilizados, para isto os alunos podem pesquisar alguns efeitos na internet e gravá-los em uma pen-drive ou CD. A edição deste material poderá ser feita com o software livre Audacity. Para saber mais sobre este programa acesse o Portal do Professor, no endereço a seguir:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=audacity&x=0&y=0
Ou acesse o sítio do Escola BR que conta com tutoriais e video-aulas sobre o Audacity, acessado em 26/07/2009 e disponível em:http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/podcast_criar2_audacity.htm, e http://www.escolabr.com/portal/modules/planet/view.article.php?1538
No dia da apresentação, eles deverão estar a postos, do contrário será necessário mais de uma aula para que todas as equipes se apresentem. Incentive que os alunos aplaudam os colegas após a apresentação, dando o tempo necessário para o próximo grupo vir à frente da sala e começar.
Caso as apresentações das equipes tenham superado as expectativas, o professor poderá propor uma nova apresentação das esquetes em outros eventos da escola, como reunião de pais. Esta é uma iniciativa para a prevenção do alcoolismo na comunidade. Se o professor achar interessante poderá convidar alguma pessoa ligada à ONGs como o Alcoólicos Anônimos para fazer uma palestra aos pais e alunos sobre como lidar com pessoas com esta doença (alcoolismo) e como preveni-la.
Após todos se apresentarem, debata com os alunos quais maiores dificuldades que eles encontraram em realizar esta atividade. Foi a montagem da esquete? Decorar as falas? Apresentar-se em público?
E agora, depois da apresentação, que aspectos foram positivos? Que novas habilidades agregaram?
A disciplina de química pode abordar o tema de forma diversa.
O que é a cachaça? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=718
Se possível converse com o professor de química para uma abordagem interdisciplinar deste tema. Além de bebida, o álcool é também combustível, produto de limpeza. O professor de química poderá apresentar que grupo funcional o álcool pertence, que reações químicas ele participa e até o mecanismo de obtenção desta importante substância.
Ao fim das atividade questione os alunos sobre o que aprenderam a respeito do álcool e alcoolismo. Retome a imagem que os alunos confeccionaram no início desta temática e peça que eles reflitam sobre ela. A opinião deles continua a mesma ou mudou? Esta imagem foi influenciada pelo poder da mídia? Instrua a fazerem uma nova imagem que mostre os conhecimentos adquiridos nas aulas e como o álcool influe na saúde das pessoas.
Nome | Tipo |
---|---|
Conducción y alccol | Animação/simulação |
Asistencia y alcohol | Animação/simulação |
Vídeo sobre o alcoolismo. http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL1231801-9077,00-ESTUDIO+TERAPEUTA+OCUPACIONAL+FALA+SOBRE+ALCOOLISMO.html
Hormônio da fome e o alcoolismo. http://www.agencia.fapesp.br/materia/10711/divulgacao-cientifica/hormonio-da-fome-e-alcoolismo.htm e Álcool e o deficit de atenção. http://www.agencia.fapesp.br/materia/6921/divulgacao-cientifica/deficit-de-atencao-e-alcoolismo.htm
Os efeitos e consequências do álcool. http://www.brasilescola.com/drogas/alcool.htm
A avaliação se dará pela apresentação da pesquisa e esquete teatral dos alunos. Aproveite para utilizar o mecanismo de rubrica, avisando com antecedência os critérios que você avaliará.
Uma maneira de avaliar estas produções é por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente.
Abaixo o sítio que gera planilhas de rubricas, dependendo da atividade que está sendo realizada. (em inglês) http://rubistar.4teachers.org/index.php
Para saber mais sobre rubrica, acesse o endereço: http://abweb.no.sapo.pt/material/rubricas/criarubr.htm