Portal do Professor

Início do Conteúdo

Glossário de termos utilizados em vídeo games

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Criar um glossário de palavras em inglês que são utilizadas em jogos de vídeo games.
  • Elaborar um tutorial 
  • Utilizar o programa KPresenter.

Duração das atividades

3 horas aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Imperativo
  • Palavras sequenciais ( primeiro, em seguida, então, finalmente)

Estratégias e recursos da aula

Recursos

  • Vídeo game e televisor ou computador conectado a Internet e a um Data Show
  • Laptops Classmate conectados a Internet
  • Dicionário Online Inglês/Português

 

Estratégias
 
Atividade Motivadora
 

O professor deverá levar um jogo de vídeo game para a sala e pedir aos que alunos que deem instruções de como jogá-lo.

Apesar de ser uma aula de Lìngua Portuguesa, o professor deve chamar a atenção dos alunos para o fato de que a língua predominante nos manuais dos jogos é a inglesa, por isso, seria de fundamental importância que essa atividade fosse desenvolvida colaborativamente com o professor de inglês da escola.

  • Professor, avalie se essa atividade motivadora terá resultado positivo em sua sala, uma vez que os alunos ficarão muito empolgados e talvez criem indisciplina. Caso você julgue inapropriada essa proposta, apresente apenas o vocabulário sugerido abaixo. Insistimos, porém, na ideia primeira pois seria uma maneira interessante de chamar a atenção dos alunos para a aula e esse engajamento ajudaria tanto na condução dessa e das outras atividades a serem apresentadas.

Uma outra sugestão seria a apresentação em data show de um jogo online.

Sugerimos o site http://jogoonlinegratis.com.br/lista/jogos-de-videogame. Ele apresenta várias opções de jogos. 

vídeo game

 

  • Professor, escolha um jogo que não contenha cenas de violência, nudez ou quaisquer outros conteúdos ofensivos. 

 

Atividade 1

O professor deverá explorar o vocabulário apresentado, o qual provavelmente conterá palavras como:

start - play - skip - next - back - forward - level - score - game over - again - password - key - player - up - down - side - move on - run 
  • Professor, caso os alunos não saibam o significado de algumas palavras, oriente-os a pesquisar em um dicionário online. Apresentamos o Babylon como opção. Ele pode acessado no link http://www1.uol.com.br/babylon/

Babylon

 

Atividade 2 

CRIAÇÃO DE GLOSSÁRIO - DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS

 

O professor deverá solicitar aos alunos que criem um glossário com palavras em inglês que são utilizadas em jogos de vídeo games para tentar traduzi-las para o Português .

Eles deverão escolher um jogo e depois apresentá-lo para a sala, mostrando que as palavras apresentadas realmente auxiliam o aluno no manuseio do jogo.

Além do glossário, os alunos deverão também criar um tutorial em Português para o jogo, mostrando passo a passo como o jogo deve ser acessado e quais procedimentos tomar para que ser bem sucedido no jogo.

  • Professor, apresente para a sala o significado da palavra tutorial. Uma boa definição pode ser encontrada no link a seguir http://pt.wikipedia.org/wiki/Tutorial . 
  • Apresente, também, um modelo de tutorial. No site http://www.webtutoriais.com/ é possível encontrar vários modelos de tutoriais para diversas funções. O demonstrado abaixo é sobre como fazer texto em movimento no Flash.

Como fazer um tutorial

http://www.webtutoriais.com/open.php?cut=6679

 

Atividade 3

Os alunos deverão apresentar o glossário, o tutorial e o jogo para a sala.

O glossário  e o tutorial deverão ser criados no programa KPresenter ( Metasys - Gerenciador de programas - KPresenter) do Laptop Classmate.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer sua aula, acesse:

 

Avaliação

A atividade será avaliada durante o processo de elaboração e apresentação, levando em conta critérios como envolvimento na elaboração da mesma, relevância das palavras apresentadas e adequação da tradução dos termos.

O tutorial deve ter linguagem clara e objetiva, além de estar de acordo com a língua padrão.