Portal do Professor

Início do Conteúdo

Por que comemos?

Autor e Co-autor(es)

Suelen Fernanda Machado imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula


Refletir sobre a importância de nos alimentarmos de forma saudável. Conhecer os alimentos, seus nutrientes e vitaminas.

Duração das atividades

3 a 4

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Na forma de cartaz coletivo, ou no quadro negro, escrever: Por que comemos? Ouvir os alunos e enumerar os diferentes motivos:

  • Para crescer;
  • Para ter energia;
  • Para ter força;
  • Para ter saúde;
  • Porque é gostoso;
  • Porque o estômago dói e faz barulho.

Convidar as crianças a ouvir a música “comer, comer” – Balão Mágico. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=e_jj88-T1vA

O professor poderá entregar a letra da música, disponível em: http://letras.terra.com.br/a-turma-do-balao-magico/711157, no modo impresso,e, junto aos alunos, destacar os alimentos que eles consideram saudáveis e não saudáveis.

Obs: a partir da música o professor poderá propor diferentes atividades, como cruzadinha, caça-palavras, interpretação de texto, etc.

A música nos traz algumas mensagens importantes, tais como, é preciso nos alimentar para não adoecermos, para termos energia e crescermos fortes e saudáveis, contudo, ela também fala sobre comer a toda hora, e faz uma verdadeira mistura de alimentos. Diante da letra, podemos refletir:
 

  • Será que comer a todo o momento, sem respeitar os horários das refeições, é saudável?
  • Será que misturar um monte de alimentos e comer em excesso, não prejudicará nossa saúde?
  • Vocês sabiam que os alimentos estão separados por grupos alimentares, e que cada um deles apresenta certo tipo de nutriente e vitamina?

 

Neste momento o professor passa a explicar quais são os grupos alimentares existentes, e que existe uma porção diária de alimentos que devem ser ingeridos no dia-a-dia. Para isso, sugerimos que o professor utilize o laboratório de informática, ou caso tenha acesso a internet em sala de aula, poderá utilizar projetor multimídia e navegar pelo supermercado disponível em http://www.canalkids.com.br/alimentacao/grupos/index.htm.

No supermercado o aluno poderá encontrar os alimentos separados por grupos alimentares, e, clicando nestes, terá a explicação de cada grupo, bem como a importância de cada um em nossa alimentação diária.

Para além dessas explicações, o professor poderá dizer aos alunos que existe uma pirâmide alimentar, e que esta apresenta os alimentos que devem ser ingeridos em maior quantidade, bem como, aqueles que devem ser ingeridos em pequenas quantidades. Porém, antes de apresentar a pirâmide, sugerimos que o professor tenha previamente, selecionado figuras de alimentos diversos de revistas, jornais e internet. Separar os alunos em pequenos grupos e entregar para cada grupo as figuras dos alimentos juntamente com a estrutura da pirâmide alimentar em branco.

undefined

Solicitar aos alunos que colem na estrutura da pirâmide as diferentes figuras de alimentos de acordo com que eles acreditam que devam ser mais ou menos ingeridos durante o dia. Explicar que, no topo da pirâmide devem ficar os alimentos ingeridos em menor quantidade, enquanto que na base, devem ficar os ingeridos em maior quantidade. Após terminarem as pirâmides, cada grupo deverá apresentar como ficou a estrutura de alimentação diária. O professor deve selecionar os erros e situações comuns, para, a partir da pirâmide correta, fazer as devidas explicações.

Pirâmide alimentar correta:

undefined

Para complementar as atividades, o professor poderá trabalhar com os alunos esse jo go divertido em que o aluno ultrapassa as fases eliminando os adversários. Para isso, ele deve se alimentar com alguns alimentos presentes em cada fase, que tem o poder de combater alguns males, por exemplo, na primeira fase, o aluno conta com a ajuda do espinafre para vencer a anemia..

O poder dos alimentos

 

Ver ítem avaliação


A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação a qual se depara. Neste caso, o professor poderá solicitar que os alunos tragam de casa um cardápio que englobe, de maneira geral, os alimentos mais ingeridos por ele durante a semana. Com a ajuda da pirâmide alimentar, evidenciar o que pode ser melhorado no cardápio, acrescentado ou retirado. O objetivo é que os alunos retornem para casa com um cardápio diferenciado e mais saudável.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
O poder dos alimentos Animação/simulação

Recursos Complementares

Avaliação

Como avaliação, sugerimos que cada aluno, ou grupo de alunos, construa um cardápio que inclua todos os grupos alimentares, bem como a proporção de alimentos, de acordo com a pirâmide alimentar.