Amanda Diniz Ferreira, L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Com esta aula, o aluno poder? aprender aspectos da hist?ria do Brasil, sobretudo no Per?odo Regencial. Ele saber? quais foram as esp?cies de reg?ncias, bem como quem as dirigia. Entender? a import?ncia das reg?ncias para a pol?tica brasileira da ?poca e para a consolida??o do novo Estado que acabava de surgir com a Independ?ncia. Ver? em que aspectos as reg?ncias interferiram na economia e na sociedade da ?poca.
Os alunos devem ter conhecimentos pr?vios sobre o Brasil Col?nia, a vinda da Corte portuguesa para o Brasil, o governo de Dom Pedro I e sua ren?ncia.
INTRODU??O
O Per?odo Regencial est? compreendido entre a abdica??o de Dom Pedro e o Golpe da maioridade. Quando da ren?ncia de Dom Pedro I, Pedro II possu?a somente 5 anos de idade e n?o podia, ent?o, assumir o poder. Assim, o governo passou a ser dirigido por representantes: essa forma de governo seria a reg?ncia. Durante a mesma d?cada, sucederam-se quatro reg?ncias: a Reg?ncia Trina Provis?ria, a Trina Permanente, a Una do Padre Feij? e a Una de Ara?jo Lima.
ATIVIDADE 1 (Aulas 1 e 2)
?
Aula 1
O professor far? uma breve introdu??o sobre o Per?odo Regencial, explicando a ren?ncia de Dom Pedro I e suas consequ?ncias. Em seguida, dividir? a sala em quatro grupos, cada qual correspondendo a uma das cores: azul, vermelho, amarelo e verde.
Cada grupo ter? um tema:
- Azul:?Reg?ncia Trina Provis?ria?;
- Vermelho: ?Reg?nciaTrina Permanente?;
- Amarelo: ?Reg?ncia Una do Padre Feij??;
- Verde: ?Reg?ncia Una de Ara?jo Lima?.
O restante da primeira aula ser? reservado para que os grupos estudem sobre a reg?ncia da qual est?o incumbidos. A pesquisa dever? ser feita no livro did?tico utilizado pela escola, como tamb?m, se possivel, via internet e por outros livros que o professor tenha a sua disposi??o. Procurar?o entender, para a aula seguinte, aspectos como:
- Como foi o per?odo de sua reg?ncia, as suas caracter?sticas principais, quem governou e por qu?.
- O que houve de relevante nessa reg?ncia?
- Que rebeli?es ocorreram durante os anos dessa reg?ncia?
Alguns sites que poder?o ser utilizados para a pesquisa virtual:
http://www.brasilescola.com/historiab/periodo-regencial.htm
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/periodo-regencial/
http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/periodo-regencial.htm
http://www.historiabrasileira.com/brasil-imperio/periodo-regencial/
OBS: Os sites falam sobre todo o Per?odo Regencial, sem separar conte?dos. ? importante que os alunos entrem em todos eles e leiam os textos por inteiro, para entender o quadro geral da ?poca. E somente depois, procurem os detalhes sobre a reg?ncia escolhida dentro de cada texto.
Imagens:
Dom Pedro II e suas irm?s, quando de sua menoridade. F?lix-?mile Taunay(1795?1881). Dispon?vel em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pedro_II_of_Brazil_and_his_sisters.jpg
Aclama??o do jovem Pedro II como Imperador do Brasil, ap?s a Abdica??o de Dom Pedro I, a 9 de abril de 1831.
Dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ef/Aclama%C3%A7%C3%A3o_de_D_Pedro_II_em_1831_by_Debret.jpg
Cena da batalha do sul do Brasil. Autor:Oscar Pereira da Silva.
Dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9c/Oscar_Pereira_da_Silva_-_Cena_de_Batalha_no_Sul_do_Brasil.jpg
?
Aula 2
A segunda aula ser? reservada ? discuss?o. Os grupos ir?o dizer aos colegas o que entenderam sobre a reg?ncia estudada, e tentar responder aos questionamentos propostos (e a quaisquer outros mais que o professor venha a indagar). O objetivo desta discuss?o ? o de que cada grupo mostre a import?ncia de sua reg?ncia na contru??o da hist?ria do Brasil.
?
ATIVIDADE 2 (Aula 3)
?
Esta segunda atividade ser? uma Gincana, uma competi??o de perguntas e respostas entre os grupos, que se manter?o os mesmos. O professor dever? elaborar uma s?rie de perguntas sobre as reg?ncias e faz?-las aos grupos (eles dever?o responder a perguntas sobre todo o Per?odo Regencial, e n?o apenas sobre a reg?ncia estudada na atividade anterior). Feita a pergunta, o grupo ter? uma chance de responder; se n?o conseguir, passar? a chance para o pr?ximo grupo, e assim por diante. O grupo que, no final, obtiver o maior n?mero de respostas certas ser? o vencedor.
Alguns exemplos de perguntas que poder?o ser feitas:
- Quais as caracter?sticas da reforma liberal?
- Como ocorreu a cria??o da Guarda Nacional? Caracterize-a.
- Que mudan?as trazia o Ato Constitucional de 1834?
- Como, onde e por que houve a Revolu??o Farropilha?
Obs: Para marcar a pontua??o dos grupos, o professor poder? dividir o quadro em azul, vermelho, amarelo e verde, sinalizando com tra?os (ou do jeito que preferir) o n?mero de respostas certas.
?
ATIVIDADE 3 (Aula 4)
?
Esta terceira atividade ser? a continua??o da Gincana, mas desta vez de forma diferente. O professor trar? uma pergunta muito importante ? sala, que ainda n?o tenha sido feita e que seja dif?cil de responder rapidamente e precise de reflex?o em sua resposta.
Um bom exemplo poder? ser: ?Qual foi a contribui??o do Per?odo Regencial para a consolida??o do rec?m- formado Estado Brasileiro?
Os alunos ter?o a aula toda para responder, sem consulta, ? pergunta, em uma folha de papel. No fim da aula, o professor ler? todas as quatro respostas, em voz alta, e a resposta mais bem elaborada ser? a vencedora (tamanho m?ximo de uma p?gina por resposta). E o ponto ser? computado juntamente com os pontos da aula anterior. Assim, no final da aula, haver? o resultado do grupo ganhador da Gincana.
http://professor.bio.br/historia/provas_topicos.asp?topico=Per%EDodo%20Regencial
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/periodo-regencial.jhtm
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/opulencia-repressao-no-periodo-regencial.htm
Por ser uma atividade de Gincana, o professor dever? avaliar a participa??o de cada aluno, e n?o os resultados gerais da Gincana. A participa??o dever? ser dividida processualmente entre as tr?s atividades. Dever?o ser levados em conta a presen?a, o interesse e a participa??o ativa de cada um, como tamb?m o texto entregue na ?ltima atividade contendo a resposta da pergunta feita em sala.
OBS:O grupo vencedor da Gincana poder? ganhar algo, como um ponto a mais ou uma caixa de bombons, o pr?mio ficar? a crit?rio do professor e do comportamento geral da sala.