Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA- Histórias de princesas negras

Autor e Co-autor(es)

Grace Luciana Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir sobre as diferentes formas de preconceito;

Pesquisar sobre as histórias de princesas negras.

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Converse com os alunos sobre quais são as características das princesas que eles conhecem?

Pergunte para os alunos se eles conhecem alguma história de princesa negra?

Estratégias e recursos da aula

 

prin1

Fonte da imagem: http://www.leiabrasil.org.br/pdf/Princesas%20Africanas_bx.pdf

 

O universo das histórias infantis está repleto de princesas, elas são belas, adoráveis e brancas! Qual o impacto disso para milhares de meninas negras que aprendem desde cedo que ser bela é ser branca.

Veja este depoimento de Maria Machado Ruibasciki.

“No meu tempo de criança as histórias infantis sempre trouxeram um "mundo encantado branco". As bonecas eram "brancas" e "loiras". E o ideal de beleza era ter cabelos lisos, ser magra, loira e de olhos azuis. Minha mãe negra, sempre teve muito orgulho de mim e sempre dizia que eu era linda. E eu menina nascida e criada na vila não pensava muito nestas coisas. Mas, ainda assim não me achava linda. Por quê? Porque apesar de minha mãe me achar linda e eu me sentir amada por todos de minha família, o mundo ao meu redor insistia em determinar um "padrão de beleza". Mas como também tinha o referencial de uma mulher negra, linda, alegre, de bem com a vida e com o mundo, eu pude superar todas as inseguranças da adolescência. Minha mãe apesar de seu pouco estudo era uma mulher de uma sabedoria tremenda, ela me dava segurança porque sempre destacava o que eu tinha de melhor.”

Fonte: http://www.geledes.org.br/em-debate/colunistas/847-princesa-negra

Trazer para o universo da sala as princesas negras é mudar a história, é dar vez para a diversidade e ao respeito étnico.

É dar opções para o imaginário dos alunos que vão além das princesas européias.

Assim vamos estabelecendo um legado que recupera a história africana e consequentemente nossas raízes.

 

Atividade 1-

Converse com os alunos sobre quais são as características das princesas que eles conhecem?

Pergunte se eles conhecem alguma história de princesa negra?

 

Atividade 2-

Aprofunde a discussão sobre as relações entre o que aprendemos na escola e o preconceito.

Para ilustrar a discussão sugiro um vídeo de um estudo realizado com crianças negras americanas a respeito do preconceito com raça, em que são utilizadas duas bonecas, uma branca e outra negra, para averiguar o preconceito enraizado!

 

prin2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pgCkC1BultQ

 

Após o filme discuta com a classe sobre o vídeo e as experiências pessoais que têm em relação ao preconceito. Quais são as raízes dele e o que podemos fazer? Exponha que a informação e o conhecimento é o melhor instrumento contra a ignorância que na atividade seguinte eles poderão conhecer muito coisa sobre o universo das princesas africanas.

 

Atividade 3-  Pesquisa – Princesas Africanas.

Essa constitui a atividade principal do processo, pois os alunos irão pesquisar obter informações e transformar em conhecimento, ou seja, vão se apropriar da informação e reproduzi-la através de outro recurso. Para tal eles usarão uma publicação da Ong Leias Brasil, uma revista com vários artigos sobre Princesas Africanas. Para essa etapa divida a classe em trios, exigirá um tempo de pesquisa e leitura, pois os alunos irão escolher um artigo ou trecho e irão ilustrar um cartaz que fale sobre princesas negras e ao mesmo tempo seja uma campanha contra o racismo e o preconceito.

 

prin4

Fonte da imagem: http://www.leiabrasil.org.br/pdf/Princesas%20Africanas_bx.pdf

O encarte pode ser encontrado neste link: http://www.leiabrasil.org.br/pdf/Princesas%20Africanas_bx.pdf

 

 

Atividade 4 – Aprendendo a fazer um cartaz

 

Oriente aos alunos em como elaborar um cartaz, que se divide em:

  1. Ideia principal;
  2. Ilustração coerente com a ideia;
  3. Frase de impacto.

 

 

Atividade 5- Elaboração do Cartaz

Para construir a ilustração do cartaz, os alunos podem usar site Crayola. Ele possibilita o desenho on-line , depois os alunos podem imprimir, pois o site não permite salvar a imagem. Outra opção é fazer um print- screen da tela do computador, dessa forma o aluno pode obter a imagem digital para editá-la.

Endereço do site: http://www.crayola.com/coloring_application/index.cfm?referrer=/index.cfm

prin3

Fonte da imagem: http://www.crayola.com/coloring_application/index.cfm?referrer=/index.cfm

 

Atividade 6- Campanha pela escola

Essa é a hora de ampliar o debate para além da turma, eles serão responsáveis por colar e espalhar a campanha pela escola.

Recursos Complementares

Avaliação

Identifique:

O nível de colaboração entre os trios;

Quais foram os desafios mais fáceis e mais difíceis;

O grau de envolvimento dos alunos;

Se os alunos conseguiram expressar suas ideias em relação à elaboração do cartaz .