Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
- Ampliar o repert?rio musical com cantigas de roda de diversos lugares daqui e do mundo.
- Conhecer mais sobre seu corpo e as possibilidade de movimentos.
- Aprender e criar novas coreografias.
Sugere-se que as crian?as j? tenham tido contato com m?sicas de diferentes ritmos e culturas. Crian?as de 5 a 6 anos.
1? momento:
Organizar as crian?as em c?rculo e no centro disponibilizar imagens de brincadeiras de roda de diversas culturas e povos. Pedir para que as crian?as observem e falem sobre cada imagem. Lan?ar as seguintes quest?es: a) Do que as crian?as e adultos est?o brincando? b) Como est?o organizados? (Chamar a aten??o para que observe nas imagens a postura das crian?as e/ou adultos na brincadeira de roda)
Depois mostrar algumas partituras de cantigas de roda e dialogar sobre a finalidade da escrita/nota??o musical. Inicialmente deixar as crian?as opinarem (conhecimentos pr?vios) depois completar dizendo que a nota??o musical ? uma forma de escrita que permite aos m?sicos tocarem uma m?sica (pe?a musical) composta por um compositor ou arranjador. O elemento b?sico de qualquer sistema de nota??o musical ? a nota (apont?-las na partitura), que representa um ?nico som e suas caracter?sticas b?sicas: dura??o (falar uma letra do alfabeto, como por exemplo a letra A e prolongar sua pronuncia) e altura (falar a mesma letra com tonalidades diferentes - agudos e graves). O sistema de nota??o tamb?m permitem representar diversas outras caracter?sticas, tais como varia??es de intensidade, express?o ou t?cnicas de execu??o instrumental. (dica: se o professor tocar um instrumento musical, poder? utiliz?-lo para enriquecer a aula)
Depois de analisar as imagens convidar as crian?as para dan?ar uma brincadeira de roda. Escravos de J?. Ao fim da dan?a, combinar com as crian?as que pesquisem com as fam?lias se conhecem alguma brincadeira de roda. Solicitar que tragam a m?sica e como se brinca por escrito.
Coreografia: M?sica escravos de j?. Brincadeira de roda. Dan?ar de m?os dadas. A roda gira para a direita.
Os escravos de j? jogavam caxamg?
P? direito que come?a, andar 4 passos para a direita no sentido da roda, virados de frente para o c?rculo no r?tmo da m?sica.
Tira bota, deixa ficar
P? esquedo para tr?s, direito junta. P? esquerdo para frente, direito junta. Parados no lugar com os dois p?s juntos, dobrar os joelhos (demarcando o deixa ficar) com movimentos de baixar e subir - por 3 vezes.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue z?.
P? direito, andar 2 passos para a direita no sentido da roda, virados de frente para o c?rculo, depois parar e mexer a cabe?a para os lados (na parte do zigue zigue z? balan?ar 3 vezes a cabe?a ? come?ar com o lado direito)
?
Partitura: m?sica ? Os escravos de J? ? Imagem dispon?vel em: http://tapixelado.com.br/2011/10/escravos-de-jo/
?
Aracy. Brincadeira de roda. Medida 30x40. S?o Paulo. Imagem dispon?vel em: http://www.quebarato.com.br/aracy-tema-brincadeira-de-roda-medida-30x40-a-s-t__45BBA8.html
?
Brincadeira de Roda. Imagem dispon?vel em: http://contarecantarcomarte.blogspot.com/2011/07/brincar-e-essencial.html
?
La Sardana, Josep Ca?as | Photo: Tom Walton. Imagem dispon?vel em: http://blogs.ihes.com/spanish/?cat=30&paged=5
?
2? Momento:
Que m?sicas/cantigas conhecemos? Apresenta??o das cantigas de roda das fam?lias. (sugere-se que o professor organize de 2 a 3 apresenta??es por dia, desse modo as crian?as poder?o se envolver de forma mais significativa) Cada crian?a ser? incentivada a apresentar sua cantiga, para que todos dancem. Propor ao grupo a constru??o de um livro de cantigas de roda para que sejam sistematizadas as m?sicas pesquisadas/trabalhadas no decorrer do ano. (Dica: Combinar com o grupo os crit?rios da sistematiza??o de uma listagem do dia em que cada crian?a ir? apresentar sua cantiga). Tamb?m incentivar para que explorem o espa?o f?sico ou externo da institui??o, utilize fantasias, adere?os, maquiagem etc., para que enriquecer a brincadeira.
NDI- UFSC. Rodas Brincantes. Crian?as de 5 anos. Ano 2009. Fotos do acervo pessoal.
3? Momento:
Organizar o espa?o de forma aconchegante com almofadas e um tapete. Convidar as crian?as para escutarem a hist?ria: Ciranda de Anel e c?u de Sylvia Orthof. Uma hist?ria que convida crian?as e adultos a entrar na roda. A autora brinca com o som das palavras, rimando daqui e dali, nos leva a dan?ar com Dona Lia - Senhora velha e gozada -, com o Sol, com os Cirandeiros. - O, cirandeiro,/ o, cirandeiro-?,/ a pedra do teu anel/ brilha mais do que o Sol. Pronto! O Sol ouviu aquilo tudo, enjoou de verso rimado, ficou pelando de ?dio, n?o admitia que um simples anel de cirandeiro brilhasse mais do que ele... Mas a magia dos sons da ciranda acaba por superar as dificuldades. Enquanto Sylvia Orthof, poeticamente, tece imagens sens?veis com as palavras, criando o clima m?gico do vaiv?m dos sons, as ilustra??es de Cl?udia Scatamacchia - que reinventa a linha, revigora o tra?o, persegue sombras, busca luzes, saboreia cores - ampliam o prazer de ler.
Ciranda de Anel e C?u. Sylvia Orthof. Imagem dispon?vel em: http://www.americanas.com.br/produto/6047681/livros/infantojuvenil/literaturajuvenil/livro-ciranda-de-anel-e-ceu
Depois de contar a hist?ria conversar com as crian?as sobre o enredo, o que acharam da hist?ria, do que mais gostaram, quais palavras n?o compreenderam etc. Escutar a m?sica Cirandeiro (faixa de CD) referente a hist?ria e convidar as crian?as a dan?arem a entrarem na roda. Essa dan?a ? convencionalmente dan?ada em roda, com passos de ciranda.
M?sica: Cirandeiro
Refr?o:
? cirandeiro, ? cirandeiro, ?
A pedra do teu anel
Brilha mais do que o sol
A ciranda de estrelas
Caminhando pelo c?u
? o luar da lua cheia
? o farol de Santar?m
N?o ? lua nem estrela
? saudade clareando
Nos olhinhos de meu bem
Refr?o
A ciranda de sereno
Visitando a madrugada
O espanto achei dormindo
Nos sonhos da namorada
Que serena dorme e sonha
Carregada pelo vento
Num andor de nuvem clara
Refr?o
S?o sete estrelas correndo
Sete juras a jurar
Tr?s Marias, Tr?s Marias
Se cuidem de bom cuidar
No amor e o juramento
Que a estrela D'alva chora
Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/edu-lobo/45622/
4? Momento:
Trazer a m?sica Ciranda do anel de Bia Bedran. Tocar a m?sica e apresentar a letra digitalizada para as crian?as. Propor ao grupo que criem coletivamente uma coreografia de acordo com a letra da m?sica. Depois da coreografia pronta apresent?-la a outros grupos e convid?-los a entrar na roda.
M?sica: Ciranda do Anel - Bia Bedran
Perdi meu anel no mar
n?o pude mais encontrar
E o mar, me trouxe a concha,
de presente pr? me dar.
Perdi meu anel no mar...
Olha a ciranda!
? debaixo do sol...
? debaixo da lua...
Bem no meio da praia,
bem no meio da rua.
P? esquerdo pr? fente,
p? esquerdo pr? tr?s
Olha a onda do mar na
minha m?o,
eu vou fazer uma onda do
mar.
? o peixinho que pula sem
parar,
mergulhando no azul da
onda do mar.
? a ciranda do anel que eu
vou dan?ar,
at? o dia clarear.
Uma vez chorei na praia,
pr? um anel que se perdeu
Meu anel que virou concha,
nunca mais apareceu.
Parou na goela da baleia,
ou foi pro dedo da sereia,
ou quem sabe um pescador
encontrou o anel,
e deu pro seu amor
Para saber mais sobre a m?sica e o conto popular que deu origem a sua composi??o acessar os v?deos:
http://www.youtube.com/watch?v=n4bh0ypxoak
http://www.youtube.com/watch?v=kSC-zr3_V5M&feature=related
NDI-UFSC. Anel do Cirandeiro. Atividade coletiva. Crian?as de 4, 5 e 6 anos. Fotos do acervo pessoal.
5? Momento:
Apresentar a m?sica Abre a Roda Tindolel? e depois dan?ar com as crian?as. A m?sica indica os passos que dever?o ser executados. (Dica o professor poder? combinar com as crian?as alguns passos e/ou coreografia)
M?sica: Abre a Roda Tindolel?
?i abre a roda tindolel?
?i abre a roda tindolal?
?i abre a roda tindolel?
tindolel? tindolal?
?i bate palmas tindolel?
?i bate palmas tindolal?
?i bate palmas tindolel?
tindolel? tindolal?
e d? um giro tindolel?
torna a girar tindolal?
e d? um giro tindolel?
tindolel? tindolal?
d? um pulinho tindolel?
outro pulinho tindolal?
d? um pulinho tindolel?
tindolel? tindolal?
e segue a roda tindolel?
e volta a roda tindolal?
e segue a roda tindolel?
tindolel? tindolal?
e fecha a roda tindolel?
e abre a roda tindolal?
e fecha a roda
tindolel? tindolal?
Letra e m?sica dispon?vel em: http://www.vagalume.com.br/frajolla-e-mariola/tindolele.html
Depois de dan?armos, relembrar com as crian?as quais as m?sicas e hist?rias foram contadas referentes ?s nossas Rodas Dan?antes. (o professor poder? utilizar o livro de cantigas mencionado no primeiro momento). Ap?s a conversa dividir o grupo em 4 e solicitar que realizem uma produ??o visual (desenho, pintura, colagem, escultura etc., de acordo com o desejo do grupo) tendo como tem?tica Rodas Dan?antes. Combinar com as crian?as uma forma de exposi??o de seus trabalhos para as fam?lias e outros grupos da institui??o.
A avalia??o ser? processual e levar? em conta os objetivos elencados e as seguintes quest?es: De que modo crian?as e fam?lias se envolveram? Em que situa??es as crian?as demonstraram interesse e conhecimentos referentes ao tema? De que modo foi seu envolvimento nas brincadeiras de roda? Ao longo do processo, as crian?as constitu?ram um repert?rio de m?sicas e hist?rias?