Portal do Professor

Início do Conteúdo

Comprar ou alugar?

Autor e Co-autor(es)

Gílian Cristina Barros imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Equações
Ensino Fundamental Final Matemática Aritmética
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Investigar o custo de um veículo bem como obter os melhores valores de locação.
  • Desenvolver o poder de decisão a partir da analise da melhor opção de negócio.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Números e operações.

Estratégias e recursos da aula

A adolescência é uma fase na qual os alunos sonham em ter um carro. Esta atividade pode ser uma boa oportunidade para discutir sobre os custos de um veículo, sobre normas de segurança no trânsito, direção defensiva e questões afins.

Nesta aula proponha que os alunos tragam panfletos de propaganda de carros e/ou registrem preços a partir de propagnadas televisivas e em duplas elenquem 3 carros novos, com pelo menos um dos que estão nas principais propagandas, que gostariam de dirigir, sejam populares ou não.

Após a escolha dos veículos os alunos deverão levantar:

No caso de compra os valores referentes a

  • o preço do automóvel;
  • taxa de juros das prestações do financiamento;
  • a duração do fina nciamento;
  • ano do veículo
  • em caso de carro usado, possibilidades de ajus tes e manutenção;
  • valores de taxas, seguros.

No caso de locação os valores referentes ao

  • tempo  de locação; 
  • valor da locação;
  • valores das taxas, seguros;
  • combustível gasto no período;
  • ano do veículo.

Estes dados deverão ser organizados em uma tabela para que possam definir pela analise e visualização as melhores propostas.

Para cálculo e simulação dos valores dos financiamentos e empréstimos para compra do veículo, os alunos poderão/deverão utilizar os recursos a seguir:

Recurso

Cálculo de Prestações - http://www.webcalc.com.br/financas/prestacoes.html

Cálculo de Empréstimos - http://www.webcalc.com.br/financas/emprest.html
Cálculo de Aplicações - http://www.webcalc.com.br/financas/aplic.html
Calculadora Financeira - http://www.webcalc.com.br/financas/calc_fin.html

Sugestão: Professor, seria interessante se dois grupos ficassem/trabalhassem, propositalmente, com as mesmas propagandas para que as respostas possam ser comparadas.

Endereços acessados em jun. de 2009.

  • A socialização do resultado dos dados obtidos pode ser realizada a partir do recurso apresentadado, ou como segue:
    • Após a montagem das tabelas com os dados solicitados para compra e locação de três automóveis os alunos deverão apresentar, ao restante da classe, a melhor opção (compra ou locação) para um dos veículos que deverá ser escolhido pelo grupo de trabalho. Esta apresentação deverá ser realizada utilizando um projetor multimídia, tv multimídia e/ou cartazes.
    • Uma variação da atividade anterior pode ser a apresentação dos dados como proposta de oferta do produto aos demais alunos, seja por uma propaganda, jingle, apresentação multimídia. Esta atividade poderia ser realizada com o intuito de convencer a turma da necessidade do produto (veículo ou casa) em suas vidas e da boa oportunidade de compra ou locação.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.