Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogo da Vida

Autor e Co-autor(es)

Gílian Cristina Barros imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades matemáticas básicas (como organização de dados, cálculo com decimais) para viver e produzir na sociedade a partir de situações-problema concretas.

Duração das atividades

12 a 16 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Operações com decimais.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie esta aula com uma discussão sobre dinheiro com os alunos da classe. Discuta como é utilizado todos os dias. (isto é, para pagar o almoço, comprar roupa, comprar um refrigerante, comprar um carro, etc) 

Após, este enfoque conduza a discussão para questões sobre o trabalho e a "exploração" de um empregado.

Questionamentos propostos:

  • Todos ganham o que deveriam?
  • O dinheiro ganho pela maioira dos trabalhadores que conhecem é suficiente para atender a todas as necessidades essenciais, como habitação, alimentação, educação, saúde e lazer?

.

Depois, desta discussão convide os alunos para participarem de um Jogo da Vida, no qual eles serão seus funcionários. Vamos lá!

Professor!

  1. Simule a abertura de uma empresa (pode ser uma empresa de revenda de produtos) e diga aos alunos que os contratará como funcionários.
  2. Cada aluno receberá um certo salário semanal ou mensal.
  3. Alguns alunos serão pagos comissão. (discutir e apresentar o que significa ser pago por comissão)
  4. Os alunos terão que gerenciar suas vidas com o salário virtual que lhes será pago. Deverão:
  •  encontrar um lugar para morar sozinhos;
  • fazer o levantamento sobre os custos mensais de vida. (aluguel, alimentação, serviços de utilidade pública, despesas médicas, etc)
  • manter um diário das suas transações diárias, semanais e mensais;
  • poupar parte do salário recebido e apresentar os rendimentos mensais

 5. De tempos em tempos, durante o bimestre, os alunos deverão apresentar os cálculos dos gastos diários, semanais e mensais de acordo com o que ganham para compreenderem o que está acontecendo.

Com esta atividade os alunos estarão desenvolvendo conceitos de adição, subtração, multiplicação, divisão e porcentagem em situações da vida real.

Materiais necessários

  • tabelas/planilhas de anotações para cada aluno
  • dinheirinho (para a contagem e manipulação)
  • classificados de aluguéis
  • lista de preços dos serviços de utilidade pública
  • lista de preços dos produtos alimentares
  • lista de preço de mobiliários básicos

  1. Em duplas, solicite ao alunos que analisem as planilhas de gastos mensais de acordo com os salários recebidos nos dois meses de atividades. Em duplas os alunos deverão analisar se todos os gastos de uma casa em um mês foram realmente contemplados (nada pode ter ficado de fora).
  2. Caso algo extremamente necessário não tenha sido contabilizado deverá entrar em um lista de dívidas, isso se não houver dinheiro suficiente para pagamento. (Nesse momento conceitos de falência, endividamento e até restrição de crédito serão conhecidos.)
  3. Após as duas primeiras atividades os alunos deverão apresentar suas conclusões a outra dupla, e verificar novamente se algo contemplado por outra dupla deixou de ser listado.
  4. Em quartetos deverão apresentar as conclusões do grupo aos demais alunos da classe.
  5. Variações dessa atividade poderão ser realizadas com base no jogo de tabuleiro "Jogo da Vida" apresentado em recursos complementares.

Recursos Complementares

Avaliação

Verificar se os alunos:

  • Participaram efetivamente das discussões propostas com o intuito de desenvolverm habilidades matemáticas básicas;  
  • Realizaram a atividade de planejamento e organização orçamentária (planilhas), que representam situações cotidianas/concretas;
  • Participaram da apresentação aos demais colegas conforme orientações.