AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.

1.
Problema: Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente ao estudo dos instrumentos de observação para compreender as características das imagens por ele conjugadas. Para isso, selecione a opção: TELESCÓPIO DE GALILEU e, em seguida, com auxílio do mouse, arraste os elementos ópticos corretos para as posições indicadas no esquema. Depois de clicar OK, observe a animação. De quais elementos ópticos consiste o telescópio de Galileu?

Gestão de Erros

2.
Problema: Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente ao estudo dos instrumentos de observação para compreender as características das imagens por ele conjugadas. Para isso, selecione a opção: TELESCÓPIO REFLETOR DE NEWTON e, em seguida, com auxílio do mouse, arraste os elementos ópticos corretos para as posições indicadas no esquema. Depois de clicar OK, observe a animação. De quais elementos ópticos consiste o telescópio refletor de Newton?

Gestão de Erros

3.
Problema: Vamos utilizar o Laboratório Virtual referente ao estudo dos instrumentos de observação para compreender as características das imagens por ele conjugadas. Para isso, selecione a opção: TELESCÓPIO REFRATOR e, em seguida, com auxílio do mouse, arraste os elementos ópticos corretos para as posições indicadas no esquema. Depois de clicar OK, observe a animação. De quais elementos ópticos consiste o telescópio refrator?

Gestão de Erros

DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.


1.

Desafio: Um telescópio astronômico do tipo refrator é provido de uma objetiva de 1000 mm de distância focal. Para que seu aumento seja de aproximadamente 50 vezes, qual deverá ser a distância focal da ocular? Faça um esquema desse telescópio traçando os raios de luz proveniente do objeto localizado no infinito.

Gestão de Erros  
 

2.

Desafio:Denomina-se potência nominal de uma lupa a vergência da lente que a constitui. Se um observador usando uma lupa vê a imagem de um objeto aumentada em 16 vezes quando este é colocado a 1,875 cm da lente, qual a potência dessa lupa?

Gestão de Erros  


3.

Desafio:Determine o aumento angular nominal de uma luneta que possui duas lentes com distâncias focais iguais a 1,0 m e 5, 0 cm.

Gestão de Erros  
 

QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.
Vestibular: (UFPI 93) A lupa, ou microscópio simples, consiste apenas em um elemento óptico que é:


Gestão de Erros

a) uma lente convergente.

b) uma lente divergente.

c) uma lâmina de faces paralelas.

d) um espelho côncavo.

e) um espelho convexo.


2.
Vestibular: (UFPA) Um telescópio refrator é constituído de uma objetiva com distância focal igual a 200 cm e de uma ocular, cuja distância focal vale 20 cm. Nesse caso, o aumento angular nominal e o comprimento mínimo, em cm, desse telescópio valem, respectivamente,


Gestão de Erros

a) 20 e 100

b) 30 e 250

c) 10 e 220

d) 10 e 330

e) 23 e 450


3.

Vestibular: (Enem 2008) - A questão apresentada avalia a capacidade de interpretar semelhança de objetos.

Clique no endereço abaixo:

http://www.cursoobjetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/enem2008.asp?img=01, clique na questão 54.

Fonte: Curso Objetivo.


 
 

DICAS

CONSTRUINDO UMA LENTE (Portal do Professor – MEC)
Descrição: Apresenta sugestões de atividades relativas à construção e aplicação de lentes.
Acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1933

LUNETA ASTRONÔMICA (Portal do Professor – MEC)
Descrição: Guia esquemático que possibilita ao aluno a construção de uma luneta com aumento visual de dez vezes e conhecer seu princípio de funcionamento.
Acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16465

ÓPTICA GEOMÉTRICA: ESPELHOS PLANOS (FEIRA DE CIÊNCIAS)
Descrição: Apresenta teoria que discute conceitos relativos ao estudo dos espelhos planos.
Acesso: http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_OG02.asp

TELESCÓPIO ASTRONÔMICO REFRATOR (Física.net)
Descrição: Consiste num applet que simula um telescópio astronômico refrator. É possível variar o comprimento focal da objetiva e da ocular de 0.05 m a 0.5 m usando os campos respectivos. Possibilita modificar a direção dos raios de luz e calcular, para a objetiva e para a ocular, os ângulos entre os raios de luz e o eixo ótico e seu aumento.
Acesso: http://www.fisica.net/simulacoes/java/walter/ph11br/refractor_br.php