Prezado(a)
Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos
nessa, Brasil!
PROBLEMAS,
DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema: Vamos utilizar o Laboratório
Virtual referente ao estudo dos instrumentos de observação
para compreender as características das imagens
por ele conjugadas. Para isso, selecione a opção:
TELESCÓPIO DE GALILEU e, em seguida, com auxílio
do mouse, arraste os elementos ópticos corretos
para as posições indicadas no esquema.
Depois de clicar OK, observe a animação.
De quais elementos ópticos consiste o telescópio
de Galileu?
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2. |
Problema: Vamos utilizar o Laboratório
Virtual referente ao estudo dos instrumentos de observação
para compreender as características das imagens
por ele conjugadas. Para isso, selecione a opção:
TELESCÓPIO REFLETOR DE NEWTON e, em seguida,
com auxílio do mouse, arraste os elementos ópticos
corretos para as posições indicadas no
esquema. Depois de clicar OK, observe a animação.
De quais elementos ópticos consiste o telescópio
refletor de Newton?
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3. |
Problema: Vamos utilizar o Laboratório
Virtual referente ao estudo dos instrumentos de observação
para compreender as características das imagens
por ele conjugadas. Para isso, selecione a opção:
TELESCÓPIO REFRATOR e, em seguida, com auxílio
do mouse, arraste os elementos ópticos corretos
para as posições indicadas no esquema.
Depois de clicar OK, observe a animação.
De quais elementos ópticos consiste o telescópio
refrator?
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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio: Um
telescópio astronômico do tipo refrator é
provido de uma objetiva de 1000 mm de distância focal.
Para que seu aumento seja de aproximadamente 50 vezes, qual
deverá ser a distância focal da ocular? Faça
um esquema desse telescópio traçando os raios
de luz proveniente do objeto localizado no infinito.
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2. |
Desafio:Denomina-se
potência nominal de uma lupa a vergência da lente
que a constitui. Se um observador usando uma lupa vê
a imagem de um objeto aumentada em 16 vezes quando este é
colocado a 1,875 cm da lente, qual a potência dessa
lupa?
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3. |
Desafio:Determine
o aumento angular nominal de uma luneta que possui duas lentes
com distâncias focais iguais a 1,0 m e 5, 0 cm.
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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
(UFPI 93) A lupa, ou microscópio simples, consiste
apenas em um elemento óptico que é:
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a) uma lente convergente.
b) uma lente divergente.
c) uma lâmina de faces paralelas.
d) um espelho côncavo.
e) um espelho convexo.
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2. |
Vestibular:
(UFPA) Um telescópio refrator é constituído
de uma objetiva com distância focal igual a 200 cm e de
uma ocular, cuja distância focal vale 20 cm. Nesse caso,
o aumento angular nominal e o comprimento mínimo, em
cm, desse telescópio valem, respectivamente,
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a) 20 e 100
b) 30 e 250
c) 10 e 220
d) 10 e 330
e) 23 e 450
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