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A situa??o dos ex-escravos ap?s a aboli??o legal da escravid?o no Brasil - UCA

Autor e Co-autor(es)

Lucimar Divina Alvarenga Prata imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a situa??o vivenciada pelos ex-escravos no Brasil, a partir da aboli??o legal da escravid?o em 1888.

Refletir sobre experi?ncias e expectativas de afrodescendentes na sociedade brasileira atual. 

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Brasil Imp?rio

Processo de aboli??o legal do regime escravista no Brasil

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA ESEBA

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Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um Computador por Aluno).    

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Atividades UCA ESEBA

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1. Para introduzir o tema desta aula, a proposta ? a leitura e interpreta??o do texto "Exclus?es marcaram a trajet?ria do negro ap?s a aboli??o", que ? um resumo/apresenta??o do trabalho de pesquisa realizado pelo historiador Ramatis Jacino, denominado "O trabalho do negro livre na cidade de S?o Paulo: 1872 - 1890". Confira, abaixo, um trecho do resumo:

No final do s?culo 19, ap?s a aboli??o da escravatura no Brasil, o negro foi alvo da exclus?o econ?mica, social e geogr?fica na cidade de S?o Paulo imposta pela classe dominante da ?poca. ?A esta exclus?o, que de fato ocorreu, seguiu-se um processo de estigmatiza??o por parte da popula??o de que o ?negro n?o gostava de trabalhar?.  

Link para acesso ao texto integral:  http://www.usp.br/agen/?p=6781 

Orienta??es para a atividade:

a. Professor, para aprofundar as quest?es apenas apontadas no resumo, voc? pode fazer uma leitura pr?via do trabalho de pesquisa do historiador e levar aos alunos as  suas conclus?es, ou ainda elaborar um texto complementar, tendo como refer?ncia a fonte citada, para ser lido e discutido pelos alunos.

b. A partir da leitura atenta do material proposto, oriente os alunos a responderem, por escrito, as seguintes quest?es:

  • De acordo com o pesquisador, aponte os tr?s motivos principais que levaram ? aboli??o legal da  escravid?o no Brasil, em 1888.
  • Explique o que significava o processo de ?branqueamento? defendido pela elite brasileira no per?odo analisado (p?s-aboli??o) e de como o mesmo interferiu na exclus?o dos ex-escravos no mercado de trabalho.
  • Comente a rela??o estabelecida  pelo autor entre o desenvolvimento industrial e a marginaliza??o da popula??o negra e pobre, a qual foi ?empurrada? para a periferia das cidades.

c. Promova, entre os alunos, a leitura e discuss?o das respostas.

Semin??rio 

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2. Para que os alunos possam aprofundar suas reflex?es sobre a situa??o dos ex-escravos ap?s a aboli??o legal da escravis?o no Brasil, a proposta ? que fa?am um Semin?rio de Textos

Orienta??es para a realiza??o do Semin?rio:

a. Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresenta??o, para a turma, de um texto relativo ao tema em discuss?o. 

b. Os textos devem ser entregues com anteced?ncia para que os grupos tenham tempo de estudar o conte?do e preparar a apresenta??o. Portanto, a divis?o da turma em grupos, a defini??o do texto de cada grupo e as orienta??es para a apresenta??o devem preceder a execu??o da atividade proposta.

c. Nas orienta??es aos alunos, o professor deve destacar que as ideias centrais do texto devem ser discutidas e apresentadas pelo grupo. Em hip?tese alguma os alunos devem ler o texto para a turma durante a apresenta??o.  Apenas um ou outro par?grafo mais significativo pode ser lido. O grupo deve evidenciar a sua compreens?o sobre o texto estudado e tamb?m o seu posicionamento em rela??o ?s quest?es propostas pelo autor. Desta forma, ? imprescind?vel que os alunos compreendam as ideias estudadas e as apresente numa fala espont?nea.

d. Na prepara??o do Semin?rio, os alunos devem procurar solucionar poss?veis d?vidas em rela??o ao conte?do dos textos com o professor. 

e. Sugest?o de textos para o Semin?rio e seus respectivos links:

Texto 1: A igualdade que n?o veio

"Ap?s a assinatura da Lei ?urea, os descendentes de africanos escravizados conquistaram a liberdade, mas n?o a cidadania. As elites tentaram apagar o passado escravista do pa?s e substitu?ram as senzalas pela institucionaliza??o da discrimina??o racial".

Autores:Fl?vio Gomes e Carlos Eduardo Moreira de Ara?jo 

Acessar o texto completo no link: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_igualdade_que_nao_veio_imprimir.html 

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Texto 2: Aboli??o sim, igualdade ainda n?o

"Quase um s?culo e meio ap?s a aboli??o da escravatura, os negros ainda n?o alcan?aram igualdade de oportunidades e sofrem com o racismo institucionalizado, que vai aos poucos sendo superado." 

Autor: Ricardo Ampudia

Acessar o texto completo no link: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/abolicao-sim-igualdade-ainda-nao-627161.shtml?page=all 

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Texto 3: Brasil: sociedade e cultura ap?s a ?aboli??o? 

"Os negros libertos - quase 800 mil-- foram jogados na mais tem?vel mis?ria. O Brasil imperial -- e, logo a seguir, o jovem Brasil republicano - negou-lhes a posse de qualquer peda?o de terra para viver ou cultivar, de escolas, de assist?ncia social, de hospitais. Deu-lhes, s? e sobejamente, discrimina??o e repress?o. Grande parte dos libertos, depois de perambular por estradas e baldios, dirigiu-se ?s grandes cidades: Rio de Janeiro, Salvador e S?o Paulo. L?, ergueram os chamados bairros africanos, origem das favelas modernas".  

Acessar o texto completo no link : http://www.culturabrasil.pro.br/abolicao.htm 

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Texto 4: As consequ?ncias do fim da escravid?o no Brasil

"No Brasil, sem acesso a terra e sem qualquer tipo de indeniza??o por tanto tempo de trabalhos for?ados, geralmente analfabetos, v?timas de todo tipo de preconceito, muitos ex-escravos permaneceram nas fazendas em que trabalhavam, vendendo seu trabalho em troca da sobreviv?ncia. Aos negros que migraram para as cidades, s? restaram os subempregos, a economia informal e o artesanato. Com isso, aumentou de modo significativo o n?mero de ambulantes, empregadas dom?sticas, quitandeiras sem qualquer tipo de assist?ncia e garantia; muitas ex-escravas eram tratadas como prostitutas. Os negros que n?o moravam nas ruas passaram a morar, quando muito, em m?seros corti?os.  O preconceito e a discrimina??o e a ideia permanente de que o negro s? servia para trabalhos duros, ou seja, servi?os pesados, deixaram sequelas desde a aboli??o da escravatura at? os dias atuais. 

Autora: L?lian Aguiar

Acessar o texto completo no link :  http://www.escolakids.com/as-consequencias-do-fim-da-escravidao-no-brasil.htm 

f. Professor, acima foram indicados textos dispon?veis na internet. Mas, evidentemente, os alunos tamb?m podem e devem consultar livros e revistas que tratem do tema do Semin?rio. Ap?s o trabalho de leitura e interpreta??o das fontes, cada grupo dever? preparar a apresenta??o para o restante da turma. Para tanto, poder?o utilizar o aplicativo do Netbook do Projeto UCA (no caso de escolas vinculadas ao projeto) ou o aplicativo para apresenta??o de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual ter?o acesso.  

g. Na organiza??o da apresenta??o, o grupo poder? apresentar dados num?ricos e/ou estat?sticos, ?udio, v?deos, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclus?es do grupo, ficar?o mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, al?m da fala e do texto escrito, forem utilizados. 

h. Ap?s as apresenta??es, cada grupo poder? enviar a apresenta??o produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo do computador e acessada sempre que necess?rio.

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 Trabalhando com m?sica

3. Nesta atividade, a proposta ? o trabalho com m?sica que, no ensino de Hist?ria, tem o objetivo de estimular a reflex?o hist?rica, pois al?m de ser um recurso l?dico, que traz importantes contribui??es para o desenvolvimento sensorial, emocional e cultural dos alunos, pode contribuir tamb?m para a melhor sistematiza??o e elabora??o de ideias e conceitos hist?ricos pelos estudantes.

M?sica: A m?o da limpeza

Compositor e int?rprete: Gilberto Gil - LP Ra?a Humana, 1984.
Participa??o especial: Chico Buarque de Hollanda

O branco inventou que o negro
Quando n?o suja na entrada
Vai sujar na sa?da, ?
Imagina s?
Vai sujar na sa?da, ?
Imagina s?
Que mentira danada, ?

Na verdade a m?o escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ?
Imagina s?
O que o branco sujava, ?
Imagina s?
O que o negro penava, ?

Mesmo depois de abolida a escravid?o
Negra ? a m?o
De quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o ch?o
Negra ? a m?o
? a m?o da pureza

Negra ? a vida consumida ao p? do fog?o
Negra ? a m?o
Nos preparando a mesa
Limpando as manchas do mundo com ?gua e sab?o
Negra ? a m?o
De imaculada nobreza

Na verdade a m?o escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ?
Imagina s?
O que o branco sujava, ?
Imagina s?
Eta branco suj?o

A letra da m?sica e o v?deo, com a interpreta??o de Gilberto Gil acompanhado por Chico Buarque, est?o dispon?veis em: http://vagalume.uol.com.br/gilberto-gil/a-mao-da-limpeza.html

Atividades de audi??o, interpreta??o e debate da m?sica:

a. Fazer a leitura e a audi??o da m?sica. A op??o de assistir ao v?deo com a interpreta??o de Gilberto Gil e Chico Buarque ? interessante porque o v?deo motiva a discuss?o do tema, uma vez que, nele, Gilberto Gil aparece vestido de branco, com o rosto pintado de branco, e Chico Buarque aparece vestido de preto, com o rosto pintado de preto. Explorar com os alunos esta apresenta??o.

b. Professor, ? importante explorar com os alunos que o compositor faz refer?ncias ao escravismo existente no Brasil, entre os s?culos XVI e XIX, para mostrar que, ao contr?rio do que foi dito, a hist?ria de explora??o do trabalho a que os negros  foram submetidos revela que sempre foram eles que limparam a ?sujeira? dos brancos. Aqui ? poss?vel trabalhar com a no??o de ?limpar a sujeira? tanto no sentido literal, quanto no sentido figurado.

c. Na m?sica, Gilberto Gil faz uma compara??o entre o passado e o presente mostrando que a aboli??o da escravid?o n?o trouxe grandes altera??es nas condi??es de trabalho dos negros. Reflita sobre os trechos da m?sica que trazem essa interpreta??o e exponha a sua compreens?o sobre eles. 

  

 

V?­deos UCA ESEBA 

Alma negra da cidade 

Link para acesso ao v?deo: http://vimeo.com/6190777 

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 4. Professor, para a conclus?o da aula, proponha aos alunos o debate e a reflex?o sobre as ideias centrais do v?deo "Alma negra da cidade",  no qual "membros da comunidade negra, em relatos intimistas, contam suas origens, trajet?ria de vida, sonhos, ang?stias e como veem a situa??o dos negros, 102 anos ap?s a suposta aboli??o da escravatura."  A  dire??o do v?deo ? de Joel Zito Ara?jo e a produ??o da Tapiri V?deo. 

Recursos Complementares

Sugest?o de leituras para o professor : 

Conflitos e aspectos do cotidiano de negros e negras no p?s-Aboli??o no Rec?ncavo baiano. (1888-1906). Autora: Deyse Lima da Silva. Link para acesso ao texto: http://www.ufrb.edu.br/lehrb/wp-content/uploads/2011/08/DeyseLimaSilva.pdf

O p?s-aboli??o como problema hist?rico: balan?os e perspectivas. Autoras: Ana Maria Rios e Hebe Maria Mattos. Link para acesso: http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/Topoi08/topoi8a5.pdf 

Viv?ncias no p?s Aboli??o: migra??o, trabalho e autonomia (1888-1926). Autora: L?cia Helena Oliveira Silva. Link para acesso ao texto: http://www.labhstc.ufsc.br/pdf2007/39.39.pdf

Sugest?o de leituras para professores e alunos

121 anos depois da aboli??o. Por Mara Onij?. Link para acesso ao texto:  http://www.ler-qi.org/spip.php?article1707 

Pesquisa mostra situa??o do negro no pa?s 120 anos ap?s a aboli??o. Link para acesso ao texto: http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2008/maio/pesquisa-mostra-situacao-do-negro-no-pais-120-anos-apos-a-abolicao/

 Cole??o do portal que pode ser consultada pelo professor no planejamento da aula: 

A escravid?o no Brasil: africano escravizado ao escravo alforriado. link para acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=7 

Avaliação

A a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura cr?tica das fontes analisadas, estabelecendo rela??es, levantando quest?es, buscando respostas e expondo conclus?es. A avalia??o deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunica??o entre o aluno e o professor. Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poder? avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades orais e escritas inclu?das no processo: leitura e interpreta??o de textos, debates, semin?rio, trabalho com m?sica, proje??o e interpreta??o de v?deo, produ??o de slides para apresenta??o, sistematiza??o, por escrito, de informa??es e de conclus?es sobre o tema da aula.