Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Compreender a situa??o vivenciada pelos ex-escravos no Brasil, a partir da aboli??o legal da escravid?o em 1888.
Refletir sobre experi?ncias e expectativas de afrodescendentes na sociedade brasileira atual.
Brasil Imp?rio
Processo de aboli??o legal do regime escravista no Brasil
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Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um Computador por Aluno).
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1. Para introduzir o tema desta aula, a proposta ? a leitura e interpreta??o do texto "Exclus?es marcaram a trajet?ria do negro ap?s a aboli??o", que ? um resumo/apresenta??o do trabalho de pesquisa realizado pelo historiador Ramatis Jacino, denominado "O trabalho do negro livre na cidade de S?o Paulo: 1872 - 1890". Confira, abaixo, um trecho do resumo:
No final do s?culo 19, ap?s a aboli??o da escravatura no Brasil, o negro foi alvo da exclus?o econ?mica, social e geogr?fica na cidade de S?o Paulo imposta pela classe dominante da ?poca. ?A esta exclus?o, que de fato ocorreu, seguiu-se um processo de estigmatiza??o por parte da popula??o de que o ?negro n?o gostava de trabalhar?. Link para acesso ao texto integral: http://www.usp.br/agen/?p=6781 |
Orienta??es para a atividade:
a. Professor, para aprofundar as quest?es apenas apontadas no resumo, voc? pode fazer uma leitura pr?via do trabalho de pesquisa do historiador e levar aos alunos as suas conclus?es, ou ainda elaborar um texto complementar, tendo como refer?ncia a fonte citada, para ser lido e discutido pelos alunos.
b. A partir da leitura atenta do material proposto, oriente os alunos a responderem, por escrito, as seguintes quest?es:
c. Promova, entre os alunos, a leitura e discuss?o das respostas.
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2. Para que os alunos possam aprofundar suas reflex?es sobre a situa??o dos ex-escravos ap?s a aboli??o legal da escravis?o no Brasil, a proposta ? que fa?am um Semin?rio de Textos.
Orienta??es para a realiza??o do Semin?rio:
a. Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresenta??o, para a turma, de um texto relativo ao tema em discuss?o.
b. Os textos devem ser entregues com anteced?ncia para que os grupos tenham tempo de estudar o conte?do e preparar a apresenta??o. Portanto, a divis?o da turma em grupos, a defini??o do texto de cada grupo e as orienta??es para a apresenta??o devem preceder a execu??o da atividade proposta.
c. Nas orienta??es aos alunos, o professor deve destacar que as ideias centrais do texto devem ser discutidas e apresentadas pelo grupo. Em hip?tese alguma os alunos devem ler o texto para a turma durante a apresenta??o. Apenas um ou outro par?grafo mais significativo pode ser lido. O grupo deve evidenciar a sua compreens?o sobre o texto estudado e tamb?m o seu posicionamento em rela??o ?s quest?es propostas pelo autor. Desta forma, ? imprescind?vel que os alunos compreendam as ideias estudadas e as apresente numa fala espont?nea.
d. Na prepara??o do Semin?rio, os alunos devem procurar solucionar poss?veis d?vidas em rela??o ao conte?do dos textos com o professor.
e. Sugest?o de textos para o Semin?rio e seus respectivos links:
Texto 1: A igualdade que n?o veio "Ap?s a assinatura da Lei ?urea, os descendentes de africanos escravizados conquistaram a liberdade, mas n?o a cidadania. As elites tentaram apagar o passado escravista do pa?s e substitu?ram as senzalas pela institucionaliza??o da discrimina??o racial". Autores:Fl?vio Gomes e Carlos Eduardo Moreira de Ara?jo Acessar o texto completo no link: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_igualdade_que_nao_veio_imprimir.html |
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Texto 2: Aboli??o sim, igualdade ainda n?o "Quase um s?culo e meio ap?s a aboli??o da escravatura, os negros ainda n?o alcan?aram igualdade de oportunidades e sofrem com o racismo institucionalizado, que vai aos poucos sendo superado." Autor: Ricardo Ampudia Acessar o texto completo no link: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/abolicao-sim-igualdade-ainda-nao-627161.shtml?page=all |
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Texto 3: Brasil: sociedade e cultura ap?s a ?aboli??o? "Os negros libertos - quase 800 mil-- foram jogados na mais tem?vel mis?ria. O Brasil imperial -- e, logo a seguir, o jovem Brasil republicano - negou-lhes a posse de qualquer peda?o de terra para viver ou cultivar, de escolas, de assist?ncia social, de hospitais. Deu-lhes, s? e sobejamente, discrimina??o e repress?o. Grande parte dos libertos, depois de perambular por estradas e baldios, dirigiu-se ?s grandes cidades: Rio de Janeiro, Salvador e S?o Paulo. L?, ergueram os chamados bairros africanos, origem das favelas modernas". Acessar o texto completo no linkhttp://www.culturabrasil.pro.br/abolicao.htm : |
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Texto 4: As consequ?ncias do fim da escravid?o no Brasil "No Brasil, sem acesso a terra e sem qualquer tipo de indeniza??o por tanto tempo de trabalhos for?ados, geralmente analfabetos, v?timas de todo tipo de preconceito, muitos ex-escravos permaneceram nas fazendas em que trabalhavam, vendendo seu trabalho em troca da sobreviv?ncia. Aos negros que migraram para as cidades, s? restaram os subempregos, a economia informal e o artesanato. Com isso, aumentou de modo significativo o n?mero de ambulantes, empregadas dom?sticas, quitandeiras sem qualquer tipo de assist?ncia e garantia; muitas ex-escravas eram tratadas como prostitutas. Os negros que n?o moravam nas ruas passaram a morar, quando muito, em m?seros corti?os. O preconceito e a discrimina??o e a ideia permanente de que o negro s? servia para trabalhos duros, ou seja, servi?os pesados, deixaram sequelas desde a aboli??o da escravatura at? os dias atuais. Autora: L?lian Aguiar Acessar o texto completo no linkhttp://www.escolakids.com/as-consequencias-do-fim-da-escravidao-no-brasil.htm : |
f. Professor, acima foram indicados textos dispon?veis na internet. Mas, evidentemente, os alunos tamb?m podem e devem consultar livros e revistas que tratem do tema do Semin?rio. Ap?s o trabalho de leitura e interpreta??o das fontes, cada grupo dever? preparar a apresenta??o para o restante da turma. Para tanto, poder?o utilizar o aplicativo do Netbook do Projeto UCA (no caso de escolas vinculadas ao projeto) ou o aplicativo para apresenta??o de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual ter?o acesso.
g. Na organiza??o da apresenta??o, o grupo poder? apresentar dados num?ricos e/ou estat?sticos, ?udio, v?deos, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclus?es do grupo, ficar?o mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, al?m da fala e do texto escrito, forem utilizados.
h. Ap?s as apresenta??es, cada grupo poder? enviar a apresenta??o produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo do computador e acessada sempre que necess?rio.
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M?sica: A m?o da limpeza
Compositor e int?rprete: Gilberto Gil - LP Ra?a Humana, 1984.
Participa??o especial: Chico Buarque de Hollanda
O branco inventou que o negro
Quando n?o suja na entrada
Vai sujar na sa?da, ?
Imagina s?
Vai sujar na sa?da, ?
Imagina s?
Que mentira danada, ?
Na verdade a m?o escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ?
Imagina s?
O que o branco sujava, ?
Imagina s?
O que o negro penava, ?
Mesmo depois de abolida a escravid?o
Negra ? a m?o
De quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o ch?o
Negra ? a m?o
? a m?o da pureza
Negra ? a vida consumida ao p? do fog?o
Negra ? a m?o
Nos preparando a mesa
Limpando as manchas do mundo com ?gua e sab?o
Negra ? a m?o
De imaculada nobreza
Na verdade a m?o escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ?
Imagina s?
O que o branco sujava, ?
Imagina s?
Eta branco suj?o
A letra da m?sica e o v?deo, com a interpreta??o de Gilberto Gil acompanhado por Chico Buarque, est?o dispon?veis em: http://vagalume.uol.com.br/gilberto-gil/a-mao-da-limpeza.html
Atividades de audi??o, interpreta??o e debate da m?sica:
a. Fazer a leitura e a audi??o da m?sica. A op??o de assistir ao v?deo com a interpreta??o de Gilberto Gil e Chico Buarque ? interessante porque o v?deo motiva a discuss?o do tema, uma vez que, nele, Gilberto Gil aparece vestido de branco, com o rosto pintado de branco, e Chico Buarque aparece vestido de preto, com o rosto pintado de preto. Explorar com os alunos esta apresenta??o.
b. Professor, ? importante explorar com os alunos que o compositor faz refer?ncias ao escravismo existente no Brasil, entre os s?culos XVI e XIX, para mostrar que, ao contr?rio do que foi dito, a hist?ria de explora??o do trabalho a que os negros foram submetidos revela que sempre foram eles que limparam a ?sujeira? dos brancos. Aqui ? poss?vel trabalhar com a no??o de ?limpar a sujeira? tanto no sentido literal, quanto no sentido figurado.
c. Na m?sica, Gilberto Gil faz uma compara??o entre o passado e o presente mostrando que a aboli??o da escravid?o n?o trouxe grandes altera??es nas condi??es de trabalho dos negros. Reflita sobre os trechos da m?sica que trazem essa interpreta??o e exponha a sua compreens?o sobre eles.
Link para acesso ao v?deo: http://vimeo.com/6190777
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4. Professor, para a conclus?o da aula, proponha aos alunos o debate e a reflex?o sobre as ideias centrais do v?deo "Alma negra da cidade", no qual "membros da comunidade negra, em relatos intimistas, contam suas origens, trajet?ria de vida, sonhos, ang?stias e como veem a situa??o dos negros, 102 anos ap?s a suposta aboli??o da escravatura." A dire??o do v?deo ? de Joel Zito Ara?jo e a produ??o da Tapiri V?deo.
Sugest?o de leituras para o professor :
Conflitos e aspectos do cotidiano de negros e negras no p?s-Aboli??o no Rec?ncavo baiano. (1888-1906). Autora: Deyse Lima da Silva. Link para acesso ao texto: http://www.ufrb.edu.br/lehrb/wp-content/uploads/2011/08/DeyseLimaSilva.pdf
O p?s-aboli??o como problema hist?rico: balan?os e perspectivas. Autoras: Ana Maria Rios e Hebe Maria Mattos. Link para acesso: http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/Topoi08/topoi8a5.pdf
Viv?ncias no p?s Aboli??o: migra??o, trabalho e autonomia (1888-1926). Autora: L?cia Helena Oliveira Silva. Link para acesso ao texto: http://www.labhstc.ufsc.br/pdf2007/39.39.pdf
Sugest?o de leituras para professores e alunos:
121 anos depois da aboli??o. Por Mara Onij?. Link para acesso ao texto: http://www.ler-qi.org/spip.php?article1707
Pesquisa mostra situa??o do negro no pa?s 120 anos ap?s a aboli??o. Link para acesso ao texto: http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2008/maio/pesquisa-mostra-situacao-do-negro-no-pais-120-anos-apos-a-abolicao/
Cole??o do portal que pode ser consultada pelo professor no planejamento da aula:
A escravid?o no Brasil: africano escravizado ao escravo alforriado. link para acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=7
A a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura cr?tica das fontes analisadas, estabelecendo rela??es, levantando quest?es, buscando respostas e expondo conclus?es. A avalia??o deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunica??o entre o aluno e o professor. Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poder? avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades orais e escritas inclu?das no processo: leitura e interpreta??o de textos, debates, semin?rio, trabalho com m?sica, proje??o e interpreta??o de v?deo, produ??o de slides para apresenta??o, sistematiza??o, por escrito, de informa??es e de conclus?es sobre o tema da aula.