Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como trabalhar o Sistema Monet?rio Brasileiro?

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane ?llen da Silva e Priscila Gerv?sio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer o Sistema Monet?rio Brasileiro;
  • Utilizar o Sistema Monet?rio Brasileiro em situa??es problema;
  • Compreender a import?ncia da Educa??o Financeira;
  • Conhecer a Segunda Fam?lia do Real;
  • Descobrir como o dinheiro ? feito e o local que cuida da sua organiza??o;
  • Ampliar o vocabul?rio;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o uso dos numerais de 0 a 99.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize a turma para uma roda de conversa. Explore com os alunos o que sabem sobre as novas notas da Segunda Fam?lia do Real. Providencie uma nota da Primeira Fam?lia do Real e outra da Segunda Fam?lia do Real de R$ 50,00 e de R$100,00 para que os alunos possam observ?-las e identificarem o que mudou de uma vers?o ? outra. Os alunos poder?o perceber caracter?sticas tais como: cor, espessura, tamanho, tipo de papel, imagens dentre outras.

Ap?s o di?logo, acesse com a turma o s?tio abaixo para descobrir os motivos e a necessidade de uma Segunda Fam?lia do Real. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o s?tio sugerido abaixo para que possam realizar a leitura do texto online, no link ?A Segunda Fam?lia do Real?.

Fonte: http://www.novasnotas.bcb.gov.br/

A partir da leitura do texto acima, solicite que os alunos registrem no caderno de Matem?tica, o objetivo da atualiza??o do design das notas do Sistema Monet?rio Brasileiro. Aproveite o momento para conversar com a turma sobre o que significa fraude, falsifica??o, buscando apreender dos alunos o que j? sabem sobre o assunto.

Agora, proponha ? turma que fa?a descobertas sobre como o dinheiro ? feito e o local em que ? confeccionado. Para isso, sugerimos a leitura do texto online a seguir. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o s?tio sugerido abaixo:

Dinheiro1

Fonte: http://super.abril.com.br/cotidiano/dinheiro-sim-duravel-seguro-secreto-como-sao-feitas-notas-brasileiras-441006.shtml

Ap?s a leitura do texto online, promova um di?logo com a turma sobre o que achou mais interessante. 

Atividade 2: aproximadamente 60 minutos.

Professor, uma curiosidade dos alunos ? compreender como ? feito o controle do dinheiro que circula em uma na??o. Desta forma, sugerimos que voc? inicie a aula com a turma organizada em uma roda para conversa e troca de ideias sobre tais aspectos. Ap?s o di?logo, solicite que cada aluno acesse no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o s?tio sugerido abaixo:

Dinheiro2

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-o-controle-de-dinheiro-que-deve-circular-em-uma-nacao

Ap?s a leitura, aproveite para explorar com os alunos a import?ncia e a fun??o do Banco Central do Brasil. Depois, solicite que acessem o s?tio sugerido abaixo e aprofundem mais o conhecimento sobre esse banco.

Dinheiro3

 Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/bcFaz.asp?idpai=PORTALBCB

Pe?a que cada aluno escreva no caderno de Matem?tica as atividades e a miss?o do Banco Central do Brasil. Depois, cada aluno poder? ler a sua produ??o para a turma e aproveitar para ouvir a opini?o dos colegas sobre a atividade.

Agora, solicite que os alunos, a partir do s?tio abaixo, cliquem em uma das imagens das notas de R$50,00 e de R$100,00.

Dinheiro4  

Fonte: http://www.novasnotas.bcb.gov.br/       

Explique para a turma que ter? como desafio conhecer os itens e as caracter?sticas que comp?em cada c?dula, como mostra as figuras abaixo:

Dinheiro5

Fonte: http://www.novasnotas.bcb.gov.br/

Dinheiro6

 Fonte: http://www.novasnotas.bcb.gov.br/

Ap?s a explora??o dos itens de seguran?a de cada nota, solicite que os alunos fa?am um desenho de cada nota no caderno, ou mesmo, providencie uma c?pia de cada nota, para fins educativos, solicitando que cada aluno circule os itens descritos abaixo, que comp?em as notas e em seguida escreva no pr?prio caderno o significado de cada um. Veja o exemplo a seguir:

Dinheiro7  

Fonte: http://www.novasnotas.bcb.gov.br/

1- Marca d??gua

2- Quebra-cabe?a

3- N?mero escondido

4- Faixa hologr?fica

5- Alto-relevo

6- Fio de seguran?a

7- Elementos fluorescentes

Depois que todos terminarem a atividade, possibilite um momento de troca de ideias e apresenta??o das produ??es.

Atividade 3: aproximadamente 60 minutos.

Agora, instrua os alunos a acessarem no mesmo s?tio trabalhado anteriormente do ?Banco Central do Brasil?, os links ?V?deos de treinamento? e ?Outros v?deos?, para que possam descobrir as dicas com os itens de seguran?a das notas.

http://www.novasnotas.bcb.gov.br/

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua uma cartolina para cada grupo. Explique para a turma que ter? como desafio, confeccionar um cartaz com as dicas essenciais para conferir os itens de seguran?a das notas de R$50,00 e de R$100,00 da Segunda Fam?lia do Real. Os cartazes dever?o ser expostos no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso e aprender mais sobre a Segunda Fam?lia do Real.

Depois, deste trabalho, ? importante que os alunos realizem uma Atividade de Casa, que possa suscitar um di?logo com os familiares  sobre o conhecimento constru?do na escola sobre a Segunda Fam?lia do Real. Veja o exemplo a seguir:

Ol? amiguinho! Que tal contar para seus familiares o que j? aprendemos sobre a Segunda Fam?lia do Real? Como j? sabemos: ?A seguran?a do nosso dinheiro ? um trabalho de todo mundo?, por isso, dialogue com seus familiares sobre o Sistema Monet?rio Brasileiro e descubra as vantagens e as desvantagens da Primeira e da Segunda Fam?lia do Real no dia a dia. Registre abaixo as suas descobertas.

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

?

Atividade 4: aproximadamente 60 minutos.

Professor, solicite que os alunos socializem as respostas obtidas atrav?s da Atividade de Casa. Aproveite o momento para construir um cartaz com a turma contendo as vantagens e as desvantagens da Primeira e da Segunda Fam?lia do Real no dia a dia, a partir das respostas dos familiares. Afixe o cartaz no mural da sala de aula para que todos possam observar e consultar.

Organize os alunos em duplas e solicite que fa?am uma busca de imagens utilizando o laptop Classmate do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, no s?tio www.google.com.br. Os alunos ter?o como desafio procurar imagens de variados locais e situa??es em que h? a utiliza??o do dinheiro. Solicite que cada dupla copie a imagem do s?tio, juntamente com o endere?o eletr?nico correspondente a cada imagem, e cole no programa KWord, acessado pelo ?cone da ?rea de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto.

Explique para a turma que dever? colar a imagem e escrever abaixo da mesma o tipo de rela??o que ela tem com a utiliza??o do dinheiro.

Depois, cada dupla poder? apresentar para a turma as imagens encontradas e as suas produ??es escritas, utilizando para isso um projetor de imagens para que toda a turma possa acompanhar visualmente a apresenta??o.

As imagens poder?o ser impressas e a partir de todos os trabalhos da turma, organize um livro de produ??o da turma dos lugares e das situa??es em que h? a utiliza??o do dinheiro.

Professor, tem sido cada vez mais relevante o trabalho com a tem?tica Educa??o Financeira nas escolas. Por isso, propomos a Conta??o de Hist?ria utilizando o s?tio abaixo, para que toda a turma possa compreender um pouco mais sobre coisas que o dinheiro pode comprar e que n?o pode comprar como: amizade, alegria, dentre outras. ? importante aproveitar as hist?rias:

Dinheiro8  

Fonte: http://www.educacaofinanceira.com.br/images/Gibi_DinheironaoBrincadeiratela.pdf

?

Ap?s a Conta??o de Hist?ria, que tal propor uma discuss?o com a turma, sobre o conte?do da Hist?ria? Problematize com a turma o que significa cr?dito e se algum aluno j? presenciou alguma compra em que fosse utilizada a fun??o cr?dito. ? importante que os alunos compreendam que a utiliza??o de cr?dito, significa que algo que foi comprado dever? ser pago em uma data posterior e que por isso exige planejamento.

Depois, organize os alunos em duplas e pe?a que construam cartazes com frases e imagens demonstrando a import?ncia de se gastar com planejamento e de outras coisas do dia a dia que podemos ter sem necessitar do dinheiro.

Cada dupla poder? apresentar o seu trabalho para a turma e afixar os cartazes no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa aprender um pouco mais sobre a Educa??o Financeira.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? permear todo o processo de desenvolvimento das atividades. ? importante perceber o envolvimento de cada aluno com a tem?tica "Sistema Monet?rio Brasileiro", percebendo as d?vidas e as facilidades na aprendizagem. As produ??es dos alunos s?o fontes importantes de serem avaliadas, por?m n?o deslocadas do momento de sua produ??o, por isso, procure sempre perceber o desenvolvimento do aluno, a partir das suas dificuldades e facilidades, podendo intervir de acordo com as reais necessidades dos educandos.