Portal do Professor

Início do Conteúdo

A origem do teatro grego

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como produto hist?rico-cultural
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Literatura Literatura de outras nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer como surgiu o teatro e os principais personagens;
  • Identificar as caracter?sticas do teatro grego;
  • Criar m?scaras semelhantes ?s utilizadas no teatro grego;
  • Interpretar uma pe?a de teatro grego.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Aten??o Professor! Sugerimos que essa aula seja trabalhada em conjunto com as disciplinas de Hist?ria e L?ngua Portuguesa ressaltando a import?ncia dos povos gregos e a sua influ?ncia na forma??o cultural do teatro, da literatura e da l?ngua.

Estratégias e recursos da aula

O professor dever? iniciar a aula com as seguintes imagens:

undefined

Esquema de teatro grego

undefined

Teatro do Escul?pio, em Epidauro, que abrigava 14 mil pessoas.

undefined

Mapa do teatro grego

Questione seus alunos como era um teatro grego?  Quais as caracter?sticas? O porqu? do formato de ferradura? Como eram os personagens?

Conforme os alunos v?o respondendo os questionamentos o professor dever? apresentar o tema a ser estudado: A origem do teatro grego.

Ap?s a discuss?o o professor dever? propor a turma uma pesquisa sobre alguns elementos do teatro grego:

  • trag?dia
  • com?dia
  • Dion?sio
  • ?squilo
  • Arist?fanes
  • m?scaras
  • o teatro
  • diretores do coro
  • coro
  • corifeu
  • T?spis

A atividade dever? ser realizada em pequenos grupos de 2 ou 3 alunos. O resultado da pesquisa deve ser apresentado na aula seguinte.

Aten??o professor! Sugerimos que os alunos utilizem a ferramenta Google Docs para desenvolver os trabalhos de forma colaborativa. Em caso de d?vidas para utilizar a ferramenta sugerimos os tutoriais: ?Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs? Dispon?vel em: http://docs.google.com/View?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&pageview=1&hgd=1&hl=pt_BR e ?Como criar uma Apresenta??o colaborativa utilizando Google Docs? dispon?vel em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_163c6gmxdm&hl=pt_BR.

Aula 02: apresenta??o dos resultados.

Nessa aula os alunos dever?o apresentar o resultado das pesquisas e o professor dever? complementar o conte?do quando necess?rio.

Aula 03: Escolhendo uma pe?a de teatro grego.

O professor dever? apresentar para turma a pe?a de teatro Ant?gona de S?focles, disponivel em: http://www.scribd.com/doc/6012901/sofocles-antigona

O professor dever? apresentar o enredo da pe?a e fazer a leitura de alguns trechos com a turma.

Aten??o professor! Como o te xto ? extenso, separe alguns trechos importantes para debater em sala e proponha que os alunos realizem a leitura de toda a pe?a em casa.

Agora que os alunos j? conhecem a tem?tica abordada na pe?a, a turma ser? dividida em grupos, e cada grupo ir? escolher um trecho da pe?a para representar.

Ap?s a leitura de toda a pe ?a, o professor dever? auxiliar os grupos r espons?veis sobre cada trecho a ser representado e as adapta??es necess?rias.

Aula 04: Produ??o das m?scaras

Agora que os alunos j? conhecem um pouco mais sobre a origem do teatro grego, j? definiram a pe?a a ser apresentada, ? hora de construir o personagem, isto ?, construir a m?scara a ser utilizada na apresenta??o.

undefined

M?scara Grega

O professor dever? relembrar com os alunos o significado das m?scaras e qual o objetivo dos atores.

Aten??o professor! Para essa etapa da atividade ser? necess?rio reservar mais uma aula, visto que ? o tempo necess?rio para que as m?scaras estejam secas para receber a pintura.

Para essa atividade sugerimos a cria??o de m?scaras de papel, para isso siga os passos:

1) Materiais necess?rios:

  • papel higi?nico (quantidade de rolos deve corresponder a quantidade de alunos);
  • uma bacia;
  • uma colher de farinha de trigo;
  • meia x?cara de cola branca e;
  • duas colheres de vinagre.

2) Construindo a massa:

  • Os alunos rasgam o papel e colocam-no de molho na bacia com ?gua.
  • Depois que o papel estiver dissolvido, espremem-no, eliminando o excesso de ?gua.
  • Retiram a ?gua da bacia.
  • Colocam na bacia uma colher de farinha de trigo, meia x?cara de cola branca e duas colheres de vinagre.
  • Misturam bem at? formar uma massa homog?nea.

3) Construindo a m?scara:

  • Em uma folha de papel tamanho A3 desenhar o formato da m?scara que pretendem construir, determinando o espa?o para os olhos, nariz e boca.
  • Com a massa dever?o modelar a m?scara, dando volume e detalhes para express?o.
  • Terminado a modelagem deixe secar.

4) Acabamento:

  • Os alunos dever?o pintar as m?scaras e colar adere?os (fitas, tecidos, jornais, purpurinas, lantejoulas, etc) caso seja necess?rio.
  • ? importante que o professor oriente os alunos para que as m?scaras pare?am o mais semelhante poss?vel com as m?scaras gregas.
  • Terminado o acabamento deixe a m?scara em local arejado para secar.

Aula 05: Ensaio geral

Nessa aula os grupos dever?o fazer uma apresenta??o apenas para turma, para verificar a postura, entona??o, dom?nio do texto, oralidade, uso da m?scara, marca??es de di?logo e posi??o.

O professor ficar? respons?vel por verificar o tempo de cada apresenta??o, a ordem das apresenta??es e orientar os alunos com rela??o ao texto, postura, express?o oral e corporal, etc.

Aula 06: Apresenta??o

Para apresenta??o ? importante que o professor reserve um espa?o na escola que remeta as caracter?sticas do teatro grego.

Convide a comunidade escolar para prestigiar as apresenta??es e contextualize para o p?blico a origem do teatro grego.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? definir em conjunto com a turma os crit?rios a serem avaliados, para que os alunos tenham consci?ncia das compet?ncias e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade.

V?deo Gesto... orienta??es para o professor durante as avalia??es.

A avalia??o deve ser feita a cada momento, no sentido de avaliar todo o processo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, sugerimos uma ficha de avalia??o com alguns crit?rios a serem analisados a cada aula: