Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como produto hist?rico-cultural |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
Aten??o Professor! Sugerimos que essa aula seja trabalhada em conjunto com as disciplinas de Hist?ria e L?ngua Portuguesa ressaltando a import?ncia dos povos gregos e a sua influ?ncia na forma??o cultural do teatro, da literatura e da l?ngua.
O professor dever? iniciar a aula com as seguintes imagens:
Esquema de teatro grego
Teatro do Escul?pio, em Epidauro, que abrigava 14 mil pessoas.
Mapa do teatro grego
Questione seus alunos como era um teatro grego? Quais as caracter?sticas? O porqu? do formato de ferradura? Como eram os personagens?
Conforme os alunos v?o respondendo os questionamentos o professor dever? apresentar o tema a ser estudado: A origem do teatro grego.
Ap?s a discuss?o o professor dever? propor a turma uma pesquisa sobre alguns elementos do teatro grego:
A atividade dever? ser realizada em pequenos grupos de 2 ou 3 alunos. O resultado da pesquisa deve ser apresentado na aula seguinte.
Aten??o professor! Sugerimos que os alunos utilizem a ferramenta Google Docs para desenvolver os trabalhos de forma colaborativa. Em caso de d?vidas para utilizar a ferramenta sugerimos os tutoriais: ?Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs? Dispon?vel em: http://docs.google.com/View?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&pageview=1&hgd=1&hl=pt_BR e ?Como criar uma Apresenta??o colaborativa utilizando Google Docs? dispon?vel em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_163c6gmxdm&hl=pt_BR.
Aula 02: apresenta??o dos resultados.
Nessa aula os alunos dever?o apresentar o resultado das pesquisas e o professor dever? complementar o conte?do quando necess?rio.
Aula 03: Escolhendo uma pe?a de teatro grego.
O professor dever? apresentar para turma a pe?a de teatro Ant?gona de S?focles, disponivel em: http://www.scribd.com/doc/6012901/sofocles-antigona
O professor dever? apresentar o enredo da pe?a e fazer a leitura de alguns trechos com a turma.
Aten??o professor! Como o te xto ? extenso, separe alguns trechos importantes para debater em sala e proponha que os alunos realizem a leitura de toda a pe?a em casa.
Agora que os alunos j? conhecem a tem?tica abordada na pe?a, a turma ser? dividida em grupos, e cada grupo ir? escolher um trecho da pe?a para representar.
Ap?s a leitura de toda a pe ?a, o professor dever? auxiliar os grupos r espons?veis sobre cada trecho a ser representado e as adapta??es necess?rias.
Aula 04: Produ??o das m?scaras
Agora que os alunos j? conhecem um pouco mais sobre a origem do teatro grego, j? definiram a pe?a a ser apresentada, ? hora de construir o personagem, isto ?, construir a m?scara a ser utilizada na apresenta??o.
M?scara Grega
O professor dever? relembrar com os alunos o significado das m?scaras e qual o objetivo dos atores.
Aten??o professor! Para essa etapa da atividade ser? necess?rio reservar mais uma aula, visto que ? o tempo necess?rio para que as m?scaras estejam secas para receber a pintura.
Para essa atividade sugerimos a cria??o de m?scaras de papel, para isso siga os passos:
1) Materiais necess?rios:
2) Construindo a massa:
3) Construindo a m?scara:
4) Acabamento:
Aula 05: Ensaio geral
Nessa aula os grupos dever?o fazer uma apresenta??o apenas para turma, para verificar a postura, entona??o, dom?nio do texto, oralidade, uso da m?scara, marca??es de di?logo e posi??o.
O professor ficar? respons?vel por verificar o tempo de cada apresenta??o, a ordem das apresenta??es e orientar os alunos com rela??o ao texto, postura, express?o oral e corporal, etc.
Aula 06: Apresenta??o
Para apresenta??o ? importante que o professor reserve um espa?o na escola que remeta as caracter?sticas do teatro grego.
Convide a comunidade escolar para prestigiar as apresenta??es e contextualize para o p?blico a origem do teatro grego.
Teatro grego: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=660
Teatro grego: http://www.brasilescola.com/historiag/teatro-grego.htm
O professor dever? definir em conjunto com a turma os crit?rios a serem avaliados, para que os alunos tenham consci?ncia das compet?ncias e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade.
V?deo Gesto... orienta??es para o professor durante as avalia??es.
A avalia??o deve ser feita a cada momento, no sentido de avaliar todo o processo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, sugerimos uma ficha de avalia??o com alguns crit?rios a serem analisados a cada aula: