Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Aula 01 (50 minutos)
Dispon?vel em:
http://litteratech.blogspot.com/2010/06/tipos-de-argumento.html
Argumentar ? inerente ao ser humano, ? a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opini?es, problemas e poss?veis solu??es para fundamentar determinado pensamento ou ideia. Mas como construir uma argumenta??o? Um texto argumentativo visa convencer, persuadir, levar o leitor a concordar com uma determinada linha de racioc?nio. Assim, a escolha dos argumentos ? fundamental para que se alcancem tais objetivos.
Atividade 1
Observa??o: Esta aula possibilita um trabalho interdisciplinar com outras ?reas de conhecimento, tais como Ci?ncias e Geografia.
1. O professor dever? exibir no K-presenter o an?ncio seguinte sobre a campanha nacional ?Saco ? um saco? lan?ada pelo Minist?rio do Meio Ambiente em junho de 2009, que visa conscientizar o consumidor sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos pl?sticos.
Dispon?vel em:
http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal104/senado_verde.aspx
2. O professor dever? conversar com os alunos sobre a campanha, perguntando a eles:
a. Voc? j? conhece essa campanha? Com que finalidade ela foi criada? O que essa campanha defende?
b. Explique o trocadilho presente no slogan ?Saco ? um saco? .
c. ? grande o consumo di?rio de sacolas pl?sticas no Brasil. Quais s?o preju?zos que esse consumo causa ao meio ambiente e consequentemente a nossa sa?de?
d. Voc? concorda que dar prefer?ncia a sacolas retorn?veis ? uma alternativa mais sustent?vel para evitar o consumo de sacos pl?sticos e evitar os impactos ambientais que eles causam?
e. Voc? apoia essa campanha? Por qu??
f. Que argumentos voc? utilizaria para convencer algu?m a aderir ? campanha ?Saco ? um saco??
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Atividade 2
1. O professor solicita aos alunos que em dupla acessem os sites abaixo para assistirem aos v?deos sobre a campanha ?Saco ? um saco?, criada pelo Minist?rio do Meio Ambiente apoiado pelo Walmart.
a. Saco ? um saco - Ciclos
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=atVI4zrwtbM
b. Saco ? um saco - Junior
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UBWBsmeESKM
c. Saco ? um saco - Natal
http://www.youtube.com/watch?v=4oLbkJUt4LY&feature=player_embedded
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2. Observe o texto do primeiro v?deo (a):
Os sacos pl?sticos s?o um dos maiores culpados pelas enchentes, sem falar que saco pl?stico polui e leva at? quatrocentos anos para se decompor. D? um final feliz para essa hist?ria: recuse, reduza, reutilize. Saco ? um saco.
Quais s?o os argumentos utilizados para refor?ar a ideia de que ?saco ? um saco??
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3. Reveja o segundo v?deo e responda (b):
Por que as sacolas pl?sticas s?o um saco para voc?, para a cidade e para o planeta e para o futuro?
Por que as sacolas retorn?veis ? s?o um saco, mas n?o s?o um saco??
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4. Reveja o terceiro v?deo (c) e responda:
Qual o argumento foi apresentado para convencer as pessoas a um consumo consciente de sacolas pl?sticas?
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Aula 02 ( 50 minutos)
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Atividade
O professor solicita aos alunos que, em dupla, acessem a p?gina abaixo para lerem o artigo ?A farra dos sacos pl?sticos?, escrito por Andr? Trigueiro.
O Brasil ? definitivamente o para?so dos sacos pl?sticos. Todos os supermercados, farm?cias e boa parte do com?rcio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora.
Dispon?vel em:
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O Brasil ? definitivamente o para?so dos sacos pl?sticos. Todos os supermercados, farm?cias e boa parte do com?rcio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora. N?o importa o tamanho do produto que se tenha ? m?o, aguarde a sua vez porque ele ser? embalado num saquinho pl?stico. O pior ? que isso j? foi incorporado na nossa rotina como algo normal, como se o destino de cada produto comprado fosse mesmo um saco pl?stico. Nossa depend?ncia ? tamanha, que quando ele n?o est? dispon?vel, costumamos reagir com reclama??es indignadas.
Quem recusa a embalagem de pl?stico ? considerado, no m?nimo, ex?tico. Outro dia fui comprar l?minas de barbear numa farm?cia e me deparei com uma situa??o curiosa. A caixinha com as l?minas cabia perfeitamente na minha pochete. Meu plano era levar para casa assim mesmo. Mas num gesto autom?tico, a funcion?ria registrou a compra e enfiou rapidamente a m?sera caixinha num saco onde caberiam seguramente outras dez. Pelas raz?es que explicarei abaixo, recusei gentilmente a embalagem.
A plasticomania vem tomando conta do planeta desde que o ingl?s Alexander Parkes inventou o primeiro pl?stico em 1862. O novo material sint?tico reduziu os custos dos comerciantes e incrementou a sanha consumista da civiliza??o moderna. Mas os estragos causados pelo derrame indiscriminado de pl?sticos na natureza tornou o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes propor??es. Feitos de resina sint?tica originadas do petr?leo, esses sacos n?o s?o biodegrad?veis e levam s?culos para se decompor na natureza. Usando a linguagem dos cientistas, esses saquinhos s?o feitos de cadeias moleculares inquebr?veis, e ? imposs?vel definir com precis?o quanto tempo levam para desaparecer no meio natural.
No Complexo do Alem?o, pl?sticos n?o biodegrad?veis se juntam ao lixo nas ruas.
No caso espec?fico das sacolas de supermercado, por exemplo, a mat?ria-prima ? o pl?stico filme, produzido a partir de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). No Brasil s?o produzidas 210 mil toneladas anuais de pl?stico filme, que j? representa 9,7% de todo o lixo do pa?s. Abandonados em vazadouros, esses sacos pl?sticos impedem a passagem da ?gua - retardando a decomposi??o dos materiais biodegrad?veis - e dificultam a compacta??o dos detritos.
Essa realidade que tanto preocupa os ambientalistas no Brasil, j? justificou mudan?as importantes na legisla??o - e na cultura - de v?rios pa?ses europeus. Na Alemanha, por exemplo, a plasticomania deu lugar ? sacolamania. Quem n?o anda com sua pr?pria sacola a tiracolo para levar as compras ? obrigado a pagar uma taxa extra pelo uso de sacos pl?sticos. O pre?o ? salgado: o equivalente a sessenta centavos a unidade.
A guerra contra os sacos pl?sticos ganhou for?a em 1991, quando foi aprovada uma lei que obriga os produtores e distribuidores de embalagens a aceitar de volta e a reciclar seus produtos ap?s o uso. E o que fizeram os empres?rios? Repassaram imediatamente os custos para o consumidor. Al?m de anti-ecol?gico, ficou bem mais caro usar sacos pl?sticos na Alemanha.
Na Irlanda, desde 1997 paga-se um imposto de nove centavos de libra irlandesa por cada saco pl?stico. A cria??o da taxa fez multiplicar o n?mero de irlandeses indo ?s compras com suas pr?prias sacolas de pano, de palha, e mochilas. Em toda a Gr?-Bretanha, a rede de supermercados CO-OP mobilizou a aten??o dos consumidores com uma campanha original e ecol?gica: todas as lojas da rede ter?o seus produtos embalados em sacos pl?sticos 100% biodegrad?veis. At? dezembro deste ano, pelo menos 2/3 de todos os saquinhos usados na rede ser?o feitos de um material que, segundo testes em laborat?rio, se decomp?e dezoito meses depois de descartados. Com um detalhe interessante: se por acaso n?o houver contato com a ?gua, o pl?stico se dissolve assim mesmo, porque serve de alimento para microorganismos encontrados na natureza.
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Mau exemplo: lix?o em SP recebe 250 toneladas por dia.
N?o h? desculpas para n?s brasileiros n?o estarmos igualmente preocupados com a multiplica??o indiscriminada de sacos pl?sticos na natureza. O pa?s que sediou a Rio-92 (Confer?ncia Mundial da ONU sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente) e que tem uma das legisla??es ambientais mais avan?adas do planeta, ainda n?o acordou para o problema do descarte de embalagens em geral, e dos sacos pl?sticos em particular.
(...)
? preciso declarar guerra contra a plasticomania e se rebelar contra a aus?ncia de uma legisla??o espec?fica para a gest?o dos res?duos s?lidos. H? muitos interesses em jogo. Qual ? o seu?
O jornalista Andr? Trigueiro ? redator e apresentador do Jornal das Dez, da Globonews, desde 1996. Na R?dio Viva Rio AM (1180 kwz ), Trigueiro apresenta o programa Conex?o Verde, de segunda a sexta. Nele, aborda temas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent?vel. O jornalista ? p?s-graduado em Meio Ambiente pela MEB COPPE/UFRJ (2001).
Por Andr? Trigueiro
Dispon?vel em:
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/artigos/a_farra_dos_sacos_plasticos.html
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II ? Ap?s a leitura do texto e discuss?o sobre a tem?tica nele abordada, os alunos dever?o responder, em grupo, ?s quest?es propostas sobre o texto.
1. Em um artigo de opini?o, o autor exp?e seu posicionamento sobre um tema atual e de interesse de muitos.
a. Qual ? o assunto tratado no artigo ?A farra dos sacos pl?sticos?? Transcreva do primeiro par?grafo uma frase que apresenta o assunto abordado.
b. O consumo de sacolas pl?sticas ? abordado no artigo sob que aspecto?
2. As sacolas pl?sticas s?o apontadas como um grande problema ambiental. Qual ? a opini?o do autor do artigo a respeito do tema?
3. De acordo com o texto, o consumo de sacolas pl?sticas tornou-se um h?bito cultural, o que significa que todos os consumidores ? respons?vel por ele.
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Transcreva do texto uma passagem que comprove a afirma??o acima.
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4. Para convencer o leitor a respeito de sua opini?o sobre o consumo de sacolas pl?sticas, o autor apresenta diferentes tipos de argumentos.
A exemplifica??o ? um recurso argumentativo ? bastante usado, visando fornecer esclarecimentos a partir de dados concretos. Isso comprova que a opini?o defendida n?o se baseia apenas em uma vis?o pessoal.
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a. O autor defende a ideia de que o uso indiscriminado de sacos pl?sticos ? nocivo. Qual ? a explica??o apresentada para justificar essa opini?o?
b. Qual ? o efeito que essa exemplifica??o pode causar no leitor?
5. Os textos argumentativos podem usar dados de institui??es de pesquisa, declara??es de autoridades no assunto em quest?o para sustentar a opini?o defendida. Estas podem ser reproduzidas literalmente ? entre aspas ? ou apenas mencionadas. Esse tipo de argumento recebe o nome de argumento de autoridade.
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Identifique no texto lido exemplos de argumentos de autoridade.
6. Dados num?ricos podem ser utilizados como argumentos em um texto para dar mais objetividade ? argumenta??o.
a. O artigo apresenta dados num?ricos? Quais s?o eles?
b. Em rela??o ao assunto abordado, qual ? a import?ncia desses dados para o artigo?
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7. Discuta com seu colega e conclua: por que o argumento de autoridade, os exemplos e dados num?ricos s?o argumentos eficazes em textos de opini?o?
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Aula 03 (50 minutos)
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Atividade
Produza um artigo expondo sua opini?o sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos pl?sticos.
O t?tulo de seu artigo poder? ser o slogan do an?ncio da Walmart com o apoio do Minist?rio do Meio ambiente, qual seja: ?Saco ? um saco?.
Lembre-se de que as ideias defendidas em um artigo de opini?o s?o de total responsabilidade do autor, portanto o autor deve primar pela veracidade dos elementos apresentados, assinando o texto no final ? escrito em primeira pessoa.
Para sustentar e defender sua opini?o, procure utilizar argumentos de autoridade, exemplos e dados num?ricos de fontes concretas. Para isso, al?m dos textos estudados, utilize como fonte de dados, o v?deo seguinte:
V?deo: Momento ambiental sacolas pl?sticas
http://www.youtube.com/watch?v=wiVOR350Y4s
Plastivida ? Jornal Nacional ? Sacolas Pl?sticas
1. Para ampliar as informa??es sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos pl?sticos, os alunos poder?o assistir aos v?deos:
Sacola biodegrad?vel
Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=Dvt3_JaUlXs&feature=related
Belo Horizonte pro?be as sacolas pl?sticas convencionais
http://www.youtube.com/watch?v=ZIxP46ANMvU&feature=related
2. Sobre tipos de argumentos os alunos poder?o pesquisar nos sites seguintes:
http://grupoinfo03.blogspot.com/2010/05/tipos-de-argumentos-na-dissertacao.html
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos poder?o ser avaliados pontualmente sobre o tema ? Conhecendo a argumenta??o: tipos de argumentos. Para isso, o professor dever? observar a participa??o deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar diferentes tipos de argumentos na constru??o do texto argumentativo.