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A ponte

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Cultura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Noções básicas sobre a construção e a origem da instalação da capital do país em Brasília.
  • Refletir sobre a função e importância da capital do país ser instalada no planalto central brasileiro.
  • Estudo do estilo arquitetônico da Ponte JK.
  • Compreender que as músicas têm uma mensagem, uma ideologia em suas letras e que podem retratar opiniões pessoais sobre as construções arquitetônicas.

Duração das atividades

02 de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Atenção Professor! Sugerimos que essa aula seja trabalhada em conjunto com a disciplina de História, abordando a questão da transferência da Capital do país para o Planalto Central, as relações de poder, dinheiro e cidadania na formação da sociedade brasileira.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação à capital do país, onde esta localizada, o porquê da escolha deste local para instalação da capital brasileira, qual a importância a integração dos estados, etc.

Após a discussão apresente o vídeo:

Brasília - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=247. O vídeo tem por objetivo indicar a relevância da construção de Brasília para o desenvolvimento da região central do país. Demonstrar a arquitetura singular da cidade e seus principais pontos turísticos.

Brasília

Roteiro de Discussão:

  • De que época são as imagens do vídeo?
  • Qual a localização da construção da nova capital federal brasileira?
  • Qual foi o objetivo desta construção?
  • Quais foram os projetistas de Brasília?
  • Quanto tempo durou a construção?
  • Vocês conhecem o estilo arquitetônico apresentado no vídeo? Já o viram em algum prédio ou construção de sua cidade?
  • Onde está localizada a residência do presidente da república?


Após as discussões sobre o vídeo, converse com os alunos sobre a arquitetura da cidade, as construções que mais chamaram atenção dos alunos, os pontos turísticos, etc. Procure contextualizar com as construções atuais, principalmente com as que os estudantes conhecem ou já viram nos meios de comunicação.

Professor, chame a atenção para a ponte JK, se possível repasse as cenas do vídeo onde ela é destacada. Questione os alunos já viram outra com uma arquitetura semelhante.

Para contextualizar a importância da construção da Ponte JK e animar a discussão apresente a letra da música A ponte, composição Lenine, disponível em: http://letras.terra.com.br/lenine/812620/

Citamos uma parte da música:

Eu já atravessei a ponte do paraguai,
Um filme inspirou a ponte-do-rio-que-cai,
É sucesso em campinas e na voz dos racionais,
Mas a ponte da capital é demais!
Projetada pra aproximar
O centro, são sebastião, o lago e o paranoá.
Desafogar o tráfego na região,
Visitantes de chegada nova opção,
Fique ligado, acompanhe passo-a-passo,
Condomínios luxuosos por todos os lados,
O congresso e o planalto colados,
Aqueles barracos ali ó, vão ser retirados.
A ponte é luxo, nada em mono só estéreo,
Mil e duzentos metros, louco visual aéreo.
Quem sobe é só pra regular a antena,
Reforce as pontes safena.
A ponte começou depois, mas terminou,
Bem antes que as obras do metrô.
Quem mora fora do avião,
Bate palma, aplaude, apóia,pede diversão.
A ponte é muito, muito iluminada,
O pôr-do-sol numa visão privilegiada!
O povo que passa vê nela algo místico,
A ponte virou ponto turístico.

Dica: O Professor poderá imprimir a sugestão apresentada. Trabalhar a leitura e diferentes graus de atenção com seus alunos em sala de aula, chamando atenção para determinados tópicos e como identificá-los no texto. Caso não seja possível imprimir cópias para os educandos, o Professor pode utilizar um projetor multimídia ou um retroprojetor.

O professor deve questionar os alunos sobre:

  • Qual a ponte que o cantor se refere?
  • Qual o sentido das frases: “Projetada pra aproximar, o centro, são sebastião, o lago e o Paranoá” e “Um quer transformar em patrimônio mundial , outro num inquérito policial.”
  • Que aspectos da ponte Lenine destaca mais?
  • Qual parte da música mais gostou?

Aula 02:

Inicie a aula apresentando a turma a imagem da ponte JK:

Para complementar a discussão sobre a letra da música o professor deverá apresentar os seguintes dados: histórico, conquista da engenharia, iluminação da ponte e curiosidades do concreto da ponte JK

Sugestão de leitura:  Ministério dos Transportes. Banco de Informações dos Transportes. Disponível em: PONTE JUSCELINO KUBITSCHEK – JK. http://www.transportes.gov.br/bit/pontes/DF/ponte%20jk/GpJK.HTM

Explore estas informações com sua turma, proponha novas pesquisas de temas que considerarem interessante.

Sugerimos que o professor apresente outra música, Faroeste Caboclo, do grupo brasiliense Legião Urbana. Disponível em: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22492/

Agora estabeleça uma discussão abordando as duas letras. Suas semelhanças e diferenças com relação ao tema da capital brasileira.

Atenção professor! Após as discussões sugerimos duas atividades para a turma.


Atividade 1:
Muitos artistas utilizam da música como forma de protesto, manifestação contra as injustiças e a desigualdade social. Sendo assim, os alunos deverão pesquisar outras letras de música que abordem a história de alguma cidade, de preferência da sua cidade, de seu estado, onde a letra faça algum protesto em relação aos políticos, fome, miséria, desigualdade social, preconceito, etc.
Após a pesquisa os estudantes deverão apresentar para turma as letras e realizar um breve debate:

  • temática abordada,
  • estilo musical,
  • o protesto é direto ou indireto,
  • qual o contexto, etc.

Atividade 2:
Os alunos deverão escolher um dos temas levantados durantes as discussões e criar uma música, seja para reivindicar algum direito, serviço, protesto político, etc.

Aula 3:
Os alunos poderão apresentar para a turma as composições pessoalmente ou em arquivos gravados em seu MP3, CD, DVD, etc.
O professor deverá reservar um espaço na escola para apresentação dos alunos, pode ser em uma sala especial do tipo anfiteatro ou no pátio durante o recreio. Verificar se a escola possui microfones, caixas de som e iluminação. Convide a comunidade escolar para prestigiar as apresentações.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Brasília Vídeo

Recursos Complementares

Educacional. Projeto Brasília – 45 anos. Disponível em http://www.educacional.com.br/especiais/brasilia45anos/PonteJK.asp

Metálica. Entrevista com o Arquiteto Alexandre Chan publicada na Revista Construção Metálica Nº60. Disponível em http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=986

Wikipédia. Ponte Juscelino Kubitschek. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Juscelino_Kubitschek

Avaliação

O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. É importante que o professor estimule nos alunos a reflexão, o senso crítico, o respeito com os colegas, o debate, etc. Pode ser utilizado os registros escritos, as produções de música dos alunos para avaliar.