Portal do Professor

Início do Conteúdo

Atividade Física a Qualquer Hora

Autor e Co-autor(es)

Elmio Pagy Felipe dos Reis imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar o esporte que mais se adequa ao ambiente;
  • Organizar o tempo para a prática desportiva;
  • Adequar espaços para a prática de esportes físicos;
  • Valorizar a prática da atividade física.

Duração das atividades

2 aulas (de 50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio necessita de ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, ao iniciar este aula, procure colocar a questão dos esportes na vida do ser humano, em seu cotidiano, na sua experiência diária. Dê exemplos práticos de como é importante manter-se sempre em atividade. Na hora de correr para pegar um ônibus, ou quando se sobe uma escadaria, ou mesmo pela simples procura de uma diversão, o bem estar físico reflete na vida toda, inclusive com a chegada da velhice. Divida a turma em três grupos e, para cada grupo, indique um vídeo a seguir:

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=L1bbk3eUEOY

beneficios

http://www.youtube.com/watch?v=0XWV7kx9fwk

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=Dnyl31M93zo

Cada grupo terá que escolher o nome-título do próprio traballho a ser apresentado, além de sociabilizar a idéia discutida e apresentada pelos mesmos. Os compenentes dos grupos debaterão, por um tempo não superior a 15 minutos, o video escolhido e apresentarão rapidamente as idéias à classe fazendo com que todos complementem as exposições.

É importante que os alunos sejam levados a uma reflexão dos hábitos alimentares, da vida comum, do dia-a-dia. Conhecer o prórpio corpo é mais do que simplesmente dar nomes às partes, mas também respeitá-lo.

Dica 2Abordar as atividades circenses como práticas para serem desenvolvidas em ambientes menores e com resultados tão expressivos quanto uma corrida também é um ponto interessante. Como link eu indico http://www.youtube.com/watch?v=kv4OvIE7VZg

Colocar os motivos pelos quais as pessoas se justificam para não fazerem atividade esportiva e tentar responder cada questionamento é um bom direcionamento para a segunda aula.

ObservaçãoO número de alunos pode ter grande variedade de turma para turma, portanto se justifica a variação do modo como apresentar. Caso haja muitos alunos, é interessante a apresentação em forma teatral. Caso haja poucos alunos, uma apresentação em forma de explanação de idéias já se faz suficiente. Viver a experiência na parte física supera qualquer relato, abstração ou comprometimento.

Aula 2

Com base em todos os relatos, com base nas experiências pessoais e ocupando-se de uma sala de atividade física, ou um ginásio, desde que se tenha bom espaço, os alunos serão convocados a colocar em prática a execução de alguma atividade física, podendo ser em grupo ou não, independente do espaço determinado pelo professor. Circo é fei to com artefatos que m uitas vezes são enco ntrados na rua, tal como pular corda, pular com várias cordas, se manter em cima de uma prancha tendo como base uma lata de óleo grande ou uma garrafa pet, rodar bambolê, rodar vários bambolês e em várias partes do corpo, contorcionismo, podendo ser apenas um alongamento mais intenso, equilíbrio, seja com bolas, latas, caixinhas de fósforo, cabo de vassoura, com ou sem movimento, como também andar em cima de uma linha ou espaço pré definito em várias velocidades.

Dica 2Professor, você pode aprender algumas mágicas de fácil execução no link http://www.youtube.com/watch?v=q7HdZI-ueq8&feature=fvsr ; e aproveitando a aula , demonstrar para os alunos e depois até explicar, por se tratar de coordenação motora fina, também é interessante o aprendizado.

Observação Professor, o senhor pode começar com as atividades que usem grandes espaços e, gradativamente, vá diminuindo para demosntrar como a atividade sempre é baseada nos próprios conhecimentos. Quanto menor o espaço, mais difícil se torna a realização de uma atividade d ispersiva, e maior é o desafio de sua execução.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=_B0zdXsHkdo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=UGq0tvuNK90

http://www.youtube.com/watch?v=xHM0b36PO8Q

Avaliação

A avaliação será o interesse e o envolvimento dos alunos na aula, podendo também ser demonstrado em prova teórica formal.