Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Professor, verifique se os alunos sabem inferir informa??es. ? necess?rio tamb?m que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint, WxCam e Mozilla Firefox.
?
?
?
1? Atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e apresente o livro ?Meus l?pis de cor s?o s? meus? de Ruth Rocha. Conte a hist?ria de forma que os alunos fiquem em posi??o bem confort?vel e prestem bastante aten??o.
Fonte imagem: http://www.americanas.com.br/produto/5513130/livros/infantojuvenil/literaturainfantil/livro-meu-lapis-de-cor-sao-so-meus# (acesso em 07/12/11)
?
MEUS L?PIS DE COR S?O S? MEUS
A Lulu estava muito contente naquele dia.
? que era o dia do anivers?rio dela.
Quando ela chegou da escola j? encontrou a mam?e preparando a festa.
O bolo j? estava pronto, os brigadeiros, as balas e os pirulitos.
O papai estava enchendo as bolas e a tia Mari estava botando a mesa na sala.
Todos almo?aram na cozinha para n?o atrapalhar as arruma??es.
Ent?o Lulu tomou banho e vestiu sua roupa nova, que a mam?e tinha comprado para ela. E se arrumou toda e a mam?e botou nela um pouquinho de ?gua de col?nia.
O primeiro convidado que chegou foi o priminho da Lulu, o Miguel.
Depois chegou a Ta?s, o Arthur e o Cai? e todos os colegas do col?gio.
E ficaram todos brincando no jardim.
A? todos entraram para abrir os presentes.
Depois foram soprar as velinhas e cantar parab?ns.
Lulu gostou de todos os presentes, mas o que ela mais gostou foi da caixa grande de l?pis de cor que se abria feito uma sanfona e que tinha todas, mas todas as cores, mesmo.
Depois que todos foram embora a Lulu foi dormir e ela at? botou a caixa de l?pis de cor do lado da caminha dela.
Ent?o, logo de manh?, a Lulu j? se sentou na mesa da sala, pegou o bloco grande de desenho e come?ou a fazer um desenho bem bonito, com seus novos l?pis. A? chegou o Miguel, que veio passar o dia com ela.
Ele se sentou junto da Lulu e disse que tamb?m queria desenhar.
Mas Lulu n?o quis nem por nada emprestar os l?pis a ele.
- Os meus l?pis de cor s?o s? meus! ? ela disse.
A m?e de Lulu ficou zangada:
- Que ? isso, minha filha? Os dois podem desenhar muito bem. Empreste os l?pis para o seu primo!
Mas o Miguel j? estava enjoado dessa conversa, e foi para fora andar de bicicleta.
A Lulu desenhou casinhas e desenhou bonecas e desenhou um pato e um elefante. E pintou todos os desenhos com seus l?pis novos e mostrou para a mam?e. Mam?e disse que estavam todos ?timos, mas que ela guardasse os desenhos e os l?pis que ela precisava preparar a mesa para o almo?o.
A Lulu juntou todos os l?pis, mas, em vez de guardar na caixa, que ? o melhor jeito para se guardar l?pis, ela botou os l?pis em cima do bloco e foi para o quarto, equilibrando tudo.
Ela foi subindo as escadas, subindo as escadas, at? que j? estava chegando l? em cima, quando ela perdeu o equil?brio e deixou os l?pis ca?rem todos escada abaixo. Os l?pis rolaram pela escada e foram batendo, batendo, batendo nos degraus.
A Lulu desceu as escadas e viu que todas as pontas dos l?pis estavam quebradas. Ent?o ela come?ou a chorar, que os l?pis estavam estragados e que nunca mais ela ia poder desenhar. O Miguel, que estava brincando l? fora, veio correndo apara ver o que tinha acontecido.
Ent?o ele disse ? Lulu:
- N?o chore n?o, Lulu, eu vou buscar meu apontador l? em casa e eu aponto todos os seus l?pis. E ele foi e logo ele chegou com o apontador.
O Miguel apontou todos os l?pis da Lulu.
Ent?o a Lulu convidou:
- Miguel, voc? n?o quer desenhar comigo?
E o Miguel veio e eles fizeram uma por??o de desenhos, e o Miguel ensinou a Lulu a fazer um autom?vel e a Lulu ensinou o Miguel a fazer um elefante. A? o Miguel ensinou a Lulu a fazer um foguete que voava direitinho. E a Lulu ensinou o Miguel a recostar umas bonecas engra?adas.
E a Lulu se divertiu muito mais do que quando ela ficava desenhando sozinha...
?
Fonte: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_01.htm (acesso em 07/12/11)
?
Logo em seguida, pe?a que acessem a internet por meio de seus netbooks a ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) o seguinte s?tio http://www.youtube.com/watch?v=UF3LehXtde8 (acesso em 07/12/11). Ele traz um v?deo teatralizado da hist?ria ?Meus l?pis de cor s?o s? meus?.
? interessante que os alunos tenham acesso ?s diferentes formas de exposi??o art?stica de uma obra, seja por meio da escrita, do teatro, das artes visuais, da m?sica, entre outras.
Para finalizar a 1? atividade eles poder?o continuar com seus netbooks e ilustrar a parte da hist?ria que mais gostaram utilizando aferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplica??es gr?ficas>ferramenta de pintura). Imprima os desenhos para colarem no painel da 3? atividade.
?
2? Atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Fonte imagem: Acervo da autora - Alunos do 1? ano ?D? da Escola de Educa??o B?sica da UFU ? Roda de Conversa ?
Professor, ap?s as v?rias formas de apreender a hist?ria, organize a turma em roda de conversa e instigue o di?logo partindo da problem?tica apresentada na obra: o ego?smo. Trabalhe a capacidade de Inferir o sentido do texto. Ao final, solicite que os alunos expliquem o que a autora quis dizer e fotografe e/ou filme o momento. Utilize a WxCam instalada na ?rea de trabalho do netbook.
?
- Qual foi minha ?ltima a??o ego?sta na sala de aula? E em casa?
- Me reconhe?o enquanto uma pessoa ego?sta?
- O que eu n?o gosto de partilhar com meus colegas? O que gosto?
- Se eu me considero ego?sta o que posso fazer para ter a??es mais fraternas, mais cidad?s?
?
Professor, ap?s as discuss?es pe?a que os alunos acessem a ferramenta do netbook KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te de escrit?rio>Processador de Textos) para digitarem a tarefa proposta e imprima para eles colarem no caderno.
TAREFA DE CASA
?
?
|
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA NOME: DATA: __/___/____ A??ES CIDAD?S Lista de a??es cidad?s que eu e minha fam?lia temos o h?bito de realizar: ________________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ ? ? |
?
3? Atividade ? aproximadamente 60 minutos.
?
?
Professor, resgate a tarefa de casa trazida pela turma. Pe?a para algumas crian?as relatarem a lista das A??ES CIDAD?S que ela e sua fam?lia t?m o h?bito de realizar. Tenha o cuidado para n?o haver competi??o de quem ? o ?mais cidad?o?. Outro cuidado ? com as crian?as que trouxeram poucos exemplos.
Agora, voc?s j? t?m material suficiente para constru?rem um texto coletivo que retrate as A??ES FRATERNAS, CIDAD?S da turma. Depois do texto produzido montem um painel e colem em volta os desenhos confeccionados na 1? atividade para exposi??o na sala de aula com a devida refer?ncia (Obra baseada em ?Meus l?pis de cor s?o s? meus? de Ruth Rocha).
?
?
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL?NDIA ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA A??ES CIDAD?S DA TURMA DO TESOURO ? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ |
?
4? Atividade ? aproximadamente 60 minutos.
?
?
Professor, sabemos que podemos ensinar cidadania para crian?as de forma interdisciplinar utilizando o conhecimento matem?tico. Para isto, proponha uma problematoteca envolvendo n?meros e opera??es relativas ?s situa??es j? experimentadas na sala, como o orgulho, o ego?smo, a partilha, a solidariedade, entre outras.
?
|
PROBLEMATOTECA 1). Hoje, na atividade de Artes Visuais, Gabriela usava 24 l?pis de cor. Nat?lia pediu 7 l?pis emprestados. Com quantos l?pis Gabriela terminou a atividade? ? ? 2). Paulo Henrique tem 3 brinquedos do Ben 10, e pegou mais 5 brinquedos de outros colegas sem pedir. Com quantos brinquedos Paulo Henrique brincou? Ser? que os colegas ficaram felizes com a atitude dele? ? ? 3). Laura trouxe 12 l?pis de cor. Na atividade em grupo distribuiu entre ela e mais duas colegas, quantos l?pis cada uma recebeu? ? ? |
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf (acesso em 07/12/11) Material que versa sobre ?tica e Cidadania
Professor, a avalia??o ? um processo que permeia todo trabalho e as atividades sugeridas a partir da hist?ria, lhe oferecer?o informa??es quanto ? capacidade dos alunos em compreenderem o que ouvem, incluindo as habilidades de infer?ncia e de interpreta??o textual. A produ??o escrita demonstra a capacidade de elabora??o e a oralidade dos alunos, bem como a interpreta??o quanto ao tema. Al?m da aprendizagem de conte?dos em L?ngua Portuguesa e Matem?tica, esta atividade traz uma quest?o de avalia??o permanente sobre nossas rela??es de conviv?ncia, a qual envolve a ?tica e a cidadania.