Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reino Vegetal: conhecendo as necessidades dos diferentes vegetais ? UCA

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as condi??es necess?rias para a sobreviv?ncia dos vegetais.

Entender como os vegetais suprem suas necessidades.

Explicar o papel da transpira??o na circula??o de mat?ria nos vegetais.

Duração das atividades

04 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos sobre bot?nica.

Estratégias e recursos da aula

eseba  

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.

Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1? atividade: conhecendo a necessidade dos vegetais

atividades

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orient?-las a, usando o software  Kword, abrir o Textos 1, o qual dever? ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Necessidades das plantas
Fonte: http://www.tradecorp.com.es/_pt/download/products/quelatos_arquivo1.pdf acesso feito dia 08/12/2011

Conclu?da a leitura do Texto 1, cada uma das duplas dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Question?rio 1

1-     Qual a import?ncia dos micronutrientes para os vegetais?

2-     Quais elementos s?o considerados micronutrientes?

3-     Quais s?o os elementos secund?rios nas necessidades dos vegetais?

4-     Defina o papel dos macronutrientes na absor??o dos vegetais.

5-     Quais s?o os fatores que provocam a imobiliza??o dos micronutrientes?

6-     Como ? poss?vel impedir a imobiliza??o dos micronutrientes?

2? atividade: navegando no conhecimento

?

atividades

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a visaulizar em seus netbooks os Recursos Did?ticos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os recursos did?ticos em quest?o se encontram dispon?veis.

Em seguida, cabe ao/a professor/a promover uma discuss?o com os/as alunos/as sobre o sistema de absor??o das plantas e a origem das cargas do solo.

?

?

?

?

?

?

?

?

3? atividade: aprendendo um pouco

videos

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks os V?deos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os v?deos em quest?o se encontram dispon?veis.

V?deo 1: Biologia - Transpira??o Vegetal - Parte 1 - 2

morfologia 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=66hRZOYYZyM fonte acesso feito dia 08/12/2011

V?deo 2: Biologia - Transpira??o Vegetal - Parte 2 - 2

morfologia 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4v3K1cq1eMs&feature=related    acesso feito dia 08/12/2011

OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download dos V?deos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Conclu?da a exibi??o dos V?deos 1 e 2, cada um/a dos/as alunos/as dever? ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 2. Vale destacar que o Question?rio 2 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Question?rio 2

1 ? Como ocorre o processo de transpira??o das plantas?

2 ? Por que o processo de transpira??o nas plantas ? mais complexo do que o processo de evapora??o?

3 ? Como ocorre o movimento h?drico dos vegetais?

4 ? Qual a import?ncia da transpira??o para os vegetais?

5 ? Qual a fun??o do xilema para os vegetais?

6 ? Explique como ocorre o mecanismo de fechamento e abertura dos est?matos.

7 ? Como ocorre a transforma??o do amido?

8 ? O que ocorre no vegetal quando n?o h? presen?a de luz?

9 ? Explique o que ? fosforilase.

10 ? Como funcionam os mecanismos hidroativo e fotoativo nos vegetais?

4? atividade: trabalhando no laborat?rio

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos/as em grupos de quatro integrantes para a realiza??o dos Experimentos 1 e 2 no Laborat?rio de Ci?ncias. Em primeiro lugar, os materiais necess?rios, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos/as alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discuss?o sobre os fen?menos observados durante os experimentos.

?

Experimento 1

?

?

?

?

?

?

Experimento 2

?

?

?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Transpira??o como mecanismo de transporte de ?gua no xilema Experimento pr?tico
Qu?mica na agricultura - Origem das cargas no solo Anima??o/simula??o
Qu?mica na agricultura - Sistema de absor??o das plantas e aduba??o Anima??o/simula??o
Ficha plantas 1: respira??o Experimento pr?tico

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.