Claudia Regina M.G. Fernandes; L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Conhecer as condi??es necess?rias para a sobreviv?ncia dos vegetais.
Entender como os vegetais suprem suas necessidades.
Explicar o papel da transpira??o na circula??o de mat?ria nos vegetais.
Conhecimentos b?sicos sobre bot?nica.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.
Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orient?-las a, usando o software Kword, abrir o Textos 1, o qual dever? ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Necessidades das plantas
Fonte: http://www.tradecorp.com.es/_pt/download/products/quelatos_arquivo1.pdf acesso feito dia 08/12/2011
Conclu?da a leitura do Texto 1, cada uma das duplas dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Question?rio 1
1- Qual a import?ncia dos micronutrientes para os vegetais?
2- Quais elementos s?o considerados micronutrientes?
3- Quais s?o os elementos secund?rios nas necessidades dos vegetais?
4- Defina o papel dos macronutrientes na absor??o dos vegetais.
5- Quais s?o os fatores que provocam a imobiliza??o dos micronutrientes?
6- Como ? poss?vel impedir a imobiliza??o dos micronutrientes?
?
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a visaulizar em seus netbooks os Recursos Did?ticos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os recursos did?ticos em quest?o se encontram dispon?veis.
Em seguida, cabe ao/a professor/a promover uma discuss?o com os/as alunos/as sobre o sistema de absor??o das plantas e a origem das cargas do solo.
?
?
?
?
?
?
?
?
Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks os V?deos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os v?deos em quest?o se encontram dispon?veis.
V?deo 1: Biologia - Transpira??o Vegetal - Parte 1 - 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=66hRZOYYZyM fonte acesso feito dia 08/12/2011
V?deo 2: Biologia - Transpira??o Vegetal - Parte 2 - 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4v3K1cq1eMs&feature=related acesso feito dia 08/12/2011
OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download dos V?deos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Conclu?da a exibi??o dos V?deos 1 e 2, cada um/a dos/as alunos/as dever? ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 2. Vale destacar que o Question?rio 2 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Question?rio 2
1 ? Como ocorre o processo de transpira??o das plantas?
2 ? Por que o processo de transpira??o nas plantas ? mais complexo do que o processo de evapora??o?
3 ? Como ocorre o movimento h?drico dos vegetais?
4 ? Qual a import?ncia da transpira??o para os vegetais?
5 ? Qual a fun??o do xilema para os vegetais?
6 ? Explique como ocorre o mecanismo de fechamento e abertura dos est?matos.
7 ? Como ocorre a transforma??o do amido?
8 ? O que ocorre no vegetal quando n?o h? presen?a de luz?
9 ? Explique o que ? fosforilase.
10 ? Como funcionam os mecanismos hidroativo e fotoativo nos vegetais?
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos/as em grupos de quatro integrantes para a realiza??o dos Experimentos 1 e 2 no Laborat?rio de Ci?ncias. Em primeiro lugar, os materiais necess?rios, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos/as alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discuss?o sobre os fen?menos observados durante os experimentos.
?
Experimento 1
?
?
?
?
?
?
Experimento 2
?
?
?
Nome | Tipo |
---|---|
Transpira??o como mecanismo de transporte de ?gua no xilema | Experimento pr?tico |
Qu?mica na agricultura - Origem das cargas no solo | Anima??o/simula??o |
Qu?mica na agricultura - Sistema de absor??o das plantas e aduba??o | Anima??o/simula??o |
Ficha plantas 1: respira??o | Experimento pr?tico |
Fonte: http://www.ceapdesign.com.br/pdf/monografias/monografia_agua_nas_plantas_lucia.pdf acesso feito dia 08/12/2011
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/fisiologia-vegetal.php acesso feito dia 08/12/2011
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.