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Como estimular os alunos a reconhecerem a import?ncia e a necessidade da leitura cartogr?fica? (UCA)

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a presen?a dos elementos cartogr?ficos no dia a dia;

Reconhecer a import?ncia e a necessidade da leitura cartogr?fica;

Perceber que a cartografia faz parte do dia a dia.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que ser? tratado nessa aula, espera-se que os alunos tenham conhecimento das diferentes possibilidades de representa??o do espa?o geogr?fico, como os mapas e as imagens de sat?lite. Para iniciar as discuss?es ? importante que os alunos observem a presen?a das diferentes linguagens cartogr?ficas no dia a dia.

Estratégias e recursos da aula

UCA  

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste ?ltimo caso, cada aluno ter? acesso a um netbook com sistema Linux.

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA: 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

 

ATIVIDADE 

 

Professor(a), para iniciar os estudos da leitura cartogr?fica, incentive os alunos a observarem a presen?a dos elementos cartogr?ficos: croquis, plantas, mapas diversos, imagens de sat?lite.

1. Solicite aos alunos que, com o computador conectado ? internet, durante uma semana, selecionem imagens diversas relacionadas ? cartografia que esteja circulando no seu dia a dia.

No dia combinado, os alunos dever?o organizar um painel com as imagens selecionadas. Para isso, dever?o usar o programa KPresenter e organizar os dados das imagens de acordo com o seguinte modelo:

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Imagem: Representa??o cartogr?fica

Dispon?vel em:

Acesso em:

Embaixo de cada imagem, solicite que escrevam uma frase respondendo a seguinte quest?o: Para voc?, qual informa??o esta imagem transmite? Depois, possibilite que apresentem e que troquem informa??es.

Professor, o objetivo do trabalho inicial com as imagens ? o de estimular o interesse por conhecer as representa??es cartogr?ficas, o que permite estabelecer diferentes rela??es. 

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2. Converse com os alunos sobre a import?ncia da produ??o cartogr?fica para diversos fins e a presen?a das imagens no dia a dia. Evidencie que a tecnologia faz parte do dia a dia, inclusive na produ??o e circula??o de imagens cartogr?ficas. 

Para esta atividade ? preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Maps e, sempre que necess?rio, o mesmo poder? ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que  acessem o link http://maps.google.com/maps

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Google maps

Imagem: Link do Google Maps

Fonte: http://maps.google.com/maps

Acesso em: 13 de dezembro de 2011 

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Ao acessar o Google Maps, na barra de ferramentas digite o nome do pa?s - Brasil. Depois, digite o nome do estado em que moram. E, posteriormente, o munic?pio. Agora, no munic?pio, dever?o localizar a rua da escola, posteriormente, a rua onde moram, sugere-se colocar o n?mero da casa, o que facilita a localiza??o.

Observe  o programa e na op??o  ?Como chegar? escolha o meio de transporte que voc? utiliza para ir de casa at? a escola, clicando em uma das alternativas apresentadas: de carro, de transporte p?blico, a p?, de bicicleta etc. Depois, adicione os destinos, sendo que o item A ? o endere?o em que o aluno mora e o item B o endere?o da escola. As informa??es sobre o endere?o devem ser completas: nome da rua, cidade/distrito, estado, pa?s. 

Conforme o exemplo, o aluno saiu da sua casa item A, localizada na Rua Rio Jaguari e, percorreu a p?, o caminho at? a escola, item B localizado na Rua Rio Jequitinhonha, na cidade de Uberl?ndia, Minas Gerais, Brasil. 

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maps endere??o casa-escola  

Imagem: Exemplo caminho percorrido casa-escola no Google Maps

Fonte: http://maps.google.com/maps

Acesso em: 13 de dezembro de 2011 

Esta atividade permite que os alunos estabele?am no??es de dist?ncia.

Conversem sobre:

a. O caminho percorrido de sua casa at? a escola;

b.  Estabele?a rela??es de proximidade/dist?ncia entre os endere?os pesquisados e trace outros caminhos;

c. Evidencie a import?ncia da cartografia no dia a dia.

e do estado em que moram. E, depois o munic?pio.Na barra de ferramentas digite o nome do estado em que moram. E, depois o munic?pio.Na barra de ferramentas digite o nome do estado em que moram. E, depois o munic?pio.Na barra de ferramentas digite o nome do estado em que moram. E, depois o munic?pio.  d. No caderno, explique o caminho percorrido de casa at? a escola utilizando a lateralidade (direita/esquerda) e os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste).

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3. Professor(a), lance para os alunos a seguinte quest?o: Imagine que voc? quer  programar com alguns colegas um passeio no clube/praia/ch?cara no final de semana, mas est?o com d?vidas sobre como estar? o tempo no final de semana. Assim, dever?o pesquisar e procurar identificar como ficar? o tempo no final de semana. Sugere-se que acessem os mapas de previs?o do tempo, dispon?veis no endere?o web http://tempo.cptec.inpe.br/,  do Centro de Previs?o do Tempo e Estudos do Clima - CPTEC.

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cptec tempo 

Imagem: Previs?o do tempo CPTEC

Fonte: http://tempo.cptec.inpe.br/

Acesso em: 13 de dezembro de 2011

Agora, pe?a aos alunos que respondam as quest?es a seguir:

  1. Qual o tipo do mapa?
  2. No mapa, localize o estado em que voc? mora. Qual a previs?o do tempo para esse dia? 
  3. Verifique a previs?o do tempo para o final de semana. Ser? poss?vel realizar a atividade combinada? Justifique.
  4. Qual ? a previs?o do tempo para a maior parte do pa?s?
  5. Qual a previs?o do tempo para a capital do pa?s?
  6. Qual a import?ncia das informa??es apresentadas no mapa para o seu dia a dia?
  7. Voc? considera que as informa??es apresentadas no mapa s?o importantes? Justifique.  

Professor(a), esta atividade tem por objetivo despertar nos alunos a import?ncia da leitura cartogr?fica no seu dia a dia.

Recursos Complementares

Sugest?o para leitura e pesquisa do professor:

A utiliza??o do aplicativo Google Maps no processo de ensino-aprendizagem da cartografia: uma experi?ncia na escola p?blica de Ta?se dos Santos Alves. Dispon?vel em: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p0245.pdf Acesso em: 13 de dezembro de 2011.

Orienta??o metodol?gica para constru??o e leitura de mapas tem?ticos de Rosely Sampaio Archela e Herv? Th?ry. Dispon?vel em: http://confins.revues.org/3483?&id=3483 Acesso em: 13 de dezembro de 2011.

Avaliação

Professor(a), ao avaliar os alunos leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de identificar a presen?a dos elementos cartogr?ficos no dia a dia;
  3. A habilidade  de estabelecer rela??es, identificar semelhan?as e diferen?as nos caminhos percorridos;  
  4.  A capacidade de reconhecer a import?ncia da cartografia e a sua presen?a no seu dia a dia;
  5. A habilidade na utiliza??o de recursos tecnol?gicos.