Portal do Professor

Início do Conteúdo

Lixo: quest?o ambiental numa abordagem social - UCA

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Selma Gonzaga Silva

Cl?udia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as quest?es sociais relacionadas ? gera??o e destina??o do lixo.

Diferenciar res?duos recicl?veis de lixo.

Explicar a import?ncia da coleta seletiva para a reciclagem de res?duos s?lidos.

Associar o consumo ? gera??o de lixo.

Incorporar o consumo consciente ao seu cotidiano.

Explicar a realidade vivenciada pelos catadores de recicl?veis.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o requer conhecimentos pr?vios espec?ficos.

Estratégias e recursos da aula

consumismo

Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_HEkrKC8MP2E/TSIbckOVklI/AAAAAAAAAt8/rDkPEHFPq64/s400/consumo-consciente.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 1- Discuss?o a partir de v?deos.

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem primeiramente o v?deo "Futuro do Lixo (Hoje em dia)" dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jpgq8_9hzSs  (acessado em 09/12/2011). Trata-se de uma reportagem do programa "Hoje em Dia" da TV Record exibido em 14/11/2011, que mostra a situa??o do lixo em S?o Paulo e traz um panorama dos res?duos no Brasil. Aborda o problema da crescente gera??o de lixo, a reciclagem como fator de transforma??o social, a compostagem feita em minhoc?rios, multa para quem n?o separar o lixo a partir de 2012, surgimento de aterros sanit?rios, Pol?tica Nacional dos Res?duos S?lidos, log?stica reversa e educa??o ambiental.

Para isso, dever?o seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endere?o" dever?o digitar o s?tio apontado anteriormente. O acesso dever? acontecer individualmente, assim como os registros a partir de quest?es propostas pelo professor. Cabe ao professor fornecer as instru??es, as quest?es e os endere?os por escrito para os alunos, o que lhes possibilitar? trabalhar organizadamente e com autonomia.

Quest?es para registro e discuss?o

Que fato relatado na reportagem confirma que a gera??o de lixo est? atrelada ao consumo?

Qual ? diferen?a entre lixo e res?duo?

O que pode ser feito para reduzir a gera??o de lixo?

Reciclagem ou redu??o da produ??o de lixo: o que ? priorit?rio? Como agir?

O que significa a log?stica reversa?

O que a legisla??o brasileira prev? para 2012 em rela??o ? destina??o do lixo?

v??deo hoje dia lixo

Imagem do v?deo Futuro do Lixo (Hoje em dia). Dispon?vel em http://www.planetalixo.com.br/wp-content/uploads/2011/11/Imagem1.png. Acessado em 09/12/2011

Em seguida, dever?o acessar o v?deo ?Os filhos do lixo - Qual Brasil merecemos? ?, dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=6mkr7gIthko&feature=related (acessado em 15/11/2011), que trata do mesmo tema complementando as informa??es do primeiro v?deo, com ?nfase na realidade dos catadores de recicl?veis. 

Para isso, dever?o seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endere?o" dever?o digitar o s?tio apontado anteriormente. 

Quest?es para registro e discuss?o

 Quais s?o os aspectos positivos de se viver do lixo?

Quais s?o os aspectos positivos de se viver do lixo?

Por que tantas pessoas vivem do lixo no Brasil?

Ap?s esse primeiro momento de acesso individual e registros os alunos dever?o ser organizados em grupos de tr?s para que possam discutir os destaques feitos pelo professor para os v?deos.

catador rua

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_5jhYiw27rvY/SagjV1V5nGI/AAAAAAAAAp0/3fljEZTRCNc/s400/vira_latas-2.jpg. Acessado em 09/12/2011.

As respostas do grupo de alunos dever?o ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos).

Ap?s a discuss?o e registros, cada grupo de alunos dever? expor aos demais as suas considera??es. O professor dever? ficar atento, nesse momento de socializa??o, aos conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espa?o para tecer considera??es e inserir novos conhecimentos cient?ficos.

Ap?s a socializa??o e das considera??es finais, o professor dever? fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos sobre o tema.

Sugest?es de perguntas 

Qual ? a diferen?a entre consumo e consumismo?

Qual ? a rela??o entre consumo e lixo?

O que ? o consumo consciente?

del??rios consumo

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/-eenNFXvywQY/TVr0R3FaZFI/AAAAAAAAAJE/DXvG6oJn3ps/s1600/delirios_becky-bloom.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 2- Um olhar sobre o consumo, a gera??o e a gest?o de lixo -  Reflex?o por meio de v?deos e produ??o de texto

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem os tr?s v?deos apontados a seguir, que t?m curta dura??o mas levam ? reflex?o sobre a necessidade de revis?o do padr?o de produ??o e de consumo e da gera??o de lixo. Para isso, dever?o seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endere?o" dever?o digitar os s?tios apontados a seguir. 

Instituto Akatu - Consumo Consciente. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=mkmFVtOsMEM. Acessado em 09/12/2011.

Como funciona o consumo consciente. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=CvIXSYYTU5w&feature=related. Acessado em 09/12/2011.

Nosso lixo de cada dia. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=VPox0FnkDEI. Acessado em 09/12/2011.

Ap?s acessarem e assistirem aos v?deos, os alunos dever?o ser organizados em grupos de tr?s para a produ??o de um texto no qual dever?o relacionar os 5 v?deos. O texto dever? ter como ponto de partida uma frase atribu?da ao fil?sofo grego S?crates que a pronunciava ao se dirigir aos vendedores quando passeava pelas ruas comerciais de Atenas: "Estou apenas observando quanta coisa existe de que n?o preciso para ser feliz.". 

A produ??o escrita do grupo dever? ser registrada no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos) e enviada para o professor, por e-mail, para avalia??o.

cosumismo

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_tfgX56x6f_0/TLbhi-ZI-FI/AAAAAAAAEwk/UltCuniQJEY/s1600/ad27060701.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 3 - Estudo de texto

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor dever? orientar os alunos para acessarem um texto de fundamenta??o te?rica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. O s?tio recomendado a seguir, dever?o ser fornecidos, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endere?o.

Texto - Lixo ? problema diretamente ligado ? riqueza e ao consumismo. Dispon?vel em: http://www.agsolve.com.br/noticia.php?cod=673. Acessado em 09/12/2011.

Itens para registro e discuss?o

Por que o autor afirma que os pa?ses ricos s?o melhores produtores de lixo do que propriamente de bens de consumo?

Como acontece o consumo no mundo?

Como acontece a gera??o de lixo no mundo?

Qual ? a diferen?a entre o descarte de papel entre pa?ses ricos e pobres?

Para as pesquisadoras da PUC de Goi?s os catadores de recicl?veis est?o na chamada ?inclus?o social perversa?. Por que fazem essa afirmativa? 

Com a reciclagem o problema do lixo est? resolvido?

A alta produ??o de lixo ? interessante para quem? Por qu??

O que deve ser feito para que o capitalismo moderno n?o seja soterrado pelo seu pr?prio lixo?

O primeiro momento dever? ser de estudo individual, ap?s o qual o professor organizar? os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es.

A s?ntese da discuss?o do grupo dever? ser registrada no computador UCA utilizando o editor de texto KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos), por cada aluno, e enviada ao professor para avalia??o, por e-mail.

lix??o

Fonte da imagem: http://www.portalmedquimica.com.br/images/noticias/no_lixo_brasil.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 4 - Pesquisa na internet 

Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar aos alunos para que fa?am pesquisas na internet. (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox). 

Abaixo sugerimos t?picos e endere?os para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso nos s?tios de busca como o Google  seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endere?owww.google.com.br. Ao abrir, o s?tio mostrar? o espa?o para digita??o dos termos de busca.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica. 

Sugerimos quatro temas. O professor dever? dividir a turma em oito grupos e sortear os temas, de modo que cada dois grupos pesquisem um mesmo tema.

Sugest?es de temas para pesquisa e endere?os onde est?o disponibilizados para acesso.

Tema 1- Sociedade de consumo

Sociedade de consumo. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_de_consumo. Acessado em 09/12/2011.

Capitalismo sustent?vel ? utopia a ser perseguida. Dispon?vel em: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=767050. Acessado em 09/12/2011.

Consumo consciente. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia/consumo-consciente.htm. Acessado em 09/12/2011.

Tema 2- Destina??o do lixo

Enterrando problemas. Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=32&id=380. Acessado em 09/12/2011.

Reciclagem. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=DMh-Frodbts&feature=related. Acessado em 09/12/2011.

Reciclagem do lixo e coleta seletiva. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs&feature=BFa&list=PL744906901751B0EF&lf=rellist. Acessado em 09/12/2011.

Tema 3 - Coleta seletiva e reciclagem

Lixo dom?stico e a produ??o da ignor?ncia- Parte 1- Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=z36E2HYnL-0. Acessado em 09/12/2011.

Reciclagem do lixo e coleta seletiva. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs&feature=BFa&list=PL744906901751B0EF&lf=rellist. Acessado em 09/12/2011.

Tema 4 - Catadores/selecionadores de recicl?veis

Lixo dom?stico e a produ??o da ignor?ncia- Parte 2. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=cHsaO4O8H9Q. Acessado em 09/12/2011.

Parte 3- Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=RLbtIE8xe7c&feature=related. Acessado em 09/12/2011.

Catadores de Materiais Recicl?veis. Dispon?vel em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=133&Itemid=240. Acessado em 09/12/2011.

MNCR. Dispon?vel em: http://www.mncr.org.br. Acessado em 09/12/2011.

Sugerimos que cada aluno fa?a uma busca individual e registre as informa??es mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos). Ap?s esse estudo individual, o grupo dever? se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anota??es e as discute com o grupo. O grupo dever? ent?o fazer um consolidado de todos os registros em um texto ?nico, que dever? ser enviado ao professor, por e-mail, para avalia??o. As informa??es da pesquisa dever?o ser somadas ?s demais j? registradas nas atividades 1, 2, 3 e 4 para comporem um texto que ser? a introdu??o do relat?rio da pesquisa realizada no trabalho de campo. 

lixo rio

Fonte da imagem: http://api.ning.com/files/LRN63WVLF9iU8NUr7tOTF22V1YX0gBywM83eG4ABbH2fMlVPLXnxpVgeZRigSShNhNI4m55f68l2-SB89IyUp59pMrQX-t6R/lixo.bmp. Acessado em 09/12/2011.

 Atividade 5 - Trabalho de campo

Sugerimos que os alunos fa?am uma atividade na qual sigam o caminho do lixo em sua casa, bairro e centros comerciais, no qual dever?o fotografar situa??es, filmar e gravar entrevistas com pessoas que trabalham no setor de coletas de res?duos em seu ambiente pr?ximo. O estudo feito anteriormente fundamentar? as perguntas a serem feitas a essas pessoas para saberem mais sobre a destina??o de res?duos no local onde vivem.

Os alunos dever?o fazer registros que compor?o um relat?rio a ser enviado ao professor, por e-mail, para avalia??o.

Para registrar essa atividade, al?m do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizar?o a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multim?dia => WxCam. O bot?o "m?quina de retrato" tira uma foto atrav?s da webcam. O "bot?o vermelho" inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da webcam. O ?cone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma m?dia externa como, por exemplo,  por exemplo, um pendrive.

Atividade 6 - Montagem de apresenta??es do conte?do estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de 3 alunos dever? montar uma apresenta??o do conte?do estudado por meio do trabalho de campo e da pesquisa na internet. 

Para essa montagem dever?o utilizar "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresenta??o). As imagens feitas no trabalho de campo dever?o ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresenta??o, assim como os v?deos.

As apresenta??es dever?o ser salvas em "pendrives" que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.

Atividade 7 - Socializa??o do trabalho em grupo

Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.

Propomos uma organiza??o no formato de um semin?rio, onde cada grupo tem seu tempo de exposi??o, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Recursos Complementares

Os ?Catadores do Lixo? na constru??o de uma nova cultura: a de separar o lixo e da consci?ncia ambiental. Dispon?vel em:  http://www.urutagua.uem.br//007/07ferreira.htm. Acessado em 09/12/2011.

Toler?ncia zero com o lixo. Dispon?vel em:  http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/politica-nacional-residuos-solidos-tolerancia-zero-lixo-647537.shtml. Acessado em 09/12/2011.

A transforma??o do lixo em riqueza. Dispon?vel em:   http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/coleta-lixo-ceu-aberto-falta-tratar-reaproveitar-647133.shtml. Acessado em 09/12/2011.

Estudo retrata h?bitos de consumo brasileiro. Dispon?vel em:  http://www.ibope.com.br/giroibope/9edicao/consumo.html. Acessado em 09/12/2011.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos, a pesquisa na internet e o relat?rio do trabalho de campo (atividades 1, 2, 3, 4 e 5).  As apresenta??es finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 6 e 7) tamb?m dever?o ser objetos de avalia??o quantitativa.