D?bora Cazelato de Souza, L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
O aluno poder? aprender com esta aula algumas caracter?sticas sobre a sociedade feudal e como essa mesma sociedade entrou em crise. Al?m disso, compreender? como a crise do sistema feudal trouxe em seu bojo condi??es para o nascimento do Capitalismo.
O aluno j? dever? ter visto alguns aspectos sobre as invas?es de diversos povos ocorridas na Europa a partir do s?culo V at? ao s?culo X, pois essas invas?es contribu?ram para a forma??o do Feudalismo.
AULA 1
Nesta primeira aula, o professor relembrar? aos alunos como a sociedade feudal estava constitu?da social, pol?tica e economicamente.
Sociedade feudal
Discuta com os alunos o texto abaixo.
"Era caracter?stica do mundo feudal o seu aspecto rural e auto-suficiente, ou seja, a produ??o estava voltada para o consumo local. Nessa sociedade medieval, grande parte da popula??o era formada por servos, e pessoas ligadas ? terra por fortes tradi??es e v?nculos jur?dicos.
Submetidos ? autoridade do senhor feudal, os servos eram respons?veis pelos trabalhos nos feudos. O senhor feudal eram quem detinha o poder dentro de sua terra. Uma esp?cie de legislador que decidia sobre a justi?a, produ??o e, sobretudo, pr?ticas judiciais.
Nessa sociedade feudal, a mobilidade social era rara. Grosso modo, o sujeito que nascia servo continuava toda sua vida sendo servo, isto ?, cuidando dos interesses de seu senhor.
Consolidado a partir do s?culo IX, o sistema feudal era baseado na troca rec?proca entre o servo e seu senhor. O que se quer dizer ? que os servos trabalhavam para o senhor da terra, pagando-lhe com produtos pela utiliza??o da terra, e em troca recebia de seu senhor a prote??o militar. Essa prote??o dada pelo senhor feudal, gerava uma rela??o de depend?ncia e gratid?o por parte do servo, no qual se denominou vassalagem. Como n?o havia um trabalho assalariado, tanto o senhor feudal quanto o servo estavam ligados em uma rede de depend?ncias.
Pode-se chamar o feudalismo de um sistema econ?mico, pol?tico e social caracter?stico da Europa da Idade M?dia. Como j? foi dito acima, as rela??es servis de produ??o baseavam-se na interdepend?ncia entre o senhor feudal (dono da terra) e o servo (que dependia dessa mesma terra para sobreviver). Este deveria cumprir as obriga??es servis, entregando parte de sua produ??o ao senhor e prestando servi?os gratuitos."
As obriga??es servis
eram um conjunto de impostos e tributos que os servos deveriam pagar a seus senhores. Os servos tinham que entregar a estes parte de sua produ??o agr?cola (a talha). Eram obrigados tamb?m a trabalhar gratuitamente nas terras do senhor (corv?ia) e n?o podiam se deslocar do feudo sem permiss?o. Al?m disso, deveriam pagar impostos indiretos ou adicionais, como as banalidades pelo uso do forno e do moinho, e a m?o-morta, paga quando um campon?s sucedia a seu pai na posse do lote arrendado. (PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. Hist?ria Moderna e Contempor?nea. S?o Paulo: ?tica, 2000. p. 7.)
Estrutura de um feudo: 1. Manso senhorial; 2. Manso servil; 3. Manso comunal. Dispon?vel em: http://soprahistoriar.blogspot.com/2010/05/pontos-sobre-o-feudalismo-reino-franco.html
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Rela??es de suserania e vassalagem. Dispon?vel em: http://soprahistoriar.blogspot.com/2010/05/pontos-sobre-o-feudalismo-reino-franco.html
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Pir?mide social. Rei no topo. Nobreza e clero (tudo lhes pertence; n?o pagam impostos, mas recebem-nos do povo). Povo (sustenta o clero e a nobreza, trabalha, paga impostos a todos, trabalha para o rei nas obras e na guerra). Dispon?vel em: http://soprahistoriar.blogspot.com/2010/05/pontos-sobre-o-feudalismo-reino-franco.html
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Os alunos, depois de discutir o texto e observar as imagens, ir?o assistir ao v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=21ATNLKuHyU.
Como atividade nesta aula, os alunos ir?o reunir-se em grupos de, no m?ximo, cinco pessoas e produzirem uma pequena tabela (cada aluno dever? fazer essa tabela em seu caderno), com as principais caracter?sticas do sistema feudal, como, por exemplo, aspectos econ?micos, pol?ticos, sociais e culturais. Os grupos poder?o utilizar-se da Internet para realizar a sua tarefa.
Alguns sites para a realiza??o desta atividade:
http://imedia6a.blogspot.com/2007_09_01_archive.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo
http://www.brasilescola.com/historiag/feudalismo.htm
OBSERVA??O: O professor poder? continuar esta atividade na pr?xima aula, caso n?o consiga finaliz?-la na primeira aula.
AULA 2
Depois de compreenderem como as rela??es entre os homens estavam estabelecidas no per?odo feudal, o aluno ir? aprender com esta aula como esse sistema entrou em crise, iniciando-se assim o Capitalismo.
O professor exibir? aos alunos a aula em v?deo, dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=SDDdDlxNKG0&feature=related.
Nesse v?deo est?o descritas as principais caracter?sticas da crise do Feudalismo, isto ?, a decad?ncia dos feudos, o afrouxamento das rela??es servis, o nascimento dos burgos (cidades), o surgimento de classes nos burgos (a mais conhecida, a chamada burguesia). Al?m disso, ser? abordada a crise dentro da Igreja, a fome, a peste e o esgotamento do solo.
Depois de discutir sobre o v?deo acima, o professor dividir? a turma em dois grupos. O primeiro grupo ir? analisar o papel da burguesia como protagonista das mudan?as ocorridas no per?odo. O segundo grupo ficar? respons?vel por analisar as consequ?ncias para os senhores feudais com o surgimento dos burgos.
Logo depois, os grupos, de frente um para o outro, ir?o debater sobre as principais caracter?sticas da crise do Feudalismo e o surgimento do Capitalismo.
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AULA 3
Nesta aula o professor ir? trabalhar com os alunos acerca do surgimento dos burgos (cidades) e a sua liga??o com o surgimento do Capitalismo.
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Feiras. Dispon?vel em: http://www.not1.com.br/renascimento-comercial-e-urbano-burguesia-e-producao-baixa-idade-media
O professor dever? lembrar os alunos de que o per?odo feudal se caracterizava pela liga??o entre o senhor feudal e o servo, em que ambos estavam interdependentes. Com o fim das invas?es b?rbaras em finais do s?culo XI, a Europa entrou em uma fase de estabilidade que resultaria no renascimento da atividade econ?mica e, consequentemente, no surgimento das cidades e trocas entre os homens, pelas feiras que se estabeleciam no interior da regi?o.
A descoberta de novos m?todos empregados na agricultura, como o arado de ferro e a enxada, acarretou o melhoramento nas pr?ticas produtivas agr?colas, o que, por sua vez, gerou um excedente agr?cola que contribuiu para o surgimento do com?rcio. Em outras palavras, o excedente provindo das terras feudais foi, mais tarde, comercializado nos burgos. As trocas comerciais ficaram intensas e, por isso, houve a necessidade da cria??o de moedas para facilitar as trocas.
Dispon?vel em: http://professorataniavieira.blogspot.com/
Com o surgimento dos burgos, surgiu tamb?m o trabalho assalariado e possibilidades de enriquecimento. Esse atrativo trouxe para os burgos muitos camponeses, artes?os e servos, que vislumbravam melhores situa??es de vida do que aquelas vividas nos feudos. A princ?pio os burgos funcionavam dentro dos feudos e, por isso, os seus habitantes necessitavam de pagar impostos e taxas aos senhores feudais.
A cobran?a de direitos de passagem e a falta de unidades de moedas, pesos e medidas dificultavam a expans?o comercial. Isso levou os habitantes dos burgos a organizarem associa??es coletivas, chamadas comunas. Estas associa??es conseguiram impor aos senhores feudais restri??es aos seus direitos, atrav?s das cartas de franquia que puseram fim aos la?os de servid?o das cidades, suprimindo os entraves ao desenvolvimento do com?rcio. (PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. Hist?ria Moderna e Contempor?nea. S?o Paulo: ?tica, 2000. p. 9).
A consolida??o da figura do rei proporcionou, tamb?m, o fortalecimento da burguesia. A figura do senhor feudal, grosso modo, foi substitu?da pela figura do rei. A burguesia passava a apoiar o rei e a contribuir para o seu fortalecimento. A burguesia desejava um Estado centralizado em que poderiam unificar e desenvolver o com?rcio.
Ver a imagem em tamanho maior: Dispon?vel em: http://memoriarimacomhistoria.blogspot.com/2009/09/historia-em-quadrinho-alianca-entre-o.html
Ver a imagem em tamanho maior: Dispon?vel em: http://memoriarimacomhistoria.blogspot.com/2009/09/historia-em-quadrinho-alianca-entre-o.html
Como atividade final, os alunos ir?o desenvolver (individualmente ou em grupos de, no m?ximo, tr?s alunos) uma m?sica, uma hist?ria em quadrinhos, uma tirinha, um poema ou um v?deo sobre as principais caracter?sticas da transi??o do Feudalismo para o Capitalismo.
O aluno poder? escolher um tema exposto na aula para desenvolver, isto ?, poder? optar pela rela??o servil entre o senhor feudal e o servo, o surgimento dos burgos, os impostos, a associa??o entre o rei e a burguesia, a necessidade de moedas, etc.
Material de apoio ao professor:
http://jovensnahistoria.blogspot.com/2010/04/transicao-do-feudalismo-para-o.html
http://idademedianaescola.blogspot.com/2009_04_01_archive.html
http://soprahistoriar.blogspot.com/2010/05/pontos-sobre-o-feudalismo-reino-franco.html
http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/transicao-feudalismo-para-capitalismo.htm
http://www.colegioweb.com.br/historia/a-transicao-do-feudalismo-para-o-capitalismo-.html
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Sites para a realiza??o da primeira e da segunda atividades:
http://imedia6a.blogspot.com/2007_09_01_archive.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo
http://www.brasilescola.com/historiag/feudalismo.htm
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Lista de filmes sobre a tem?tica que o professor poder? expor aos alunos:
- As cruzadas;
- As aventuras de Robin Hood;
- O flautista M?gico;
- O incr?vel ex?rcito de Brancaleone;
- O senhor da guerra;
- A lenda da Flauta M?gica;
- O nome da Rosa;
- Lancelot.
(Lista de filmes retirados dos seguintes livros did?ticos: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patr?cia Ramos. Hist?ria: das cavernas ao terceiro mil?nio. S?o Paulo: Moderna, 2005; PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. Hist?ria Moderna e Contempor?nea. S?o Paulo: ?tica, 2000.)
A avalia??o consistir? na an?lise do professor diante da participa??o do aluno nas atividades acima propostas. O professor avaliar? a capacidade do aluno na assimila??o do conte?do por meio das atividades propostas ao longo das aulas, principalmente na realiza??o da terceira e ?ltima atividade, que dever? ser feita com o aux?lio do professor.