Portal do Professor

Início do Conteúdo

Voc? j? teve um ?Bad Day?? Aprendendo ingl?s atrav?s de m?sica!

Autor e Co-autor(es)

Juliana Maria Cristiano Gense imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista J?lio de Mesquita Filho

Erwin Doescher e Andr?a Marques Le?o Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Compreens?o auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo da aula ? o desenvolvimento de vocabul?rio relacionado ? atividades di?rias para que o aluno seja capaz de falar sobre sua rotina e apresentar o tempo verbal presente simples.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? conhecimentos pr?vios espec?ficos a serem trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Uso do Laborat?rio de Inform?tica ou Sala de aula, pois o Recurso pode ser salvo em CD e transmitido em aparelho de CD.

Observa??es:

1) Para esta aula ? necess?rio um r?dio, ou acesso a Internet.
2) Se for usar o r?dio ? necess?rio que voc? obtenha a m?sica Bad Day de Daniel Powter, gravada nos seguintes CDs: Bad Day e Daniel Powter. Caso tenha acesso a Internet, assista com os alunos o v?deo ?Daniel Powter - Bad Day [Lyrics]?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=bmUL40RFKZk  acessado em 17 de julho de 2009.

MOTIVA??O

O professor poder? iniciar a aula mostrando, em sala aberta, algumas figuras aos alunos que remetam a fatos que tornam o dia bom ou ruim. Abaixo sugerimos as figuras (Figs. 1, 2, 3, 4 e 5). Pe?a para que os alunos digam o que elas poderiam representar, com que fatos poderiam associ?-las, se as atividades a que eles mesmos (os alunos) se referiram fariam parte de um dia bom ou ruim e por qual motivo. Ap?s ouvir as opini?es dos alunos, o professor dever? dividi-los em duplas e os orientar para compartilharem algum dia ruim ou bom em suas vidas.

doente

Figura 1 ? Doente
Fonte: http://lh5.ggpht.com/_8d6h9wdi4U8/SQ2ac-lsJ8I/AAAAAAAABgI/Y7lkKLNMj2U/doente9av_thumb%5B2%5D.jpg . Acesso em: 21 de julho de 2009.

dormir

Figura 2 - Dormindo

Fonte: http://zmramos.110mb.com/CuteNews/data/upimages/dormir.jpg  Acesso em: 21 de julho de 2009.

andandodebicicleta2

Fig 3 - Andando de Bicleta

Fonte: http://turismo.ig.com.br/imagens/395/144/43/746885.homem_andando_de_bicicleta_turismo_224_299.jpg Acesso em: 21 de julho de 2009.

undefined

Figura 4 - Congestionamento

Fonte: http://www.brasilnovo.kit.net/congestionamento01.jpg Acesso em: 21 de julho de 2009.

undefined

Figura 5 - Festa

Fonte: http://www.gabirobask8.blogger.com.br/balada.jpg Acesso em 21 de julho de 2009.

Dando sequ?ncia, o professor dever? dizer a eles que ouvir?o uma m?sica que fala sobre um Bad Day!!

ATIVIDADE 1

Neste momento, sugerimos que o professor distribua para cada um dos os alunos a ?Folha de Atividade 1? (como modelo abaixo) e os oriente a ouvir a m?sica (Fig. 6) e marcarem nesta as situa??es mencionadas.


M?sica: Bad Day, de Daniel Powter
http://www.youtube.com/watch?v=bmUL40RFKZk  Acessado em 17 de julho de 2009.

ouvindo m?sica

Figura 6 - Ouvindo a m?sica

Fonte: http://turismo.ig.com.br/imagens/63/63/63/1217994.menina_ouvindo_musica_e_sorrindo_turismo_224_299.jpg . Acesso em 17 de julho de 2009.

RECURSO: Folha de Atividade

Folha de atividade 1:

1. Ou?a a m?sica e marque (?) as situa??es mencionadas. O dia foi bom ou ruim?

( ) drink coffee
( ) go for a ride
( ) sing a sad song
( ) passion's gone away
( ) stand in the line
( ) see a smile

Observamos que para a realiza??o desta atividade, ser? necess?rio que os alunos ou?am a m?sica pelo menos tr?s vezes. O professor dever? corrigir a atividade com os alunos, em um primeiro momento instigando que digam suas respostas e, na sequ?ncia, colocando as respostas corretas na lousa.
Em seguida, o professor distribuir? a letra completa da m?sica para os alunos, ou a exibir? na forma de Slide para a turma.


Durante a leitura da letra completa, o professor questiona qual seria o assunto principal de que a m?sica trata, orientando para que os alunos se ap?iem nas palavras parecidas com as da L?ngua Portuguesa (por exemplo: day) e conhecidas por eles (por exemplo: bad) para que compreendam a m?sica de uma forma geral. Ap?s isto, sugerimos que todos os alunos cantem (Fig.7) a m?sica em conjunto.

RECURSO: Letra da m?sica

Bad Day - Daniel Powter

Where is the moment we needed the most
You kick up the leaves and the magic is lost
They tell me your blue skies fade to grey
They tell me your passion's gone away
And I don't need no carryin' on

You stand in the line just to hit a new low
You're faking a smile with the coffee to go
You tell me your life's been way off line
You're falling to pieces everytime
And I don't need no carryin' on

Because you had a bad day
You're taking one down
You sing a sad song just to turn it around
You say you don't know
You tell me don't lie
You work at a smile and you go for a ride
You had a bad day
The camera don't lie
You're coming back down and you really don't mind
You had a bad day
You had a bad day

Well you need a blue sky holiday
The point is they laugh at what you say
And I don't need no carryin' on

You had a bad day
You're taking one down
You sing a sad song just to turn it around
You say you don't know
You tell me don't lie
You work at a smile and you go for a ride
You had a bad day
The camera don't lie
You're coming back down and you really don't mind
You had a bad day

(Oh.. Holiday..)

Sometimes the system goes on the blink
And the whole thing turns out wrong
You might not make it back and you know
That you could be well oh that strong
And I'm not wrong

So where is the passion when you need it the most
Oh you and I
You kick up the leaves and the magic is lost

Because you had a bad day
You're taking one down
You sing a sad song just to turn it around
You say you don't know
You tell me don't lie
You work at a smile and you go for a ride
You had a bad day
You've seen what you like
And how does it feel for one more time
You had a bad day
You had a bad day


Fonte: http://letras.terra.com.br/daniel-powter/132709/  Acesso em 27 de julho de 2009.

cantandoamusica

Figura 7 ? Cantando a M?sica
Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/dialogo/Parte-do-rosto-de-uma-mulher-cantando-num-microfone-antigo_01.jp g  Acesso em: 17 de julho de 2009.

ATIVIDADE 2

O professor dever? retomar as perguntas iniciais - sobre o que eles entenderam da m?sica, o que ela fala etc. ? importante que o professor observe se houve uma adequada compreens?o de que o tema da m?sica ? a rotina de uma pessoa ap?s a atividade realizada anteriormente.
Na sequ?ncia, o professor dividir? os alunos em grupos de tr?s a cinco integrantes e entregar? para os grupos a Folha de Atividade 2, com textos que tratam da rotina (di?ria) de uma pessoa.

RECURSO

Folha de Atividade 2 ?

TEXTO 1

Juan Gomez wakes up at six o'clock every morning. He gets up, takes a shower, gets dressed, and eats breakfast. After breakfast he reads the newspaper until 7:15, then he leaves for work. He gets on the bus at the bus stop, rides it to University Avenue, gets off, and walks to his office. He works until five o'clock. He usually goes and plays basketball with friends after work. Then he goes home. Juan leads a very boring life.

TEXTO 2

Husband and wife?s routine

James and his wife, Joey are a happy couple. They have a daughter. Their daughter is very young. She is one year old. James and Joey work from Monday to Friday. They usually get up early in the morning. At 8:35 A.M, Joey makes breakfast. They eat breakfast and drive to work. At 9:00 A.M, James gets to work. He drives fast. Joey gets to work at 9:20. She is a slow driver. At 10:00 o?clock she turns on the computer and reads her emails. Then she sends emails to her customers.
At 9:05 A.M Jim checks his mail box. He reads his emails and sends replies. At 10:00 A.M he sits down and writes business reports At 12:00 o?clock James and Joey meet at the Japanese restaurant. James eats noodles. Joey drinks soup. At 2:00 o?clock in the afternoon, they get back to their offices and work. At 4:00 P.M, they get to school and study English. After school, they go out for dinner. After dinner they go home. At home they watch TV. They go to sleep at 11:45 PM.


Textos adaptados de:
TEXTO 1
http://humanities.byu.edu/elc/teacher/SectionThree/lesson3.html  Acesso em: 23 de julho de 2009.

TEXTO 2
http://www.englishmedialab.com/listening/Daily%20routine%20listening.htm  Acesso em: 23 de julho de 2009.

Os grupos dever?o grifar as atividades di?rias apresentadas nos textos, tais como, wakes up e watch TV, e, caso necess?rio, poder?o usar dicion?rios Ingl?s-Portugu?s. Em seguida, o professor requisitar? que alguns alunos se dirijam ? lousa e listem as atividades destacadas por eles para, em seguida, proceder a corre??o e discuss?o destas.


ATIVIDADE 3

Fundamentados na lista de atividades criada a partir dos textos, os grupos dever?o elaborar frases sobre o tema rotina e apresent?-las oralmente para a sala. Pe?a para que eles, pela associa??o das figuras (as apresentadas no in?cio destas aulas) e usando o vocabul?rio da letra da m?sica e dos textos, elaborem frases curtas, como:

 I had a good day sleeping / Everything goes wrong today / I love to see a smile / I wake up at 6:00 am every day / I go to sleep at 10:00 pm.


O professor dever? escrever estas frases na lousa, para que possam ser visualizadas por todos os alunos, como modelo. Durante o processo de escrita das frases, o professor deve passar pelos grupos, orientando.

Dando sequ?ncia, ao corrigir as frases produzidas pelos grupos , o professor promover? uma discuss?o, em aula aberta, sobre o tema ?good day/bad day ? atividades di?rias?, questionando os alunos sobre as semelhan?as e diferen?as entre as atividades de suas rotinas e dos personagens da m?sica e dos textos, fazendo perguntas (a partir das frases que produziram) como:

a. Do you wake up at six o?clock? Do you like it? (Voc? acorda as 6 horas? Voc? gosta?).
b. Do you drink coffee every day? (Voc? bebe caf? todo dia?).
c. Please describe a good day (Por favor descreva um bom dia).

 

ATIVIDADE 4

Ao final, para promover a oralidade e a criatividade, o professor dever? propor que os alunos ainda em grupos, sob sua supervis?o, elaborem um texto, ou um cartaz, ou um v?deo (de no m?ximo cinco minutos) sobre o tema: "quais h?bitos fazem com que os dias na escola sejam bons? ? Have a good day at school!!". Com esta atividade, poder? ser trabalhada a promo??o de bons h?bitos na escola, tais como cumprimentar as pessoas, n?o jogar lixo no ch?o e etc. Nestes (textos, cartazes ou v?deos) os alunos devem apresentar, em ingl?s, a escola, mostrando situa??es boas e ruins que acontecem no seu cotidiano, com base na letra da m?sica, como por exemplo: Smile in the school/ Don?t lie to the teacher / The passion for ?English? is very important.

SUGEST?O

O professor poder? pedir para que os alunos contem a hist?ria de um dia bom ou ruim na vida de algu?m, em Portugu?s ou em Ingl?s, procurando utilizar palavras que aprendeu.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? observar, durante o desenvolvimento das aulas, o envolvimento dos alunos com as atividades propostas e o uso adequado dos verbos apresentados nos textos e na letra da m?sica adequada das palavras, favorecendo que estes momentos sejam oportunos para a pr?tica do tempo verbal presente simples inserido no contexto de falar sobre atividades di?rias.